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    Motor turbo vs. track day

    Mecânica e Preparação
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    • A
      Anderson Torres última edição por

      entrei no tópico carro turbo para track day e li tudo, depois fui responder mas vi q por algum motivo estava travado.

      vamos lá,

      acho muito engraçado ver pessoas que nunca nem se quer derem uma volta de po trancado numa pista de corrida, fazendo comentários altamente técnicos e cr?ticos sobre motores turbo.

      ando nos time trials / track days aqui do rio de janeiro desde 1999 quando o evento ainda era realizado pelo clube de automobilismo santa furia. sempre vi carros de todas as marcas e modelos andando e sempre vi quebrando também já vi motor original abrindo bico (eu mesmo já quebrei assim) e também já vi original com turbo espetado em cima, rodar vêrios eventos sem dor de cabeça de tipo algum. não tem necessariamente (como o leo multi gosta de afirmar) que custar caro para ser bom. oq é obrigatério em uma preparação (principalmente turbo) é crit?rio para não meter potencia d+ em um motor original, limpeza e conhecimento. fazendo isso não quebra não vamos a alguns exemplos:

      • gol caixa gl 1.8 (kit turbo b?sico com apl 240, 3e e bico extra): fez 3 track days com 1 bar e booster para 1,5, esse carro nunca abriu motor e quando foi pela primeira vez para pista já tinha seus 90.000 km

      • fiesta rocan 1.6 (outro com turbo b?sico rodando com 1,5 bar som somente 4 bicos re-ajustados e turbina 36 / 42): esse também é de um amigo meu, o carro é famoso para kct aqui nos track days do rio. nunca quebrou nada e sempre andou no limite dos limites pq o dono não perdoa

      • gts (kit b?sico com apl 240): 3 time trials e nunca abriu o bico

      • corsa gsi (motor original + turbo): vem de sp anda forte nos track days e depois volta sem problemas para sp.

      • corsa pickup 1.6 t: mesma coisa do gsi acima.

      gente, se eu ficar aqui escrevendo, juro que vou escrever sobre muito mais carros turbo que não dão problemas durante os track days do que os que dáo

      novamente: não, não tem q ser caro para ser bom não são só os endinheirados que podem ter carros fortes e confi?veis basta ter crit?rio e conhecimento. e claro, não ser porco

      :ohoh:

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • A
        Anderson Torres última edição por

        ah…

        só para lembrar de mais um exemplo bom

        voyage turbo de um amigão meu, ele mesmo quem prepara e acerta o carro. hoje ta todo forjado e anda só em arrancada, mas na epoca dos tds andava com:

        super 70, motor ap 2.0 original (comprado zero na volks) 3e, bico extra acionado por pressostato e pressão inicial de 1,5 com booster para 1,8

        tenho videos desse voyage andando junto com porsche turbo na pista e para falar que o carro nunca quebrou, depois de 3 eventos o dono deixou escapar uma marcha e quebrou uma valvula, que detonou o pistão e o bloco

        bem feito não quebra

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • J
          juliano lima última edição por

          tá certo que depende do acerto do carro, para não quebrar mas também depende do piloto dono do carro em fazer observações sobre o comportamento do carro, ex: temperatura do motor, temperatura do óleo, pressão do óleo, falta de combustável e etc…

          qq coisa estranha é para parar na hora, caso não seja possível ir aos boxes

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • A
            Anderson Torres última edição por

            tá certo que depende do acerto do carro, para não quebrar mas também depende do piloto dono do carro em fazer observações sobre o comportamento do carro, ex: temperatura do motor, temperatura do óleo, pressão do óleo, falta de combustável e etc…

            qq coisa estranha é para parar na hora, caso não seja possível ir aos boxes

            [snapback]338030[/snapback]

            se vc for para a pista com oleo velho no motor e gasolina batisada, tambem não vai dar muito certo né ? então, tem coisas q são fundamentais para um bom funcionamento do motor em um evento que leva todos os componentes ao limite. se for com alguma coisa mal acertada ou mal feita, vai quebrar mesmo e vai quebrar muito rapido

            aqui não estou afirmando que carro turbo não quebra. hehehe não sou maluco a esse ponto. só estou dizendo que se for bem feito e se a potencia for compativel com os componentes internos do motor, não tem mesmo pq quebrar.

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • ?
              Visitante última edição por

              entrei no tópico carro turbo para track day e li tudo, depois fui responder mas vi q por algum motivo estava travado.

              vamos lá,

              acho muito engraçado ver pessoas que nunca nem se quer derem uma volta de po trancado numa pista de corrida, fazendo comentários altamente técnicos e cr?ticos sobre motores turbo.

              ando nos time trials / track days aqui do rio de janeiro desde 1999 quando o evento ainda era realizado pelo clube de automobilismo santa furia.  sempre vi carros de todas as marcas e modelos andando e sempre vi quebrando também   já vi motor original abrindo bico (eu mesmo já quebrei assim) e também já vi original com turbo espetado em cima, rodar vêrios eventos sem dor de cabeça de tipo algum.  não tem necessariamente (como o leo multi gosta de afirmar) que custar caro para ser bom.  oq é obrigatério em uma preparação (principalmente turbo) é crit?rio para não meter potencia d+ em um motor original, limpeza e conhecimento.  fazendo isso não quebra não   vamos a alguns exemplos:

              • gol caixa gl 1.8 (kit turbo b?sico com apl 240, 3e e bico extra):  fez 3 track days com 1 bar e booster para 1,5, esse carro nunca abriu motor e quando foi pela primeira vez para pista já tinha seus 90.000 km

              • fiesta rocan 1.6 (outro com turbo b?sico rodando com 1,5 bar som somente 4 bicos re-ajustados e turbina 36 / 42):  esse também é de um amigo meu, o carro é famoso para kct aqui nos track days do rio.  nunca quebrou nada e sempre andou no limite dos limites pq o dono não perdoa

              • gts (kit b?sico com apl 240): 3 time trials e nunca abriu o bico

              • corsa gsi (motor original + turbo):  vem de sp anda forte nos track days e depois volta sem problemas para sp.

              • corsa pickup 1.6 t:  mesma coisa do gsi acima.

              gente, se eu ficar aqui escrevendo, juro que vou escrever sobre muito mais carros turbo que não dão problemas durante os track days do que os que dáo

              **novamente:  não, não tem q ser caro para ser bom   não são só os endinheirados que podem ter carros fortes e confi?veis   basta ter crit?rio e conhecimento.  e claro, não ser porco

              :aaf:**

              [snapback]338017[/snapback]

              ah…

              só para lembrar de mais um exemplo bom

              voyage turbo de um amigão meu, ele mesmo quem prepara e acerta o carro.  hoje ta todo forjado e anda só em arrancada, mas na epoca dos tds andava com:

              super 70, motor ap 2.0 original (comprado zero na volks) 3e, bico extra acionado por pressostato e pressão inicial de 1,5 com booster para 1,8

              tenho videos desse voyage andando junto com porsche turbo na pista   e para falar que o carro nunca quebrou, depois de 3 eventos o dono deixou escapar uma marcha e quebrou uma valvula, que detonou o pistão e o bloco

              bem feito não quebra

              [snapback]338022[/snapback]

              :ohoh:

              esse é o esporito do forum preparados :d

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • N
                Nuvo última edição por

                e o que estes carros tinham na parte de lubrificação? ou era tudo original?

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • T
                  thot última edição por

                  isso e o oleo deles como saiam??? não contaminava o oleo com alcool???

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • ?
                    Visitante última edição por

                    isso e o oleo deles como saiam??? não contaminava o oleo com alcool???

                    [snapback]338068[/snapback]

                    andando de po embaixo é muito dificil contaminar o oleo com combustivel.

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • G
                      GTi-T última edição por

                      ah, tem um componente muito importante nisso tudo …

                      motorista...

                      tem gente que pode ter tudo do bom e do melhor super acertado...

                      naum sabe dirigir e vai detonar o carro...

                      outros com carros bem mais fracos, mas sabem ter um tocada forte e correta, vao chegar ao fim muito felizes... e claro ...

                      atropelar muitos patos....

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • T
                        thot última edição por

                        andando de po embaixo é muito dificil contaminar o oleo com combustivel.

                        [snapback]338074[/snapback]

                        achava q o maior risco era com o peh em baixo…. aproveitando, contaminação de alcool no oleo indica algum problema???

                        qdo as problemas de track day vai de como a pessoa anda.... se vc num tiver dá nunca e preocupação zero pode apostar q vc vai ser o primeiro e ficar sem o carro independente de original ou adaptado..

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • ?
                          Visitante última edição por

                          achava q o maior risco era com o peh em baixo….  aproveitando,  contaminação de alcool no oleo indica algum problema???

                          [snapback]338095[/snapback]

                          a contaminação acontece mais em marcha lenta, e isso só qdo se tem muito excesso de combustivel e/ou grande folga nos aneis.

                          o problema da contaminação é vc perder parte das características lubrificantes do oleo.

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • G
                            GTi-T última edição por

                            naum sabia dessa ka…

                            pensei que era sempre que tinha excesso de cmbustivel... independente do regime..

                            pode explicar o porque?

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • ?
                              Visitante última edição por

                              naum sabia dessa ka…

                              pensei que era sempre que tinha excesso de cmbustivel... independente do regime..

                              pode explicar o porque?

                              [snapback]338105[/snapback]

                              ? simples: em alta o motor trabalha com mais temperatura e tb trabalha fazendo admissão e escape de forma mais rapida sobrando menos combustivel do que na lenta, claro, desde que o motor limpe qdo seja acelerado, pois se tiver tão gordo a ponto de ficar o tempo todo embaralhado ai não tem jeito.

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • P
                                Pix última edição por

                                a única coisa que eu me preocuparia num track day seria em fazer um catch tank para o pescador do óleo.

                                não sei se o pessoal faz isso mas fico com medo de entrar uma série de curva e faltar óleo p/ pescador.

                                não sei se é uma preocupação boba quando se tem o nível de óleo alto.

                                quem é mais experiente nos track day pode responder…

                                valeu

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • G
                                  GTi-T última edição por

                                  pois eh … com oleo realmente naum se brinca....

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • N
                                    Nuvo última edição por

                                    e o que estes carros tinham na parte de lubrificação? ou era tudo original?

                                    [snapback]338056[/snapback]

                                    a única coisa que eu me preocuparia num track day seria em fazer um catch tank para o pescador do óleo.

                                    não sei se o pessoal faz isso mas fico com medo de entrar uma série de curva e faltar óleo p/ pescador.

                                    não sei se é uma preocupação boba quando se tem o nível de óleo alto.

                                    quem é mais experiente nos track day pode responder…

                                    valeu

                                    [snapback]338256[/snapback]

                                    pois eh … com oleo realmente naum se brinca....

                                    [snapback]338258[/snapback]

                                    :empolgado:

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • J
                                      juliano lima última edição por

                                      o ideal seria uma bomba externa de óleo, para trabalhar com c?rter seco.

                                      ou fazer o c?rter que nem nos carros de turismo.

                                      se não der pra fazer isso, é entrar no sapatinho nas curvas memsmo

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • F
                                        Fernando_221 última edição por

                                        besteira isso, só vai faltar oleo se o nivel estiver muito baixo, no ultimo evento corri com um manometro e a pressão sempre se manteve alta.

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                        • G
                                          gts turbo última edição por

                                          mas rola sim, de uma curva acentuada a boma pescar ar o óleo escoa pros lados

                                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                          • P
                                            Potenza última edição por

                                            pode fazer um quebra ondas no c?rtes, isso impede que o óleo se desloque muito rápido pra um lado só….

                                            mas se o nível de óleo estiver normal não precisa de nada disso....

                                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
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