Agora vai…
-
salve galera, já postei algumas dúvidas iniciais aqui em outro tópico que fiz, mas vou usar somente esse agora, já que formulei ideias e opiniões, resta tirar a bunda da cadeira e partir pra brincadeira (até rimou).
então: gol bola cli 96/96, 1.6, monoponto, cabeçote refeito, válvulas novas, comando 49g.
mes que vem to retirando o motor, vou fazer a parte de baixo, bronzinamento… e dar um trato no bixo uma pinturinha pra melhorar a aparencia. monto tudo e vejo como fica tudo.
em setembro parto pra outra fase: colocar a polia graduada regulável do comando (spa), e polia do virabrequim (spa), fazer o trabalho na bomba de óleo, fazer o furo do retorno no cárter, eliminar qualquer possibilidade de vazamento de óleo que possa existir...
turbina garret t2 .48/37, tenho duas dessas, mas vou usar a que está montadinha, com o varão regulador da pressão e flange pro escpape, sem usar wastegate. vou rodar com 1kg no momento. quando achar necessário mais pressão vou investir em pistão e bielas forjados pra não arriscar quebras. como o bixinho é monoponto vou de his: manifold xcess, furar na mufla pra por o bico, mufla já montada e com válvula de prioridade. manômetro da pressão do combustível já ligado, e da pressão do turbo já no local, hallmeter instalado.
como sugestão do parceiro do fórum menegotto, não usarei dosador, pois o meu original (além de que o manual do manifold diz pra não usar dosador hpi, até nem sei pq...) dá conta do recado e usarei bomba da spa turbo 9 bar.
algumas duvidas ficaram...rsrsrs
sobre a his, o manual diz ter: 1 fio vermelho, 1 fio preto, 1 fio laranja, 1 verde e 1 azul. porém a minha tem 1 preto e 1 vermelho, dois azuis e dois verdes... alguém já viu assim???
(amanhã posto fotos, meu pc tá uma porcaria e não to conseguindo postar)
e no manual tb diz: …a tomada de pressão deverá vir do coletor de admissão após a borboleta (vácuo), e não da pressurização... sei que de carro carburado o vácuo vem do carburador, e do injetado é do sistema de freio certo??? esse pro manifold vai vir de onde?
na mufla, vai restar ainda um buraco que viria do dosador, oque faço com esse, isolo?
quando partir pro acerto e instalação um colega que é preparador vai me ajudar com tudo, mas como tenho tempo ainda vou tirando a dúvida com o pessoal aqui do fórum pq sei é competente e não me deixarão na mão sobre o melhor a se fazer. abraços
-
no tbi monoponto tem uma tomada de vácuo abaixo da borboleta não? tenho um guardado aqui mas não tenho certeza.
vamos lá no esquema elétrico.
**vermelho - positivo pós chave vindo de um relé universal.
preto - aterramento
verde - bobina
outro verde - bobina 2 (se houver)
azul - bico +
azul - bico -**
-
antes de tudo, pinta essas turbinas de verde e joga no mato
se fosse um motor 1.0 ia dar negócio… no 1.6 sem chance alguma de andar com 1kg nela.
qual o máximo de pressão que consigo com ela menegotto? se usar booster não chega a 1kg?
ou… jogo no mato mesmo kkkkkkkkkk
ou parto pra uma apl...
-
no tbi monoponto tem uma tomada de vácuo abaixo da borboleta não? tenho um guardado aqui mas não tenho certeza.
vamos lá no esquema elétrico.
**vermelho - positivo pós chave vindo de um relé universal.
preto - aterramento
verde - bobina
outro verde - bobina 2 (se houver)
azul - bico +
azul - bico -**
hum… valeu jonas, tanto faz qual desses azuis é positivo ou negativo?
-
antes de tudo, pinta essas turbinas de verde e joga no mato
se fosse um motor 1.0 ia dar negócio… no 1.6 sem chance alguma de andar com 1kg nela.
qual o máximo de pressão que consigo com ela menegotto? se usar booster não chega a 1kg?
ou… jogo no mato mesmo kkkkkkkkkk
ou parto pra uma apl...
nem tinha me atentado a .37. vai fritar em meio tempo.
obs. já que vai fazer a parte de baixo porque não faz logo um 1.7??
-
antes de tudo, pinta essas turbinas de verde e joga no mato
se fosse um motor 1.0 ia dar negócio… no 1.6 sem chance alguma de andar com 1kg nela.
qual o máximo de pressão que consigo com ela menegotto? se usar booster não chega a 1kg?
ou… jogo no mato mesmo kkkkkkkkkk
ou parto pra uma apl...
nem tinha me atentado a .37. vai fritar em meio tempo.
obs. já que vai fazer a parte de baixo porque não faz logo um 1.7??
pra fazer 1.7 tem q mudar o vira?
quando fiz a parte de cima o cara da retifica teimou cmgo que o motor era 1.8 e eu disse q era 1.6 e ele continuou dizendo q não, que era o cabeçote mexicano/argentino e talz… medi a cabeça do pistão e tem 82.5 mm, o motor era lacrado, junta original e tudo... e conhecia a proprietária, que rodava ocasionalmente com o carro, pois o mesmo tem 160.000. me disseram que era 1.6 com pistão grande, algo parecido com o passat 1.6 q tinha pistão maior q o normal... agora já nem sei mais...rsrsrs
-
antes de tudo, pinta essas turbinas de verde e joga no mato
se fosse um motor 1.0 ia dar negócio… no 1.6 sem chance alguma de andar com 1kg nela.
qual o máximo de pressão que consigo com ela menegotto? se usar booster não chega a 1kg?
ou… jogo no mato mesmo kkkkkkkkkk
ou parto pra uma apl...
nem tinha me atentado a .37. vai fritar em meio tempo.
obs. já que vai fazer a parte de baixo porque não faz logo um 1.7??
pra fazer 1.7 tem q mudar o vira?
quando fiz a parte de cima o cara da retifica teimou cmgo que o motor era 1.8 e eu disse q era 1.6 e ele continuou dizendo q não, que era o cabeçote mexicano/argentino e talz… medi a cabeça do pistão e tem 82.5 mm, o motor era lacrado, junta original e tudo... e conhecia a proprietária, que rodava ocasionalmente com o carro, pois o mesmo tem 160.000. me disseram que era 1.6 com pistão grande, algo parecido com o passat 1.6 q tinha pistão maior q o normal... agora já nem sei mais...rsrsrs
estranho mesmo, pois 82,5mm é medida de 2.0std.
aliás, eu faria um milinove logo, que no caso se for 1.6 tem que trocar o vira e pistões (foi o que eu fiz e não me arrependo).
-
…to vendo que ja vamos entrar no debate 1.6, 1.7, 1.8, 1.9, 2.0, 2.1 etc......
eu sugeriria a cilindrada que obtivesse a configuração mais robusta e/ou menor custo, já que vai turbinar.
geltec_cht, com certeza esse debate vai longe mesmo… acho que é mais por questão de experiências pessoais, daí o pessoal sempre ajuda com oq deu certo no seu projeto... dai a conversa se estende rsrsrs
creio que essa seja a parte mais interessante em um fórum, já que mulher fofoca sobre roupa, maquiagem.. etc, etc... homem conversar sobre carro, sobre carro, sobre carro e sobre mulher.rsrsrs
pois então lancia, penso exatamento igual mas só pra não fugir muito do original acho que até 1.8 fica na medida mesmo (tanto da originalidade quanto do bolso) ser for 1.7 não fica ruim também não mas acho que só vou ter idéia mesmo quando desmontar a parte de baixo pra ver, daí dá pra avaliar bem onde se quer chegar... o custo é algo calculado, tô dando o passo conforme a perna, nesses próximos meses que vou me folgar bem. daí se gasta um pouquinho mais... como já tenho tudo, tenho uma reserva pra eventuais mudanças ainda em quanto há tempo... como os amigos já citaram, creio que a turbina não vai aguentar mesmo...
valeu pelas dicas amigos, todo comentário e/ou crítica será muito bem vindo prefiro mudar agora de opinião e ideia do que me arrepender depois...
-
pois então lancia, penso exatamento igual mas só pra não fugir muito do original acho que até 1.8 fica na medida mesmo (tanto da originalidade quanto do bolso) ser for 1.7 não fica ruim também não mas acho que só vou ter idéia mesmo quando desmontar a parte de baixo pra ver, daí dá pra avaliar bem onde se quer chegar… o custo é algo calculado, tô dando o passo conforme a perna, nesses próximos meses que vou me folgar bem. daí se gasta um pouquinho mais... como já tenho tudo, tenho uma reserva pra eventuais mudanças ainda em quanto há tempo... como os amigos já citaram, creio que a turbina não vai aguentar mesmo...
valeu pelas dicas amigos, todo comentário e/ou crítica será muito bem vindo prefiro mudar agora de opinião e ideia do que me arrepender depois...
já que será turbo, prefira por exemplo, a configuração de cilindrada/biela/virabrequim que te de um r/l mais favorável. ou seja, menos aspereza na subida de giro.
eu não saberia dizer pois de vw entendo pouco mas alguém irá elucidá-lo com certeza.
-
pois então lancia, penso exatamento igual mas só pra não fugir muito do original acho que até 1.8 fica na medida mesmo (tanto da originalidade quanto do bolso) ser for 1.7 não fica ruim também não mas acho que só vou ter idéia mesmo quando desmontar a parte de baixo pra ver, daí dá pra avaliar bem onde se quer chegar… o custo é algo calculado, tô dando o passo conforme a perna, nesses próximos meses que vou me folgar bem. daí se gasta um pouquinho mais... como já tenho tudo, tenho uma reserva pra eventuais mudanças ainda em quanto há tempo... como os amigos já citaram, creio que a turbina não vai aguentar mesmo...
valeu pelas dicas amigos, todo comentário e/ou crítica será muito bem vindo prefiro mudar agora de opinião e ideia do que me arrepender depois...
já que será turbo, prefira por exemplo, a configuração de cilindrada/biela/virabrequim que te de um r/l mais favorável. ou seja, menos aspereza na subida de giro.
eu não saberia dizer pois de vw entendo pouco mas alguém irá elucidá-lo com certeza.
referente a essa menor aspereza que vc citou, seria maior torque com maior vibração, ou motor mais liso com um giro melhor? na minha opinião, motor ap turbo de rua bão tem que estar no meio termo ou seja, 1.8 ou 1.9, torque bom pra subidas e sem muita vibração e força lateral dos pistões….agora se vc quer um trator , monte um com virabrequim de 2.0 e pistão de 86mm (gm) e prepara a solda pq seu carro vai rachar todinho de tanto torque que isso vai dar.....mas pra turbo de rua não vira
-
experiencia própria? eu uso 1.9 (vira de 1.8 e pistão de 2.0 gasolina) e taxa de 7:1 no alcool, e não me arrependo um minuto do que fiz. rodo com 1,5bar com uma apl .50/.63 e comando 049g e para esse motor beirar a perfeição pro meu gosto só me falta fazer o câmbio.
ah, e rodo de miolo original.
-
experiencia própria? eu uso 1.9 (vira de 1.8 e pistão de 2.0 gasolina) e taxa de 7:1 no alcool, e não me arrependo um minuto do que fiz. rodo com 1,5bar com uma apl .50/.63 e comando 049g e para esse motor beirar a perfeição pro meu gosto só me falta fazer o câmbio.
ah, e rodo de miolo original.
não forjou nada??? meu maior medo é quebrar tudo…rsrs
se meu pistão estiver na medida certa (82,5), só mudar o vira que fica parecido com o seu mesmo jonas...
usa quantos bicos e quantas libras cada?
absss
-
olha, pra cortar gastos desnecessários e agilizar o processo, vou dar minha sugestão.
-
já que vai fazer a parte de baixo, e futuramente vai querer andar mais forte, já faz tudo de uma vez. já que vai abrir o motor, coloca pistão e biela forjada, com isso evita mão de obra futura e outra retifica pra colocar as peças forjadas, já gasta 1x e pronto. faz ele 1.8.
-
polia regulável com comando original, deixa quieto, use a polia original, não inventa moda de colocar essas polias spa, acho desnecessário pro seu projeto, e com essa grana dá pra pagar metade de um sonda wideband pra deixar o acerto mais confiável.
outra dica, turbo eu montaria com taxa, colocaria pistão a alcool (cabeça reta) e usaria pouca pressão + intercooler. somado a um bom acerto, vc terá um carro muito esperto e forte. agora se quer ver o manometro virar o ponteiro da pressão, faz ele destaxado e compensa socando pressão na turbina.
-
-
pistãozinho forjado até rola, os iapel ta na faixa de uns $600, quase o mesmo preço do kit do cht metal leve…rssr, mas biela forjada é cara pra caramba, pra rodar na rua não sei se seria tão nescessário...
pra mamar o alcool vai de que: m.i, 2e, ou programável?
-
olha, pra cortar gastos desnecessários e agilizar o processo, vou dar minha sugestão.
-
já que vai fazer a parte de baixo, e futuramente vai querer andar mais forte, já faz tudo de uma vez. já que vai abrir o motor, coloca pistão e biela forjada, com isso evita mão de obra futura e outra retifica pra colocar as peças forjadas, já gasta 1x e pronto. faz ele 1.8.
-
polia regulável com comando original, deixa quieto, use a polia original, não inventa moda de colocar essas polias spa, acho desnecessário pro seu projeto, e com essa grana dá pra pagar metade de um sonda wideband pra deixar o acerto mais confiável.
outra dica, turbo eu montaria com taxa, colocaria pistão a alcool (cabeça reta) e usaria pouca pressão + intercooler. somado a um bom acerto, vc terá um carro muito esperto e forte. agora se quer ver o manometro virar o ponteiro da pressão, faz ele destaxado e compensa socando pressão na turbina.
obrigado pelas sugestões lee pois então, eu iria fazer forjado. esse era o pensamento inicial… vi alguns amigos fazerem o motor algumas vezes por simplesmente querer mais do que dava pra suportar. sei que o capetinha fica no ouvido do cara dizendo: mais, mais e mais mas como é um carro pra raros finais de semana, não penso em cavalaria, em velocidades absurdas, enfim... não será um bólido de arrancada, por isso pelo menos agora não penso em forjar nada... ainda mais que agora ta surgindo uma proposta boa de um amigo que tem um voyage prontinho pra arrancar, santo antonio, peso todo aliviado, manometros, motor aspirado,... até reboque tem, o preço ta bem em conta...vamos ver rsrsrs
sobre as polias, já tenho todas... então... não falta mais nada, ops... a turbina é oq leva a outra questão que vc citou: taxado/-pressão ou destaxado/+pressão vi uns tópicos muito interessantes aqui no fórum sobre carro destaxado com turbinão até tive vontade de correr pra loja e comprar um suga bebe mas agir por impulso estoura os bolso... já me equivoquei mto comprando coisas desnecessárias, agora pesquiso bem... vou dar um jeito de mandar as duas t2 48/.35 que tenho e buscar uma hoolset grande, ou uma apl normalzinha mesmo, .42/48
essa dúvida ta me matando rsrsrs
abraços amigo
-
-
pistãozinho forjado até rola, os iapel ta na faixa de uns $600, quase o mesmo preço do kit do cht metal leve…rssr, mas biela forjada é cara pra caramba, pra rodar na rua não sei se seria tão nescessário...
pra mamar o alcool vai de que: m.i, 2e, ou programável?
olá amigo, tinha dado uma olhada nos iapel e nos powertech na power bass aqui em poa, o preço ta bem em conta o conjunto 1600… mas tava afim de investir isso numa programável mais e mi... tenho um 3e aqui, mas to bem convicto de ir no monoponto original mais o manifold xcess com 1 bico suplementar direto na mufla.
oque acha?
jonas café: o conjunto é importante mesmo, já vi pistão inteirinho e biela (era aliviada) de um chevette ir pro espaço na minha frente...
abraços amigos, obrigado pelos comentários e sugestões.