Forjados ou não?
-
ol? amigos,
ta, sei q isso pode ser chato mas gostaria de tirar umas dúvidas e aprender mais sobre preparação.
pois bem, sei q pistões e bielas forjadas são mais resistentes e pra turbinar são as melhores opções, isso em carros fortes. ouvi dizer q essas peças forjadas são de alumínio forjado, é verdade? é verdade que estas, por ser de alumínio são mais leves que as originaisó para carros aspirados leves vale a pena a troca de pistões por forjados?
quando eu sei que devo substituir meus pistões originais por forjadosó muda algo no desempenho do carro somente trocando esses pistões?
desculpem, soh quero matar minhas dúvidas e aprender um pouco mais…
obrigado galera... abraços...
-
as bielas são de aão forjado e os pistões são em alumino forjado.
existem tb bielas em aluminio forjado, mas são muito mais caras e pouca gente usa.
num aspirado (tipo um ap 1.9 8v) raramente se usa peças forjadas, quando muito se usa bielas forjadas, em aão 4340.
-
os pistões dos veiculos originais são em aluminio
quase todas as bielas são forjadas, sejam elas originais ou mais resistentes, forjamento é só o processo pelo qual a biela é fabricada, a diferença é que algumas são fabricadas com materiais e tratamentos mais nobres que as originais
a imensa maioria dos pistões são fundidos, mesmo os que são vendidos como forjados, são fabricados por fundição, a principal diferença dos pistões mais resistentes vendidos para veiculos de competição é a liga de alumínio que normalmente tem uma quantidade maior de sil?cio e cobre na sua composição, alem de um tratamento térmico que faz com que o aluminio fico muito mais resistente (existe pistões que são fabricados por forjamento)
(esta história de aluminio com liga de silicone que escutamos por aí é um absurdo que acredito que possa estar relacionado a tradução da palavra sil?cio que em ingles é silicon)
normalmente os materias fabricados por forjamento tem resistencia maior que seus pares fabricados por fundição, por isso que se fala indiscriminadamente forjado para qualquer peça que tenha uma resistencia maior que o normal
no caso das aplicações em carros turbos, as peças forjadas , não aumento a potência por si, mas permitem aumentos de taxa, pressão, etc.. que permitem aumento de potência, um motor original que tivesse suas peças substituidas por forjadas não teria um aumentoi de potência
no caso de motores aspirados pistões e bielas forjadas dificilmente são utilizados pois as originais normalmente não quebram, mas em veiculos de competição é comun aplica-las pois permitem fazer um al?vio de peso maior já que são mais resistentes
abraço,
-
a bielas de aluminio é melhor para carros de competição, pra preparados a vida util delas é drasticamente reduzida. pra vc ver, os dragster usam 1 jgo de bielas de aluminio por puxada
num aspro, vc só coloca pistões e bielas forjadas caso vc abuse do nitro. (falando de motores do emrcado brasileiro, em geral aps)
-
legal, eh q meu irmão falou em colocar pistões forjados no carro dele, um fiat oggi 85 motor fiasa 1300, tipo, ele tah montando o carrinho, vc tem q ver, o motor tah zerado com 2e e talz… anda junto de muito 1.6 por ae... soh assim, rs...
ele falou em por os pistões e andar assim, ele pretende um dia turbinar o carrinho mais nada alem de 1,2 kg... eu falei q era besteira, mas fiquei encucado...
esses pistões entaum saum mais resistentes, porem mais pesados tbm??
abraços..
-
legal, eh q meu irmão falou em colocar pistões forjados no carro dele, um fiat oggi 85 motor fiasa 1300, tipo, ele tah montando o carrinho, vc tem q ver, o motor tah zerado com 2e e talz… anda junto de muito 1.6 por ae... soh assim, rs...
ele falou em por os pistões e andar assim, ele pretende um dia turbinar o carrinho mais nada alem de 1,2 kg... eu falei q era besteira, mas fiquei encucado...
abraços..
[snapback]341313[/snapback]
esse motor é bem resistente. pensa melhor se realmente precisa de peças forjadas.
conversa com alguem que já tenha feito.
-
abraços..
[snapback]341313[/snapback]
fala primo, blz?
então, se eu fosse o rodrigo turbinava o oggi com o motor 1.3 original, ele já tem o 2e preparado p/ turbo, ta muito facil, só precia ver o lance do carro ser a alcool, se ele vai turbinar alciool/alcool ou vai destaxar….mas creio q esse motor trabalhe com uma taxa baixa mesmo na cana.
tem tbm aquele papo sobre colocar pistões de cht 1.6 gasolina e aumentar a cilindrada p/ perto de 1.7....não sei como ficaria a resist?ncia do bloco e a taxa p/ uma eventual preparação turbo, mas pode ser q vira tbm
agora, sobre o lance de forjar, acho q custo x benefício pra ele não compensa, melhor pegar essa grana e investir em freios, suspensão, deixar o carrinho zerado de funeca e tal.
abraços
-
os pistões dos veiculos originais são em aluminio
nem todos. existem pistoes com cabeça de ferro fundido, saias em aão e etc.. combinações. mas não é usual.
quase todas as bielas são forjadas, sejam elas originais ou mais resistentes, forjamento é só o processo pelo qual a biela é fabricada, a diferença é que algumas são fabricadas com materiais e tratamentos mais nobres que as originais
negativo. quase todas as bielas sao fundidas.
no sentido proprio do termo, todas as peças de metal sao fundidas.
a diferença é que as forjadas, antes de esfirarem e de fato fundirem, são comprimidas por prensas a centenas de toneladas, o que deixa o material mais denso - e mais resistente. o processo tem desvantagens, como a descarbonização das extremidades e consequente concentração de carbono no centro da peça, criando zonas de fragilidade. e uma peça forjada é sempre mais pesada, justamente por ser mais densa que uma fundida.
a imensa maioria dos pistões são fundidos, mesmo os que são vendidos como forjados, são fabricados por fundição, a principal diferença dos pistões mais resistentes vendidos para veiculos de competição é a liga de alumínio que normalmente tem uma quantidade maior de sil?cio e cobre na sua composição, alem de um tratamento térmico que faz com que o aluminio fico muito mais resistente (existe pistões que são fabricados por forjamento)
todo pistao fabricado tem um cuidadoso tratamento termico. em se tratando de peças fundidas, nao tem jeito: ao fugir do processo de fabricação original, sobe a resistencia mas cai a durabilidade.
(esta história de aluminio com liga de silicone que escutamos por aí é um absurdo que acredito que possa estar relacionado a tradução da palavra sil?cio que em ingles é silicon)
certo
normalmente os materias fabricados por forjamento tem resistencia maior que seus pares fabricados por fundição, por isso que se fala indiscriminadamente forjado para qualquer peça que tenha uma resistencia maior que o normal
sempre os materias fabricados por forjamento sao muito mais resistentes, em comparação com peças fundidas de mesma geometria. claro que uma biela fundida de um v8 de 600 polegadas cubicas é mais resistente que uma de ap forjada, devido ao tamanho e geometria das peças. mas qdo o desenho é o mesmo, invariavelmente a forjada é mais resistente - e menos flexivel.
no caso das aplicações em carros turbos, as peças forjadas , não aumento a potência por si, mas permitem aumentos de taxa, pressão, etc.. que permitem aumento de potência, um motor original que tivesse suas peças substituidas por forjadas não teria um aumentoi de potência
certo, exceto o fato que um motor nao forjado nao pode ter sua potencia aumentada. pode sim, e muito. mas sempre a durabilidade cai.
no caso de motores aspirados pistões e bielas forjadas dificilmente são utilizados pois as originais normalmente não quebram, mas em veiculos de competição é comun aplica-las pois permitem fazer um al?vio de peso maior já que são mais resistentes
na verdade nao tem haver com alivio de peso, pois as peças forjadas sao em si mais pesadas. a diferença é que sao mais resistentes - portanto permitem rodar com mais taxa, andar a rpm s mais altas e etc… sem risco de quebra.
abraço,
[snapback]340585[/snapback]
-
soh neh…. vou falar com ele.........
fiquei sabendo q o ideal seria arrumar os pistões do cht q era usado na mercas e pilotos, e serve nesse motor sem precisar trabalhar o bloco, ae ele coloca 2 juntas no cabeçote q jah destaxa pakas... e um kit .38 .42, sei lah....
abraços....
-
tbem da os pistao do cht 1.6, no meu palio eu fiz a 1a vez, os pistoes originais do fiasa 1500 tem cavas pra nao bater nas valvulas, como eu botei pistao a alcool pra dar mais taxa, as valvulas bateram nos pistoes qdo passei de 7000rpm, não flutuo valvula mesmo porque as molas originais fiat tem mais pressao o ring são muito bem aceitos para fazer isso.. agora tem que ver o curso do vira ne…
-
soh neh…. vou falar com ele.........
fiquei sabendo q o ideal seria arrumar os pistões do cht q era usado na mercas e pilotos, e serve nesse motor sem precisar trabalhar o bloco, ae ele coloca 2 juntas no cabeçote q jah destaxa pakas... e um kit .38 .42, sei lah....
abraços....
[snapback]341724[/snapback]
2 junta? eh covardia faze isso no motor..
-
2 junta? eh covardia faze isso no motor..
[snapback]341734[/snapback]
vi isso em um de arrancada…...... e tava maravilhoso... andando mto.......
rs...
-
[snapback]341721[/snapback]
nem todos. existem pistoes com cabeça de ferro fundido, saias em aão e etc.. combinações. mas não é usual.
r: vc esta certo, pistões de alguns motores a diesel são em ferro fundido, por exemplo, agora vc pode citar o exemplo de algum automóvel em fabricação atualmente que não seja com pistões de aluminio com inserto de aío?
negativo. quase todas as bielas sao fundidas.
no sentido proprio do termo, todas as peças de metal sao fundidas.
a diferença é que as forjadas, antes de esfirarem e de fato fundirem, são comprimidas por prensas a centenas de toneladas, o que deixa o material mais denso - e mais resistente. o processo tem desvantagens, como a descarbonização das extremidades e consequente concentração de carbono no centro da peça, criando zonas de fragilidade. e uma peça forjada é sempre mais pesada, justamente por ser mais densa que uma fundida.
r.: vc esta errado em varios pontos, mas vamos por um exemplo:
a densidade do aão carbono ou aão baixa liga alta resistencia é constante ~7,85g/cm^3 seja ele fundido, forjado, usinado, conformado mecanicamente, etc…
todo metal um dia foi fundido, por exemplo pra fabricação do aão é preciso extrair do min?rio na forma láquida, mas isto não quer dizer que um paralama seja fabricado por fundição
falar que a resistencia maior de um material forjado se deve a maior densidade é um absurdo ela se deve principalmente devido as propriedades metalurgicas, como tamanho de grão e direcionamento das inclusões por exemplo
todo pistao fabricado tem um cuidadoso tratamento termico. em se tratando de peças fundidas, nao tem jeito: ao fugir do processo de fabricação original, sobe a resistencia mas cai a durabilidade.
o pistão dito forjado dura muito mais que um original, é só colocar os dois na mesma condição de uso e comparar
obs.: o forjamento não é feito durante a fundição, mas sim em uma seq?encia de forjas ou martelos a uma temperatura na faixa de 950?c, para a maioria dos aíos
sempre os materias fabricados por forjamento sao muito mais resistentes, em comparação com peças fundidas de mesma geometria. claro que uma biela fundida de um v8 de 600 polegadas cubicas é mais resistente que uma de ap forjada, devido ao tamanho e geometria das peças. mas qdo o desenho é o mesmo, invariavelmente a forjada é mais resistente - e menos flexivel.
r.: começou certo, mas depois foi pro caminho errado: a flexibilidade, ou modulo de elasticidade do aão não muda com o processo de fabricação, se a geometria for a mesma, e o material for o mesmo duas bielas terão a mesma flexibilidade .
certo, exceto o fato que um motor nao forjado nao pode ter sua potencia aumentada. pode sim, e muito. mas sempre a durabilidade cai.
r.: não falei que um motor original não pode ter sua potência aumentada, mas reafirmo que trocar pistões e bielas por forjadas, sem mexer em outros parametros, não aumenta potência
na verdade nao tem haver com alivio de peso, pois as peças forjadas sao em si mais pesadas. a diferença é que sao mais resistentes - portanto permitem rodar com mais taxa, andar a rpm s mais altas e etc... sem risco de quebra.
sem comentários, não é o pistão que limita a taxa de um motor, é possivel deixar as peças forjadas muito mais leves que as originais, por serem mais resistentes elas podem ser muito mais aliviadas
abraço,
-
-
trocando em miudos…
pelo menos o que eu acho.. parabens pelo nivel dos caras ai ... mas vamos a pratica....
motor quebra por excesso de potencia... excesso de giro... falta de combustivel, predetonacao etc...
bom ai vai.. falta de combustivel eh mortal... derrete ate forjado...
predetonacao... ao meu entender (que eh pequeno) vc tem que calcular a taxa dinamica do seu carro...
e ver quanto da... por exemplo 15 .... eh a maxima pro alcool certo? entaum espera-se que naum va haver predetonacao com o alcool com essa taxa dinamica... soh isso? naum ... pq o ar que vem da turbina vem quente, favorecendo a predetonacao... logo intercooler te ajuda....
controlando o ponto e o combustivel de forma correta, dificil de quebrar por besteira....
ai vc ve o giro maximo do seu carro.... e faz o calculo da velocidade media dos pistoes... ai vc consegue ver que se passar de um certo limite de giro, e manter, corre risco de quebra (mesmo com forjado)...
alem disso, seu cabecote tem que ter um comando que gire ate onde vc deseja... naum adianta vc ter um que nem o meu que da potencia maxima em 5600rpm e querer girar 7500... eh burrice, perdendo potencia e esforcando o motor a toa...
ai o kra chega, forja tudo ... e mete um pressao louca.... e da uma taxa dinamica altona... mas como eh forjado, aguenta... mas ai trinca o cabecote...
resumindo... as pecas forjadas ou naum tem um limite... naum eh pensar que forjando tudo vc eliminou o risco de quebra...
conheco muito carro com o motor original de tudo.... com kit instaldo , rodando bem .... sem quebrar... e andando....
acerto ajuda muito ... e naum ser que vc queira passar dos limites de esforco que as pecas aguentam, ai sim vc precisa forjar... mas pra andar com 1.0kg?
tranquilo.... soh acertar legal...
palmas pro pessoal ai da metalurgia....
mas na pratica, basta uma falta de combustivel pra acabar com todo arranjo molecular de seu pistao forjado....
-
trocando em miudos…
pelo menos o que eu acho.. parabens pelo nivel dos caras ai ... mas vamos a pratica....
motor quebra por excesso de potencia... excesso de giro... falta de combustivel, predetonacao etc...
bom ai vai.. falta de combustivel eh mortal... derrete ate forjado...
predetonacao... ao meu entender (que eh pequeno) vc tem que calcular a taxa dinamica do seu carro...
e ver quanto da... por exemplo 15 .... eh a maxima pro alcool certo? entaum espera-se que naum va haver predetonacao com o alcool com essa taxa dinamica... soh isso? naum ... pq o ar que vem da turbina vem quente, favorecendo a predetonacao... logo intercooler te ajuda....
controlando o ponto e o combustivel de forma correta, dificil de quebrar por besteira....
ai vc ve o giro maximo do seu carro.... e faz o calculo da velocidade media dos pistoes... ai vc consegue ver que se passar de um certo limite de giro, e manter, corre risco de quebra (mesmo com forjado)...
alem disso, seu cabecote tem que ter um comando que gire ate onde vc deseja... naum adianta vc ter um que nem o meu que da potencia maxima em 5600rpm e querer girar 7500... eh burrice, perdendo potencia e esforcando o motor a toa...
ai o kra chega, forja tudo ... e mete um pressao louca.... e da uma taxa dinamica altona... mas como eh forjado, aguenta... mas ai trinca o cabecote...
resumindo... as pecas forjadas ou naum tem um limite... naum eh pensar que forjando tudo vc eliminou o risco de quebra...
conheco muito carro com o motor original de tudo.... com kit instaldo , rodando bem .... sem quebrar... e andando....
acerto ajuda muito ... e naum ser que vc queira passar dos limites de esforco que as pecas aguentam, ai sim vc precisa forjar... mas pra andar com 1.0kg?
tranquilo.... soh acertar legal...
palmas pro pessoal ai da metalurgia....
mas na pratica, basta uma falta de combustivel pra acabar com todo arranjo molecular de seu pistao forjado....
[snapback]341818[/snapback]
mas na pratica, basta uma falta de combustivel pra acabar com todo arranjo molecular de seu pistao forjado….
mais certo impossível