G a p das velas
-
pessoal, que gap fica melhor pra usar num ap 1.8 mi com 0,9kg? a vela é uma b9es…
sintoma de gap muito aberto é perder força em alto rpm?? (6000rpm)
obrigado
-
tem como alterar o gap daquelas velas originais dos mi de 3 eletrodos ??
-
tipo, aproveitando o topico…
como eu calculo isso ai?
depende da pressao? taxa dinamica? ignicao? mistura?
queria ver um exemplo pra saber o que eh bom e o que naum eh ehhehe
saco nada disso
[snapback]341785[/snapback]
não existe f?rmula pra isso, infelizmente só se chega a um resultado atravṍs de testes práticos.
meu carro mesmo, sempre usei gap de 1,5 mm no 1.8 (mesmo com nitro e 1,8/2,0 bar de pressão), ai no 2.0 passei pra 1,2 com um jogo novo de velas.
depois do upgrade ja não consigo queima boa @ pressão alta (+ de 1,7 bar) com mais de 0,75 de abertura.
-
bom, entaum a parada eh mais ou menos assim:
mais pressao = menor gapo
mas soh se consegue calcular isso testando mesmo neh …
ok
[snapback]341823[/snapback]
não ao po da letra.
vide o exemplo onde citei usar gap de 1,5mm com 2 bar, mas no motor 1.8, e ja no 2.0 tive duas fases onde tive que mudar o gap.
-
até a mistura pode influenciar no gap necessário pra não ter um missfire.
-
ok, entaum me diz algumas variaveis que me fazem diminuir ou aumentar o gap por exemplo… soh alguns exemplos basicos...
[snapback]341873[/snapback]
basicamente: preenchimento volum?trico das c?maras de combust?o. isso vc pode conseguir com preparação nos componentes (cabeçote, compressor maior, comando…) ou com mais pressão no turbo.
repare que mesmo com 2 bar de pressão no 1.8 eu conseguia ter queima com 1,5 de gap, e atualmente no 2.0 com apenas 1,7 bar não consigo usar sequer 1 milimetro de abertura. fui baixando aos poucos, de 0,95 / 0,90 até chegar em 0,75 de abertura. e ficou numa medida que permitiu passar de 2,5 bar sem falhar.
-
ou seja tudo aquilo que influi na pme (pressão média efetiva) dentro da c?mara de combust?o…. ponto, combustivel, taxa, pressão, até comando muda alguma coisa hehehe
a regra é use o mais aberto possível sem que ocorra falha na ignição em regimes de carga e rpm mais altos...