G a p das velas
-
gentem (a lá pizza guimarões)
vc?s estão fazendo um cavalo de batalha de um ponei de madeira… hehehe
o tutorial ?:
1- tira a vela
2- analisa a cor pra saber a mistura (num tem nada a ver com o gap diretamente)
3- limpa a vela
4- abre o gap pra o valor que consta no manual usando-se um calibre de láminas (a venda em qualquer loja de ferramentas automotivas)
5- dá uma volta
5-a se num falha aumenta o gap em 0,05
volta ao item 5
5-b se falha diminui o gap em 0,05
volta ao item 5
parou de falhar ?... é o gap que melhor torque produz (ou seja maior economia)
obs: tem gente que faz os passos um pouco menor, um pouco maior...depende da pessoa é acerto.
-
basicamente: preenchimento volum?trico das c?maras de combust?o. isso vc pode conseguir com preparação nos componentes (cabeçote, compressor maior, comando…) ou com mais pressão no turbo.
repare que mesmo com 2 bar de pressão no 1.8 eu conseguia ter queima com 1,5 de gap, e atualmente no 2.0 com apenas 1,7 bar não consigo usar sequer 1 milimetro de abertura. fui baixando aos poucos, de 0,95 / 0,90 até chegar em 0,75 de abertura. e ficou numa medida que permitiu passar de 2,5 bar sem falhar.
[snapback]341886[/snapback]
com modulo accel e so 0,7mm….
imagina se nao tem um furacao de ar e uma piscina de alcool dentro do cilindro prontos p/
-
com modulo accel e so 0,7mm….
imagina se nao tem um furacao de ar e uma piscina de alcool dentro do cilindro prontos p/
[snapback]342043[/snapback]
as 3 bombas de gti não estão ali por acaso
entendidas as dicas ka e junior… mas minha dúvida mesmo era a seguinte o gap em si é o espaço entre o eletrodo e a ponta da vela? e no caso de velas com mais de 1 eletrodo.
[snapback]342060[/snapback]
isso, é esse espaço mesmo que vc precisa medir.
no caso de velas de 2 ou mais eletrodos vc precisa de um calibre de agulhas pra medir a abertura. se bem que nos turbos adaptados não se usam essas velas.
-
n??????????ção
vc deixa com a maior abertura na qual ele não falhe em giro e po no fundo…. se falhar diminui até que não ocorra mais
qto maior o gap melhor pra (quase) tudo...
[snapback]341983[/snapback]
ahhhhhhhh ta entendi
vo fazer isso no meu carro…
foda é que num encontro chave 17 pra vela pelas redondezas
-
entendidas as dicas ka e junior… mas minha dúvida mesmo era a seguinte o gap em si é o espaço entre o eletrodo e a ponta da vela? e no caso de velas com mais de 1 eletrodo.
[snapback]342060[/snapback]
velas multieletrodos não devem ser reguladas, nas de um eletrodo vc repara que entre a ponta e a lingueta é uma área plana, nas bi ou tripolares a lingueta não fica em cima da ponta e sim lateralmente a ponta da lingueta é cortada para que entre a lateral da ponta e a ponta da lingueta a dist?ncia seja constante ainda (? um fundamento de dieletrico)
assim vc teoricamente jamais mexe no gap de alguma vela que não seja um eletrodo…obvio que tem quem mexa, mas não é a priori recomendado e nem o resultado é garantido
-
velas multieletrodos não devem ser reguladas, nas de um eletrodo vc repara que entre a ponta e a lingueta é uma área plana, nas bi ou tripolares a lingueta não fica em cima da ponta e sim lateralmente a ponta da lingueta é cortada para que entre a lateral da ponta e a ponta da lingueta a dist?ncia seja constante ainda (? um fundamento de dieletrico)
assim vc teoricamente jamais mexe no gap de alguma vela que não seja um eletrodo…obvio que tem quem mexa, mas não é a priori recomendado e nem o resultado é garantido
[snapback]342151[/snapback]
tem uma ferramenta especial pras de 3 eletrodos… vc calibra sim a distancia e é indicada pela ngk, ja usei ela... mas so da de 3... das de 2 e de 4 eletrodos só na gambiarra mesmo...
vale lembra que a corrente elétrica percorre sempre o ponto de menor distancia entre os eletrodos... e os eletrons tendem a se concentrar nas pontas (poder das pontas, efeito franklin, etc...) o fato da area entre os eletrodos ser plana (ou cilindricas como o over exemplificou no caso das laterais) eh apenas para efeitos de durabilidade, pois quando o ponto dessa area plana entre os eletrodos comecar a desgastar ou sujar, a corrente procura outro caminho que vai estar praticamente a mesma distancia...
pra facilidade de centelhamento, quanto mais pontiagudas forem ambas as extremidades dos eletrodos, melhor... mas quando essa ponta desgastar, nao vai ter outro local pra corrente seguir... ou seja.. dura menos
acho que escrevi demais ja... foi mal...
-
? a vela q eu tinha… sem grana pra comprar... e não tá tão taxado assim, uns 13 / 13,5:1 +/-...
são as mesmas velas q eu usava qdo tinha o 2.0 gas/gnv...
eu queria bp7, mas não achei e to sem grana, depois eu dou jeito nisso....
to com 15 de ponto inicial...
-
po.. to usando 1 mm de gap… será q é muito, a minha bobina é dos mi e as velas bpr6es, alcool com taxa e comando...
[snapback]342253[/snapback]
se o motor não falhar ou vc sentir que ta esvaziando (perdendo potencia por redução de centelha mesmo sem pipocar) blz. só coloca umas velas pelo menos grau 7.
-
o q eu consegui andar, tava ?timo…
mais pra frente eu coloco as 7...
[snapback]342285[/snapback]
cuidado com temperatura alta nas c?maras. cuidado com as velas, pois podem se tornar pontos quentes e causar detonação, ainda mais no seu caso q usa motor taxado.
-
se o motor não falhar ou vc sentir que ta esvaziando (perdendo potencia por redução de centelha mesmo sem pipocar) blz. só coloca umas velas pelo menos grau 7.
[snapback]342282[/snapback]
umas 8 não seriam mais adequadas?
até que taxa da pra usar as 7? sem ter nenhum problema.
-
umas 8 não seriam mais adequadas?
até que taxa da pra usar as 7? sem ter nenhum problema.
[snapback]342290[/snapback]
7 fica seguro em carro pra rua. 8 seria mais se fosse pra usar em circuito, de po em baixo o tempo todo.
usei 7 no opala e na caravam (ambos diplomata 4100/alcool com um tapinha leve, só o opala é q era meio tenebroso, relação encurtada, blocado e tal) nos dois voyage que tive (ambos 1.6 com 14,5 de taxa) e no passat (1.8 com 15:1 de taxa).
-
7 fica seguro em carro pra rua. 8 seria mais se fosse pra usar em circuito, de po em baixo o tempo todo.
usei 7 no opala e na caravam (ambos diplomata 4100/alcool com um tapinha leve, só o opala é q era meio tenebroso, relação encurtada, blocado e tal) nos dois voyage que tive (ambos 1.6 com 14,5 de taxa) e no passat (1.8 com 15:1 de taxa).
[snapback]342301[/snapback]
ah, legal.
eu achava que por ter taxa mais alta precisaria de velas mais frias tbem.
caraco, 15:1 qual era a config do motor?
-
ah, legal.
eu achava que por ter taxa mais alta precisaria de velas mais frias tbem.
caraco, 15:1 qual era a config do motor?
[snapback]342311[/snapback]
nada absurdo… 1800, cabeçote rebaixado e equalisado, comando engle 306, parte de baixo com as folgas ajustadas (inclusive folgas de aneis) e tal.
gostoso como o motor girava, ia a 8500 rpm sem reclamar nada hehehe
tudo bem que uma vez soltou o volante né (não chegou a sair do lugar, só soltou), mas isso são detalhes