Motor desmontado
-
pessoal, revivendo o tópico.
comprei um vira std e mandei retificar pra 0,25
desmontei o motor e o bloco parece estar zerado, não tem nem calombo nos cilindros, a parte onde fica a luz do pistão tem apenas um pouco de carbonização leve que sai passando a unha, ainda se vê um pouco do brunimento antigo, apesar de o bloco já estar bem espelhado.
1- vou mandar medir o bloco e se a folga não estiver grande acho que vou trocar apenas os anéis dos pistões originais. o que acham?
2- as bielas estão com alojamento das bronzinas zerados, preciso mandar embuchar o local onde vão os pinos ou deixo do jeito que estão mesmo?
3- outra dúvida que tenho, queria mandar limpar quimicamente todo o motor (cabeçote, bloco, bielas e pistões), pois quero montar todo certinho e limpinho o motor. porém um amigo meu mecânico disse que peças de alumínio sofrem ataque no banho químico, a não ser que seja um produto específico pro alumínio. é verdade isso? nunca ouvi falar nada disso. tem algo bom e bastaaante eficaz pra limpar peças em casa?
espero que possam me ajudar
-
outra coisa que percebi agora apenas, um dos cilindros é encamisado, apenas o mais perto do câmbio, os outros são orignais.
porém essa camisa não tem o comprimento todo do cilindro, ela é mais curta uns 4mm na parte de baixo do bloco, tem problema isso?
medindo porcamente no paquímetro todos parecem ter um pouco mais que 76mm originais, será que dá pra usar os pistões originais?
-
nando desmonta o bloco e manda encamisar todos os cilindros e coloca anéis novos.
-
1 - nunca troque anéis em cilindros ovais, ponto todo cilindro começa a ovalizar assim que se liga o motor na primeira vez. mas se ambos, o cilindro e os anéis, começam a se desgastar juntos, não há problema pois se tudo for oval permanece a estanqueidade. se tirou o bloco refaça a geometria dos cilindros e aí logicamente troque todos os anéis.
2 - veja com um profissional de retífica se efetivamente as bielas estão zeradas. no olhômetro não funciona.
3 - se estiver contratando uma serviço de limpeza numa retífica, por exemplo, deixe que os caras decidam como e que devem lavar. se preocupe em pensar mais como vais curtir o carro com o motor novo em folha.
-
valeu lancia obrigado
então uso os pistões originais com anéis novos e bloco emcamisado mesmo né? as camisas precisam ficar com o tamanho exatado do cilindro do bloco? pois como eu comentei acima desta página o único cilindro encamisado tem 3,5mm a menos de altura que o cilindro do bloco.
-
nando se a camisa não chegar ao fim no sentido de cima para baixo ou seja está mais não perto do vira-brequim não tem problema desde que esse encurtamento não encontre os anéis quando estiver em pmi entendeu? ja do outro normalmente tem a cabeça e faz um rebaixo no bloco assim trava a camisa no bloco e o cabeçote depois de assentado trava a camisa no outro sentido.
-
marcos, entendi perfeitamente obrigado pela explicação
vo mandar encamisar o bloco todo e comprar anéis novos obrigado a todos
outra dúvida, alguém sabe fazer câmbio? o meu não segurava mais a terceira quando eu pisava no acelerador e a quarta estava começando a fazer o mesmo de vez em quando, eu mesmo queria ajeitar isso também.
-
tirei isso da revista abril, interessante capítulo da história automotiva brasileira:
_em 1997, a cofap juntou-se ao bradesco e à mahle (grupo alemão) para comprar a metal leve, a fábrica de bronzinas do empresário josé mindlin.
um ano depois, sem disposição para continuar num ramo cada vez mais competitivo, os controladores da cofap resolveram retirar-se do setor.
para a magneti marelli (fiat) e para a mahle, a compra da cofap foi fundamental.
gigantes no mundo, as duas empresas tinham pouca expressão no brasil.
precisavam de uma base maior para aproveitar o crescimento que está acontecendo no parque industrial brasileiro e conseguiram._
-
pessoal, novidades, levei o bloco e pistões na retífica.
o rapaz viu e mediu os pistões com micrômetro, são sobre-medida e estão muito bons, são 0,40mm.
os cilindros estão todos zerados na medida correta, ainda aparecem o brunimento antigo e não tem nenhum calombo na parte da luz do pistão.
fiz os orçamentos, e decidi apenas brunir os cilindros e trocar os anéis por novos, claro além da troca do virabrequim por um já retificado 0,25.
esses dias começarei a compra de juntas, bronzinas e etc. e a montagem começará.
depois posto as novidades.
-
vai usar que pistão? ou vai abrir?
-
vou usar o pistão sobre-medida que já estava no motor, medida 0,40mm ou seja, ele é 0,4mm maior que o original, estão em perfeito estado e o cilindro não está gasto (ainda tem marcas do brunimento antigo), é mais jogo trocar apenas os anéis e brunir os cilindros.
-
pessoal to com uma dúvida, o cilindro original tem 76mm de diâmetro, meus pistões tem 76,346mm (se não me engano), to procurando anéis pra esses pistões na internet e acho apenas medida 0,00 0,50 1,0 e 1,5mm sendo que essas medidas são ditas em polegadas tbm, a medida 1,0mm é equivalente a 0,40 …. será que meu pistão na verdade é um pistão 1,0mm ou 0,5mm ?