Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Retrabalho de cabeçote

Retrabalho de cabeçote

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
29 Posts 14 Posters 4.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • * Offline
    * Offline
    *Felipe*
    escreveu em última edição por
    #7

    deve aumentar bastante a velocidade dos gases…limparia beem mais facil...

    oque pode ter de contra nisso?

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      marcioap
      escreveu em última edição por
      #8

      deve aumentar bastante a velocidade dos gases…limparia beem mais facil...

      oque pode ter de contra nisso?

      [snapback]352852[/snapback]

      vou procurar o cara pra vir aki explicar.

      1 Resposta Última resposta
      • * Offline
        * Offline
        *Felipe*
        escreveu em última edição por
        #9

        olha, dei uma pesquisada rápida por aqui, juntei uns livros e a internet, e cheguei numa conclusão meio estupida…:cry:

        mas vamos la

        qndo se faz o espelhamento dos dutos, ganha-se potencia devido ao aumento q resultou,( tirando 1mm, 2mm enfim), temos um duto de maior diametro. só que, fazendo isso, a velocidade dos gases aumenta e mto... ganha-se potencia, porém existe um desperdicio de combustivel, pois qndo temos os dutos enrrugados , acabam ficando algumas gotinhas de combustivel lah. ou seja, na proxima etapa do ciclo, essas gotinhas são readmitidas e ajudam na proxima combust?o.

        porém, como tudo é uma faca de doi gumes, polir os dutos resulta numa capacidade de giro maior, ou seja, capacidade de girar. assim, temos o escoamento mais rapido q resulta numa perda de potência ( vide motores a diesel)...

        bom, isso foi oq eu conclu?...

        no bcws, falaram assim: no fim, chegou-se é mesma escolha: polir dutos e ter maior potência com maior desperd?cio, ou não polir e ter menor potência com mais efici?ncia.

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
          L Offline
          Lee
          escreveu em última edição por
          #10

          a diferença não seria p/ carburado x injetados e sim pra aspirado x turbo.

          em motor aspirado alem de não de polir (espelhar) as paredes internas, é feito em coletores de admissão top um trabalho nas paredes deixando em formato de rosca, como a parte interna de uma porca e tb de uma pistola (arma de fogo) direcionando o fluxo de acordo com o formato da c?mara de combust?o. nos ap, nos dutos 1 e 2 tem um sentido da rosca e nos dutos 3 e 4 se faz a rosca em outro sentido.

          garanto pra vc que muita gente, mesmo as pessoas especializadas em preparação de cabeçotes/coletores não sabem desse esquema, e se sabem, fingem que não sabem e nem sequer comentam. é algo meio que secreto . alias, era…me ensinaram isso a uns 12 anos atras. vi isso sendo feito para carros da divisão n e tb em motores de aldee de circuito.

          [snapback]352775[/snapback]

          :cry:

          meu preparador falou disso ai. só não fiz agora pq ainda não é necessário, estamos deixando pra fazer só na hora de desmontar tudo :hauhau:

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            marcioap
            escreveu em última edição por
            #11

            olha, dei uma pesquisada rápida por aqui, juntei uns livros e a internet, e cheguei numa conclusão meio estupida…:hauhau:

            mas vamos la

            qndo se faz o espelhamento dos dutos, ganha-se potencia devido ao aumento q resultou,( tirando 1mm, 2mm enfim), temos um duto de maior diametro. só que, fazendo isso, a velocidade dos gases aumenta e mto... ganha-se potencia, porém existe um desperdicio de combustivel, pois qndo temos os dutos enrrugados , acabam ficando algumas gotinhas de combustivel lah. ou seja, na proxima etapa do ciclo, essas gotinhas são readmitidas e ajudam na proxima combust?o.

            porém, como tudo é uma faca de doi gumes, polir os dutos resulta numa capacidade de giro maior, ou seja, capacidade de girar. assim, temos o escoamento mais rapido q resulta numa perda de potência ( vide motores a diesel)...

            bom, isso foi oq eu conclu?...

            no bcws, falaram assim: no fim, chegou-se é mesma escolha: polir dutos e ter maior potência com maior desperd?cio, ou não polir e ter menor potência com mais efici?ncia.

            [snapback]353044[/snapback]

            era isso que eu tava tentando falar, que os dutos polidos dão mais potencia, porem um maior consumo.

            mais fiquei na duvida. si é que ele escoame melhor, é só mandar menos, pois si com dutos rugossos fica sempre un pouco de combustivel, e depois esse combustivel ayuda na proxima combust?o, si mandar menos combustivel nos dutos polidos ficaria até mais economico que com dutos rugodos, pois esse pouco que fica nos dutos rugussos num precisaria ser jogado nos dutos polidos, e pra proxima combustão tambein não, pois todo o combustivle jogado chegaria no cilindro.

            alguem ai pra responder isso???

            vamos tentar resumir então

            dutos polidos 100% liso = maior consumo, maior potencia, maior velocidade

            dutos rugosos = menos consumo, menos potencia, menor velocidade

            cuanto mais eu leio, mais aprendo, e mais confuso fico rsrs :cry:

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio
              escreveu em última edição por
              #12

              mas com dutos extremamente polidos o combustável não se mistura perfeitamente com o ar e chega a virar liquido nas paredes novamente e acaba saindo do motor sem queimar desperdi?ando combustável, se bem que com dutos polidos mais ar entra gerando mais potência.

              1 Resposta Última resposta
              • H Offline
                H Offline
                hulk - 21
                escreveu em última edição por
                #13

                quanto maior o dulto menor é a velocidade do ar, vc ganha em vazao não em velocidade.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  m4c4c0
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  ouvi que a maior ou menor aspereza das paredes do coletor influencia a homogeneidade da mistura ar/combustável. se tiver como criar um turbilhonamento como disse o ka, deve ser melhor ainda.

                  1 Resposta Última resposta
                  • H Offline
                    H Offline
                    hernani.vila
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    dutos e coletores de escape podem e devem ser polidos até ficarem espelhados , não h? problemas. já os de admissão precisam de alguma rugosidade, para não atrapalhar a mistura ar/combustável, camo já explicado acima.

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      Tshiii
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      a rugosidade da parede do coletor e dos dutos, faz o regime do escoamento tornar-se turbulento, com essa turbulencia, h? uma melhor emulsificação da mistura, ficando mais homogenea, resultando melhor queima, melhor potencia.

                      porém, o espelhado, retira-se o atrito q a mistura faria com as paredes, logo escoaria mais rapido, porém vc perde essa homogeneidade da mistura…

                      o ideal seria o meio termo, fazer escoar muito rapido, com grande vaz?o, e ainda assim emulsificando ar e combustivel. entra aí o que a ka falou, sobre o esquema q fizeram nesses coletores q ela viu...

                      agora eu c? com meus botões, estava pensando uma coisa. num turbo, se eu colocar os bicos antes da turbina, ao passar pelas pos dela, emulsificaria animal, então acredito q nesse caso, eu poderia ter tudo polidinho :cry:

                      1 Resposta Última resposta
                      • * Offline
                        * Offline
                        *Felipe*
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        eu ja penso diferente…

                        se polir só os dutos de escape ja deve ser beeem interessante..

                        olha, turbilhonamentos a parte...

                        temos bastaaaante coisa no meio do caminho q possa gerar uma turbulencia hein...

                        eiiii thsiii...

                        pode até ter fundamento isso q vc disse...

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          Tshiii
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          eiiii thsiii…

                          pode até ter fundamento isso q vc disse...

                          [snapback]353582[/snapback]

                          até que servem pra alguma coisa, aulinhas de mecanica dos fluidos, termodinamica e hidraulica… hehehe

                          1 Resposta Última resposta
                          • * Offline
                            * Offline
                            *Felipe*
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            hehehhehe

                            e como servem… :cry:

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
                              R Offline
                              Rix
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              devaneio de um computeiro (minha formação não tem nada a ver com mecânica…)

                              no caso de um motor a álcool (que tem um ponto de fulgor mais alto que a gasolina): as paredes rugosas dariam o benefício de se ter maior superf?cie de contato com o bombustável, aumentando um pouco a temperatura da mistura (sim, o álcool rouba um pouco de calor do motor) e ajudando na queima, pela melhor emulsificação do combustável e tb pela diminuição da quantidade de energia inicial necessária para que ocorra a reação (explosão). a única variável que tomei para se pensar nisso foi o ponto de fulgor. com certeza existem outras, essas que eu não consigo enxergar com meus olhos de leigo. se não me engano o rodrigo west (corsa2.0) sabe mais algumas coisas sobre isso.

                              no caso de um motor a gasolina, que tem um ponto de fulgor mais baixo, pouca energia incial já faz ocorrer a reação, penso que quanto maior o fluxo para dentro dos cilindros, melhor, já que não se tem muita preocupação com o ponto de fulgor.

                              isso são só pensamentos de um ignorante que deve estar falando mais um monte de bobagens. se alguém puder somar mais um pouco de conhecimento pra mim, fico grato

                              []s

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
                                S Offline
                                SONAMBULO
                                escreveu em última edição por
                                #21

                                eu tenho um civic vti e tava pensando em fazer o polimento.

                                no caso o que seria melhor então? polir o coletor e deixar o duto como está?

                                1 Resposta Última resposta
                                • * Offline
                                  * Offline
                                  *Felipe*
                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  a idéia de polir o coletor é boa, mas não é tá??ção funcional como polir duto…

                                  ta original???

                                  pq se estiver, vale a pena fazer outras coisas com a mesma grana...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    AGOSTINI
                                    escreveu em última edição por
                                    #23

                                    vamos tentar resumir então

                                    dutos polidos 100% liso = maior consumo, maior potencia, maior velocidade

                                    dutos rugosos = menos consumo, menos potencia, menor velocidade

                                    perai galera, issu tudo só vale para motores carburados e injeção monoponto….... para injeção multi issu naum vale....falowww

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • * Offline
                                      * Offline
                                      *Felipe*
                                      escreveu em última edição por
                                      #24

                                      vamos tentar resumir então

                                      dutos polidos 100% liso = maior consumo, maior potencia, maior velocidade

                                      dutos rugosos = menos consumo, menos potencia, menor velocidade

                                      perai galera, issu tudo só vale para motores carburados e injeção monoponto….... para injeção multi issu naum vale....falowww

                                      [snapback]354682[/snapback]

                                      acho q vc está se equivocando…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • ? Offline
                                        ? Offline
                                        Visitante
                                        escreveu em última edição por
                                        #25

                                        injeção multiponto injeta o combustivel praticamente em cima das valvulas e com isso praticamente anula o trabalho feito dali pra tras, ja que a ideia é melhorar o fluxo da mistura e não do ar admitido (no caso de motor turbo).

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • * Offline
                                          * Offline
                                          *Felipe*
                                          escreveu em última edição por
                                          #26

                                          no caso do turbo sim…

                                          ? q qndo penso nesse tipo de trabalho.. me vem os aspirados na mente...

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários