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Taxa de aspirado vs turbo

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  • M Offline
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    menegotto
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    #14

    um motor 10:1 aspirado com rendimento de 80% (motor bem moderno) tem uma taxa dinâmica próxima a 8:1, com turbo a 1 bar, a taxa dinâmica vai próximo a 15:1, isso considerando um bom turbo e um bom cabeçote com alto rendimento volumétrico.

    é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

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    • F Offline
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      Flavio Cruz
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      #15

      fico imaginando a taxa de um motor pra comprimir 5 bar de turbo… pqp ...

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      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #16

        pelo que me lembre os antigos motor de f1 tinham 7 ou 8:1 de taxa e enchiam 3,2bar algo assim, mas a taxa é baixa pois o beneficio de se usar altas pressões é aquela velha discussão do enchimento volumétrico, ou seja quanto menos taxa e mais pressão mais enchimento do cilindro

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        • G Offline
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          Gaucho
          escreveu em última edição por
          #17

          ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

          ajudei a montar 1 citroen turbo mortadela parecido c o meu, mas usando uma turbina pequena

          afundava o pé vinha 1 kg, depois de 5k giros ía abaixando e no corte tava c 0,5

          o motor sugava a pressão da turbina ahahahahahahah

          parecia q tinha uma válvula n75

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            menegotto
            escreveu em última edição por
            #18

            o turbo deveria estar trabalhando em choke não deve durar muito nessa condição

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            • F Offline
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              Flavio Cruz
              escreveu em última edição por
              #19

              pelo que me lembre os antigos motor de f1 tinham 7 ou 8:1 de taxa e enchiam 3,2bar algo assim, mas a taxa é baixa pois o beneficio de se usar altas pressões é aquela velha discussão do enchimento volumétrico, ou seja quanto menos taxa e mais pressão mais enchimento do cilindro

              australian gp, for example… as a result, qualifying manifold pressure rose to over 5.0 bar (up to 5.5 bar has been reported) and outputs were generously in excess of 1100hp - some sources say approximately 1300hp. it came as no surprise, therefore, when gerhard berger s ferrari v6 twin-turbo was clocked at a milestone 218 mph (351 km/h). and, remember, we are still talking about little 1.5-litre engines...

              taxa de 6.5 e até 5.5 bar de turbo (qualificação)

              santa ignorancia...

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              • J Offline
                J Offline
                jonas_102
                escreveu em última edição por
                #20

                eu acho que nenhuma das respostas responde a pergunta.

                pelo que entendi a pergunta foi: porque em um motor turbo no alcool pode-se chegar a taxas dinamicas proximas de 24:1 e em um aspirado não?

                posso estar errado mas o que eu entendi foi isso.

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  pallaoro
                  escreveu em última edição por
                  #21

                  é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                  cara isso é o que vo fazer uhauhauha…

                  mas no meu caso 9,5 de taxa e 0.8bar.

                  da hora o mini cooper que tem 10.5 de taxa e chega a 1.6bar de boost na gasola de posto, mas ai são outros 500, injeção direta, bla bla bla...

                  1 Resposta Última resposta
                  • J Offline
                    J Offline
                    jonas_102
                    escreveu em última edição por
                    #22

                    é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                    cara isso é o que vo fazer uhauhauha…

                    mas no meu caso 9,5 de taxa e 0.8bar.

                    da hora o mini cooper que tem 10.5 de taxa e chega a 1.6bar de boost na gasola de posto, mas ai são outros 500, injeção direta, bla bla bla...

                    nao creio que com alcoolina chegue a tal pressão.

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      pallaoro
                      escreveu em última edição por
                      #23

                      é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                      cara isso é o que vo fazer uhauhauha…

                      mas no meu caso 9,5 de taxa e 0.8bar.

                      da hora o mini cooper que tem 10.5 de taxa e chega a 1.6bar de boost na gasola de posto, mas ai são outros 500, injeção direta, bla bla bla...

                      nao creio que com alcoolina chegue a tal pressão.

                      pior que chega, meu irmão eh engenheiro no lab de desenvolvimento tecnologico da mahle e comentou isso, tiverem um curso lá sobre esse motor. mas isso eh um pico em alguma condição (baixa rotação), vou perguntar melhor pra ele.

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #24

                        é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                        cara isso é o que vo fazer uhauhauha…

                        mas no meu caso 9,5 de taxa e 0.8bar.

                        da hora o mini cooper que tem 10.5 de taxa e chega a 1.6bar de boost na gasola de posto, mas ai são outros 500, injeção direta, bla bla bla...

                        nao creio que com alcoolina chegue a tal pressão.

                        mas o álcool é melhor em tudo

                        99% dos carros brasileiros resfriados …....... só são turbo por causa do álcool

                        na gasolina teriam q abrir o motor p destaxar (trocar os pistões).......eu mesmo não faria

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          menegotto
                          escreveu em última edição por
                          #25

                          com certeza os mini usam forjados de fábrica

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
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                            Pellegrino
                            escreveu em última edição por
                            #26

                            fora que, já imaginaram dar partida num motor ciclo otto com 20:1 de taxa?

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fabio
                              escreveu em última edição por
                              #27

                              eu acho que nenhuma das respostas responde a pergunta.

                              pelo que entendi a pergunta foi: porque em um motor turbo no alcool pode-se chegar a taxas dinamicas proximas de 24:1 e em um aspirado não?

                              posso estar errado mas o que eu entendi foi isso.

                              essa pergunta mesmo.

                              e mesmo em motore só gasolina como, por exemplo, punto t-jet que tem mais taxa dinâmica do que no aspirado.

                              por que o turbosuporta e o aspirado não suporta algo equivalente.

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                Gaucho
                                escreveu em última edição por
                                #28

                                por que o turbosuporta e o aspirado não suporta algo equivalente.

                                a conta não deve ser essa

                                10 de taxa c 1 kg de turbo, não equivale a 18 ou 20/1 de taxa

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
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                                  Pellegrino
                                  escreveu em última edição por
                                  #29

                                  por que o turbosuporta e o aspirado não suporta algo equivalente.

                                  a conta não deve ser essa

                                  10 de taxa c 1 kg de turbo, não equivale a 18 ou 20/1 de taxa

                                  sim, até pq qto maior a rotação, há uma queda na compressão.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #30

                                    então cairia no aspirado também

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
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                                      #31

                                      a resposta é tão simples que achei que já tinham dado…. taxa dinâmica não existe da forma que é disseminada aqui no forum... ela varia com a eficiência volumétrica, que por sua vez varia com a posição do acelerador (ou seja num é só wot que importa) e rotação.

                                      desta forma um motor tem uma curva de ve que se assemelha a curva de torque, vamos dizer que em 3.000rpm tnha torque máximo e um rendimento de 88%, isso significa que cada pistão irá aspirar 88% de sua cilindrada unitária nessa condição, diminuindo conforma o giro se afasta destes 3.000rpm, ou seja a taxa dinâmica irá mudar conforme a ve se modifica.

                                      outra coisa é o controle a detonação, qdo vc tem um controle refinado (ecu) que tem condição de contorno (knock sensor) e velocidade de resposta (velocidade do processador) vc pode usar taxa mais no limite de detonação.

                                      como a ve se modifica com o comando (numero de valvulas, etc) utilizado, se vc usar um comando mais agudo que desloque regime de torque máximo para uma rotação superior vc consegue aumentar a taxa.

                                      ultima coisa (que vou citar, tem mais algumas), o avanço é simplificando, o tempo necessário pra faisca percorrer o ponto inicial (vela) até a parede da câmara, como se modifica obviamente com a rotação, qto maior o giro menos tempo se tem disponivel, por outro lado...qto maior o diâmetro do cilindro mais tempo se gasta pra que isto ocorra (precisa de mais avanço) o diâmetro acaba sendo tbm um grande influente da taxa, além obvio de que uma camara pequena troca calor melhor doque uma câmara grande.

                                      enfim... num existe uma explicação, é uma somatória de fatores... e esse calculo de taxa dinâmica que é difundido aqui não é exatamente o que se entende como taxa... mas um equivalente que te da a ordem de grandeza entre taxa e pressão de admissão.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #32

                                        certo, mas temos que seguir a regra de upton para o melhoraproveitamento possível do combustível queimado. a regra diz que quando o pistãoestiver no pms já deverá ter sido queimado cerca de ½ da mistura, sendo que opico de energia virá quando 100% da mistura tiver sido queimada. isso em média ocorreentre 12º e 14º apms. a taxa de compressão influi nisso, pois quando o pistão comprimea mistura, a mesma é aquecida e a chama se propaga mais rapidamente após a centelha.num motor de maior diâmetro do pistão a frente de chama terá um caminho maior apercorrer e com isso pode ser que antes dela terminar o percurso o resto damistura já tenha se aquecido em demasia e ocorra detonação. então todo motortem uma taxa máxima de compressão possível antes que o fenômeno da detonação ocorra.

                                        agora quanto a nomenclaturas, se é taxa dinâmica, eficiênciavolumétrica, taxa estética, etc. é detalhe frente a questão do tópico.

                                        então para não ter mais problemas, vamos supor que um motorde 86mm de diâmetro trabalhe com taxa de 12:1 com gasolina e que tenha em seumomento ótimo 90% de eficiência volumétrica. supondo que esse motor hipotético éde 4 cilindros e tem a famosa relação diâmetro x curso de 86mmx86mm e volume de2000 cm³. com 90% de enchimento em seu melhor momento ele terá aspirado 1800 cm³que foram comprimidos para 166,66 cm³, ou seja, uma taxa real de compressão de 10,8:1,onde poderíamos também dizer que dentro do cilindro a pressão seria de 10,8 km/cm²,assim fica de fora as confusões de nomenclaturas.

                                        agora esse mesmo motor tem acoplado nele um turbocompressorque consegue enviar 0,5 atm com eficiência de 100% para o motor de 2000 cm³ em questão. logo, se omotor original tinha 90% de eficiência máxima em seu momento ótimo econsiderando que o turbocompressor consiga essa pressão de sobrealimentação de0,5 atm nesse mesmo momento, o motor estaria admitindo 2700 cm³ de mistura e emseguida comprimindo a mesma para um espaço de 166,66 cm³, ou seja, uma taxa decompressão real de 16,20:1, ou 16,2 kg/cm².

                                        lembrando que nada no motor foi trocado, o comando deválvulas é o mesmo, etc. e continua abastecido com gasolina.

                                        então se o motor estava no limite com 10,8 kg/cm², comoconsegue trabalhar com 16,2 kg/cm²?

                                        1- misturasuper rica, para sair sem queimar e de certa forma resfriar um pouco a câmara?

                                        2- sensorde detonação funcionando direto?;

                                        3- pontode ignição atrasado em relação a máxima eficiência conforme a regra de upton, sendoque mesmo desperdiçando potência, ela no geral é maior, pois tem mais misturasendo queimada?

                                        lembrando que se é taxa dinâmica, eficiência volumétrica,taxa estática, etc. isso não responde ao tópico, pois de qualquer forma amistura estará sendo mais comprimida do que no motor original quando o mesmofor turbinado e nada for trocado.

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #33

                                          nenhum dos 3 itens acima…

                                          vc ta se perdendo fazendo generalizações apenas num ponto de funcionamento do motor... é a mesma coisa querer que um motor ciclo otto comum funcione em regime estratificado (lambda perto de 1,3) sem ter todas as alterações (pré injeção, injeção direta, gerenciamento adequado e veloz) etc...

                                          1 Resposta Última resposta

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