Protótipo
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estou cursando um tecnico em automobilistica no senai, aki do rio…
a turma está com uma ideia de fazer um prototipo... um colega trouxe uma foto dakela carrinho, bicudinho, parecido com um f-1, q andou circulando por aki na pp.... realmente, pegar ele como base seria uma otima ideia, até pq eliminaria varios problemas e calculos... e pelo o q me consta, ele ficou mmuuiittoo bom...
mas como não vamos copia-lo como um todo, apenas a estrutura, exterior será diferente tb, peão para discutirmos o q seria melhor em relação ao todo...
pensava, logico, num ap... e pq não.... mas pode ser um ohc tb, um puta motor... a ideia do ap é pela facilidade de mexer, preão de peças, receitas de bolo, e etc...
agora precisava saber, longitudinal, transversal, motor central, dianteiro, traseiro, q caixa, suspensão, enfim... tudo
deem suas opniões a minha é a seguinte:
motor: ap 1.9 alcool taxado com cabeçote preparado e comando brabo
posição do motor: longitudinal traseiro, invertido, como nos fuscas, com caixa de fusca mesmo
tanque na dianteira
1 lugar apenas...
bem baixo, com rodas pequenas...
uma frente estilo f-1...
parte de suspensão, algo como duplo amortecimento dianteiro, com puta amortecedores traseiros...
mas preciso aprofundar mais nisso... pois essa parte não entendo bulhufas, por isso peão a opinião de vcs...
aahh e o velho e bom carburador nada de injeção... lembrem-se q somos todos estudantes, uns trabalham outros não... então a verba não será das maiores... tem cerca de 30 alunos na sala...
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o ideal é usar o motor em posição central-traseira….
motor traseiro vai trazer o peso todo pra parte traseira do carro...vai desequilibrar ele....
e pq não um motor a ar? baixo cg, mais leve q um ap (em ordem de marcha) e fica bem legal se preparado...
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o ideal é usar o motor em posição central-traseira….
motor traseiro vai trazer o peso todo pra parte traseira do carro...vai desequilibrar ele....
e pq não um motor a ar? baixo cg, mais leve q um ap (em ordem de marcha) e fica bem legal se preparado...
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não tinha pensando no a ar… é uma opção tb... pensei no ap, pois tenho o bloco 1.9... q no momento precisa de eixo e pistões... ele já está rebaixado pra taxa ficar certa... isso barateia um bocado o projeto...
colocando central traseiro, pra q lado ficaria a caixa, e como ficaria a transmissão?
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cara, conhece a formula sae??
pega o regulamento, lá tem bastante informação sobre a construção…
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não tinha pensando no a ar… é uma opção tb... pensei no ap, pois tenho o bloco 1.9... q no momento precisa de eixo e pistões... ele já está rebaixado pra taxa ficar certa... isso barateia um bocado o projeto...
colocando central traseiro, pra q lado ficaria a caixa, e como ficaria a transmissão?
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se for usar ap, coloca ele na transversal e como o disse: central traseiro. use cambio de escort.
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se for usar ap, coloca ele na transversal e como o disse: central traseiro. use cambio de escort.
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? uma excelente idéia…..não tinha pensado inicialmente em colocar ele na transversal....com isso eles conseguem fazer um carro compacto e se inclinar o motor abaixa o cg......
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pq motor 1.9 cara, se vai usar aspirado coloca um 2.0 com mais torque e mais potencia, se tiver pensando em giro alto, o mesmo giro que vc vai atingir com o 1.9 vc consegue com o 2.0 e com mais potencia. motor, ideal seria se fosse central, para distribuição de peso e nao se esque?a de bons freios.
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alem do que reduz a torção lateral do chassi e com isso colabora com o trabalho da suspensão.
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pq motor 1.9 cara, se vai usar aspirado coloca um 2.0 com mais torque e mais potencia, se tiver pensando em giro alto, o mesmo giro que vc vai atingir com o 1.9 vc consegue com o 2.0 e com mais potencia. motor, ideal seria se fosse central, para distribuição de peso e nao se esque?a de bons freios.
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dá pra montar um motor 2.0 usando o vb de 1.8 e pistões de monza 2.0
tudo bem q se quebrar joga o bloco fora, mas vc gira com mais folga e a curva de torque se mantém plana por uma boa parte da faixa de rpm….
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pq motor 1.9 cara, se vai usar aspirado coloca um 2.0 com mais torque e mais potencia, se tiver pensando em giro alto, o mesmo giro que vc vai atingir com o 1.9 vc consegue com o 2.0 e com mais potencia. motor, ideal seria se fosse central, para distribuição de peso e nao se esque?a de bons freios.
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1.9 pq eu já tenho um bloco 1.9, barateia muito o trabalho… e outra, lembrem-se q é um carrinho pra uma pessoa, leve e compacto o 1.9 nesse carrinho vai se sair muito diferente de 1.9 num carro comum, pesado, etc...
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cara, conhece a formula sae??
pega o regulamento, lá tem bastante informação sobre a construção…
http://www.saebrasil.org.br/eventos/formul…5/principal.htm
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estamos construindo um desses aqui na facu (ufc). não conseguimos ir pra competição esse ano por falta de passagem…
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dá pra montar um motor 2.0 usando o vb de 1.8 e pistões de monza 2.0
tudo bem q se quebrar joga o bloco fora, mas vc gira com mais folga e a curva de torque se mantém plana por uma boa parte da faixa de rpm….
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excelente para um carro de pista… girando e com uma boa curva de torque...
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pode-se usar motor 1.6 ap, tem custo reduzido, encontra-se fácil, tem mais durabilidade e gira muito… já que torque não é problema.
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excelente para um carro de pista… girando e com uma boa curva de torque...
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exato….não é o mais recomendado pra correr uma corrida de endurance, e é necessário radiador de óleo e um de água decente...
eixo de 1.8 com pistões de monza 2.0 fica 2.1 né??
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fica 2.0