Gol 1.0 atinge 219 km/h e quebra recorde de veloci
-
só pra apimentar um pouco, aqui tem algumas médias da prova do cta em 2003. vejam alguns carros que fazem perto dos 219 km/h de média. (e a maioria ali era preparado).
http://tsjorges.blog.uol.com.br/arch2004-0…2004-07-24.html
(embaixo na pogina)
-
so os que fucaram na net fu?ando pra ver como andava o carro sabe o valor disso keria poder esta lá pra ajudar, nem que seja pra apertar os parafusos da roda
-
essa discussao toda me lembrou daquelas provas de cavalo (o animal) contra veiculos de motor a combustao…
quem já viu um motor dkw de tr?s cilindros (um amigo meu tinha um candango que era uma merda mas a gente se divertia) pode valorizar o feito do carcar? lá atrás. vê o nome dos caras que estavam envolvidos no projeto, tudo gente com história no meio automobilistico nacional.
durante um tempao, ninguém se interessou pelo recorde, pelos mais variados motivos. aí, vai um cara que poe na moringa que quer tirar uma potencia absurda num carro de rua e 1000 cm3. nem sei se ele sabia do record qdo começou a fu?ar no carro.
vai desmerecer por isso? vê aqueles caras que vao em bonneville, tem quem leve monopostos exclusivóssimos, em cima de carreta, patroc?nio de multinacional de petróleo e o catzo a quatro. a bar da f1 tava tentando bater os 400km/h com o carro de gp, que absolutamente nao é feito para top speed.
mas tem quem vê com o carro do dia-a-dia, motor feito em casa nos finais de semana e comemora o feito com uma bela bud e um beijo da mui? gorda.
comparo, portanto, o feito do tiago com esses últimos, pois pelo que parece foi mais suor e vontade do que com intenções de marketing, e que nao precisa, necessariamente, ser comparado com o carcar?...
parabéns, tiago, botou na cabeça que ia fazer e fez.
-
- e lembrem-se que uma ferrari (como a 355) nao consegue atingir a marca de 200km/h nesta prova, entao nao vai ser seu dart –-- ou um ap turbo qualquer que ir? bater esta marca [snapback]359668[/snapback]
ferrari 355 dando canseira em ap turbo? só se for turbo basico hehehehe
-
galera… manerem nos animos.....
não é legal trancar tópico no mecanica por animos exaltados ok?
[snapback]359741[/snapback]
pois é, eu só não travei em consideração ao tiago e seu projeto feito com tanto capricho e dedicação.
desde post em diante, qualquer comentário pessoal/ofensivo será deletado
-
ferrari 355 dando canseira em ap turbo? só se for turbo basico hehehehe
[snapback]359767[/snapback]
q coisa… encontrei com o dono da maserati ontem aki de novo...
detalhe: mas. 3200gt = msm mec ferra 355.
eu fico relutante de pra quem eu posso dizer isso, pq vc sabe né é esses carros miticos nunca q vao tomar benga pra gol velho...
-
aaheuaehueauah
imagine a cara dele quando ele percebeu que soltou as penas em vêo? que eu moderei os dois?
voi tao bem pregado que deixei as desculpas dele para o forum todo ver..
agora, kd o cporra do corsa 2.0 que num posta, to aki a 20 min e o porra ta escrevendo e num posta
-
recorde é recorde, tá aí e não tem… parabéns ao tiago por entrar nos anais do automobilismo brasileiro (ehehhehehe ) e principalmente pelo empenho de desenvolver o 1.0 16v t com expressivos mais de 300cv. embora eu fosse gastar esse dinheiro, se o tivesse, em um motor maior com uma potência absoluta igualmente maior, não posso deixar de reconhecer o mérito
agora vou trazer a vocês uma análise técnica diferente, explicando porquê o gol tem vantagem em relação ao carcar?:
- aerodin?mica vs potência
o gol (vejam lá no blog) tem uns espelhos bem aerodin?micos, e com certeza deve ser rebaixado, ambos fatores que melhoram o coeficiente de penetração aerodin?mica do carro em relação ao original.
vamos supor de maneira conservadora um cx de 0,35 para o gol, e uma área frontal de 2,0m^2... temos um coeficiente aerodin?mico de 0,70, que representa uma relação direta e linear da potência consumida pelo veículo em determinada velocidade. o carcar? é um streamliner, mas tem a potência do gol dividida por 3,5... então dividindo o coeficiente de 0,7 por 3,5 temos um coeficiente equivalente de 0,2 para o carcar?, que é um valor bem razoável, equivalente ?s combinações cx=0,2 e af=1,0m^2 ou cx=0,22 e af=0,9m^2, por exemplo.
conclusão, empate técnico na questão aerodin?mica vs potência.
obs: potência = cx * af * 0,5 * densidade_ar * (velocidade)^3
- peso vs potência
o carcar?, conforme citado no tópico, tinha 550kg e 100cv, resultando em 5,5kg/cv ou 181cv/tonelada
o gol, em uma estimativa conservadora, 1200kg para os 350cv, resultando em 3,43kg/cv ou 291cv/tonelada.
conclusão, o gol tem 61% a mais de potência específica que o carcar?. e se o carcar? tivesse 161cv, quanto daria??
sendo assim é perfeitamente normal ele bater o recorde, mesmo com as maiores dificuldades para colocar a potência no chão ao sair da imobilidade, e outras que o junior (over) explicou.
continuando o comentário técnico...
os 219km/h são expressivos. mas ainda abaixo do potencial para um carro com tal nível de potência/peso/aerodin?mica. minha refer?ncia prática é meu carro, citado pelo caferna e pelo xucrute. a parati 1984, essa sim com cx de caixa de sapato e um coeficiente aerodin?mico bem por baixo 25% maior que o do gol. quando era turbo, tinha 1030kg comigo dentro,aferidos no festival de arrancada de 2004. andei com 1,7bar, sem intercooler, num motor ap 1.8mi original com 9,5 de taxa.
mesmo estimando a potência em generosos 270cv, ainda seriam 262cv/tonelada, inferior ao gol... a parati com configuração de rua, e motorista de rua também :oops:, apenas usando ~14psi nos pneus dianteiros.
a não ser que a parati tivesse uma efici?ncia c.m. 100% e mais de 300cv, vai saber... as bielas (usadas) de golf antigo 1.8 aguentaram bem, seria possível?
por isso, aguardamos ansiosos uma nova medição do gol do tiago, com 100% da capacidade.
e tomara que a moda pegue, que se comece a organizar mais eventos desses e abertos ao poblico, e que o presso seja acessável. quando isso acontecer eu vou querer andar, mesmo com carro manco.
[]s
-
q coisa… encontrei com o dono da maserati ontem aki de novo...
detalhe: mas. 3200gt = msm mec ferra 355.
eu fico relutante de pra quem eu posso dizer isso, pq vc sabe né é esses carros miticos nunca q vao tomar benga pra gol velho…
[snapback]359799[/snapback]
olha que não hein haagen daaz…
mas não desvirtuemos mais o tópico...