Ap turbo de corrida
-
o grande lance de carro turbo pra corrida de longa duração é a durabilidade…
nem falo dos audis e porsches q correm em longa pq isso é outro mundo, mas pra nossa realidade esse é o maior problema
bom, eu não vejo necessidade de booster em corrida de longa, já que é raro disputas ferrenhas por posição...e normalmente qdo elas acontecem o risco de quebra aumenta e muito...
eu acho essa sua config até interessante dependendo do circuito....acho tb q caberia aí usar um rotor quente um pouco maior tb...
como é o circuito? mais travado, mais de alta? muitas retas longas?
-
o jeito é desenvolver em cima….creio eu que ninguem aqui tenha know how de provas de endurance....
eu iria de baixo boost, turbina pequena tipo k16, um ic altamente eficiente, radiador de oleo, sistema cath de oleo, bomba de oleo retrabalhada...e ainda acho q nao aguenta hauehuheuaheu
os proprios porsches turbos a k16 original deles nao aguenta...uma corrida longa
-
se vc analisar o que faz um carro de endurance vencedor vai chegar a 2 fatores sempre desprezados por quem nunca correu a sório:
1- pra ganhar tem que chegar
ou seja tem que ter confiabilidade, e andar muito abaixo do limite
2- o qto menos vc para pra reabastecer (e trocar pneus) melhor
ou seja potência é bom, mas consumir menos é melhor.
lições que a vw sacou bem ao colocar 2 golf tdi numa prova de endurance..mesmo com apenas 180cv venceu carros de mais de 300cv com mais de 2 voltas de diferença simplesmente pelo fator consumo + confiabilidade.
meu conselho ?: - pra começar, depois vc vai deixando mais perto do limite com o tempo:
esque?a de 1,5bar…esque?a até mesmo de 1bar...vai de 0,7bar usando um intercooler generoso, avalie bem se compensa usar alcool (baixa autonomia, mas melhor confiabilidade) ou gasolina (autonomia bem maior, mas tme que usar gasolina de alta qualidade=octanagem) pra escolher a taxa de compressão.
sistema turbo compressor e escape tem que ser bem generosos pra que os gases queimados escoem rapido (baixa back pressure).
o acerto ?....falta de acerto perto de plena carga o carro deve vir sempre bem rico, acima do ideal perto de falhar por misfiring pra abaixar a temperatura na c?mara de combust?o.
todos os carros turbinados (diferente de carro turbo = original de fabrica) que correm na mil milhas acabam quebrando porque usam mais de 1bar ou querem trabalhar no rendimento máximo...
endurance é prova de formiga, num vence o mais forte, vence a equipe, vence o time...
-
qual o circuito em questao?
e quanto eh a longa duracao?
-
ponto nao eh o problema.
-
[quote=quarteto+oct 26 2005, 09:42 am-->quote(cleber
[quote=quarteto @ oct 26 2005, 09:42 am)porshce turbo de corrida de longa não usa kkk k16
ali?s, se não me engano, nem os biturbo usam
[snapback]364464[/snapback]
as originais vem com 2 k16 sim fela.. =d
a ruf usa 2 k24 no lugar das k16 e, em alguns casos, 2 k26 ( )
meu pitaco inutil eh usar carcaca quente grande e eixo grande pra liberar o motor em alta e nao ser restritivo pra nao esquentar demais (valvulas, camara…). qnto as valvulas de escape, tem que ver se nao vao queimar durante a prova, nem adianta querer enfiar 50 mil angulos e deixar pouca area de contato com a sede. se dinheiro nao for problema(geralmente eh solucao heuheuhe), existe valvulas pra ap 8v refrigeradas a sodio... saem na base de 45 dolares mais ou menos (e tem o frete + impostos).
radiador de oleo, ou um carter que de conta de manter o lubrificante em temperaturas toleraveis, eh de lei.
intercooler idem...
qnto a alimentacao, uma fueltech nao seria mais adequada por ser digital ?
abracos
-
ponto nao eh o problema.
[snapback]364526[/snapback]
muito atrasado, travado ou sem uma diminuicao no avanco / ponto final… eh problema serio sim... principalmente em endurance
e se deixar avancando original... vira problema serissimo... nao aguenta dois retoes pe embaixo... mesmo com 0,7...
-
longa duração não é rua…
tem gente fazendo confusão..
booster, pressão alta, e etc, não se usa...
todos os anos, acompanho as mil milhas, e ja cansei de ver, carro de 500cv turbinado e talz, ficando mto pra traz de carro com cerca de 300cv...
endurence, é estratégia...
ter um tempo maior na pista faz a diferença..
ter q parar pra abastecer, trocar pneus e etc, a cada 1 hora, ou 90 minutos igual teve no ano passado, com um golf, não é bom..
os caras escolheram andar forte, sim, andaram mto forte... mas ficavam bastante tempo parado em boxes...
já nesse ano, resolveram abaixar a potencia, usar gasolina e pneus pouco mais duro... cada abastecimento/troca de pneus, era feita de 2 horas pra frente...
to falando disso, pq são os meus preparadores, conheão o trabalho, e acompanhei de perto...
=
-
ponto nao eh problema, existem controladores para isso.
quanto as paradas. nao eh so pneu e combustivel, eh pinca, pastilha, geometria, alinhamento.
todos esses itens sofrem desgastes e precisam ser reparados.
quanto a deixar o carro confiavel o uso de pistoes e bielas forjadas, intercooler, radiador de oleo e carter seco e ate mesmo o uso de bomba de oleo com resfriamento externo para a caixa de marchas sao necessarios.
agora para questao de potencia turbina etc, tem q estudar o circuito. se for muito travado nao adianta nada ter uma turbina grande e anda com muita presao, tem q ter pegada em baixa. agora um circuito de retas ter uma turbina grande com uma presao maior eh bom, mas tem q saber utilizar o equipamento.
-
o tanque, tem limite de capaciadade? senao so joga um tanque gigante de alcool. q o problema de autonomia por combustivel fai ser superado. um calculo para determinar o reabastecimento praticamente junto com a troca de pneus e ou de pilotos colobora consideravelmente.
-
ponto nao eh problema, existem controladores para isso.
quanto as paradas. nao eh so pneu e combustivel, eh pinca, pastilha, geometria, alinhamento.
todos esses itens sofrem desgastes e precisam ser reparados.
quanto a deixar o carro confiavel o uso de pistoes e bielas forjadas, intercooler, radiador de oleo e carter seco e ate mesmo o uso de bomba de oleo com resfriamento externo para a caixa de marchas sao necessarios.
agora para questao de potencia turbina etc, tem q estudar o circuito. se for muito travado nao adianta nada ter uma turbina grande e anda com muita presao, tem q ter pegada em baixa. agora um circuito de retas ter uma turbina grande com uma presao maior eh bom, mas tem q saber utilizar o equipamento.
[snapback]364761[/snapback]
exato…
transmição, arrefecimento...
-
eu faria como se fosse um aspirado, cabeçote bemt rabalhado, taxinha alta no alcool só q com turbo, nisso vc coloca menos pressão, algo de 0.4kg a 0.7 no maximo e seja feliz.
mas faria ele taxado, como se fosse um aspro s
[snapback]364781[/snapback]
a? quebra tb…
as c?maras vão superaquecer...
o lance é andar com taxa baixa mesmo...
ah, qto a freios e alinhamento, nunca vi carro de endurance perder alinhamento desse jeito, de numa parada de box precisar reacertar tudo, nem trocar freios...
essas coisas o pessoal já coloca uma ou faz um acerto q não precisa mudar durante toda a corrida...senão perde tempo...
-
galera,
nao eh um turbo de rua … taxinha e 0.5 no alcool pode representar um motor quebrado no final...
tudo tem que ser pensado com uma larga margem de seguranca
a taxa tem que ser muito menor, a pressao idem, intercooler gigantesco e muito combustivel tambem, assim como turbo grande
abracos