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Uno mille eletronic 1.0 para 1.3

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  • J Offline
    J Offline
    JMZ
    escreveu em última edição por
    #2

    para passar para 1.3 vai precisar de um virabrequim 1.3 e um jogo de pistões de vw ea111, se não me engano o da kombi 1.4 é o mesmo. se não me engano tem que dar uma mexida com a retifica em algum ponto do bloco; as bielas usam as mesmas originais do fiasa; a diferença da altura que o novo virabrequim vai dar você tira nos pistões que tem a altura de compressão menor e saia bem curta; mas ja que vai retificar poderia gastar um pouquinho mais e colocar a ignição mapeada do eletronic e o carburador duplo dele também, com essa ignição você vai poder aumentar essa taxa de compressão para 9,5:1 e vai deixar esse motor com aproximadamente entre 65cv e 70cv com um torque de 11kgf, o desempenho vai mudar bastante e acredito que até o consumo baixe um pouco devido a nova ignição e a taxa mais alta.

    tenho um amigo aqui do forum que usava essa configuração com turbo. acredito que ele ainda tem o virabrequim que é std. os pistões eram forjados de ea111 e ele vai usar em outro projeto..

    abraço

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    • M Offline
      M Offline
      marinheiro
      escreveu em última edição por
      #3

      para passar para 1.3 vai precisar de um virabrequim 1.3 e um jogo de pistões de vw ea111, se não me engano o da kombi 1.4 é o mesmo. se não me engano tem que dar uma mexida com a retifica em algum ponto do bloco; as bielas usam as mesmas originais do fiasa; a diferença da altura que o novo virabrequim vai dar você tira nos pistões que tem a altura de compressão menor e saia bem curta; mas ja que vai retificar poderia gastar um pouquinho mais e colocar a ignição mapeada do eletronic e o carburador duplo dele também, com essa ignição você vai poder aumentar essa taxa de compressão para 9,5:1 e vai deixar esse motor com aproximadamente entre 65cv e 70cv com um torque de 11kgf, o desempenho vai mudar bastante e acredito que até o consumo baixe um pouco devido a nova ignição e a taxa mais alta.

      tenho um amigo aqui do forum que usava essa configuração com turbo. acredito que ele ainda tem o virabrequim que é std. os pistões eram forjados de ea111 e ele vai usar em outro projeto..

      abraço

      legal amigo… então na verdade este carro já possui o weber (original) não sei se é duplo... e possui ignição eletrônica, já que é o mille eletronic... os pistõeses do fiasa 1.3 não da para por é o que é esta ignição mapeada ?

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      • J Offline
        J Offline
        JMZ
        escreveu em última edição por
        #4

        o que muda é o curso os pistões todos tem o mesmo diametro 76mm porém cm altura de saia diferentes.

        1.0 - 54.8mm 1050 - não me lembro 1300 - 71mm - 1500 - 82.50mm

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        • M Offline
          M Offline
          marinheiro
          escreveu em última edição por
          #5

          o que muda é o curso os pistões todos tem o mesmo diametro 76mm porém cm altura de saia diferentes.

          1.0 - 54.8mm 1050 - não me lembro 1300 - 71mm - 1500 - 82.50mm

          caramba, então tanto um pistão de 1.0 como de 1.3 dos motores fiasa, ambos possuem o mesmo diâmetro é vale a pena passar para 1.3, neste caso ?

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          • J Offline
            J Offline
            JMZ
            escreveu em última edição por
            #6

            vale pelo torque e potencia mais já que ele vai continuar com excelente r/l. aumento de cilindrada não é so em diametro, mas tambem em curso.

            esse motor nasceu 1050 cilindradas com r/l baixíssimo feito por aurelio lampredi

            famoso projetista que passou pela ferrari. este motor foi desenholvido para o nosso 147

            e como era popular estrangularam tudo o que dava para estrangular;

            depois de acordo com as necessidades brasileiras foram aumentando a cilindrada para cima

            com maior curso, as cilindradas foram 1000, 1050, 1300, 1415(oggi css), 1500;

            quanto maior o curso mais piorava o r/l devido ao uso das mesmas bielas de 130mm em todas as versões;

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            • M Offline
              M Offline
              marinheiro
              escreveu em última edição por
              #7

              puts…. vc vai me mandar tomar naquele lugar se eu te perguntar o que é r/l ?rs

              entao vc acha que vale a pena a alteração é entao em resumo tenho que comprar os pistões, e levar o vira e o bloco para a retifica para fazer casar tudo ... quanto ao cabeçote, como tb vai para a retifica, devo alterar algo ?

              1 Resposta Última resposta
              • J Offline
                J Offline
                JMZ
                escreveu em última edição por
                #8

                é uma adptação que você vai ter que acompanhar para ficar correto. vai ter que passar as cordenadas para retifica de odo o processo. o cabeçote fica o original a menos que voce queira montar com as valvulas de strada 1.5. vai ganhar um pouco mais de potencia. r/l é uma relação entre curso do virabrequim e comprimento de bielas, existe um calculo em que r/l= curso/2 /comprimento centro a centro da biela.

                no caso do fiasa 1.0 r/l = 54.8/2/130 r/l = 0,21

                se aumentar o curso sem aumentar a biela o r/l vai subindo

                existe uma teoria ja muito descutida que o limite aceitavel de r/l e 0,30

                abaixo disto tempo motores lisos em alto rpm e acima asperos.

                um bom exemplo é andar em fiasa 1.0 que ta sempre pedindo rpm sem parecer aspero

                e andar em fiasa 1500 que em 5000rpm ja começa a mostrar grande aspereza.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  marinheiro
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  é uma adptação que você vai ter que acompanhar para ficar correto. vai ter que passar as cordenadas para retifica de odo o processo. o cabeçote fica o original a menos que voce queira montar com as valvulas de strada 1.5. vai ganhar um pouco mais de potencia. r/l é uma relação entre curso do virabrequim e comprimento de bielas, existe um calculo em que r/l= curso/2 /comprimento centro a centro da biela.

                  no caso do fiasa 1.0 r/l = 54.8/2/130 r/l = 0,21

                  se aumentar o curso sem aumentar a biela o r/l vai subindo

                  existe uma teoria ja muito descutida que o limite aceitavel de r/l e 0,30

                  abaixo disto tempo motores lisos em alto rpm e acima asperos.

                  um bom exemplo é andar em fiasa 1.0 que ta sempre pedindo rpm sem parecer aspero

                  e andar em fiasa 1500 que em 5000rpm ja começa a mostrar grande aspereza.

                  julian, entendi o que vc disse e agradeço demais as explicações e a paciência.

                  estou com medo de nao saber explicar e o cara fazer merlin.

                  quanto a durabilidade, terei um motor tão confiável quanto um motor 1.0 original? quantos cvs tem este motor original e quanto viria em um motor 1.3 cometas modificaçõesó

                  vc ja montou um motor exatamente como este? parte de escape e carburador posso manter td original? com é um carro de empresa nao posso andar de 4x1, rs

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                  • J Offline
                    J Offline
                    JMZ
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    a durabilidade vai ficar bem proxima do original. porem esse teu motor ao me ver durou muito pouco, tivemos aqui em casa uma elba 1.3 com 370mil e o nosso uno atual da empresa movido a gnv desde 0km ja está com 120mil. para não ter problemas na hora de retifica é melhor estar a par de todas as situações e ter bastante conhecimento das alterações

                    , e voce so vai conseguir buscando informações; nunca montei esse motor, mas vi carro montado assim. essa alteração e relativamente pouco feita porque as pessoas acham que não da. tem um forum que um cara fez em um palio 1.3 mpi

                    até um caso bem documento e com fotos.

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      marinheiro
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      a durabilidade vai ficar bem proxima do original. porem esse teu motor ao me ver durou muito pouco, tivemos aqui em casa uma elba 1.3 com 370mil e o nosso uno atual da empresa movido a gnv desde 0km ja está com 120mil. para não ter problemas na hora de retifica é melhor estar a par de todas as situações e ter bastante conhecimento das alterações

                      , e voce so vai conseguir buscando informações; nunca montei esse motor, mas vi carro montado assim. essa alteração e relativamente pouco feita porque as pessoas acham que não da. tem um forum que um cara fez em um palio 1.3 mpi

                      até um caso bem documento e com fotos.

                      cara muito obrigado mesmo… vou dar um print nesses posts e levá-lo ao meu mecanico... confesso que deste motor não manjo nada ...

                      qualquer dúvida volto a entrar em contato contigo...

                      aqui no forum pelo que pesquisei, o forte dos carros modificado são da linha fiat mesmo, correto ?

                      nao conhecia esta forum e hj a noite vou dar uma boa pesquisada nele tb ... ia fazer isso ontem mas por falta de tempo, nao deu...

                      abs meu amigo

                      1 Resposta Última resposta
                      • J Offline
                        J Offline
                        JMZ
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        tem carro forte de todas as marcas e bastante gente que com conhecimento. se tem alguma duvida é só procurar que geralmente ja teve alguem com a mesma duvida.

                        1 Resposta Última resposta

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