Bico auxiliar em sistema turbo chevette
-
bom dia pessoal venho novamente solicita a ajuda da galera mais entendida do assunto ok..
eu tenho um chevettinho 1.6/s stdr com o kit turbo, bom o carra ta legal agoral..fiz as modificações que o ka informou e tal.. mas gostaria de mais algumas dicas como andar com exesso de combustivel não ta com nada e seguindo os problemas que tive quero colocar aki minhas ideias e se to no caminho certo.
bom problemas:
o carro quando fui testar em taruma tava gordo pra diabo.. primeiro estagio 200 no gicle e no segundo 275, e enchi o tanque fui dando po no fundo pra testar limpava logo embrulhava novamente as vezes acontecia uns tipos de cabeçassos e notei que a pressão do combustivel caia ai tirava o po. quando cheguei no autódromo tirei as velas pra olha ..mesmo com gicles daquele tipo as velas estavam brancas tanto na alta como na baixa ..brancas que eu digo é sem cor de telha meio acizentadas.
outro , como tirei o meu protetor da correia perdi a escala para ver o ponto ..como posso fazer para ler o ponto novamente sendo que naum tenho a escala mais no protetor somente na polia?
soluções que pensei:
para amenizar o meu problema de carro gordo e tal…coloquei um multimetro bom para medir a sonda antes qq toque no pedal cravava a 950, 960 e 920 agora coloquei um gicle 150 na baixa o carro anda liso e o multimetro naum passa de 860 nesta faixa na boa andando.
outra pensei em colocar um bico auxiliar bom comprei tudo e ja fiz....comprei uma his a fipm01 instalei ela fiz uma pressuriz~ção nova com suporte do bico uns 40cm longe do carburador como me indicaram e um bico branco de kadett alcool, bom ja me falaram que o bico tinha de ser na mufla do bura ...outros que o bico naum vai pulverizar direito sei la...alguem tem ideia ...
eu quero andar na cidade e fazer uma kilometragem aceitavel para um carro 1.6 pois o meu hj naum faz mais que 4 por litro ..absurdo com o alcool aki em porto alegre a 2 reais e quando a turbina entrasse o bico ficasse para alimentar to errado ou to certo isto funciona? o bico consegue alimentar ....pois a his tem regulagem de inicio e pulso. alguem tem a his pode me falar algo do sistema.
outra me falaram que o carro para encher a turbina tem de ser gordo em baixa para soprar ela tem de ser gordo para embalar a turbina ......ta certo isto?
aguardo as respostas do pessoal.
-
trabalhando com econostatos não tem nada de andar com carro gordo não, muito pelo contrário. mesmo os ap 1.8 turbo com 2e fazem seus 5/6 por litro de alcool.
o resultado final de econostatos e bico auxiliar é o mesmo. a unica vantagem do sistema eletrúnico é de vc poder regular de dentro do carro durante a fase de ajuste. após isso vc não meche em mais nada.
sem contar o custo pra fzr um sistema eletrúnico auxiliar em motor carburado:
-
bomba elétrica - 250 reais
-
bico monoponto - 200 reais
-
dosador - 100 reais
-
suporte pra bico - 35 reais
-
controlador - 500 reais
-
mangueiras/bra?adeiras - 80 reais
-
mão de obra - 50 reais
custo de por um bico auxiliar: r$ 1.215,00
sistema mecânico:
-
tubo capilar - 5 reais
-
mão de obra - 0 a 30 reais
custo pra trabalhar com econostatos: 5 a 35 reais.
-
-
com oeu poderia trabalhar o meu econostato …vou ver se tiro uma foto do meu bura e posto aki ok. mas me explica melhor ta mas se eu deixa do jeito que ta e deixa o bico alimentar...pois alimentaria juntamente com o ar e posso regular por dentro do carro como vc disse e tal. eu poderia usar os gicles originais e deixao bico soh quando peh no fundo pq ando na boa....e gosto de passear com o carro mas quando me acho com alguem gosto de brincar tb . por isto do bico.
-
gigles originais vc não pode usar, ja q o carro é antes de mais nada convertido pra rodar com alcool, isso por si só ja obriga uma regulagem inicial com bem mais combustivel (mas nada de motor andando com excesso). a diferença de giglagem entre um motor convertido e um motor turbo não é tão alta a ponto de justificar um consumo tão mais alto e menos ainda a despesa com um sistema eletronico pra compensar em alta.
ai é contigo, com o $ do sistema da pra comprar um jogo de bielas forjadas…um turbo novo...até por uma weber40....e ainda sobra dinheiro.
-
ka, é que tudo saiu dado velho….bem dizer dado mesmo naum gastei mais que 300 pila ...eu ja tinha tudo ..por isto optei ok..tenho dosador hpi tenho o his tenho o bico do meu antigo kadett tenho tudo ...só gastei 40 pila para fazer uma pressurização nova e cromar...pois instalação eu mesmo fiz sou técnico em eletronica e entendo de algumas coisinhas automotivas..mao de obra toda minha ....
mas com faão para mecher com os econostato e to pensando em usar os gicles de chevette a alcool lembra que vc me passou eles....posso pegar eles e mais o bico..para rodar na boa passeando ou viajando na boa e quando ir pra taruma ...regulo o bico ....o que vc acha...
-
bom, ja q vc ja tem tudo na mão e quer mesmo ir de sistema eletronico, vamos la:
a laffite (e tb acredito q na folego tenha) comercializa uma flange de 2e com suporte pra bico auxiliar, outro dia conversamos aqui no mecanica sobre a melhor posição pra colocar esse bico.
ai fica a seu crit?rio de acordo com o grau de dificuldade na adaptação.
tanto no coletor qto na mufla funciona, mas no coletor é melhor.
-
bom, o fato de ter a his eh para sei la uma certo ..sabe que conforme o tempo muda alguma coisa…por isto ...entende um acerto mais fino naum que vou andar comn o carro pobre e rico naum isto naum acerto e pronto agora se precisar de um poco mais pq coloquei mais pressão e tal ..ou booster posso regular ele para mais isto eu posso certo?
-
o his é configurado pra aumentar a alimentação de acordo q a pressão e o giro sobem, com isso vc não precisa mudar nada se for (por exemplo) ligar o booster.
[snapback]393619[/snapback]
nem todos os his é assim ka tem uns q tem leitor de presão e aumenta o tempo de pulsação e tal de acordo a presão lida pelo sensor, porem, acho que isso é só no his digital, no analogico ele apenas tem inicio, tipo un pressostato dizendo si tem ou não presão, e apartir dai vc tem q procurar o melhor tempo de pulsação e intervalor e tal.
posso estar errado, mais acho q é isso que falarom aki. si não me engano o over q tava falando, pois tinha alguem com problema pra alimentar o booster.
-
nem todos os his é assim ka tem uns q tem leitor de presão e aumenta o tempo de pulsação e tal de acordo a presão lida pelo sensor, porem, acho que isso é só no his digital, no analogico ele apenas tem inicio, tipo un pressostato dizendo si tem ou não presão, e apartir dai vc tem q procurar o melhor tempo de pulsação e intervalor e tal.[snapback]393695[/snapback]
acho q vc se enganou marcio…
copiado do manual do his de potenciometros:
offset & ganho
o offset (baixa) nada mais é que o tempo de injeção inicial (momento em o bico injetor suplementar começa a pulsar) . para um primeiro ajuste, aconselha-se ajustar o potenci?metro do offset com 1/3 de seu curso (sentido hor?rio) para então se ajustar o potenci?metro do ganho (alta).
o ganho (alta) define o aumento do tempo de injeção proporcional ao aumento da pressão de turbo. para um primeiro ajuste, aconselha-se ajustar todo o curso do potenci?metro no sentido hor?rio e com o carro em movimento ajustar o ganho no sentido anti-hor?rio de grau em grau buscando o melhor acerto.
-
acho q vc se enganou marcio…
offset & ganho
o offset (baixa) nada mais é que o tempo de injeção inicial (momento em o bico injetor suplementar começa a pulsar) . para um primeiro ajuste, aconselha-se ajustar o potenci?metro do offset com 1/3 de seu curso (sentido hor?rio) para então se ajustar o potenci?metro do ganho (alta).
o ganho (alta) define o aumento do tempo de injeção proporcional ao aumento da pressão de turbo. para um primeiro ajuste, aconselha-se ajustar todo o curso do potenci?metro no sentido hor?rio e com o carro em movimento ajustar o ganho no sentido anti-hor?rio de grau em grau buscando o melhor acerto.
[snapback]393709[/snapback]
sei lá como falei, foi o que lá num sei aonde, de qual his é esse manual? pois o his digital sim é assim como vc falou, mais o his modelo mais anterior num é não, pelo que lá posso estar enganado.
-
sei lá como falei, foi o que lá num sei aonde, de qual his é esse manual? pois o his digital sim é assim como vc falou, mais o his modelo mais anterior num é não, pelo que lá posso estar enganado.
[snapback]393837[/snapback]
[snapback]393709[/snapback]
como eu tinha dito, é assim tb no his q não tem o display digital.
e o his mais novo é o mais simples, o digital é o mais antigo.
-
como eu tinha dito, é assim tb no his q não tem o display digital.
e o his mais novo é o mais simples, o digital é o mais antigo.
[snapback]393843[/snapback]
ok, tava errado mesmo então.
só que agora me perdi nos modelos de his
eu pensei que tinha o digital que é o com display e achei q era o mais novo. e o com potenciometro q achei q era o modelo antigo.
-
ai galera…pintou uma duvida...este final de seman ..instalei tudo mas naum liguei pq meu faltou um resistor e outra.a duvida é a seguinte:
o bico fica uns 40cm antes do bura ..logo a minha prioridade é na mufla tem perigo de a mistura de ar/comb pode sair pela prioridade e vir a pegar fogo ......pode isto.????
-
ai galera…pintou uma duvida...este final de seman ..instalei tudo mas naum liguei pq meu faltou um resistor e outra.a duvida é a seguinte:
o bico fica uns 40cm antes do bura ..logo a minha prioridade é na mufla tem perigo de a mistura de ar/comb pode sair pela prioridade e vir a pegar fogo ......pode isto.????
[snapback]395122[/snapback]
justamente por esse motivo que alertei pra vc ligar a tomada de pressão do his depois do carburador.