Gasolina + alcool
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? fria.
o cara que poe 100 litros, 50 de alcool e 50 de gasolina está levando…
37,5 litros de gasolina pura.
12,5 de agua pura (que vem no alcool hidratado)
e 50 litros de alcool anidro.
agora eu pergunto em são consciencia vc misturararia mais 10% de agua na gasolina do carro pra economizar?
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04. o que acontece quando misturamos álcool com gasolina para tentar economizar?
r: misturar álcool com gasolina tem sido a alternativa de um número cada vez maior de motoristas para diminuir gastos com combustável. mas a prática, conhecida como ?rabo de galo?, pode causar danos irrevers?veis ao motor.
muitos motoristas desconhecem que a economia moment?nea que essa mistura proporciona não compensa os danos que ela seguramente vai causar ao motor, pois, a mistura de álcool hidratado (que pode conter até 7,4% de água na sua composição) é gasolina pode ser tão ou mais prejudicial do que o uso de combustável adulterado.
a gasolina comum não cont?m água e possui 20% de álcool anidro, que é um componente fundamental. no entanto, quando o motorista faz o rabo de galo , ele mistura na gasolina álcool hidratado (que cont?m água). **a presença de água provoca uma instabilidade na composição e pode separar a mistura em duas fases: álcool-gasolina e álcool-água.
como a mistura álcool-água é mais pesada que a gasolina, ela ficará no fundo do tanque. a gasolina, contendo ainda um pouco de álcool, ficará na parte superior do tanque. a retirada de álcool da gasolina reduz a octanagem da gasolina comum e provoca perda de potência e aumento de consumo, podendo causar ainda a chamada ?batida de pino?. esse carro, a m?dio e longo prazo terá sórios problemas mecânicos.**
por conta da grande quantidade de água no álcool, essa prática cria uma espocie de sujeira que altera o funcionamento não só do motor como de todas as peças por onde o combustável passa. no in?cio, os problemas são impercept?veis. normalmente, o veículo anda de 15 a 20 mil quil?metros até que o defeito seja detectado. com o tempo, o motor começa a falhar e a bater pino.
vale destacar ainda que o motor que foi desenvolvido para gasolina comum passa a utilizar um combustável contaminado com água. a presença da água causa danos ao filtro e é bomba de combustável e provoca corrosão nas partes metálicas do sistema de alimentação, principalmente desgaste nos bicos injetores. além disso, o rabo de galo , por ter um poder energ?tico menor do que a gasolina comum, aumenta consideravelmente o consumo de combustável.
como o álcool hidratado é mais barato, na hora de abastecer h? uma economia. o que o motorista não está contabilizando é o aumento de consumo e o desgaste prematuro de peças, exigindo trocas antecipadas. sem contar com o tempo que o veículo fica parado na oficina.
para mostrar que a economia moment?nea com o rabo de galo pode custar caro, veja esta simulação:
um motorista que esteja hoje consumindo 200 litros de gasolina por mês a um preão hipot?tico de r$ 2,10, gasta mensalmente r$ 420,00.
fazendo o rabo de galo (misturando meio a meio os dois combust?veis) temos a seguinte situação:
combustável: gasolina c
preço: r$ 2,10
litros: 100
custo: r$ 210,00
combustável: álcool hidratado
preço:r$ 1,30
litros:100
custo:r$ 130,00
custo da mistura: r$ 340,00
devemos levar em consideração que, por ter o álcool menor poder energ?tico, um carro consome uma quantidade maior de rabo de galo do que consumiria de gasolina para percorrer um mesmo trecho. o consumo desta mistura para o mesmo percurso poder? ser cerca de 20% maior, ou seja, um custo de r$ 408,00.
a economia do motorista mensalmente seria de:
r$ 420,00 - r$ 408,00 = r$ 12,00.
doze reais de economia.
confira abaixo os custos de peças como bomba de combustável, válvula reguladora de pressão, mangueiras, bicos injetores e filtros que podem ser afetados pela mistura:
peça preão (r$)
filtro de combustável 20,00
bicos injetores (limpeza) 100,00
bicos injetores (troca) 800,00
bomba de combustável 500,00
mangueiras 50,00
vólvula reguladora de pressão 200,00
http://www.ficpetroleo.com.br/faq.asp#resposta11
errei ali, nao é tanta agua assim quanto eu pensei, mas mesmo assim é bastante.
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se vc pensar numa ocnversão pra alcool via caixinhas ninja, vc tem q mijar pelo menos 30% mais combustivel do q mijaria na gasolina…sob pena de trabalhar pobre e um belo dia ter seu motor ido pras cucuia....
a caixinha aind até forçando teus bicos a trabalhar com 30% a mais de vazão nos bicos...
tua ie origes não vai dar esta compensação de vaz?o...
por + q eu não curta a 4 rodas, eles fizeram uma coisa legal com um palio fire: rodaram com alcool num fire gasolina...
nem 10mkm depois abriram o motor....tinha anel q nem segurava mais compressão....
fora a questão de bmba e perda de rendimento....
tá cheio de gente, como o ka disse...muuuuita gente q faz isso...e tá rodando assim a mais de um ano...
qual a média do brasileiro? 12 mkms/ano....
espera + 1 ano pra ver onde este motor vai chegar,...
outro dia chegou um krinha no cpt dizendo q rodava ocm alcool no palio gasola dele h? anos e q já tinha rodado 120mkm assim eo carro era perfeitinho...
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por + q eu não curta a 4 rodas, eles fizeram uma coisa legal com um palio fire: rodaram com alcool num fire gasolina…
nem 10mkm depois abriram o motor....tinha anel q nem segurava mais compressão….
fora a questão de bmba e perda de rendimento….
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qto a reportagem , me desculpe mas não acredito eu uma vêrgula do q foi dito la. isso agride os conhecimentos em mecânica das pessoas, inclusive os meus.
pode ver como eles são omissos: oq tira a potência da bomba não é o uso do alcool em si, e sim. o uso de alcool num carro q tem res?duos de usar gasolina por milhares de quil?metros. eles sabem disso, mas não falam.
pra eles, bom mesmo é trocar seu carro por um flex, zero quil?metro é claro
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ka..eu tambem nao curto a 4 rodas..nem um pouco..
numa eidção eles desmontam um palio fire cheio de borra pq trocaram óleo 2 x em 60mkms, o carro tem um dos cilindros com fuga de compressão e eles condenam o motor..
na outra edição, 1 mês depois , desmontam um focus, o ztece tem 2 cilindros com fuga de compressão e os kras aprvam o motor..dizem que estava em bom estado…
vsf...
mas se vc parar pra analisar o q fizeram com este memso motor rodando 10mkms com alcool..? nisso q vai desembocar..
a ie origes nunca vai forçar um bico a ficar 30% mais tempo aberto ...o kra vai rodar pobre...
quem vai pagar o pato vai ser os anéis...
a bomba deu pra tr?s ou não deu? sei lá...nem se dignificaram em medir a pressão de trabalho dela...? bem possível q tivesse zoada e talz....mas o efeito d amistura pobre apareceu.....
uma bomba zoada por trabalhar com alcool ia ajudar a ferra com tudo? claro q ia....em vez de perder compressão com 30mkms como o motor q citaram, a dor de cabeça veio em menos de 10mkm.
mas o efeito final é exatamente esse....
ah..mas o kra não usa só alcool..tá fazendo mistureba..a compensação no tempo de injeção não será tão grande assim...
ok...mas vamso desembocar na mesma situação...só q em proporções menores...
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depois vem chora q a gasolina brasileira é ruim. que ferra o carro, primeiro q nunk confiei em gasolina do extra, segundo fica fazendo isso e depois reclama.
assim fica facil vim reclamar da gasolina brasileira.
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extra, carrefour… tudo a mesma porcaria.
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tudo direitinho em bancada…um perdeu compressão em 30mkms..
o outro feito nas coxas zoou em 10mkms...
o cuidado que o dono der só vai adiar a hora da verdade ao fazer essa rabo-de-galo
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o carrefour teve um posto de loja interditado por gasolina zoada em sjc
em extra da anchieta também já teve bomba interditada…
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tudo direitinho em bancada…um perdeu compressão em 30mkms..
o outro feito nas coxas zoou? em 10mkms...
o cuidado que o dono der? só vai adiar a hora da verdade ao fazer essa rabo-de-galo
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alexandre, 4patas é pra leigo, pra quem acha q motor é apenas uma peça q vai ali em baixo do capo, então eles falam o q querem pois sabem q ninguem entende tudo mesmo…ah, e qdo alguem reclama (por carta ou email), eles não respondem. sei disso na pele
isso q falaram é conversa fiada, não tem nada a ver o motor perder compressão dessa forma por causa do uso de alcool.
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o carrefour teve um posto de loja interditado por gasolina zoada em sjc
em extra da anchieta também já teve bomba interditada…
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a minha m?e já abasteceu com o álcool do carrefour em são vicelva e o mesmo parou.
tirou o álcool, colocou combustável de outro posto… e pronto, andou.
pelo menos teve o dinheiro devolvido pelo carrefour, mas não serve nem p/ acender a churrasqueira.
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o gol do meu velho ordou 70000km num ano com rabo de galo… 50%-50%.
até pra viajar longas dist?ncias, como sjc-londrina. bombas já foram 6.
e o velho anda com o po na bota. gol ap1600 mi..
hoje o motor tá com 140000kms... o carro num anda direito, o motor não tem compressão, e de quebra bate pino... mas até que é econômico.
o meu, chipado, rodou 50000kms nesse ano, com o chip, tah firme e forte. não perde compressão e ainda anda mais que alguns carros 1.8 por aí...
usa bomba do astra álcool, e tá ok.
quando mandei limpar os bicos, foi feito teste de vazão antes da limpeza, e tavam ok... mesmo assim mandei limpar, pq tava barato...
filtro de combustável uso o do corsa flex...
num tenho do que me queixar....
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tenho um gol ap 1.8 gasolina, aos 97.000km passei pra alcool, botei um bura de alcool, adiantei o ponto e eliminei o retorno de combustivel… só... andei ate os 120.000km assim... resultado: carbonização ( colocando uma luz dentro do cilindro pelo buraco da vela se via )... blz 120.000km abri ele, cabeça de pistão limpa ( alias, tinha uma crosta de carbonização que foi se soltando e ainda restava uns peda?os, devia ter meio milimetro de espessura pelo que vi.... ) dai vieram pistoes de alcool, usados, nem troquei os aneis que vieram nos pistoes e os meus tb estavam bons. montei td, com bastante taxa a mais ( mais de 14 ) e comando... e ando ate hoje na boa, com bomba de gasolina, cabeçote valvulas td originais. detalhe: observe um oleo com 5.000km de um motor a alcool e de um a gasolina...
e depois todos carros turbos que andam assim? motor de gasolina, no alcool.
o que não pode é andar com mistura pobre...
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ah, detalhe: hj, com 162.000km, o velho ap guerreiro continua andando firme e forte no alcool… tanque zerado ( tirei o pescador pra ver ) , mesmo mangueiramento, mesma bomba.
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eu continuo batendo na mesma tecla….a ie origes sem nehum remap, caixinha gerenciadora ou o que for não consegue sozinha compensar uma diferença tão grande no tempo de injeção...
vai queimar o rabo de galo? vai..mas vc sempre estará com uma mistura empobrecida....
cai naquela história....800mv em vez de 840 não te torna um paralitico.....assim como 0mv também não...
mas passe a vida com a c?mara trabalhando com uma temp acima do q seria legal por isso...
meu polo veio desconvertido do alcool pra gasola...pude ver pelas velas frias esbranquicadas e pelos pozinhos de cana no filtro de gasolina q tava no carro....e no inicial em 18o...
claro q a bomba de gasola morreu....
mas medindo a compressão pelo furo das velas, pelo menos eu fiquei tranquilo...
num rabo de galo mais light, os bicos vão mijar numa boa..mas num tanque 100% alcool num motor q os bicos não tem folga pra dar esses 30%( como os palios 16v)...a? a coisa fica feia...
a separação das fases eu não vejo tanto risco....os flex estão aí pra mostar...acho q vc deveria chacoalhar muito mais q um tanque no transito pra chegarmos a essa situação...
qto a 4 patas...eu também já passei pela vê tentativa de mandar algum mail pra eles....
os kras se acham o or?culo-mor da humanidade...
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a caixinha do meu cunhado aqui, eu tava lendo, fala que vc tem que andar com 20% de gasosa e o resto pode ser alcool.
ele usa hj em um peugeot. mas já usou 2 anos em um corsa 1.6 e não teve pro nenhum. hj a tarde vou lá na oficina do cara que instalou pra ele e pater um papo e ouvir algum cliente o que teem a dizer.
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eu já montei algumas dessas caixinhas flex.
tem carro que acende a luz de erro na ie quando você instala elas (aconteceu num vectra isso, mas eu não lembro qual era a marca da caixinha - ). se for comprar, dá preferência para uma que tenha ajuste de porcentagem de enriquecimento.
em ap mi funciona normal. instalei tbm num zetec 1.6, esse ficou um pouco manco de baixa pq não mexi no ponto.
em nenhum dos casos foi preciso usar gasolina junto com o álcool, mas a partida a frio não é lá aquelas coisas não. depois que pegou, vai bem.