Bicos retrabalhados e carga da embreagem?
-
obrigado vwfan vou ligar sim.
desculpe a ignor?cia, mas meu carro com os bicos originais tá dando 3,8kg em baixa, na marcha lenta, colocando os bicos essa pressão deve cair, certo? pra quanto, 2,0kg?
[snapback]406472[/snapback]
vai cair se seu dosador for regulavel, tipo um hpi da vida, aí vc regula o inicial pra 2bar e vai testando ate achar o inicial ideal … só nao gosto de usar muita variação de pressao de comb junto com bicos arrombados.
-
obrigado vwfan vou ligar sim.
desculpe a ignor?cia, mas meu carro com os bicos originais tá dando 3,8kg em baixa, na marcha lenta, colocando os bicos essa pressão deve cair, certo? pra quanto, 2,0kg?
[snapback]406472[/snapback]
cara.. a pressao nao vai cair nao.. se cair eh pq a bomba tah morrendo e precisa urgentemente ser trocada..
uma vez expliquei isso aqui no mecanica de uma maneira meio simplista .. vou copiar o que eu disse no topico na ocasiao:
esse lance de pressao e volume pode parecer embassado, mas basicamente eh o seguinte: se a pressao cai eh porque a bomba nao deu conta de mandar tais x litros/tempo necessarios….
fazendo uma analogia tosca imagina uma bomba torcuda e uma bomba giradora.... a bomba torcuda aguenta mandar pressao, a bomba giradora volume....
algumas bombas tem torque (mandam kgs pra caramba se voce estrangular o retorno), mas nao mandam volume demais... entao se voce forçar elas a mandar mto volume (com bicos sedentos que abrem bem consumindo mto combustivel), a pressao cai, pq ela nao consegue.
o retorno libera o excesso de combustivel
o regulador retem ou deixa passar o combustivel...
depende do regulador o estrangulamento da linha e a pressao que a linha vai atingir.
o dosador funciona da seguinte maneira:
ele eh basicamente uma membrana aonde confontram-se duas forças: pressao de combustivel x pressao de ar (as vezes negativa quando h? vacuo apos a borboleta [caso a tomada de ar do hpi esteja ligada apos a borboleta, obvio], as vezes 0 , quando a borboleta esta completamente aberta mas nao h? pressao de turbina e as vezes positiva, quando h? pressao de turbina) confrontando-se essas diversas situa?oes é que se pode acertar um funcionamento do dosador (regulando-se atravez dos parafusos) o quão sensivel ?s mudanças de pressao de ar o dosador vai ser.
a vazao da sua linha de retorno tem um valor y, menor que o valor x (antes do retorno) e com nenhuma pressao, pois o retorno para o tanque eh livre (nao tem nenhum estrangulamento, eh como se fosse uma descida.. o combustivel flui direto desde apos o dosador ateh o retorno)
imagine o combustivel no tanque.. ai vem a bomba e manda ele pra linha…
blz... as moleculas vao indo pela linha ateh encontrarem os bicos (se fechando e se abrindo) e posteriormente um retorno, ok?
os bicos abrindo e fechando e o retorno funcionam como porteiras, ok?
se o retorno estah com uma regulagem que deixa passar 10 moleculas por segundo (numero hipotetico,claro) e chegam 15 moleculas por segundo, eh claro que a pressao vai subir, vai criar um congestionamento ali, uns se batendo nos outros com mais pressao, pq a bomba continua mandando ver ela nao tah nem ai pra isso... ela manda o quanto ela aguentar
ok ateh ai?
blz... ai dessas 15 moleculas que chegam, o retorno deixa passar 10 e sobram 5 a cada segundo.... desses 5, 4 sao consumidos pelos bicos... existe um saldo positivo. sobra uma molecula por segunto, que fica na linha aumentando a cada segundo a pressao, ok?
se voce aumentar a vazao do retorno para 11 moleculas por segundo, a pressao vai se estabilizar, pois de cada 15 moleculas que chegam por segundo, 11 vao embora de volta pro tanque e 4 sao consumidas pelos bicos (vao pro cabeçote e depois pros cilindros serem queimadas, coitadas) entao nao tem saldo positivo nem negativo... e a pressao estah estabilizada em x
se vc aumentar ainda mais a vazao do retorno para 12 moleculas por segundo, vai começar a faltar combustivel na linha... os bicos continuam requisitando 4, mas soh tem 3.... entao nao vai mais uma molecula pra cada bico... (vai 0.75 molecula por segundo) e a pressao da linha vai diminuir, diminuir.....
ok.. no retorno teremos 11 moleculas sendo liberadas por segundo, e nenhuma pressao, pq elas vao livremente ateh o retorno..... sem transito, pois nao encontram resistencia.
temos vazao, mas nenhuma pressao.
isso num sistema fixo dessas variaveis...
mas nao eh bem assim que funciona.
normalmente temos menos vazao depois do retorno pois raramente as bombas estao superdimensionadas a esse ponto.
e os bicos tb nao consomem um x fixo... depende do giro, carga de acelerador.... isso eh obvio.
logo, para uma pressao x fixa, precisamos ter uma bomba que seja capaz de mandar um fluxo y que supra nos diferentes graus de abertura de bico essa vazao, entendeu?
ex. se no esforão minimo do motor ele consome 4 moleculas de comb e no esforão maximo de do motor 8 moleculas de combustivel, voce precisa de uma bomba que mande no minimo 8 (e um pouquinho) moleculas de combustivel em qualquer situa?ao
no esforão minimo , o retorno tera uma vazao de 4 moleculas por segundo, no esforão maximo quase vazao nenhuma, pq tudo que eh mandado por segundo eh consumido.
bem... falando bem basicamente, com termos toscos, eh isso que aconteceria...
mas eh claro q tem outras variaveis...
acho que assim deu pra entender como a pressao aumenta ou diminue e como a vazao se comportaria
continuando o exemplo, se voce tem uma bomba que manda 15 moleculas por segundo e bicos originais que consomem no maximo 8 moleculas por segundo, voce tem nessa situa?ao maxima uma vazao no retorno de 7 moleculas por segundo sem nenhuma pressao. se voce ligar mais bicos, antes do retorno,claro e esses bicos tiverem um consumo de 6 moleculas por segundo, a vazao do retorno vai diminuir para uma molecula soh... mais moleculas serao consumidas por segundo e a vazao excessiva que passa atravez do retorno para o tanque diminui.
em todo o momento o dosador manteve a pressao x. (enquanto houver vazao no retorno eh sinal de que a pressao estah sendo mantida a niveis aceitaveis e vice-versa)
caso a pressao diminua, eh porque a bomba nao esta suprindo a vazao necessaria(o retorno nao estah servindo pra nada, nao tem combustivel retornando lah pq nao tem excesso de combustivel sendo enviado, e sim falta dele )
resumindo.. soh vai cair pressao em lenta se a sua bomba atual estiver tao bichada, mas tao bichada que nao vê dar conta de alimentar direito o carro nem mesmo em marcha lenta
eh normal que ocorra dela nao conseguir subir pressao com esses bicos novos da mesma maneira q subia com os bicos atuais pois os bicos novos mandarao mto mais combustivel pra dentro dos cilindros e talvez essa bomba atual nao acompanhe o ritmo mais acelerado desses novos bicos..
acrescentando pra tentar dirimir a sua duvida, caso eu ainda nao tenha feito, o dosador esta regulado pra membrana dele aguentar uma pressao de combustivel inicial de 3.8 bar (mais que isso a mola cede e deixa o combustivel passar para o retorno) e isso é fixo (mantendo-se a mesma bomba, pras condi?oes de volume serem as mesmas) se com os bicos antigos o volume que escapava pelo retorno era maior (devido é eles serem menos beberroes) e com os novos vai sobrar menos combustivel pra ir embora pelo retorno (devido aos novos bicos consumirem mais combustivel) isso pro dosador nada importa ele vai continuar resistindo até uma pressao de 3.8 bar antes de abrir o retorno mais ainda.
isso eh pro dosador.. agora.. se a pressao cair, significa o que? significa que a sua bomba nao tah dando conta de mandar um volume de combustivel suficiente pra alimentar a necessidade dos seus bicos novos e gerar uma resistencia (um transito de moleculas ) perante a membrana do hpi que pressurize os tais 3.8 bar..
agora.. com esses bicos novos (se forem muito mais abertos que os antigos) o que vai ocorrer provavelmente eh que usando os 3.8 bar de pressao inicial seu carro vai ficar afogando em lenta.. vc vai ter q baixar a pressao inicial pra conseguir acerto de lenta..
consegui explicar?
se nao consegui pergunta denovo q eu vejo se sei o que voce quer saber..
abraço
-
carga de plato é aquela coisa… uns dizem q quebra se por mta carga, mas até hj não vi ninguem quebrar atuador...
eu to usando 700lbs e 6 pastilhas, sem molas, da displatec... no comeão essa dai patinava, mas de uns dias pra c?, ela começou a fazer uns scrriiiinch ao tirar o po da embreagem, e ta colando bem mais vai entender... deve ter assentado, sei la...
tem um la no ac, acho q o bobissa, disse q usou 900lbs por um bom tempo... e sem quebras...
a carga original do astra, segundo a displatec, seria 550 lbs...
eu e mais vêrios donos de astra ai, estamos na busca de um reforão pro atuador, ou de um atuador mais forte ai... pra poder usar mais carga... tem um conhecido q comprou um atuador novo de astra mesmo (600 paus) e vai montar com plato de 1800 lbs da displato... pra ver qual q ? estamos de olho
qualquer novidade q vc tiver, não eske?a de nos avisar
abraço
-
carga de plato é aquela coisa… uns dizem q quebra se por mta carga, mas até hj não vi ninguem quebrar atuador...
eu to usando 700lbs e 6 pastilhas, sem molas, da displatec... no comeão essa dai patinava, mas de uns dias pra c?, ela começou a fazer uns scrriiiinch ao tirar o po da embreagem, e ta colando bem mais vai entender... deve ter assentado, sei la...
tem um la no ac, acho q o bobissa, disse q usou 900lbs por um bom tempo... e sem quebras...
a carga original do astra, segundo a displatec, seria 550 lbs...
eu e mais vêrios donos de astra ai, estamos na busca de um reforão pro atuador, ou de um atuador mais forte ai... pra poder usar mais carga... tem um conhecido q comprou um atuador novo de astra mesmo (600 paus) e vai montar com plato de 1800 lbs da displato... pra ver qual q ? estamos de olho
qualquer novidade q vc tiver, não eske?a de nos avisar
abraço
[snapback]406669[/snapback]
eu jah tive que trocar atuador e cilindro do pedal.. nao foi por causa de carga de plato.. foi defeito normal..
detonou 2 eixos vira-brequim..
eu nao to afim de arriscar nao..
mas.. eh bom que alguem queira fazer.. assim a gente tira a prova
-
obrigado vwfan mas vou regular o hpi em 2,0kg, está correto?
pode deixar tshii ou seria o luiz lá do ac?
quer melhor novidade em saber que o acelerador eltrúnico não falha e não precisa de clumper nem de fazer o chip.
[snapback]406714[/snapback]
seria os 2
legal q não falha hein e o ponto, como vc vai fazer?
eu to andando sem nada de chip, ponto original… as vezes entuxo 1.3kg pra dentro... e não sinto bater pino, nem nunca kebrou nd... eu to achando q a ie ta derrubando meu ponto...
-
sem querer ser chato, mas ja sendo…
um carro de 45 mil reais pra andar com hpi + bicos arrombados, voce nao acha que ele merece coisa melhor nao é
gerenciador nao eh absurdamente caro e vai te dar melhor consumo alem de mais recursos de acerto e ateh msm atraso de ponto.
-
poisó luiz, não vou mecher no ponto, acho que a injeção é capaz de fazer isso. ou não?
que isso xucrute, pode falar, estou aqui pra aprender, mas quero fazer assim, acho que se for bem acertado num tem problema, pois tb vou usar pouca pressão, quem sabe depois.
ka, o hpi vai ser usado pra isso mesmo, para um ajuste fino, já que a bomba do flex empurra bem, estou certo? e quanto ao map positivo, eu só iria usar se o acelerador eletrúnico desse zica, mas como não apresentou problemas e eu já sei de um outro astra flex turbo, sem nenhum outro tipo de acessório está fucionando perfeitamente, acho que não é necessário, além do que, os map que encontrei pra vender, só iam até 1,5kg.
-
poisó luiz, não vou mecher no ponto, acho que a injeção é capaz de fazer isso. ou não?
que isso xucrute, pode falar, estou aqui pra aprender, mas quero fazer assim, acho que se for bem acertado num tem problema, pois tb vou usar pouca pressão, quem sabe depois.
ka, o hpi vai ser usado pra isso mesmo, para um ajuste fino, já que a bomba do flex empurra bem, estou certo? e quanto ao map positivo, eu só iria usar se o acelerador eletrúnico desse zica, mas como não apresentou problemas e eu já sei de um outro astra flex turbo, sem nenhum outro tipo de acessório está fucionando perfeitamente, acho que não é necessário, além do que, os map que encontrei pra vender, só iam até 1,5kg.
[snapback]406877[/snapback]
a i.e. não é capaz de fazer do jeito q vem original não… a minha eu to achando q tem atrasado, mas é pq creio q ela esteja entrando em emergencia...
a primeira puxada q eu dou no dia, vem mto forte.... a partir dessas, todas as outras vem normais... não acredito q seja apenas por aquecimento.. deve ser tbm pq o map ta lendo pressao estranha, e derruba o ponto... o problema é q ele atrasa demais... perde mta potencia...
aah,e qto ao map, vc achou pouco 1.5kg de boost?? pretende usar qto?? vai forjar??
abraços
-
entao beleza
se for ateh pouca pressao, tipo 0.5 - 0.6 eu acho ateh viavel usar, embora exista coisa melhor…
ah sim, e cuidado com a taxa do flex que jah eh alta (nao eh na casa dos 11???) snme... se for 11 msm e c/ pouca pressao tem que tomar cuidado pq deve ficar na casca ehhehe ... mas isso quem pode te orientar melhor eh o overspeed que trampa c/ isso ...
-
a i.e. não é capaz de fazer do jeito q vem original não… a minha eu to achando q tem atrasado, mas é pq creio q ela esteja entrando em emergencia...
a primeira puxada q eu dou no dia, vem mto forte.... a partir dessas, todas as outras vem normais... não acredito q seja apenas por aquecimento.. deve ser tbm pq o map ta lendo pressao estranha, e derruba o ponto... o problema é q ele atrasa demais... perde mta potencia...
aah,e qto ao map, vc achou pouco 1.5kg de boost?? pretende usar qto?? vai forjar??
abraços
[snapback]406891[/snapback]
então não sei o que vou fazer com a i.e. acho sim e prentendo forjar sim. ahahahhaha no comeão algo entre 08,kg e 1,2kg.
xucrute postado hoje, 12:52 pm
entao beleza
se for ateh pouca pressao, tipo 0.5 - 0.6 eu acho ateh viavel usar, embora exista coisa melhor…
ah sim, e cuidado com a taxa do flex que jah eh alta (nao eh na casa dos 11???) snme... se for 11 msm e c/ pouca pressao tem que tomar cuidado pq deve ficar na casca ehhehe ... mas isso quem pode te orientar melhor eh o overspeed que trampa c/ isso ...
? 11,3:1, bem alta, mas quando for por pressão de verdade, vou forjar e baixar essa taxa.
-
então não sei o que vou fazer com a i.e. acho sim e prentendo forjar sim. ahahahhaha no comeão algo entre 08,kg e 1,2kg.
? 11,3:1, bem alta, mas quando for por pressão de verdade, vou forjar e baixar essa taxa.
[snapback]406904[/snapback]
hehehe forjado é o q h?
mas ta foda achar miolo pra esse motor… vc jah achou alguma coisa???
tem os powertech e maff da vida, q são de qualidade baixa pelo q o povo diz ai, e absurdamente caros...
-
oloco 90ml/min com 1,5 de inicial é coisa pré caramba.
saveiro de um amigo meu usa os iwp043 com vazão original, perto de 40ml, e alimenta muito bem com apenas 1,4 bar de inicial
[snapback]406468[/snapback]
antes de ter suplementar usava 120ml/min e pressão inicial de 2,0kg com final de sei lá qto, pq o relógio soh marcava até 7 e dava vdo nele…
abraços
-
hehehe forjado é o q h?
mas ta foda achar miolo pra esse motor… vc jah achou alguma coisa???
tem os powertech e maff da vida, q são de qualidade baixa pelo q o povo diz ai, e absurdamente caros...
[snapback]406919[/snapback]
os powertch eu não sei, mas o pessoa aqui clocou um jogo de pistão maff e bielas spa num gol, a primeira impressão é que os pistões são bons, as bielas estavam num golf, mas é esperar pra ver, pois o cara vai largar pressão com força. qualquer coisa eu te falo.
tommy postado hoje, 01:54 pm
quote(trutaforte @ dec 18 2005, 09:40 pm)
oloco 90ml/min com 1,5 de inicial é coisa pré caramba.
saveiro de um amigo meu usa os iwp043 com vazão original, perto de 40ml, e alimenta muito bem com apenas 1,4 bar de inicial
antes de ter suplementar usava 120ml/min e pressão inicial de 2,0kg com final de sei lá qto, pq o relógio soh marcava até 7 e dava vdo nele…
abraços
caramba, ele não ficava muito gordo na lenta?
tommy postado hoje, 01:55 pm
ah, carga de platé, acho mais de 850lbs muita coisa pra uso no dia a dia. enfia um platé de 6 pastilhas, num platé de astra 2.0 novinho em folha e seja feliz pro resto da vida…...
abraços
platé no platé, não entendi.
-
foi mals, escrevi errado.
disco com 6 pastilhas de cer?mica, no platé do astra original 2.0. ou se ainda insistir no platé de carga, use no máximo 850lbs. não vai ser tão desconfortável, e não vai prejudicar tanto o motor.
era gordo em baixa mesmo, mas era pra andar forte. ai resolvi mudar o conceito do carro pra andar mais na rua, entaum coloquei bicos mais magros e suplementar.
abraços
-
sem querer ser chato, mas ja sendo…
um carro de 45 mil reais pra andar com hpi + bicos arrombados, voce nao acha que ele merece coisa melhor nao é
gerenciador nao eh absurdamente caro e vai te dar melhor consumo alem de mais recursos de acerto e ateh msm atraso de ponto.
[snapback]406823[/snapback]
qual o gerenciador que vc está se referindo? his?
-
foi mals, escrevi errado.
disco com 6 pastilhas de cer?mica, no platé do astra original 2.0. ou se ainda insistir no platé de carga, use no máximo 850lbs. não vai ser tão desconfortável, e não vai prejudicar tanto o motor.
era gordo em baixa mesmo, mas era pra andar forte. ai resolvi mudar o conceito do carro pra andar mais na rua, entaum coloquei bicos mais magros e suplementar.
abraços
[snapback]406980[/snapback]
desconfortavel naum fica mesmo…. é hidraulico...e ai q ta o problema...
falam pra não passar de 700 lbs... só q 700 lbs com 6 pastilhas não cola... com 850 num sei se vai ser tão diferente