Novo motor pro cl [ foticas da montagem ]
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galera, tive pesquisando uns preços aki, agora deu pau na embreagem, to pensando em tirar o motor e fzer um pra rodar tbo…
blz, pesquisei preços por ai, não quero passar pra 1.9 mas tenho q ir pra ,50mm de cilindro..
agora, com kebe?ote rebaixado de 1,5mm + junta de aão + biela de kombi + pistao 1.8 gasolina + vira do 1.8 qto sera que vem em media de taxa? soh pra ter 1 ideia antes de fzer, depois vou cubicar...
sera q fica menos q 7,5:1 ??? pretendo andar com 1,8kg nesse motor
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fabio, tente conseguir pistões de 1.8 alcool. a diferença de taxa entre alcool e gasolina é de quase 4 pontos (vzs menos de compressão da mistura). com pistões de 1.8 alcool + bielas de kombi se tem 7:1 de taxa. se usar pistões de gasolina vai cair pra cerca de 3:1 (? ? ? ) de taxa, mesmo vc usando cabeçote rebaixado 1,5mm não deve passar de 4,0~4,5 de taxa.
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nsss vai destaxar meeeeeeeesmo hem…
k, como disse to pensando em montar um ap pra rodar com de 1,5kg a 1,8kg...
negocio é q vi no site da crestana eles so tem 1.8 gasolina... manha ligo lah pra confirmar... nao queria rebaixar o bloco...
to vendo que no fim das contas, com pistao de 1.8 a vou acabar ficando com taxa de gasolina?
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nsss vai destaxar meeeeeeeesmo hem…
k, como disse to pensando em montar um ap pra rodar com de 1,5kg a 1,8kg...
negocio é q vi no site da crestana eles so tem 1.8 gasolina... manha ligo lah pra confirmar... nao queria rebaixar o bloco...
to vendo que no fim das contas, com pistao de 1.8 a vou acabar ficando com taxa de gasolina?
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possivelmente vai ficar com seus 8~8,5 de taxa mesmo. da pra colocar 2 bar (sem risco algum) na boa mesmo com um acerto agressivo no distribuidor e na alimentação.
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galera, to disposto a meter a cara de fzer um motor com bielas de kombi sozinho… montar eu tenho ideia como faça, já fiz 1 vez de trocar as bronzinas e os pistoes... agora nao lembro qual chave usa pra soltar o kbe?ote, alguem lembra? sei q eh estriada, ou torx ( vlew renato_gts ) mas qual medida eu pe?o?
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fabio, tente conseguir pistões de 1.8 alcool. a diferença de taxa entre alcool e gasolina é de quase 4 pontos (vzs menos de compressão da mistura). com pistões de 1.8 alcool + bielas de kombi se tem 7:1 de taxa. se usar pistões de gasolina vai cair pra cerca de 3:1 (? ? ? ) de taxa, mesmo vc usando cabeçote rebaixado 1,5mm não deve passar de 4,0~4,5 de taxa.
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ka… com motor alcool/alcool original colocando bielas de kd eu chego nessa taxa??
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galera, to disposto a meter a cara de fzer um motor com bielas de kombi sozinho… montar eu tenho ideia como faça, já fiz 1 vez de trocar as bronzinas e os pistoes... agora nao lembro qual chave usa pra soltar o kbe?ote, alguem lembra? sei q eh estriada, ou torx ( vlew renato_gts ) mas qual medida eu pe?o?
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ixi, a vw tem não sei qtos modelos diferentes de parafusos, até allen.
ka… com motor alcool/alcool original colocando bielas de kd eu chego nessa taxa??
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? bem assim q o pessoal faz nos 1.8 com 7 de taxa, usa pistões de alcool + as bielas de kd.
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entao to começando comprar as peças… embreagem ceramica, caracol quente vou pegar um 1.00, tb um escape de 3 e um coletor scherick copia pra baixo....
to fazendo esse motor não pra pegar rapido e violento mas pra fzer terremoto acima de 4000 rpm... vamus ver
edit: ah, rotor de 61mm pra tbina... q acham? vai encher bem so em alta neh?
nessa de config de tbinas sou bem leigo
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galera essa caixa quente que estou pegando é 1.00, com diametro interno do rotor de 63mm e saida de 3 …
to pensando c? com meus botoes, vou ter q colocar um rotor 61 ali né? prum ap 1.8 girando ate 7000 fica pesado pra encher ela, tipo usando uma carca?a fria/rotor frio menor?
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entao to começando comprar as peças… embreagem ceramica, caracol quente vou pegar um 1.00, tb um escape de 3 e um coletor scherick copia pra baixo....
to fazendo esse motor não pra pegar rapido e violento mas pra fzer terremoto acima de 4000 rpm... vamus ver
edit: ah, rotor de 61mm pra tbina... q acham? vai encher bem so em alta neh?
nessa de config de tbinas sou bem leigo
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galera essa caixa quente que estou pegando é 1.00, com diametro interno do rotor de 63mm e saida de 3 …
to pensando c? com meus botoes, vou ter q colocar um rotor 61 ali né? prum ap 1.8 girando ate 7000 fica pesado pra encher ela, tipo usando uma carca?a fria/rotor frio menor?
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bem grandinho esse eixo/rotor quente q vc pretende usar fabio. 7k rpm vai ser pouco pora vc aproveitar a cavalaria, precisa girar mais alto ou usar um eixo menor.
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bem grandinho esse eixo/rotor quente q vc pretende usar fabio. 7k rpm vai ser pouco pora vc aproveitar a cavalaria, precisa girar mais alto ou usar um eixo menor.
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mas ai preciso trocar a carca?a quente da turbina ka é
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sim fabio, precisa mecher na config do turbo ou mandar um comandão + cabeçote preparado pra girar la em cima.
se quiser manter o eixo (parte mais cara do turbo) e ficar na casa dos 7000 rpm use uma caixa quente pequena, tipo .58 pulsativa. e ainda não descarto nem mesmo uma .48 tb pulsativa.
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sim fabio, precisa mecher na config do turbo ou mandar um comandão + cabeçote preparado pra girar la em cima.
se quiser manter o eixo (parte mais cara do turbo) e ficar na casa dos 7000 rpm use uma caixa quente pequena, tipo .58 pulsativa. e ainda não descarto nem mesmo uma .48 tb pulsativa.
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k, nao tenho a turbina ainda, apenas o caracol quente… alias tou pra comprar ainda junto com o escape de 3 e coletor... dae nao teria como colocar um eixo mais leve nesse conjunto, uma vez que a saida dela tb eh de 3 ?
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k, nao tenho a turbina ainda, apenas o caracol quente… alias tou pra comprar ainda junto com o escape de 3 e coletor... dae nao teria como colocar um eixo mais leve nesse conjunto, uma vez que a saida dela tb eh de 3 ?
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tem sim fabio, vc pode usar um eixo leve tipo o meu (52,5mm), q não é minusculo como um 49mm de apllinha e tb não é grande tipo o q se usa em carro muito preparado como o do fluff.
basta mandar fzr a bucha pra por na turbina de acordo com o di?metro do rotor.
mantenha a saida de 3 polegadas.
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ok, não peguei a turbina… agora preciso de uma ajuda pra escolher a turba...
vou montar no seguinte setup:
ap 800 com bielas da kombi diesel e pistoes do 1.8 a 0,50
pretendo rodar com 800 gr no po / 1? booster pra 1,5 / 2? booster pra 2.0kg ( sei que vou ter rendimento aquem qdo com ,8 mas digo isso pra preservar o equipamento no uso do dia-dia, mesmo que fique com ponto e mistura fora do ideal nessa situação. )
embreola cer?mica 900 lb / 4 pastilhas ( já instalada )
comando zba ou de turbo ( 272/286, 112 de lobe, 10,8 / 11,2 levante )
escapamento 3 ( já comprado )
coletor de escape monofluxo copia shirick ( já comprei tb, pretendo usar turbina mono tb )
carburação tldz ou 2e ( no caso da tldz, com venturis 25.5 e 26.5 e econostats )
cambio ps
quero pegada proxima a 3500 e giro max a 7000. qual turbina viraria legal ali ?
ah, esqueci, cabeçote std rebaixado 1,5mm valvulas 38x33
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vamos la (denovo, ja q o outro post q fiz o server engoliu durante alterações de configs la) resumidamente pra vc ter um carro esperto de pegada, gostoso pro dia a dia, girando o que vc pediu (vai até mais) em alta com a pressão desejada, sem riscos de quebras e a um custo justo pra potência e por uso almejado do carro. nada de gastar com o que não será necessário:
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virabrequim: 1.8
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pistões: 1.6 alcool
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bielas: kombi diesel
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taxa: 9:1
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cabeçote: 2.0 std com as molas pequenas (internas) dos fiat
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comando: 276? com 110+ de lobe e na casa de 11,5mm de levante (mto melhor do q 049g)
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carburador: 3e (se não tiver, começe com um 2e bem trabalhadinho)
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turbina: .48 pulsativa / eixo 52,5 mm (depois vc compra outro coletor)
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compressor: .50 / rotor 52 ou 54 mm (ambos ficam bons, com 52 a resposta fica mais linear)
se for manter o seu cabeçote, ai descarte os pistões de 1.6a e use os de 1.8a de forma a buscar 8:1 de taxa. vc tb pode pensar em tornear o topo dos pistões de 1.6 em 1,5 mm (o mesmo q vc tirou do seu cabeçote) e assim voltar aos 9:1 de taxa (pistões de 1.6a com bielas de kombi + cabeçote std = 9:1 de taxa), eu não acho legal tirar material do topo de pistão não forjado, mas é questão de medir qto tem de parede ali na cabeça.
o zoega fez um esquema desses no motor dele e esta blz. um motor daqui tb ta rodando assim a bastante tempo, mas com apenas 1,6 bar de pressão.
o comando zba da mta pancada em baixa e amara muito em alta depois dos 5500 rpm. o comando entope o motor. um 049g é menos pior, e o 276 q citei da uma diferença absurda em cima do 049g em alta. 7 (de 7000 rpm) iria ser só um numero a mais no seu contagiros…
depois vou lembrando mais do q escrevi antes, ai te falo.
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porque usar uma turbina .48 ???
não seria pequena pra config dele?
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ele vai usar um motor com pouco curso (e com isso, não mto torcudo em baixa), bem descomprimido e mesmo assim quer pegada em baixa mesmo q não gire muito (7000). então da pra usar uma caixa quente pequena desde q se use um eixo não mto pequeno.
uma .58 + eixo 52,5 mm seria o ideal, mas temo q não de a pegada q ele ta pedindo, ainda mais q não tem um carburador grande.
a preparação do carro dele é praticamente basica , parecida com a do gol do xampugts, só q ele usa um eixo maior e mais pesado e anda com 2 bar direto. no caso do fabio, se usar um eixo pesado ele vai ter perda qdo andar com a pressão baixa. se fosse carro 1.8 pra usar 1,5/ 2 quilos direto…ai teria q ser com a .58 mas mantendo o eixinho leve.
o fabio ta ciente que pra vir cavalaria forte, teria q girar mais alto e usar uma caixa quente maior.
o q me preocupou nisso tudo foi o fato de andar com 0,8 no po. eu acho q o carro tem q ser esperto sempre, mesmo com a pressão inicial e não só qdo liga o booster.
ai fica a cargo dele escolher entre a .48 e a .58 pra comeão do projeto. sempre com eixo 52,5 mm e rotor 52/54 mm no compressor .50.
se fosse com eixo 49 mm (o q mais se ve por ai), ai neeeeeeem pensaria em uma caixa quente menor q .82 pro carro dele.
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ele vai usar um motor com pouco curso (e com isso, não mto torcudo em baixa), bem descomprimido e mesmo assim quer pegada em baixa mesmo q não gire muito (7000). então da pra usar uma caixa quente pequena desde q se use um eixo não mto pequeno.
uma .58 + eixo 52,5 mm seria o ideal, mas temo q não de a pegada q ele ta pedindo, ainda mais q não tem um carburador grande.
a preparação do carro dele é praticamente basica , parecida com a do gol do xampugts, só q ele usa um eixo maior e mais pesado e anda com 2 bar direto. no caso do fabio, se usar um eixo pesado ele vai ter perda qdo andar com a pressão baixa. se fosse carro 1.8 pra usar 1,5/ 2 quilos direto…ai teria q ser com a .58 mas mantendo o eixinho leve.
o fabio ta ciente que pra vir cavalaria forte, teria q girar mais alto e usar uma caixa quente maior.
o q me preocupou nisso tudo foi o fato de andar com 0,8 no po. eu acho q o carro tem q ser esperto sempre, mesmo com a pressão inicial e não só qdo liga o booster.
ai fica a cargo dele escolher entre a .48 e a .58 pra comeão do projeto. sempre com eixo 52,5 mm e rotor 52/54 mm no compressor .50.
se fosse com eixo 49 mm (o q mais se ve por ai), ai neeeeeeem pensaria em uma caixa quente menor q .82 pro carro dele.
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k mto obrigado pelas dicas…
mas no caso de 0,8 é pq trabalho todo dia com o carro... ai acerto legal pra 1,5 / 2kg e fique como ficar no 0,8, é soh pra nao me pegar as 7:15 indo trabalhar moend td...
e no caso do eixo, como vc disse:
que ficaria melhor?
.58 com rotor 52,5
ou
1.00 ( que pra min já tah no esquema ) com rotor 49mm ???
ps: não me importo com turbo enchendo um pouco tarde ( desde que seja a 6000 rpm )
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k mto obrigado pelas dicas…
mas no caso de 0,8 é pq trabalho todo dia com o carro... ai acerto legal pra 1,5 / 2kg e fique como ficar no 0,8, é soh pra nao me pegar as 7:15 indo trabalhar moend td...
e no caso do eixo, como vc disse:
que ficaria melhor?
.58 com rotor 52,5
ou
1.00 com rotor 49 ???
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complicada escolha, a 1? seria mais equilibrada.
o fluff andou de 1.00 no outro gol dele, só não lembro com qual eixo. seria uma boa perguntar pra ele certinho. tinha até um video do carro andando inclusive com uma config bem parecida com a q vc pretende