1? turbinho…
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fala galera do mal…
entao, k, akela config q vc me passou vai ficar pra depois... por agora, comprei uma aplzinha e tou montando aki... a parte quente e o escape já estao no carro ( mew, mudando do 4x1 pra turbo como segura o motor )
entao... vou manter a taxa atual ( 1,5mm de cabeçote + junta de aão + pistão do alcool ), manter o comando 288 de aspro, atrsar o ponto final e andar com meio quilo. será que vou ter dor de cabeça?
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isso é muita taxa, melhor trocar esses pistões para não ter dores de cabeça.
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entao mas sei bem dos calos q tem no bloco… qdo montei o aspro já tinha...
qdo for fzer, ai sim vou baixar bem a taxa... ou se gostar, andar no alcool/alcool mesmo...
alias, vou ter q fazer um ponto final bem personalizado presse caso...
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tava fazendo as contas aki…
com 15 de taxa ( se tiver isso, acredito q nao tenha ) vou ter 22,5 de taxa dinamica. usando tipo: 18-21 de ponto creio q nao tenha problemas...
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fabio, ta mto taxado esse motor pra rodar com turbo
22,5 de taxa dinamica com qto de pressão?
cuidado qto ao ponto, mesmo com 21? vc tem q ficar muito ligado em detonação e precisa de velas muito frias, tipo as b11egv.
usamos (ao nivel do mar) até 31? de ponto @ 1 bar em motores a alcool, mas com 8,5 ou menos de taxa. se tiver mais pressão (+ taxa din?mica) esse ponto vai caindo na medida q se deseja mais pressão.
vc esta quase como se tivesse turbinado um motor gasolina/gasolina , q consegue ser mais fragil do q um a/a. lembre-se que em motores a turbinados (sem ser os de fabrica) carburados na gasolina, o ponto final dificilmente chega nos 18?, os alcool/alcool (12:1 de taxa) até vão nos 21? no máximo. o seu tem estimados 15:1. complica muito…
lembro que só não turbinei meu passat pq o cabeçote era muito taxado, e as peças de motores não eram de facil acesso como é hj em dia.
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fabio, ta mto taxado esse motor pra rodar com turbo
22,5 de taxa dinamica com qto de pressão?
cuidado qto ao ponto, mesmo com 21? vc tem q ficar muito ligado em detonação e precisa de velas muito frias, tipo as b11egv.
usamos (ao nivel do mar) até 31? de ponto @ 1 bar em motores a alcool, mas com 8,5 ou menos de taxa. se tiver mais pressão (+ taxa din?mica) esse ponto vai caindo na medida q se deseja mais pressão.
vc esta quase como se tivesse turbinado um motor gasolina/gasolina , q consegue ser mais fragil do q um a/a. lembre-se que em motores a turbinados (sem ser os de fabrica) carburados na gasolina, o ponto final dificilmente chega nos 18?, os alcool/alcool (12:1 de taxa) até vão nos 21? no máximo. o seu tem estimados 15:1. complica muito…
lembro que só não turbinei meu passat pq o cabeçote era muito taxado, e as peças de motores não eram de facil acesso como é hj em dia.
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22,5 vai dar se usar 0,5 de pressão… isso se tiver 15 de taxa.
se usam 21 no maximo em alcool/alcool, to vendo q a solução pra min, vai ser travar em 18? mesmo. ah, não tirei o 288 exatamente pra evitar mta taxa dinamica em baixa.
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22,5 vai dar se usar 0,5 de pressão… isso se tiver 15 de taxa.
se usam 21 no maximo em alcool/alcool, to vendo q a solução pra min, vai ser travar em 18? mesmo. ah, não tirei o 288 exatamente pra evitar mta taxa dinamica em baixa.
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entendi fabio, não trave o avanço, deixe com uns 14/15 de inicial e q pare nos 18? de final. pode forçar mto o motor de arranque girar o motor frio com 15 de taxa + 18? de ponto.
de fato, com o comando de aspirado a pressão em baixa é menor. não esquece que em alta o trabalho do comando é meio diferente e o enchimento das c?maras volta a ser alto (como num comando original seria na baixa), só q numa faixa de giros maior.
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bom…. tava fazendo umas contas aki...
considerando a pior das hipoteses, que o cabeçote fosse um cilindro de mesmo diametro do bloco ( 81 mm, situação onde se mais ganharia taxa ), sem contar a junta de aão ( que deve ser mais grossa ) e partindo que um ap 1.8 alc/alc tem 12,3 de taxa, com 1,5 mm de rebaixamento estou chegando a exatos 15,057:1 de taxa...
por isso acho q nao chega a 15...
e mesmo que estivesse chegando, com 0,4 a 0,5 estarei com 21 de taxa dinamica, coisa que se alcança com 1.5 kg num carburado e tem um monte de gente que anda assim....
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bom…. tava fazendo umas contas aki...
considerando a pior das hipoteses, que o cabeçote fosse um cilindro de mesmo diametro do bloco ( 81 mm, situação onde se mais ganharia taxa ), sem contar a junta de aão ( que deve ser mais grossa ) e partindo que um ap 1.8 alc/alc tem 12,3 de taxa, com 1,5 mm de rebaixamento estou chegando a exatos 15,057:1 de taxa...
por isso acho q nao chega a 15...
e mesmo que estivesse chegando, com 0,4 a 0,5 estarei com 21 de taxa dinamica, coisa que se alcança com 1.5 kg num carburado e tem um monte de gente que anda assim....
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com 0,5 vc teria 22,65 de taxa din?mica, equivalente a 1,66 bar num motor de 8,5:1 de taxa estática.
o rendimento volum?trico (com 8,5:1 de taxa) seria ~5140 cc, ja com 15:1 de taxa @ 0,5 bar = 2753 cc.
isso ja prevó uma grande diferença em rendimento entre as duas situações.
qto ao ponto, tome cuidado, com 15:1 de taxa é como se vc ja tivesse 0,76 bar (15:1 de taxa = 0,76 bar num motor de 8,5:1 de taxa) logo qdo liga o carro.
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por tempo, enquanto não arrumo outro kbãote, vou manter o ponto inicial e final proximo de 15 e pressão proxima a 0,4.
bom, aspirado ele dava 200, 205… creio q posso esperar acelerações mais rápidas e final um pouco maior com essa config nao é
ps: mais pra frente, qdo tiver grana e já tiver arrumado a porta do mew carro ai sim vou destaxar ele, mas por enquanto, to na ca?a de um kbãote e se não achar, vou ter q andar assim mesmo. creio q posso esperar algo em torno de 170 a 180 cv nao? com comando e td.
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entao… amanha tou instaldno outro kbe?ote no cl... 0,5 de taxa ( mais destaxado q achei ) e comando zba... ai vai dar pra agilizar td...
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pq zba fabio?
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k,
estou um pouco com comando…
imagine vc com um ap com 288... dirigindo todo santo dia 20-25km por dia, na cidade na estrada, etc... não me incomodasse tanto com isso, mas já q tenho a chance... depois, mais pra frente, qdo fizer os cilindros, o vira, boto um g ali, ou mesmo um de turbo...
to quase decidido a virar com 0,5 de pressão... turbina 42/48 eixo 49...
ah, por falar nisso qto o pessoal usa de taxa dinamica com os pistoes do 1.8 a, posso ir ate 24 como se faz com os mahrle 2.0a ?
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k,
estou um pouco com comando…
imagine vc com um ap com 288... dirigindo todo santo dia 20-25km por dia, na cidade na estrada, etc... não me incomodasse tanto com isso, mas já q tenho a chance... depois, mais pra frente, qdo fizer os cilindros, o vira, boto um g ali, ou mesmo um de turbo...
to quase decidido a virar com 0,5 de pressão... turbina 42/48 eixo 49...
ah, por falar nisso qto o pessoal usa de taxa dinamica com os pistoes do 1.8 a, posso ir ate 24 como se faz com os mahrle 2.0a ?
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entendi. só cuidado com o zba, pois no seu caso ele facilita (se comparado ao 288) o aparecimento de detonação.
o pessoal usa até 25/26 de taxa din?mica nos mahle (81/83mm), desde que bem alimentadinho, mas nada a ponto de andar pipocando de excesso.
não esque?a das velas super-frias.
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entao… montei o kbe?ote novo, prisioneiros novos, td limpinho mas a mesma junta de aão de 3 montagens atras... e surpresa???
tá passando compressão de agua pra cilindro...
mais ,1mm subindo pra lua e 96 conto na junta...
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ah, caso seja util pra alguem:
a chave do kbe?ote é uma estriada 12mm. o código raven dela é raven 111024 ou raven 024.
demorei pra achar essa info…
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entao… montei o kbe?ote novo, prisioneiros novos, td limpinho mas a mesma junta de aão de 3 montagens atras... e surpresa???
tá passando compressão de agua pra cilindro...
mais ,1mm subindo pra lua e 96 conto na junta...
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fabio, não sei se o preão das peças é tabelado, paguei (com descontinho a vista) 98 reais na junta de 2.0, q é beeem mais cara q a de 1.8.
não rola de falar isso na concession?ria q vc pediu a junta?
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junta usada?
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junta usada?
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já comprei usada…
ai montei o motor com 288 + pistao gasolina, desmontei e montei a alcool, isso em outubro 2004 e td ok ate ontem, qdo coloquei outro kbe?ote...
ps: achei po r$ 85,40 agora...
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compri a minha por 77…