Como recriar antigo motor cht 1.35?
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po cara.
acho que vc diminuir 0.3 de cilindrada do seu 1.6 pra 1.3 procurando economia é um passo desnecessario.
só uma pergunta….... é gasolina ou alcool?¿
tipo o motor cht tem um carburadorzinho tdlz duplo , ja vi nego usar gigles baixíssimos nesse motor e obter otimos resultados, porém o maluco falava q n passava de 120km/h rs.
assim acho que se vc quer mais economia vc pode fazer como ele (vc nao vai ter motor pra andar forte) vai ter um carro bem economico., porém você pode melhorar ou até sanar o problema relatado pelo cara colocando econostats que só entrem em ação quando estiver com giro alto (sugando bastante), ou seja, quando vc nao tiver importando com economia e sim pisando.
outra coisa é usar pneus +finos..... do escort se nao me engano é 185 65 14, vc afinando ele ja da diferencá.
a ignicao é transistorizada, nao sei exatamente se ou se dá pra por um 'bobinao lá' , mas uma bobina bosch vermelha ja da dif (a original é amarela acho).
se o motor é a alcool, vc pode misturar gasolina, no meu eu ja cheguei a usar gasolina pura e nao batia pino nem nada nao.....fora q andou abeça e ficou ultra economico rs (foi numa emergencia rs).
pra melhorar mais ver o quao possivel pode dar um passe no cabecote e aumentar a taxa (eu n sei).
eu tive um escort normal e meu pai um xr3 q durou até acabar, só era chato regular o carburador pq ele é numa posicao meia desconfortavel rs.
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mas se a duvida é o volume q vai ficar, basta calcular o volume do cil novo, vc vai ter q a certeza do volume….
motor menor nem sempre significa economia
sai de um 1.0aspirado q fazia 4,4km/l pra um 1,6t q faz 7,5km/l, original 1,6 gasolina eu fazia 13km/l, uma media nunca conseguida com o 1.0 qnd original ainda
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po cara.
acho que vc diminuir 0.3 de cilindrada do seu 1.6 pra 1.3 procurando economia é um passo desnecessario.
só uma pergunta….... é gasolina ou alcool?¿
tipo o motor cht tem um carburadorzinho tdlz duplo , ja vi nego usar gigles baixíssimos nesse motor e obter otimos resultados, porém o maluco falava q n passava de 120km/h rs.
assim acho que se vc quer mais economia vc pode fazer como ele (vc nao vai ter motor pra andar forte) vai ter um carro bem economico., porém você pode melhorar ou até sanar o problema relatado pelo cara colocando econostats que só entrem em ação quando estiver com giro alto (sugando bastante), ou seja, quando vc nao tiver importando com economia e sim pisando.
outra coisa é usar pneus +finos..... do escort se nao me engano é 185 65 14, vc afinando ele ja da diferencá.
a ignicao é transistorizada, nao sei exatamente se ou se dá pra por um 'bobinao lá' , mas uma bobina bosch vermelha ja da dif (a original é amarela acho).
se o motor é a alcool, vc pode misturar gasolina, no meu eu ja cheguei a usar gasolina pura e nao batia pino nem nada nao.....fora q andou abeça e ficou ultra economico rs (foi numa emergencia rs).
pra melhorar mais ver o quao possivel pode dar um passe no cabecote e aumentar a taxa (eu n sei).
eu tive um escort normal e meu pai um xr3 q durou até acabar, só era chato regular o carburador pq ele é numa posicao meia desconfortavel rs.
então milan, 300cc pode parecer pouco, mas creio que faça diferença sim, nem ke seja de 1 km/l a mais na autonomia. pra quem vai rodar 80 km por dia por 5 anos... ajuda demais. giclês pekenos é uma boa, mas não muito, pois é horrivel carro dando falta ao acelerar. o que é econostaté já ouvi falar... mas não me lembro. ignição se for preciso coloco uma totalmente moderna, mais eficiente, sem aproveitar nada da original... isso é o de menos. meu del rey tem a bobina boch vermelha... não vi diferença pra marflex anterior, e dizem que marflex não presta. e 120km/h pra mim, já é absurdo... rs... ando a 80, no máximo 100 em rodovia com meu del rey, a 120 km/h ele parece que vai desmontar no vento... rs... sem chance.
como disse, desempenho não é prioridade, apénas a economia. pneu muito fino prejudica a estabilidade em rodovia... economizar sim, mas sem colocar a vida em risco também. pneus 175/70 r13, ou talvez até 165/70, pra mim já estaria ótimo. colocar gasolina no álcool melhora o desempenho realmente, mas aí se vai embora a economia, devido ao preço absurdo da gasolina. colocar gasolina pura num motor original a álcool, o carro vira um foguete mesmo, e fica muito econômico, pois a gasolina é queimada na compressão do álcool, bem mais alta... a explosão é muito maior e mais eficiente. Às vezes até penso nisso... rodar com gasolina e compressão de álcool... mas acho que o motor derrete em pouco tempo, sei não.
naturalmente, não vou abrir um motor cht 1.6 em bom estado pra fazer experiências malucas... rs... eu tenho um cht 1.6 original a álcool jogado aqui, era de um escort 89. e é nele que eu gostaria de fazer essa experiência de diminuir a cilindrada para 1.3 e uma preparaçãozinha leve pra otimizar sua eficiência, e alcançar os tais 10 km/l de álcool na cidade. será a álcool, gosto do álcool como combustível por uma série de razões... e o motor cht foi o melhor motor a álcool que já existiu, então tem tudo pra dar certo, de inicio.
mas se a duvida é o volume q vai ficar, basta calcular o volume do cil novo, vc vai ter q a certeza do volume....
motor menor nem sempre significa economia
sai de um 1.0aspirado q fazia 4,4km/l pra um 1,6t q faz 7,5km/l, original 1,6 gasolina eu fazia 13km/l, uma media nunca conseguida com o 1.0 qnd original ainda
qual a fórmula pra calcular a cilindrada? através dela poderia calcular com exatidão quais as cilindradas que podem ser obtidas com a salada de peças disponiveis pro motor cht, seria interessante. basicamente, pelo que pesquisei, existem duas formas de obter um cht 1.3: bielas e virabrequim de 1.0, com pistões do 1.6, ou, bielas e virabrequim do 1.6, com pistões do 1.0. a primeira opção, acho que não chega a 1300cc, deve dar menos... teria um motor mais girador com curso menor. a segunda opção acho que chegaria nos 1341 cc originais do cht 1.35 de 1983... teria mais torque, com curso maior. por isso me parece a melhor opção, a princípio.
de fato, motor menor nem sempre significa economia, isso é fato. o opala 2.5 de 4 cilindros é um belo exemplo disso... motor torcudo + câmbio longo, numa banheira de 1300kg e que tem aerodinâmica de parede... e faz 6 km/l de álcool na cidade, e em rodovias vc tem desempenho de sobra pra ultrapassar e conduzir com segurança, e viaja a 100km/h com apenas 2500 a 2800 rpm do motor, confortável e sossegado. enqto isso essas enceradeiras de asfalto 1.0 flex que fabricam hj em dia, motor fraco + câmbio curto... pesam apenas 700 a 800 kg, super aerodinâmicos, mas muitos empatam com um opalão 4 cilindros fazendo 6 a 7km/l de álcool na cidade, e na estrada nâo tem fôlego pra nada e vc viaja com o motor zunindo no seu ouvido a 4500rpm a 100 km/h... ridículo.
no caso do meu chtzinho 1.35 porém, axo que vai compensar. há muitos indícios disso, como os corcelzinhos da década de 70 ke faziam incríveis 16km/l de gasolina com seus motorzinhos renault 1.3, e os testes da revista 4 patas, que qdo fez comparativos entre os corcel e escort 1.6 e 1.3, apontou uma vantagem média de 1,5 km/l a mais para os corcel e escort 1.3, ke usavam o motor 1.35 de 1341cc. mas só vendo pra crer, como o motor já está jogado aqui mesmo... acho que não tenho muito a perder.
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sem duvida….... sem controle falou tudo.
ja tive carro 1.0 aqui q bebia mais que o 1.7 do civic por ex... bebia quase igual o meu md 1.6 de 30 anos num carro mais pesado............... agora vai entender porque?¿..... sinceramente nao sei
os carros do passado, mesmo com as limitações tecnológicas, eram feitos pensando em eficiência. hoje em dia, mesmo com toda tecnologia existente, os carros são feitos pensando em marketing apenas. o motor "flex" já é um desastre... os leigos amam isso como se fosse a 8ª maravilha do mundo, e não percebem que é um golpe de marketing absurdo. a maioria das pessoas acha o máximo ter um carro "flex"... mas não percebem que o carro flex delas bebe igual um opala 6 cilindros, já que tem que se dividir entre duas substâncias completamente diferentes e acaba perdendo eficiência com isso. bela tecnologia...
aí tem a segunda aberração tecnológica, que é o maledeto motor 1.0. essa porcaria nem deveria existir... como é um motor fraco, as pessoas reclamavam dele no começo. o que as montadoras fizeram? encurtaram os câmbios até onde puderam... pros trouxas terem a ilusiva sensação de desempenho, porém matando o consumo de combustivel. carro com motor 1.0 + câmbio curto é uma tranqueira que só anda no berro, só tem algum desempenho se for esgoelado o tempo todo em altíssimos giros, e aí pra onde vai a eficiência? anda igual bicicleta e bebe igual v8... há as excessões, mas... no geralzão é isso. mas o brasileiro leigo não percebe isso, e a cada dia mais e mais trouxas saem felizes das concessionárias com seus brinquedinhos de 1000 cilindradas flex... fazer o quê.
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as montadoras no brasil, infelizmente formam um grande circo que exploram milhões de palhaços para obter apenas lucro. ainda não vi nos usa carro 0 km com motor 1.0, carro com direção mecânica, ou manivela em vidro e travas manuais, lá não aprovam, não vende e acabou, fora a diferença de preço dos carros, que aqui achamos de luxo, com os daqui… outra coisa lá não pagam ipva, apenas pedágios, aqui pagamos ipva que é uma taxa que deveria ir para as estradas e duplamente pagamos pedágios, sendo que o governo entrega estradas prontas as concessionarias rodoviárias explorarem... vi uma campanha para que ninguém mais compre carro zero no brasil até que seja respeitado o preço e acessórios básicos de conforto de um carro pelo preço que pedem, porem com certeza os fdp vão aumentar o valor de peça de manutenção dos usados !!! por isso continuem pagando seus impostos e contas em dias pois milhões de brasileiros dependem de nós... exemplo: integrantes dos bolsa familia, gas, estudo, luz fraterna, carceragem, etc...
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po cara.
acho que vc diminuir 0.3 de cilindrada do seu 1.6 pra 1.3 procurando economia é um passo desnecessario.
só uma pergunta….... é gasolina ou alcool?¿
tipo o motor cht tem um carburadorzinho tdlz duplo , ja vi nego usar gigles baixíssimos nesse motor e obter otimos resultados, porém o maluco falava q n passava de 120km/h rs.
assim acho que se vc quer mais economia vc pode fazer como ele (vc nao vai ter motor pra andar forte) vai ter um carro bem economico., porém você pode melhorar ou até sanar o problema relatado pelo cara colocando econostats que só entrem em ação quando estiver com giro alto (sugando bastante), ou seja, quando vc nao tiver importando com economia e sim pisando.
outra coisa é usar pneus +finos..... do escort se nao me engano é 185 65 14, vc afinando ele ja da diferencá.
a ignicao é transistorizada, nao sei exatamente se ou se dá pra por um 'bobinao lá' , mas uma bobina bosch vermelha ja da dif (a original é amarela acho).
se o motor é a alcool, vc pode misturar gasolina, no meu eu ja cheguei a usar gasolina pura e nao batia pino nem nada nao.....fora q andou abeça e ficou ultra economico rs (foi numa emergencia rs).
pra melhorar mais ver o quao possivel pode dar um passe no cabecote e aumentar a taxa (eu n sei).
eu tive um escort normal e meu pai um xr3 q durou até acabar, só era chato regular o carburador pq ele é numa posicao meia desconfortavel rs.
o cht usa um carb 460.e a bubina amarela é pra platinado que foi usado só em alguns motor renalt antigo.
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uma opção é usar gnv,mas de qualquer forma se quer calcular cilindrada vc pega o curso multiplica por 3.1416 x diametro de cilindro x diametro de cilindro.boa sorte
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uma opção é usar gnv,mas de qualquer forma se quer calcular cilindrada vc pega o curso multiplica por 3.1416 x diametro de cilindro x diametro de cilindro.boa sorte
pensei no gnv, mas além do custo muito alto de instalação, na faixa dos 3 ou 4 mil reais (pra instalar direito, não essas instalações porcas de fundo de quintal), o preço do gnv hj em dia já não é lá essas coisas… e aqui na minha região teria ke viajar longe pra abastecer, pois aqui por ser uma cidade medieval, não tem gnv disponível. mas o meu desânimo principal do gnv, é que o carro vira literalmente uma bomba atômica ambulante... os "especialistas" dizem que é 150% seguro e blá blá blá, mas pra mim é balela. qtos postos e carros acabaram igual hiroshima com essas trosobas... não é incomum ver nos. jormais. prefiro um motorzinho taxadinho rodando com álcool mesmo, assim pelo menos sei que nunca vou acabar num cogumelo nuclear na proxima esquina...rs
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uma opção é usar gnv,mas de qualquer forma se quer calcular cilindrada vc pega o curso multiplica por 3.1416 x diametro de cilindro x diametro de cilindro.boa sorte
pensei no gnv, mas além do custo muito alto de instalação, na faixa dos 3 ou 4 mil reais (pra instalar direito, não essas instalações porcas de fundo de quintal), o preço do gnv hj em dia já não é lá essas coisas… e aqui na minha região teria ke viajar longe pra abastecer, pois aqui por ser uma cidade medieval, não tem gnv disponível. mas o meu desânimo principal do gnv, é que o carro vira literalmente uma bomba atômica ambulante... os "especialistas" dizem que é 150% seguro e blá blá blá, mas pra mim é balela. qtos postos e carros acabaram igual hiroshima com essas trosobas... não é incomum ver nos. jormais. prefiro um motorzinho taxadinho rodando com álcool mesmo, assim pelo menos sei que nunca vou acabar num cogumelo nuclear na proxima esquina...rs
ta certo!
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v=(pi*r(ao quadrado)*h)*4
então
pi=3,14
r=raio do pistao=diâmetro/2
h=altura, curso do pistao
tudo *4 se forem 4 cil o motor….
vai precisar um deslocamento da virgula, acho q 3 casas
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v=(pi*r(ao quadrado)*h)*4
então
pi=3,14
r=raio do pistao=diâmetro/2
h=altura, curso do pistao
tudo *4 se forem 4 cil o motor….
vai precisar um deslocamento da virgula, acho q 3 casas
fórmula complicada, mas interessante... vou tentar entendê-la e usá-la.
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cht 1.0: potência: 50cv - 5.800rpm torque: 7,30mkgf - 3.600rpm diâmetro x curso: 70,3mm x 64,2mm bielas / relação r/l: 138,2mm / 0,232 cht 1.6: potência: 72,0cv - 5.400rpm torque: 12,6mkgf - 3.400rpm diâmetro x curso: 77,0mm x 83,5mm bielas / relação r/l: 127,8mm / 0,326
simples não é difícil…...
volume=(3,14*(diâmetro do cil/2)ao quadrado*curso)*4
vamos ver o pistao 1.0 no vira do 1.6, não sei no caso da biela como ficaria pra usar, mas vou considerar a biela do vira...
v=(3,14*(70,3/2)^2*83,5)*4
v=(3,141235,522583,5)*4
v=(323941,6)*4
v +ou- 1295766, com o deslocamento q disse 1295,766 1300 o motor.....
vamos ver o pistao 1.6 no vira 1.0
v=(3,14*(77/2)^2*64,2)*4
v=(3,141482,2564,2)*4
v=(298803,8)*4
v +ou- 1198215 daria 1.195cc
pelo jeito o mais próximo q deseja seria o primeiro monstrinho, mas não da 1.35
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interessante a formula,mas conheço um calculo simplificado pro 4 cilindros.curso x 3.1416 x diametro do cilindro x diametro do cilindro
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tem outra formula, mais complicada q a sua, coisa de prof de matemática kkkk, essa sua parece ser a mais simples
n*(pi*(d^2/4)*c)
onde
n=numero de cil
pi=3,14
d=diâmetro em cm
c=curso em cm
n=4, d=70,3mm e c=83,5mm
v=4*((3,14*(7,03^2/4)*8,35)
v=4*(3,1412,358,35
v=4*323,94
v=1295,76
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cara, acho que pelo peso o 1.3 ficaria pior no quesito economia que o 1.6
pneus finos, mas se vc nao passa de 80km/h n vai ter problema algum, mas sentirá o carro bem mais leve.
econostat é um tubo de metal que colocamos na boca do carbruador que quando 'suga muito ar' ele injeta gasolina (isso supriria a falta do seu gigle pequenininho).
sobre bobina n é soh a troca dela que da dif, se seu sistema esta funcionando e ela suprindo nao dará dif, porém experimente abrir o gap das velas.
misturando gasosa ao alcool, fica beberrao n, pelo contrario, porém n derrete o motor por usar gasolina pura (eu fiz por emergencia, soltou a mangueira do tanque soh tinha 2 litros de gasosa numa pet no carro e tinha q ir pra casa, liguei na bomba andei uns 5km na cidade de madrugada….. bebeu nem meia garrafa rs.)
mas seila o valor q vc gasta pra por o kit todo no motor vc botaria de alcool.
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cálculo de cilindrada e taxa de compressão
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vamos lá.
dando meu pitaco.
vai gastar r$ 2,500,00 a r$ 3,000,00 pra buscar economia.
eu tive um cht 1,6 alcool que fazia 6,5 / 6,8 na cidade, cheguei a fazer até mais de 1.
na estrada, andando forte, 10,62 de média, no alcool.
o 1,6 gasolina, teoricamente, tem que fazer uns
v=(pi*r(ao quadrado)*h)*4
então
pi=3,14
r=raio do pistao=diâmetro/2
h=altura, curso do pistao
tudo *4 se forem 4 cil o motor….
vai precisar um deslocamento da virgula, acho q 3 casas
fórmula complicada, mas interessante... vou tentar entendê-la e usá-la.
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dando um pitaco:
vai gastar uns r$ 2,500,00 a r$ 3,000,00 pra fazer um motor, buscando economia.
quanto tempo vai levar pra tirar isto ??
o cht, gasolina, faz +- 9 kml na cidade,
o 1,3, por ser fraco, vai gastar a mesma coisa.
onde está a economia ??
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se o teu desejo é construir um cht 1300, e vc já possui um 1600 jogado aí, mantenha o vira e as bielas dele, e coloque o conjunto de pistoes/camisas do gol 1000 quadrado / escort hobby 1.0
o pistao do cht 1000 tem 70,3mm de diametro…..faz as contas que vai casar certinho.
abraço.