Como recriar antigo motor cht 1.35?
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uma opção é usar gnv,mas de qualquer forma se quer calcular cilindrada vc pega o curso multiplica por 3.1416 x diametro de cilindro x diametro de cilindro.boa sorte
pensei no gnv, mas além do custo muito alto de instalação, na faixa dos 3 ou 4 mil reais (pra instalar direito, não essas instalações porcas de fundo de quintal), o preço do gnv hj em dia já não é lá essas coisas… e aqui na minha região teria ke viajar longe pra abastecer, pois aqui por ser uma cidade medieval, não tem gnv disponível. mas o meu desânimo principal do gnv, é que o carro vira literalmente uma bomba atômica ambulante... os "especialistas" dizem que é 150% seguro e blá blá blá, mas pra mim é balela. qtos postos e carros acabaram igual hiroshima com essas trosobas... não é incomum ver nos. jormais. prefiro um motorzinho taxadinho rodando com álcool mesmo, assim pelo menos sei que nunca vou acabar num cogumelo nuclear na proxima esquina...rs
ta certo!
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v=(pi*r(ao quadrado)*h)*4
então
pi=3,14
r=raio do pistao=diâmetro/2
h=altura, curso do pistao
tudo *4 se forem 4 cil o motor….
vai precisar um deslocamento da virgula, acho q 3 casas
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v=(pi*r(ao quadrado)*h)*4
então
pi=3,14
r=raio do pistao=diâmetro/2
h=altura, curso do pistao
tudo *4 se forem 4 cil o motor….
vai precisar um deslocamento da virgula, acho q 3 casas
fórmula complicada, mas interessante... vou tentar entendê-la e usá-la.
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cht 1.0: potência: 50cv - 5.800rpm torque: 7,30mkgf - 3.600rpm diâmetro x curso: 70,3mm x 64,2mm bielas / relação r/l: 138,2mm / 0,232 cht 1.6: potência: 72,0cv - 5.400rpm torque: 12,6mkgf - 3.400rpm diâmetro x curso: 77,0mm x 83,5mm bielas / relação r/l: 127,8mm / 0,326
simples não é difícil…...
volume=(3,14*(diâmetro do cil/2)ao quadrado*curso)*4
vamos ver o pistao 1.0 no vira do 1.6, não sei no caso da biela como ficaria pra usar, mas vou considerar a biela do vira...
v=(3,14*(70,3/2)^2*83,5)*4
v=(3,141235,522583,5)*4
v=(323941,6)*4
v +ou- 1295766, com o deslocamento q disse 1295,766 1300 o motor.....
vamos ver o pistao 1.6 no vira 1.0
v=(3,14*(77/2)^2*64,2)*4
v=(3,141482,2564,2)*4
v=(298803,8)*4
v +ou- 1198215 daria 1.195cc
pelo jeito o mais próximo q deseja seria o primeiro monstrinho, mas não da 1.35
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interessante a formula,mas conheço um calculo simplificado pro 4 cilindros.curso x 3.1416 x diametro do cilindro x diametro do cilindro
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tem outra formula, mais complicada q a sua, coisa de prof de matemática kkkk, essa sua parece ser a mais simples
n*(pi*(d^2/4)*c)
onde
n=numero de cil
pi=3,14
d=diâmetro em cm
c=curso em cm
n=4, d=70,3mm e c=83,5mm
v=4*((3,14*(7,03^2/4)*8,35)
v=4*(3,1412,358,35
v=4*323,94
v=1295,76
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cara, acho que pelo peso o 1.3 ficaria pior no quesito economia que o 1.6
pneus finos, mas se vc nao passa de 80km/h n vai ter problema algum, mas sentirá o carro bem mais leve.
econostat é um tubo de metal que colocamos na boca do carbruador que quando 'suga muito ar' ele injeta gasolina (isso supriria a falta do seu gigle pequenininho).
sobre bobina n é soh a troca dela que da dif, se seu sistema esta funcionando e ela suprindo nao dará dif, porém experimente abrir o gap das velas.
misturando gasosa ao alcool, fica beberrao n, pelo contrario, porém n derrete o motor por usar gasolina pura (eu fiz por emergencia, soltou a mangueira do tanque soh tinha 2 litros de gasosa numa pet no carro e tinha q ir pra casa, liguei na bomba andei uns 5km na cidade de madrugada….. bebeu nem meia garrafa rs.)
mas seila o valor q vc gasta pra por o kit todo no motor vc botaria de alcool.
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cálculo de cilindrada e taxa de compressão
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vamos lá.
dando meu pitaco.
vai gastar r$ 2,500,00 a r$ 3,000,00 pra buscar economia.
eu tive um cht 1,6 alcool que fazia 6,5 / 6,8 na cidade, cheguei a fazer até mais de 1.
na estrada, andando forte, 10,62 de média, no alcool.
o 1,6 gasolina, teoricamente, tem que fazer uns
v=(pi*r(ao quadrado)*h)*4
então
pi=3,14
r=raio do pistao=diâmetro/2
h=altura, curso do pistao
tudo *4 se forem 4 cil o motor….
vai precisar um deslocamento da virgula, acho q 3 casas
fórmula complicada, mas interessante... vou tentar entendê-la e usá-la.
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dando um pitaco:
vai gastar uns r$ 2,500,00 a r$ 3,000,00 pra fazer um motor, buscando economia.
quanto tempo vai levar pra tirar isto ??
o cht, gasolina, faz +- 9 kml na cidade,
o 1,3, por ser fraco, vai gastar a mesma coisa.
onde está a economia ??
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se o teu desejo é construir um cht 1300, e vc já possui um 1600 jogado aí, mantenha o vira e as bielas dele, e coloque o conjunto de pistoes/camisas do gol 1000 quadrado / escort hobby 1.0
o pistao do cht 1000 tem 70,3mm de diametro…..faz as contas que vai casar certinho.
abraço.
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se o teu desejo é construir um cht 1300, e vc já possui um 1600 jogado aí, mantenha o vira e as bielas dele, e coloque o conjunto de pistoes/camisas do gol 1000 quadrado / escort hobby 1.0
o pistao do cht 1000 tem 70,3mm de diametro…..faz as contas que vai casar certinho.
abraço.
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dando um pitaco:
vai gastar uns r$ 2,500,00 a r$ 3,000,00 pra fazer um motor, buscando economia.
quanto tempo vai levar pra tirar isto ??
o cht, gasolina, faz +- 9 kml na cidade,
o 1,3, por ser fraco, vai gastar a mesma coisa.
onde está a economia ??
foi o que falei.
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um 300cc de diferença, mesmo que faça 1km/litro a mais na estrada nas devidas condicoes que ele cita demoraria muiiiiiiiiiiiiito tempo pra valer apena o $$$ invetstido.
se ele quer é uma coisa, agora como falei nao vejo economia ai, por sinal com esse valor botaria gnv com sobra e com 20 reais rodaria uns 300km….. (calculando que a tempra 2.0 16v aqui com gnv faz 200km com 20).
e se for andar na cidade no anda para anda para a força do 1.0/1.3 vai fazer pra se movimentar toda hora vai fazer ele gastar praticamente o mesmo que 1.6 (creio eu).
cilindrada nunca foi sinonimo de economia....... brasileiro que tem mania disso, vejo porsche 6c 3.0 fazendo 9km/litro, tem 1.0 q mal isso faz rs
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povo ainda fica com akela imagem de opala, maveco todo desregulado q bebia um monte…...
nao da pra comparar com essas porcarias flex q tanto faz o q tem no tanque, a autonomia é a mesma kkkkkk
vc ter um motor 1.6 q faz seus 10km/l vc ta num lucro absurdo, muito melhor q carro mil flex, e com força de sobra guardada
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exato.
oh, tinha uma palio 1.0 16v aqui da minha esposa. a palio dela bebia quase igual ao meu passat 1.6 carburado com mini progressivo (antes de alterar o motor), com rodao e tudo.
ai ela vendeu por 15.000 comprou um civic 2004 1.7 de uns 22.000+- , o civic consegue ser mais economico que a palio e logico, anda muito mais em qualquer regime de rotacao
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sim, qnt tinha o corsa eu via, e olha q fui buscar 0 na cc, nunca cheguei a fazer 10km/l de gasolina original…..ai modifiquei e tal, bebia muito mais e eu fiquei com medo de trocar no golf pelo consumo conseguir ser absurdamente pior, na mesma visão q o pessoal tem....doce ilusão, o golf original fazia 13km/l andando muito mais estável.....com turbo faço na media 6,5km/l de álcool, to cansado de ver mil flex se arrastando pra fazer isso....
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sim, o qnt aceleramos pra andar…...
mas tendo muito mais motor, se acelera bem menos do q se acelera num motor pequeno pra manter o mesmo ritmo
se for pensar no andar no tudo q da nos 2, o motor pequeno vai ganhar com folga na questão de autonomia....
andar no corte num 2.0 vai muito mais combustível q pra manter andando no corte com 1.0
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sim…... pra ter ideia no meu pacato md 1.6 eu viajo com 1 dedo de acelerador (eu fico calculando pra nao abrir a segunda boca) e a 1 dedo to a 80~90km/h rs..
na cidade uso o mesmo pra andar ..... soh quando to querendo correr q ja viu vruuuuu tshiiiiii vruuuuuuu sthiiiiiiiii kkkkkkkk
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oi pessoal, desculpem ter dado uma sumida do tópico… peguei uma virose braba que me derrubou legal, mas já estou bem de novo.
bom, segundo os cáculos que todos postaram, a melhor opção pra criar um cht 1.3 seria vira e bielas do 1.6, com camisas e pistões do 1.0, pra chegar a 1295 cc, ou seja, um 1.3 perfeito. não chega a 1341 cc (1.35) como o original de 1983, porque o diametro dos pistões 1.0 da autolatina não é exatamente igual ao do 1.35 antigo. li numa reportagem aí pela net ke a autolatina aproveitou os pistões do antigo 1.35 para criar o 1.0, mas é mentira pelo jeito. mas não importa, 1341 cc ou 1295 cc, é 1.3 do mesmo jeito.
qto aos carros flex, nem são dignos de menção... alguns, quando abastecidos com álcool, têm consumo de opala seis cilindros 4.1, é ridículo. motor pra mim tem que ser dedicado a um único combustível, independente de ser gasolina ou álcool... pra poder tirar o máximo de cada um deles. flex é lixo.
agora, a relação entre cilindrada e economia é bastante controversa. vcs defendem a idéia que motor pekeno nem sempre é sinal de economia, e eu concordo em certos pontos... mas tb há indícios do oposto, e depende muito do caso tb. minha idéia de montar um cht 1.3 vem do teste do escort 1.35 em novembro de 1983, feito pela revista 4 rodas, onde o marvado fez 9.3 km/l com álcool, na cidade. alguém aí disse que um cht 1.6 faz 9 km/l de gasolina na cidade... este 1.35 fez 9.3 km/l com álcool! É de se pensar no caso não?
cht 1.6 a gasolina, fazendo 9 na cidade, é beberrão! tenho prova viva disso aq meu del rey faz 8 km/l de álcxool na cidadetem ke fazer pelo menos uns 11 na cidade, abaixo disso é inaceitável.