Bancada de fluxo caseiro - faça você mesmo
-
ok. senhores, estou de volta e de férias(pelo menos da faculdade) e agora tenho algum tempo.
em relação à bancada de fluxo: sua construção é relativamente simples do ponto de vista do entendimento de como cada item funcionará, mas toda a confecção precisa de um rigor que chega a ser insuportável. o motivo é que a leitura dos índices e parâmetros deve ser a mais precisa possível, e para isso, todo o conjunto deve está sintonizado e calibrado para cada finalidade.
quando falo em finalidade é que o banco de fluxo tem mais finalidades que a construção ou modificação de cabeçotes. até mesmo os coletores plenum devem ser testados em uma bancada. há alguns meses recebi um carro de um amigo em minha casa em que o dono reclamava, que desde a preparação que tinha feito, o motor não rendia tão bem quanto antes e provavelmente tinha sido enganado.
pediu para que eu desmontasse o motor, e se necessário, modificasse o motor novamente. deu-me uma lista de tudo que tinha comprado(nem me lembro dos itens mais) e pediu-me que eu verificasse se realmente o motor tinha sido feito da foto da forma como ele tinha encomendado. levei quase um mês neste processo.
desmontei tudo: todas as peças tinham sido rigorosamente montadas segundos os melhores preceitos e parâmetros de montagem e realmente o motor não rendia justamente na faixa de 3500 a 4500 rpm. abaixo era um trator e acima um foguete, não havia uma curva ascendente nem exponencial, parecia aquelas funções modulares sem ponto de continuidade. nem mesmo eu estava entendendo o que tinha acontecido. nunca tinha visto algo do tipo.
então iniciei um processo de inspeção das peças e levei tudo para minha singela bancada de fundo de quintal. para minha surpresa o cabeçote estava bem próximo do limite da eficiência volumétrica que o comando oferecia.
entretanto, o coletor apresentava discrepâncias muito fortes em relação ao restante do projeto. dizemos, neste caso, que o conjunto não estava sintonizado, ou seja, não havia o tunning necessário.
a pessoa que mexeu no coletor não levou em consideração as teorias de construção ou modificação destes itens. pode não parecer, mas um coletor bem desenhado e sintonizado pode melhorar em até 10% a eficiência volumétrica de um motor.
para isso devemos levar em consideração alguns fatores como:
-
carregamento por inércia;
-
fenômeno ram;
-
tunnig;
-
ondas de reflexão
-
ressonadores de hemoholtz.
acredito que podemos exibir a construção e ao mesmo tempo a teoria que a fundamenta. nunca ninguém se perguntou porque coletores longos são ótimos para torque em baixas rotações e coletores curtos dão muito giro e potência em altas rotaçõesó porque um coletor é diferente do outro? por que uma câmara de combustão foi escolhida ao invés de outra?
espero ajudar no esclarecimento destes detalhes.
-
-
quando você busca a eficiência volumétrica em livros de engenharia provavelmente encontra: 2 vezes o fluxo mássico de ar em em kg/h dividido pelo produto da massa específica do ar admitido em kgm/3 vezes o volume total deslocado(cilindrada em m³) pela rotação do motor(rpm).
agora imagine a seguinte situação:
-
um fluxo de 10 kg/h;
-
volume de 1.8 mm³;
-
1000 rpm
então temos 2x10/1.8x1000=0,0111
se mudarmos os valores para:
-
um fluxo de 10 kg/h;
-
volume de 1.8 mm³;
-
4000 rpm
então temos 2x10/1.8x4000=0,0027
qual conclusão tiramos disso? que quanto maior a rotação menor a a eficiência volumétrica, pois a válvula de admissão fica aberta menos tempo. qual a solução? aumentar a duração do comando para aumentar o tempo em que a válvula de admissão aberta por mais tempo em altas rotações. mas até isso tem complicações e consequências.
-
-
to entendendo..
e no caso aumentando a valvula pra melhorar a alta ja daria uma diferenca em baixa rpm. pois ja cairia naquele topico md sobre a turbulencia e violencia do ar admitido.
de 0,25 a 0,35 digamos.
por isso que tem carro que ja sai comuma tecnologia de (encurtamento de coletor)…
-
casantosef com relação ao livro você me indicou do martins eu so encontrrei a segunda e a quinta edição,qual voce recomenda pra quem quer aprender o básico como autodidata? agradeço também pela sua prestatividade em divulgar assuntos difíceis de encontrar. no brasil se tem essa dificuldade de encontrar artigos técnicos de graça,aqui tudo é pago e existe uma monoplizaçao do conhecimento.de qualquer forma obrigado,fico aguardando ansiosamente seus posts e a descriçao da construçao da bancada.valeu
-
no caso do livro de jorge martins eu recomendadia a quinta edição, pois ela possui mais atualizações na parte de alimentação por injeção. pretendo iniciar uma série de vídeos no youtube mostrando a construção da bancada e como utilizá-la, também um dispositivo de balanceamento rotativo estático e um dinâmico. mostrar como fazer uma análise completa do óleo da viscosidade ao ponto de fulgor.
espero ajudar desta forma, pois quando iniciei ninguém estava disposto a me ensinar coisa alguma e pra piorar na minha faculdade não tem nenhum professor que dominasse nada de motores. todos estes dispositivos que citei foram construído por mim para fazer análise e produzir relatório da minha faculdade. mesmo na faculdade a gente tem que se comportar de uma maneira meio que autodidata. a vantagem maior é o acesso aos livros.
-
valeu meu amigo obrigado. espero ansiosamente estes vídeos e passa pra gente o link quando você fizer. desejo sucessos pra você
-
antes dos vídeos, uma explicação é necessária: existem diversos tipos de bancos de fluxo e cada um tem aspectos construtivos diferente visando estudos distintos. alguns analisam apenas a vazão de cabeçotes e coletores, outros simulam o funcionamento intermitente das válvulas e por isso utilizam soluções de análises diferentes. para ser sincero, pretendo mostrar a que eu construir(fluxo contínuo) para meu uso pessoal e a que construirei(fluxo intermitente) para fins acadêmicos utilizando-a como parte de meu tcc. espero que com o meu trabalho eu possa contribuir com vocês.
-
acompanhando intereçado!!!!!
-
onde consigo esse livro do jorge martins???
-
uma boa livraria, mercado livre. É um livro técnico sobre motores e razoavelmentente simples para o entendimento geral sobre a estrutura dos motores, funcionamento e detalhes construtivos.
-
segundo passo, conhecer os princípios de escoamento dos fluidos: a mistura dentro dos dutos pode ser estudada como um fluido. a equação de bernoulli é fundamental para iniciar os trabalhos que, somados ao conceito do tipos básicos de escoamento formam as bases tanto de cálculo como de raciocínio.
-
muito interessante esse assunto. obrigado casantosef,pode continuar srsrs.to ansioso pelo vídeo.
-
perdoe-me, mas é o nandoo do ffb?
a bancada que proponho utiliza os medidores de vazão por obstrução. apesar de muito antigo, este dispositivo ainda é muito utilizado. o tubo de venturi ainda é um excelente medidor de vazão por obstrução tendo como característica impor uma baixíssima perda de carga imposta ao sistema como um todo gerando uma aferição com qualidade suficiente para ser considerada confiável.
primeiro vamos à ideia de vazão:
É uma característica de um fluido escoando por um tubo de uma área transversal a, a uma velocidade y e podendo ter como representação em uma equação a incógnita v ou q que são mais comuns.
então:
q=yxa
vazão é igual a velocidade do fluido multiplicada pela secção transversal do duto ou tubo.
temos aí o começo de tudo.
-
É através da comparação entre a vazão de entrada do fluxo de admissão e a vazão de saída de saída do fluxo do escape que o banco de fluxo opera. para isso, é necessário construir medidores capazes de determinar a vazão em cada um dos pontos. o tubo de venturi opera através da diferença de pressão entre os pontos de entrada do fluido e o estrangulamento (ponte) do tubo de venturi.
-
legal, mas nesta sua bancada você utiliza algum software ou algum medidor de vazão eletrônico? todos os materiais que você vai passar pra gente construir uma bancada podem ser encontrados com facilidade ou será preciso comprar alguma coisa incomum de termos em casa? obrigado
-
É possível fazer uma bancada sem utilizar o software, mas você precisa dominar muito os conceitos e equações de vazão e pressão para identificar onde há perdas e ganhos. utilizei uma interface labview obtida aqui em minha faculdade para gerar algorítimos que facilitam muito o serviço. os materiais básicos são simples de serem obtidos. o porém está na construção de alguns medidores tipo venturi. o outro item é um anemômetro que vai determinar a velocidade de fluxo.