Bancada de fluxo caseiro - faça você mesmo
-
no caso do livro de jorge martins eu recomendadia a quinta edição, pois ela possui mais atualizações na parte de alimentação por injeção. pretendo iniciar uma série de vídeos no youtube mostrando a construção da bancada e como utilizá-la, também um dispositivo de balanceamento rotativo estático e um dinâmico. mostrar como fazer uma análise completa do óleo da viscosidade ao ponto de fulgor.
espero ajudar desta forma, pois quando iniciei ninguém estava disposto a me ensinar coisa alguma e pra piorar na minha faculdade não tem nenhum professor que dominasse nada de motores. todos estes dispositivos que citei foram construído por mim para fazer análise e produzir relatório da minha faculdade. mesmo na faculdade a gente tem que se comportar de uma maneira meio que autodidata. a vantagem maior é o acesso aos livros.
-
valeu meu amigo obrigado. espero ansiosamente estes vídeos e passa pra gente o link quando você fizer. desejo sucessos pra você
-
antes dos vídeos, uma explicação é necessária: existem diversos tipos de bancos de fluxo e cada um tem aspectos construtivos diferente visando estudos distintos. alguns analisam apenas a vazão de cabeçotes e coletores, outros simulam o funcionamento intermitente das válvulas e por isso utilizam soluções de análises diferentes. para ser sincero, pretendo mostrar a que eu construir(fluxo contínuo) para meu uso pessoal e a que construirei(fluxo intermitente) para fins acadêmicos utilizando-a como parte de meu tcc. espero que com o meu trabalho eu possa contribuir com vocês.
-
acompanhando intereçado!!!!!
-
onde consigo esse livro do jorge martins???
-
uma boa livraria, mercado livre. É um livro técnico sobre motores e razoavelmentente simples para o entendimento geral sobre a estrutura dos motores, funcionamento e detalhes construtivos.
-
segundo passo, conhecer os princípios de escoamento dos fluidos: a mistura dentro dos dutos pode ser estudada como um fluido. a equação de bernoulli é fundamental para iniciar os trabalhos que, somados ao conceito do tipos básicos de escoamento formam as bases tanto de cálculo como de raciocínio.
-
muito interessante esse assunto. obrigado casantosef,pode continuar srsrs.to ansioso pelo vídeo.
-
perdoe-me, mas é o nandoo do ffb?
a bancada que proponho utiliza os medidores de vazão por obstrução. apesar de muito antigo, este dispositivo ainda é muito utilizado. o tubo de venturi ainda é um excelente medidor de vazão por obstrução tendo como característica impor uma baixíssima perda de carga imposta ao sistema como um todo gerando uma aferição com qualidade suficiente para ser considerada confiável.
primeiro vamos à ideia de vazão:
É uma característica de um fluido escoando por um tubo de uma área transversal a, a uma velocidade y e podendo ter como representação em uma equação a incógnita v ou q que são mais comuns.
então:
q=yxa
vazão é igual a velocidade do fluido multiplicada pela secção transversal do duto ou tubo.
temos aí o começo de tudo.
-
É através da comparação entre a vazão de entrada do fluxo de admissão e a vazão de saída de saída do fluxo do escape que o banco de fluxo opera. para isso, é necessário construir medidores capazes de determinar a vazão em cada um dos pontos. o tubo de venturi opera através da diferença de pressão entre os pontos de entrada do fluido e o estrangulamento (ponte) do tubo de venturi.
-
legal, mas nesta sua bancada você utiliza algum software ou algum medidor de vazão eletrônico? todos os materiais que você vai passar pra gente construir uma bancada podem ser encontrados com facilidade ou será preciso comprar alguma coisa incomum de termos em casa? obrigado
-
É possível fazer uma bancada sem utilizar o software, mas você precisa dominar muito os conceitos e equações de vazão e pressão para identificar onde há perdas e ganhos. utilizei uma interface labview obtida aqui em minha faculdade para gerar algorítimos que facilitam muito o serviço. os materiais básicos são simples de serem obtidos. o porém está na construção de alguns medidores tipo venturi. o outro item é um anemômetro que vai determinar a velocidade de fluxo.
-
o que é essa interface labview? como posso adquirir isso?
-
É uma espécie de plataforma/linguagem que foi desenvolvida para que facilitasse os processos de aferição. É muito voltado para engenharia e pesquisa. eu utilizei a versão parcial da minha faculdade.e possível baixar a versão na net, mas não sei de onde.
-
perdoe-me, mas é o nandoo do ffb?
a bancada que proponho utiliza os medidores de vazão por obstrução. apesar de muito antigo, este dispositivo ainda é muito utilizado. o tubo de venturi ainda é um excelente medidor de vazão por obstrução tendo como característica impor uma baixíssima perda de carga imposta ao sistema como um todo gerando uma aferição com qualidade suficiente para ser considerada confiável.
primeiro vamos à ideia de vazão:
É uma característica de um fluido escoando por um tubo de uma área transversal a, a uma velocidade y e podendo ter como representação em uma equação a incógnita v ou q que são mais comuns.
então:
q=yxa
vazão é igual a velocidade do fluido multiplicada pela secção transversal do duto ou tubo.
temos aí o começo de tudo.
isso! você participa de lá tbm? qual seu nick?
-
casantosef fala um pouco sobre o que você conhece sobre turbulencias nas camaras de combustao.
-
e também como criar turbulencias em cabeçotes modificados