Duvida sobre viscosidade de oleo
-
onde arrumo um bujao desse?¿….. e tenho q ver onde arrumo uma balanca dessa kkkkkkk nossa que doidera isso nunca ouvi falar neste teste. (se eu colar um ima nele funciona???// kkkkkk)
mas ja vou pensando no oleo do amigo ai selenia racing, eu sempre gostei de castrol sera que a castrol tem um modelo de 'racing' altas rpm tb?¿
casantosef: esse é o bendito trocador de calor de oleo
mas na boa..... alguem acha que isso consegue esfriar alguma coisa??????¿¿¿¿¿¿
-
bujão de caixa quase todos são magnéticos, pois a caixa não possui filtro, caso for utilizar procure um com rosca compatível, eles nada mais são do que imas, você sabe que ele é magnético usando uma chave, se grudar é esse mesmo,
se você quiser usar um ima pra ver se funciona, pega o óleo que saio dor carter e joga dentro, amarra o ima com uma cordinha, deixa la um tempo no fundo depois tira pra ver…..
geralmente vem bastante coisa.
-
quando falei em imã, propus o teste para o óleo do motor. e milan, a capacidade de refrigerar o óleo com este dispositivo não reside em seu tamanho e sim no fluxo estreito, veloz e com a temperatura da água em relação ao óleo.
-
castrol edge, tem diversas viscosidades, que vai do 0,até o 20w, e do 30 até o 60.
coisa ai de 40,00 o litro aqui no brasil.
eita ….. muito caro..... vou ver o selenia msm...... mas ai oleo 0 viscosidade deve ser igual agua com detergente... quem usa um oleo assim???
bujão de caixa quase todos são magnéticos, pois a caixa não possui filtro, caso for utilizar procure um com rosca compatível, eles nada mais são do que imas, você sabe que ele é magnético usando uma chave, se grudar é esse mesmo,
se você quiser usar um ima pra ver se funciona, pega o óleo que saio dor carter e joga dentro, amarra o ima com uma cordinha, deixa la um tempo no fundo depois tira pra ver.....
geralmente vem bastante coisa.
po joguei o oleo fora ja... mas ta anotado a experiencia... final do ano a proxima troca ;)
quando falei em imã, propus o teste para o óleo do motor. e milan, a capacidade de refrigerar o óleo com este dispositivo não reside em seu tamanho e sim no fluxo estreito, veloz e com a temperatura da água em relação ao óleo.
sim mas é muito pouco percurso nao acha? tipo digamos que o oleo vem a 100 graus no coro passando por ali, pega agua a 90 graus (uns 8cm de percurso digamos))....... po acho que esfriaria praticamente nada =s
tipo um desse não funcionaria melhor além de ser mais barato? (do fusca)
http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-565408236-radiador-de-oleo-p-fusca-_jm
cara pelo q to vendo os de moto funcionam melhor que esses de carro o.o (procede?)
-
vou falar o q acontece no gorfi
sim ele tem esse dispositivo mostrado na base do filtro, o protetor de carter parece uma blindagem e tem uma entrada estrategicamente posicionada pra direcionar o ar pro filtro e essa base….
uso o mobil 20w50 e apos muito acelerar a pressao do oleo cai a 1,2 se andar normal acelerar mais nao segurar fica em 1,4digo q chegou a 1,2 no dia q o painel pinokio marcou mais de 250km/h
qnd ligo frio, passa e muito so 7bar do fim, chega a travar tipo vdo com qq acelerada
agora nao sei q oleo pede original.....
-
eu sugeri o radiador que usa a água da radiador justamente por ser um item original e não necessitar de adaptação alguma. se fosse para adaptar, eu adaptaria o da motor por ser menor e permitir uma maior flexibilidade em sua disposição no cofre do motor conforme a melhor ventilação.
-
sim. por que?
-
heuheue eu tb achava que casantosef era de fora….... seila
po ontem eu dei uma esquentada (é ateh no topico onde falo do estalo do motor)... a pressao do oleo que antes tava 1.2 caiu pra 0.8 de lenta.
isso porque eu deixei a ventuinha ligada alguns segundos antes de meter o pé e a temperatura caiu pra 1/4 + -. (temp externa 21 graus)
realmente acho que vou precisar de um radiador de oleo.
sem controle...... esse ai do filtro entao vc acha que é "firula" e não resfria o suficiente ?¿
eu pensei em por uma flange no filtro e meter um de moto como no link acima que é bem pequeninin e parece um cooler de processador, deve resfriar bastante (eu provavelmente ligaria na parte de baixo do carro)
que acham?????/ ou seria melhor do fusca mesmo?
-
deve ser pelo meu sotaque caucasiano kkkkkkkkk. sou brasileiro, nordestino e de sergipe(o menor estado com 1,7% do território nacional).
É muito comum este tipo de equívoco e a maior parte das pessoas atribui ao nome casantosef.
foi um login escolhido pela universidade federal de sergipe quando inicieis o meu primeiro curso(educação física) no ano de 2000, muito antes de eng mecânica e eng mecatrônica.
meu nome:
carlos alberto santos educação física
casantosef
não foi uma escolha minha e mesmo assim a utilizo até os dias atuais.
-
deve ser pelo meu sotaque caucasiano kkkkkkkkk. sou brasileiro, nordestino e de sergipe(o menor estado com 1,7% do território nacional).
É muito comum este tipo de equívoco e a maior parte das pessoas atribui ao nome casantosef.
foi um login escolhido pela universidade federal de sergipe quando inicieis o meu primeiro curso(educação física) no ano de 2000, muito antes de eng mecânica e eng mecatrônica.
meu nome:
carlos alberto santos educação física
casantosef
não foi uma escolha minha e mesmo assim a utilizo até os dias atuais.
-
ahuahauhu acho que é sim pelo seu jeito de falar.
falar sobre o oleo bateu uma duvida.
se eu por o radiador de oleo, quando for trocar o oleo, o oleo dentro do radiador nao vai sair….... eu tenho que desmontar as coisas pra tirar o oleo de lá sempre que trocar o oleo???????
sacanagem né
-
você pode utilizar o artifício de prender o radiador em uma posição fica para receber o ar mais frio com um parafuso de torque médio e quando for trocar o óleo você o colocaria em uma posição mais alta e inclinado por tempo suficiente que possibilite o escoamento do óleo sujo.
outra opção é fazer um furo no próprio radiador e por um helicoil para colocar um parafuso que funcione como um bujão secundário de óleo.
este tipo de problema pode ser contornado de várias soluções. as que me veio à cabeça de imediato são essas duas.
-
É eu pensei nessas possibilidades e até mesmo por o radiador mais alto do lugar onde pega a mangueira pra escoar quando tirar o filtro mas ai mata meu projeto de por embaixo do carro.
tenho que pensar direitinho pq andei vendo tao vendendo radiadores de oleo ai que nao aguentam pressao, vi um que a pressao maxima era 5bar….... po se eu ligar o carro frio ja bate isso, se eu sair da garagem explode o radiador kkkkkkkkkkkkkkkkk
-
só pra deixar registrado aqui pra galera.
ontem eu peguei um engarrafamento dos infernos num evento que teve aqui em niteroi(rj) de encontro de carros antigos.
e tava calor.
fiquei mais de hora em engarrafamento com carro ligado parado.
até que olhei pro manometro de pressao de oleo e tava 0.6~0.8 bar mesmo o carro na lenta direto.
ou seja, não é só nas esticadas que o oleo afina nao, muito tempo ligado também da problemas, vou agir o radiador de oleo e vou postar pra galera pra ver oq fiz.
-
hora de utilizar um óleo com maior viscosidade afim de readequar-se ao seu regime de trabalho.
-
Óleo quente tem sua viscosidade reduzida, normal.
no projeto de motor existem os limites de pressão mínima para cada condição de carga, e geralmente os limite principais estão nos documentos técnicos de manutenção.
no meu motor por exemplo, mínimo 2 bar em lenta e 3,5 bar a 3000rpm. isso leva em conta o motor na temperatura de funcionamento, com o óleo já quente. lógico que com o óleo mais frio a pressão vai ser e de fato é maior, nada fora do natural.
agora o que é necessário observar é se a pressão cai muito quando em plena carga / rotação elevada (alta taxa de cisalhamento) e se o problema está sendo excesso de temperatura.
até em torno de 115c a maior parte dos óleos/motores trabalham sem problemas hoje em dia, mas já no limite de lubrificação. o ideal é não passar muito dos 100c e não menos que 80c com o motor em temperatura de funcionamento.
na minha combinação de óleo / motor, a pressão cai muito a partir de 115c, mas depois de uns 70c a pressão que em lenta ficava quase 4 bar começa a cair gradativamente, como é de se esperar.
o que aquece bem o óleo é rotação elevada que gera alta taxa de cisalhamento e consequente calor, e ageração de calor interna do motor, como o funcionamento contínuo em carga elevada.
se eu mantenho velocidade de cruzeiro que resulte em uma rotação de 5000rpm, mesmo com pouca carga, o óleo no meu motor vai atingir facilmente 120c.
em marcha lenta ou rotação de até uns 2500rpm fica entre 95 e 100c, que é completamente normal.
-
milan, eu tinha certeza que você ainda estava usando um 10w30.