Duvida sobre viscosidade de oleo
-
você pode utilizar o artifício de prender o radiador em uma posição fica para receber o ar mais frio com um parafuso de torque médio e quando for trocar o óleo você o colocaria em uma posição mais alta e inclinado por tempo suficiente que possibilite o escoamento do óleo sujo.
outra opção é fazer um furo no próprio radiador e por um helicoil para colocar um parafuso que funcione como um bujão secundário de óleo.
este tipo de problema pode ser contornado de várias soluções. as que me veio à cabeça de imediato são essas duas.
-
É eu pensei nessas possibilidades e até mesmo por o radiador mais alto do lugar onde pega a mangueira pra escoar quando tirar o filtro mas ai mata meu projeto de por embaixo do carro.
tenho que pensar direitinho pq andei vendo tao vendendo radiadores de oleo ai que nao aguentam pressao, vi um que a pressao maxima era 5bar….... po se eu ligar o carro frio ja bate isso, se eu sair da garagem explode o radiador kkkkkkkkkkkkkkkkk
-
só pra deixar registrado aqui pra galera.
ontem eu peguei um engarrafamento dos infernos num evento que teve aqui em niteroi(rj) de encontro de carros antigos.
e tava calor.
fiquei mais de hora em engarrafamento com carro ligado parado.
até que olhei pro manometro de pressao de oleo e tava 0.6~0.8 bar mesmo o carro na lenta direto.
ou seja, não é só nas esticadas que o oleo afina nao, muito tempo ligado também da problemas, vou agir o radiador de oleo e vou postar pra galera pra ver oq fiz.
-
hora de utilizar um óleo com maior viscosidade afim de readequar-se ao seu regime de trabalho.
-
Óleo quente tem sua viscosidade reduzida, normal.
no projeto de motor existem os limites de pressão mínima para cada condição de carga, e geralmente os limite principais estão nos documentos técnicos de manutenção.
no meu motor por exemplo, mínimo 2 bar em lenta e 3,5 bar a 3000rpm. isso leva em conta o motor na temperatura de funcionamento, com o óleo já quente. lógico que com o óleo mais frio a pressão vai ser e de fato é maior, nada fora do natural.
agora o que é necessário observar é se a pressão cai muito quando em plena carga / rotação elevada (alta taxa de cisalhamento) e se o problema está sendo excesso de temperatura.
até em torno de 115c a maior parte dos óleos/motores trabalham sem problemas hoje em dia, mas já no limite de lubrificação. o ideal é não passar muito dos 100c e não menos que 80c com o motor em temperatura de funcionamento.
na minha combinação de óleo / motor, a pressão cai muito a partir de 115c, mas depois de uns 70c a pressão que em lenta ficava quase 4 bar começa a cair gradativamente, como é de se esperar.
o que aquece bem o óleo é rotação elevada que gera alta taxa de cisalhamento e consequente calor, e ageração de calor interna do motor, como o funcionamento contínuo em carga elevada.
se eu mantenho velocidade de cruzeiro que resulte em uma rotação de 5000rpm, mesmo com pouca carga, o óleo no meu motor vai atingir facilmente 120c.
em marcha lenta ou rotação de até uns 2500rpm fica entre 95 e 100c, que é completamente normal.
-
milan, eu tinha certeza que você ainda estava usando um 10w30.
-
auhuhua nao casantosef….. vc confundiu...... tinham me mandado por 10-30.... eu 'discuti' com o mecanico e botei 20-40..... ai um rapaz q n lembro quem é falou pra por um 30-50 modelo tal la. rs.
raphael:
sim mas, na situacao que passei, um calor absurdo no rio, sol a pino, engarrafamento com geral ligado, e motor ligado praticamente 2hr parado...... nao esquentaria muito o oleo?¿
eis o estranho, eu achava que era justamente só em carga que aquecia muito, mas nessa condicao a pressao caiu muito , como se eu tivesse metendo vdo .
a pressao caiu menos de 1bar..... o meu em lenta andando e parando no transito reparei que fica nisso mesmo 1bar (lenta 1000rpm).
frio n... ai pra quase 5 as vezes passa quase 6
-
auhuhua nao casantosef….. vc confundiu...... tinham me mandado por 10-30.... eu 'discuti' com o mecanico e botei 20-40..... ai um rapaz q n lembro quem é falou pra por um 30-50 modelo tal la. rs.
raphael:
sim mas, na situacao que passei, um calor absurdo no rio, sol a pino, engarrafamento com geral ligado, e motor ligado praticamente 2hr parado...... nao esquentaria muito o oleo?¿
eis o estranho, eu achava que era justamente só em carga que aquecia muito, mas nessa condicao a pressao caiu muito , como se eu tivesse metendo vdo .
a pressao caiu menos de 1bar..... o meu em lenta andando e parando no transito reparei que fica nisso mesmo 1bar (lenta 1000rpm).
frio n... ai pra quase 5 as vezes passa quase 6
vou ser sincero, nunca observei como fica a pressão de óleo do meu carro nessa situação.
quando observei, era engarrafamento sim...estava de certa forma quente, mas acho que nada como você está citando.
-
É foi a primeira vez que eu enfrentei um transito desse com o carro depois de modificado e com manometro.
e detalhe, liguei o ar condicionado nesse tempo todo, ou seja, ventuinha armada tb.
mas sinceramente fiquei meio cabrero, sei que o ponteirinho do alcool desceu igualzinho o da pressao kkkkkkkk
-
heuheue eu tb achava que casantosef era de fora….... seila
po ontem eu dei uma esquentada (é ateh no topico onde falo do estalo do motor)... a pressao do oleo que antes tava 1.2 caiu pra 0.8 de lenta.
isso porque eu deixei a ventuinha ligada alguns segundos antes de meter o pé e a temperatura caiu pra 1/4 + -. (temp externa 21 graus)
realmente acho que vou precisar de um radiador de oleo.
sem controle...... esse ai do filtro entao vc acha que é "firula" e não resfria o suficiente ?¿
eu pensei em por uma flange no filtro e meter um de moto como no link acima que é bem pequeninin e parece um cooler de processador, deve resfriar bastante (eu provavelmente ligaria na parte de baixo do carro)
que acham?????/ ou seria melhor do fusca mesmo?
veja o protetor de carter do meu carro
http://img.bomnegocio.com/images/38/3864554021.jpg
entao parece uma blindagem, essas 2 entradas, sao diretas no filtro e radiador, entao forma uma inducao qnd anda....parado nao tem qq efeito consideravel....
-
to ligado, servem de difusores digamos assim…. eu tava pensando em por um fino mesmo por debaixo do carro em algum canto so pra um resfriamento d leve... na realidade acho que o perfeito seria pegar no aeroquip que entra ou que sai pra turbina antes do carter.
pq é lá que o bicho pega fogo
-
problema na saida é a volta ao carter por gravidade, entao vc pode acabar esfriando o oleo, mas criando um serio obstaculo ao retorno….e ai fumaca e outras coisas....
eu fico pensando, o radiador de agua, ai na frente vem o intercooler, mais um espaco pro radiador de oleo, e assim vai, acaba contornando uma coisa e complicando outra, ainda bem q pelo menos o de oleo seria bem pequeno
-
exato sem controle..
e pra piorar a situacao eu tenho ar condicionado. justamente por isso fiz uma gambiarra pra instalar o intercooler do outro lado com poucos dutos.
e ar condicionado ja viu, quanto mais quente ali o radiadorzin menos funfa e risco de subir a pressao e pifar. (ja n tenho muita sorte com isso).
por isso queria inventar uma adaptacao até por debaixo do carro mesmo (poderia ser ligada por adaptador no filtro de oleo , aquelas flange do ml mesmo)… e ligadas com duto de cobre. a unica coisa ruim vai ser na troca de oleo que toda vez terá que esvaziar o radiador também.
e andando emabaixo do carro vai ventar bastante...
tava pensando num desse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-566549133-radiador-de-oleo-turbo-supercharger-nitro-_jm
-
cuidado em nao pegar penas vento
o golf so resolveu o problema de bater o protetor e quebrar o carter com a suspensao travada, antes disso as afundadas q dava na dianteira so paravam qnd o protetor batia….
fico grilado com essas coisas muito perto do chao....nem pensei em intercooler no golf pq fica deveras complicado...a turbina fica atras do motor
-
É esse lance de turbina atras do motor complica mesmo,,, eu ja tenho raiva dos motores cht do xr3 porque o carburador é colado na parede de fogo, qualquer mexidinha é um malabarismo….... imagina a turbina.
tipo eu nao sei, eu queria conhecer por sinal, esse pessoal que faz dutos inox... tem que ver se tem espaço só isso.
po realmente andar com carro baixo é complicado, eu nunca tive protetor de carter então sei do seu medo rs.... mas o radiador que digo embaixo do carro, nao seria exatamente embaixo do carro, seria em algum vão embaixod o carro...... tipo andei olhando entre a caixa e o quadro do motor por ex. mas steria que ser um fininho.
to com mais medo de qual radiador de oleo por do que a adaptacao.