Atraso de ponto por gerenciador
-
mas quando o carro não está em wot, por menor que seja a tirada de po a carga no motor cai drasticamente, não sendo mais necessário nem mesmo mistura perfeita, quanto mais uns pontinhos a menos no atraso de ponto…
muito difácil carro sem ser em wot quebrar por ponto, pq não grila, não aquece tanto... e por mistura idem...
caso vc tire o pe pouco o suficiente pra manter condições de quebra, então seja lá qual for o gerenciador que vc use, vai continuar funcionando quase como se fosse em wot, e portanto , tambem não quebra...
resultado: (bem regulado) em wot, não quebra, e sem ser em wot, não quebra igualmente...
[snapback]456847[/snapback]
concordo. nunca ouvi falar de nenhuma quebra em carga parcial por causa de avanço…
-
mas quando o carro não está em wot, por menor que seja a tirada de po a carga no motor cai drasticamente, não sendo mais necessário nem mesmo mistura perfeita, quanto mais uns pontinhos a menos no atraso de ponto…
isso depende da pressão que o turbo trabalha, tem carro q com meio pedal ja tem quase 2 bar de pressão. ai se grilar…
o unico caso (talvez seja o q vc quis dizer) é se vc ta em wot e tira o po a ponto de abrir a prioridade e descarregar toda a pressão.
muito difácil carro sem ser em wot quebrar por ponto, pq não grila, não aquece tanto… e por mistura idem...[snapback]456847[/snapback]
o volume de combustivel é proporcional a abertura da borboleta. o motor pode estar com as c?maras aquecidas mesmo em baixa rotação/pouca aceleração.
concordo. nunca ouvi falar de nenhuma quebra em carga parcial por causa de avanço…
[snapback]456851[/snapback]
depende de qto que o ponto avan?a, depende da relação do cambio, depende da marcha q está. pode grilar mesmo sem estar de po no fundo.
obs: nesse post estou falando de carros com muita pressão e/ou com erros de ajuste com muito ponto e/ou mistura pobre.
-
foi por isso que eu escrevi entre parenteses o (bem regulado)
o que, afinal, eh o objeto da duvida do marcio…
[snapback]456907[/snapback]
tranquilo =)
? que seus parametros de carros são meio ninja
tipo, 2kg ser meia-carga
[snapback]456907[/snapback]
q nada, to com 1,1 bar de pressão…carro pra ir passear aos domingos de manhã =)
agora vc vem dizer q os meus parametros é q são ninja? hmmmm sei hehehehe
agora sório: vc sabe q tiver com pressão bem alta regulada na valv. de alivio + uma turbina de pegada boa vc consegue bastante pressão mesmo sem pisar tudo.
-
muito difácil carro sem ser em wot quebrar por ponto, pq não grila, não aquece tanto... e por mistura idem...
caso vc tire o pe pouco o suficiente pra manter condições de quebra, então seja lá qual for o gerenciador que vc use, vai continuar funcionando quase como se fosse em wot, e portanto , tambem não quebra...
resultado: (bem regulado) em wot, não quebra, e sem ser em wot, não quebra igualmente...
[snapback]456847[/snapback]
mais ou menos… como o ka disse tem carro que com meio acelerador sobe toda a pressão final dependendo do giro em que estiver... e dependendo do carro tem muita diferença de ponto entre wot e meia carga...como o método que uso é remapeamento a coisa fica bem sossegada nesse quesito...se fosse um atrasador linear ..bem aí me preocuparia mais um pouco ...
-
mais ou menos… como o ka disse tem carro que com meio acelerador sobe toda a pressão final dependendo do giro em que estiver... e dependendo do carro tem muita diferença de ponto entre wot e meia carga...como o método que uso é remapeamento a coisa fica bem sossegada nesse quesito...se fosse um atrasador linear ..bem aí me preocuparia mais um pouco ...
[snapback]456996[/snapback]
mais como foi falado, dificilmente tirando o po do acelerador vai se manter a mesma presão, vai ficar presão, mais provavelmente será menos do que a maxima n
-
vamos mudar a pergunta pra o que realmente interessa…. digamos que vc tenha 1,2bar de pressão total no seu carro (po no fundo e rotação em que a potência é máxima) ...então vc acerta o ponto num determinado valor x
vc consegue com uma posição do acelerador inferior a de wot a mesma pressão na mesma rotação ?...a resposta é que isso é possível sim... vc consegue manter a pressão quase total com o acelerador não estando inteiro pressionado...
ou pior, toda vez que vc altera a posição da borboleta a injeção tbm acrescenta ou decresce ponto em relação ao mapeado... ou seja uma coisa é dizer eu uso e não quebra outra é dizer que é extremamente planejado nesta forma...
-
vamos mudar a pergunta pra o que realmente interessa…. digamos que vc tenha 1,2bar de pressão total no seu carro (po no fundo e rotação em que a potência é máxima) ...então vc acerta o ponto num determinado valor x
vc consegue com uma posição do acelerador inferior a de wot a mesma pressão na mesma rotação ?...a resposta é que isso é possível sim... vc consegue manter a pressão quase total com o acelerador não estando inteiro pressionado...
ou pior, toda vez que vc altera a posição da borboleta a injeção tbm acrescenta ou decresce ponto em relação ao mapeado... ou seja uma coisa é dizer eu uso e não quebra outra é dizer que é extremamente planejado nesta forma...
[snapback]457263[/snapback]
ou seja, no meu ej, minha ie mi pode me dar 32graus a 6500rpm com borboleta 100% mais tambien pode me dar mais que isso, na mesma rotação porem com menos abertura de borboleta é isso mesmo?
-
exato, muda a carga, ou a posicao da borboleta, muda o avanço do ponto…
e no caso o seu modulo estará apenas complementando isso tudo que a sua i.e. original faz... mais especificamente, atrasando o ponto resultante disso tudo...
como o over falou, não vai ser nunca o mapeamento de fábrica, mas funciona e na prática... nem mesmo as melhores i.e. dessas hal, mo, tec da vida são melhores que o mapeamento de fábrica, se for analisado pelo aspecto perfeição de funcionamento...
-
essa ciencia so retia exatidao com algo qua calcule: pressao x rotacao x braubuleta (tps)…. nao tem como
-
o ponto depende em termos gerais de:
-
pressão no coletor (map) ou fluxo de massa de ar (maf/debimetro)
-
posição da borboleta pra saber o estado submetido (meia carga, ml ou wot)
e isso para cada
- temperatura do ar
mas existem correções:
-
temperatura da água
-
qdo vc acaba de ligar o carro algumas injeções adicionam um pouco mais de ponto mesmo com a correção de temperatura da água
-
delta positivo do tps (qdo vc acelera)
-
delta negativo do tps (qdo vc alivia o pedal)
-
delta positivo do map (idem anterior)
-
delta negativo do map (idem anterior)
-
correções de transientes (qdo muda muito rápido o sinal do sensor map ou tps usa uma tabela de interpolação)
então imagine a dificuldade que é vc estabelecer uma regrinha como vc?s estão querendo… tem carro que tem todas essas correções acima...tem carro que tem apenas uma ou duas... tem carro que tem umas e outras não...depende...
pra fazer o atraso, que é uma correção vc precisa pelo menos estabelecer a carga submetida ao motor ou seja
rpm x map (ou maf)
saber o estado de carga
tps (pra saber se é plena potência ou não)
refinamento como temperatura do ar é altamente recomendável pois vc pode ter 21? de avanço numa temperatura de 25?c e ser legal... msa estes 21? se for a 45?c podem levar a detonação.... ou se estiver -10?c ese avanço é certamente insuficiente pra um bom desempenho/consumo.
isso seria o minimo que uma montadora pediria...mas o resto que citei mais pra cima tbm são refinamentos que ajudam muito.
-
-
você provavelmente anda com ponto travado = lixo, mesmo porque estamos falando de carros acertados para rendimento;
anda com mistura rica = lixo;
anda sem termost?tica e radiador de óleo = escondendo super-aquecimento;
me desculpe, mas não preciso mais falar nada.
[snapback]455807[/snapback]
eu nao estou entendendo vc bruno , comentario do mauricio .