Calculo de grau de velas
-
opa amigos,
alguem sabe como é realizado o calculo de grau de temperatura de velas?¿
poxa eu tava discutindo isso num topico com o amigo, e vimos que vários carros tem grau baixo de velas. alguns (tipo o tempra turbo) tem grau mais quente que o tempra sem turbo. (como pode isso?¿).
isso me surpreende pois ex meu carro (o grau é 5 original).. eu botei 6 uma vez e na primeira esticada de 3 marcha (grilou)… como tem carro turbo andando com 5 por ai?????¿existe alguma forma, mesmo que aproximada de saber o grau mínimo da vela? (recomendam alguma para turbosó acho que vou desistir de iridium tb,,, acho que nao funfam bem com carburador namoral)
-
olá milan, desculpe-me pela ausência, mas esta semana foi pesada na faculdade porque fui incluso num programa de pesquisa na última hora e sem aviso de meu coordenador. ainda estou me adaptando à nova rotina de trabalho, pesquisa e faculdade. por isso estou meio sem tempo.
não existe um cálculo de grau de velas propriamente dito. o que existe é a possibilidade de estimar o grau com base em alguns fatores: como taxa de compressão estática, dinâmica, relação r/l e o tipo de motor (quadrado, subquadrado e super quadrado). e ainda assim, é binômio dyno/pirômetro que vai definir as melhores opções.
estou no trabalho, porém assim que puder eu explicarei.
-
É empírico, não tem como saber antes de ser testado.
existem velas específicas para isso, com equipamento externo e tal…nada acessível a meros humanos hehe.
-
hauahua vlw gente.
porque assim (como falei lá no whats),,, desisti de iridium… queima toda hora, cada vela custa uns 50,00
ai me ofereceram a de platina (disseram que nego usa em pistas) eh 30~35 cada.
mas para parar de ficar investindo em vela atoa queria comprar uma simples boa tipo a brv9es por ex...... no grau 'certo', pois to achando que o grau 9 ta muito frio pro meu carro.
só que eu sei que a 6 eu incandeci em poucos segundos (deu nem pra engolir a terceira marcha)..... fica difícil.
-
tem um amigo que comprou umas de grau 9 ngk, diz que é a mesma da rd 350,custa 35 reais o jogo, não testei ainda mas to a fim de conferir, se não for boa não perco muito.kkk e é as mesmas bpr chave 21.
-
tem um amigo que comprou umas de grau 9 ngk, diz que é a mesma da rd 350,custa 35 reais o jogo, não testei ainda mas to a fim de conferir, se não for boa não perco muito.kkk e é as mesmas bpr chave 21.
É na epoca me falaram pra por essa, e também me deram a opção de umas de platina (35 cada). ai fui e comprei as idirum pra fazer uma graça (50 cada)…... to pagando por isso até hoje..... devo ter comprado umas 8 velas em 2 anos de carro rodando só fds e mesmo assim nem todos.
e detalhe, ainda tenho 1 iridium no carro (3 antigas grau 6 de antes de turbinar velhas).... o carro ta muito melhor, em todos os regimes, tive que baixar os gicles pois tava dando excessos (com iridium sempre acusava falta), botei caneta 140 80 (era 160 80), tirei primeiro estagio 160 botei 140, caneta j105 botei j85...... e o carro ta muito bom de andar...... e ainda ta dando uns excessinhos mas bobos, relevantes, geralmente em marchas mais curtas em transito.
e o que me deixou mais bobo (que nao entendi ainda a relação)...... lembra da fumaça que ninguem sabe o que é?¿... ela ainda sai, mas quando comecava a sair o carro morria direto sem segurar giro e acelerando ficava pipocando ..... com essas 3 velas velhas o carro eu ligo e deixo esquentar na lenta sem morrer, mesmo saindo fumaça, sai bastante fumaça ainda, pipoca um pouco, mas nao morre e da até pra andar no fumace ...... (explica)
-
cara eu uso grau 9 num ap 1.8 alcool com uns 14 de taxa..
sinceramente foi a melhor escolha….
as originais grau 6 nao duravam mto.....
aí um amigo das antigas me flw pra usar 9, achei q era mto, mas coloquei tem uns 6 meses, ja rodei 3k km e ta mto de boa......
-
cara,vou comprar as bpr 9 de rd 350 pra fazer um teste!!!
-
se tiverem a oportunidade aconselho a todos a aquisição de um pirômetro e um termopar que tenha a possibilidade de ser anexado à vela. com isso, você obtém uma curva de temperatura, que com um hallmeter ou um multímetro ligado a uma sonada, que vai dar uma melhor escolha (dentro de limitações técnicas evidentes) de velas. É um método relativamente simples(primitivo) e muito usado em pesquisas em universidades com auxílio de softwares, tem limitações óbvias. porém, é uma alternativa razoável quando se parte do 0 (zero).
antes da escolha para testes deve-se lembrar (no caso do milan) que o cabeçote dele tem zona de squishi dupla porém reduzida em relação a muitos motores da mesma época. isso influencia bastante na temperatura da câmara e é um dos parâmetros a ser observados para iniciar estimativas e cálculo.
volto a dizer que a escolha mais adequada é sempre obtida em laboratório, em condições próximas da ideal onde as variáveis mudam pouco ou quase nada e com instrumentos específicos.
-
pirômetro e um termopar, caracas, nunca nem ouvi falar, sera que tem na panificadora??kkkk,
brincadeira, e onde consigo esse equipamentos, e sera muito caro?
-
vc usa iridium tb?¿….. qual vc ta usando?¿..... as da rd é uns 10,00 cada eu tenho uma lista de velas aqui hauhauhau a mais 'nobre' que achei sem ser iridium foi a b9egv (nao resistiva (pra mim ta otimo) e ouro + platina). é a ngk racing essa.
a rd tem o modelo vpower se nao me engano é o eletrodo em v, nao sei se tem beneficio no alcool, mas na gasolina dava uma dif boa.
-
se tiverem a oportunidade aconselho a todos a aquisição de um pirômetro e um termopar que tenha a possibilidade de ser anexado à vela. com isso, você obtém uma curva de temperatura, que com um hallmeter ou um multímetro ligado a uma sonada, que vai dar uma melhor escolha (dentro de limitações técnicas evidentes) de velas. É um método relativamente simples(primitivo) e muito usado em pesquisas em universidades com auxílio de softwares, tem limitações óbvias. porém, é uma alternativa razoável quando se parte do 0 (zero).
antes da escolha para testes deve-se lembrar (no caso do milan) que o cabeçote dele tem zona de squishi dupla porém reduzida em relação a muitos motores da mesma época. isso influencia bastante na temperatura da câmara e é um dos parâmetros a ser observados para iniciar estimativas e cálculo.
volto a dizer que a escolha mais adequada é sempre obtida em laboratório, em condições próximas da ideal onde as variáveis mudam pouco ou quase nada e com instrumentos específicos.
casantosef,,, cara, queria mesmo entender o que vc falou, mas me senti um noob agora.
como faria com pirometo e o termopar (q isso) ?¿
que que é squishi!?¿…
eu tipo sempre soube que a temperatura da vela é relacionada principalmente pela taxa, disposição e eficiencia calorica do motor.
ex em baixa a vela teria que ficar no minimo a 450~500graus e largando o pé nao passar de 750~800...
mas nao sei um jeito de medir a temp la dentro da camara. (sei que ainda to surpreso com os carros turbo ai com grau 5 kkkkkkkk)
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nunca vi um chute tão certeiro quanto seu. fernando, por mais absurdo que possa parecer, você acertou em cheio mesmo. tanto o termopar como o pirômetro tem sido usado em larga escala em forno de padaria em conjunto para controlar a temperatura aparente das fornalhas evitando temperaturas acima ou abaixo do recomendado para não queimar ou deixar algumas massas, pães e bolos e crus.
É muito comum em carros de competição (arrancada estilo dragster) a utilização de pirômetros ligados ao escape para monitorar a temperatura dos gases do escape.
-
vc usa iridium tb?¿….. qual vc ta usando?¿..... as da rd é uns 10,00 cada eu tenho uma lista de velas aqui hauhauhau a mais 'nobre' que achei sem ser iridium foi a b9egv (nao resistiva (pra mim ta otimo) e ouro + platina). é a ngk racing essa.
a rd tem o modelo vpower se nao me engano é o eletrodo em v, nao sei se tem beneficio no alcool, mas na gasolina dava uma dif boa.
tenho que pegar as siglas certas dela, as que to usando é as original alcool ainda, bp7, não sobro grana nem pras velas! :( kkk
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nunca vi um chute tão certeiro quanto seu. fernando, por mais absurdo que possa parecer, você acertou em cheio mesmo. tanto o termopar como o pirômetro tem sido usado em larga escala em forno de padaria em conjunto para controlar a temperatura aparente das fornalhas evitando temperaturas acima ou abaixo do recomendado para não queimar ou deixar algumas massas, pães e bolos e crus.
É muito comum em carros de competição (arrancada estilo dragster) a utilização de pirômetros ligados ao escape para monitorar a temperatura dos gases do escape.
kkkk, nunca mais hem!!! tenho um amigo que tem panificadora sera que ele conhece isso e me mostra onde fica????
-
se o forno for a gás o controlador de temperatura estará atrás do mostrador de temperatura.
-
milan, squish é uma região do cabeçote (mais especificamente na câmara de combustão) responsável por comprimir a mistura e empurrá-la para o centro ou para região do eletrodo da vela. no motor ap e no md esta região é divida em partes relativamente iguais para os dois lados. com isso a velocidade da frente chama se reduz (isso não é muito legal, por que se não for bem projetado pode superaquecer a câmara), porém a queima se torna mais homogênea gerando uma expansão mais isocinética (isso sim é super legal e compensa a perda da velocidade da frente de chama). como consequência o torque aumenta em baixas rotações e ainda preserva a câmara já que as duas zonas de s squish colaboram muito para refrigerar a câmara. por isso é tão difícil estimar com precisão que velas usar. porque a taxa sozinha não diz praticamente nada. motores turbo podem ter escolhas de velas diferentes e isso se deve a vários motivos e um deles é que, a depender do tamanho da biela, o tempo em que o pistão permanece perto do pms é maior ou menor. a compressão efetiva muda em cada caso(motores quadrados, subquadrados e super quadrados).