Calculo de grau de velas
-
pirômetro e um termopar, caracas, nunca nem ouvi falar, sera que tem na panificadora??kkkk,
brincadeira, e onde consigo esse equipamentos, e sera muito caro?
-
cara,vou comprar as bpr 9 de rd 350 pra fazer um teste!!!
vc usa iridium tb?¿….. qual vc ta usando?¿..... as da rd é uns 10,00 cada eu tenho uma lista de velas aqui hauhauhau a mais 'nobre' que achei sem ser iridium foi a b9egv (nao resistiva (pra mim ta otimo) e ouro + platina). é a ngk racing essa.
a rd tem o modelo vpower se nao me engano é o eletrodo em v, nao sei se tem beneficio no alcool, mas na gasolina dava uma dif boa.
-
se tiverem a oportunidade aconselho a todos a aquisição de um pirômetro e um termopar que tenha a possibilidade de ser anexado à vela. com isso, você obtém uma curva de temperatura, que com um hallmeter ou um multímetro ligado a uma sonada, que vai dar uma melhor escolha (dentro de limitações técnicas evidentes) de velas. É um método relativamente simples(primitivo) e muito usado em pesquisas em universidades com auxílio de softwares, tem limitações óbvias. porém, é uma alternativa razoável quando se parte do 0 (zero).
antes da escolha para testes deve-se lembrar (no caso do milan) que o cabeçote dele tem zona de squishi dupla porém reduzida em relação a muitos motores da mesma época. isso influencia bastante na temperatura da câmara e é um dos parâmetros a ser observados para iniciar estimativas e cálculo.
volto a dizer que a escolha mais adequada é sempre obtida em laboratório, em condições próximas da ideal onde as variáveis mudam pouco ou quase nada e com instrumentos específicos.
casantosef,,, cara, queria mesmo entender o que vc falou, mas me senti um noob agora.
como faria com pirometo e o termopar (q isso) ?¿
que que é squishi!?¿…
eu tipo sempre soube que a temperatura da vela é relacionada principalmente pela taxa, disposição e eficiencia calorica do motor.
ex em baixa a vela teria que ficar no minimo a 450~500graus e largando o pé nao passar de 750~800...
mas nao sei um jeito de medir a temp la dentro da camara. (sei que ainda to surpreso com os carros turbo ai com grau 5 kkkkkkkk)
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nunca vi um chute tão certeiro quanto seu. fernando, por mais absurdo que possa parecer, você acertou em cheio mesmo. tanto o termopar como o pirômetro tem sido usado em larga escala em forno de padaria em conjunto para controlar a temperatura aparente das fornalhas evitando temperaturas acima ou abaixo do recomendado para não queimar ou deixar algumas massas, pães e bolos e crus.
É muito comum em carros de competição (arrancada estilo dragster) a utilização de pirômetros ligados ao escape para monitorar a temperatura dos gases do escape.
-
cara,vou comprar as bpr 9 de rd 350 pra fazer um teste!!!
vc usa iridium tb?¿….. qual vc ta usando?¿..... as da rd é uns 10,00 cada eu tenho uma lista de velas aqui hauhauhau a mais 'nobre' que achei sem ser iridium foi a b9egv (nao resistiva (pra mim ta otimo) e ouro + platina). é a ngk racing essa.
a rd tem o modelo vpower se nao me engano é o eletrodo em v, nao sei se tem beneficio no alcool, mas na gasolina dava uma dif boa.
tenho que pegar as siglas certas dela, as que to usando é as original alcool ainda, bp7, não sobro grana nem pras velas! :( kkk
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nunca vi um chute tão certeiro quanto seu. fernando, por mais absurdo que possa parecer, você acertou em cheio mesmo. tanto o termopar como o pirômetro tem sido usado em larga escala em forno de padaria em conjunto para controlar a temperatura aparente das fornalhas evitando temperaturas acima ou abaixo do recomendado para não queimar ou deixar algumas massas, pães e bolos e crus.
É muito comum em carros de competição (arrancada estilo dragster) a utilização de pirômetros ligados ao escape para monitorar a temperatura dos gases do escape.
kkkk, nunca mais hem!!! tenho um amigo que tem panificadora sera que ele conhece isso e me mostra onde fica????
-
se o forno for a gás o controlador de temperatura estará atrás do mostrador de temperatura.
-
milan, squish é uma região do cabeçote (mais especificamente na câmara de combustão) responsável por comprimir a mistura e empurrá-la para o centro ou para região do eletrodo da vela. no motor ap e no md esta região é divida em partes relativamente iguais para os dois lados. com isso a velocidade da frente chama se reduz (isso não é muito legal, por que se não for bem projetado pode superaquecer a câmara), porém a queima se torna mais homogênea gerando uma expansão mais isocinética (isso sim é super legal e compensa a perda da velocidade da frente de chama). como consequência o torque aumenta em baixas rotações e ainda preserva a câmara já que as duas zonas de s squish colaboram muito para refrigerar a câmara. por isso é tão difícil estimar com precisão que velas usar. porque a taxa sozinha não diz praticamente nada. motores turbo podem ter escolhas de velas diferentes e isso se deve a vários motivos e um deles é que, a depender do tamanho da biela, o tempo em que o pistão permanece perto do pms é maior ou menor. a compressão efetiva muda em cada caso(motores quadrados, subquadrados e super quadrados).
-
po maluco que aula ;)
É meu motor entao é um caso a parte, bielinha, pistao largao, camara dividida (que o preparador catucou e n sei o q fez), pouca taxa com pressao relativamente alta.
ou seja….. quando em lenta muito frio, quando em alta muito quente...
e ainda alimentado por um 2e
-
e ainda há outro detalhe que tem influência muito forte na escolha da vela. a taxa de escoamento da válvula de admissão foi alterada em seu motor. digo isso porque em algum momento você nos disse que o preparador que efetuou a mensagem usinou alguns ângulos nas válvulas de admissão. quando se altera o coeficiente de escoamento a quantidade de mistura fresca aumenta e como consequência secundária há um resfriamento significativo da câmara modificando novamente os critérios para estimar a escolha do grau da vela. por isso é muito mais seguro testar em laboratório. infelizmente não sei exatamente o que seu mecânico fez e por isso não tenho condições de fornecer uma estimativa. estimar já é um processo probabilístico, porém restringindo o campo de possibilidade com o intuito de reduzir as incertezas. estimar sem dados seguro é o mesmo que dar um tiro no escuro. por mais absurdo que possa parecer, o empirismo é o processo menos arriscado: utilizar as experiências que deram certo com os colegas e evitar as que apresentaram erros é mais seguro. por isso preparadores bons e experientes guardam alguns segredos (eles erraram muito até acertar e por isso não vão fornecer os dados deles assim tão fácil).
milan, qual o gap que você usa nas velas?
-
parece que quanto mais aprendo menos eu sei!! :humpft: kkk
-
desculpem-me se os deixei confusos.
-
muito boa explicação cantosef, haja conhecimento!
-
desculpem-me se os deixei confusos.
ahuahua nada cara, sao conhecimentos preciosos, e mesmo sendo difícil entender algumas coisas é de muito interesse.
realmente, nem eu sei exatamente o que ele catucou, sei que foram angulos de dutos e valvulas, camara (nao sei oq), polimento de algumas coisas. acho que por isso penei tanto pra acertar o carro de baixa, carro carburado com duto polido é uma m.
o gap eu to usando o padrao que veio na vela no momento, creio que seja 1, mas eu ja botei 0,6 1,5 e não vi dif nenhuma , mas acho que eram pela minha péssima experiencia com iridium. to com as velas quase originais (grau 6 no carro ainda) nem botei o jogo novo que comprei
parece que quanto mais aprendo menos eu sei!! :humpft: kkk
tamo junto kkkkkkkkkkkkkkkkk.. maluco quando casantosef responde me sinto na primeira vez que vi calculo kkkkkkk….. mas dessa vez mesmo sendo difícil de entender da até gosto de ler.
-
kkkkkkkkkkk
" os melhores do mundo"
-
é rapaziada, mesmo sem saber como se faz é muito bom saber pra que serve, esta semana ainda tive que responder a pergunta.-praque serve mudar o grau termico da vela no turbo, e foi muito bom responder sem achismo pra que serve,ou não ter que responder.-todo mundo faz isso senÃo quebra!!!! e agradeço os parceiros que não se importam de repartir conhecimentos tão preciosos, mesmo sabendo que outros tem tão pouco a oferecer, valeu rapaziada do preparados que deus abençoe a vida de todos vcs.