Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Solução tupiniquim… ou gambiarra mesmo???

Solução tupiniquim… ou gambiarra mesmo???

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
28 Posts 10 Posters 1.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • T Offline
    T Offline
    Tshiii
    escreveu em última edição por
    #1

    e ai ppessoal

    seguinte, lá venho eu com mais uma ideia meio sei la…

    e antes de mais nada, meu setup atual: gm 2.0 16v turbo (q por enqto é fraco, mas será forte um dia), os 4 bicos da linha abertos pra conversao pro alcool, sem remapeamento, e com bico extra comandado por his digital...

    como meu carro tem 2 bobinas, ou bobina estatica, ou é wasted spark, sei la q raio q chama isso, eu não tenho como adiantar o ponto manualmente, simplesmente girando um distribuidor... fico rendido a precisar fazer um chip pra isso.... mas chip pra mim é polemico, pq gosto sempre de eu mesmo estar fu?ando no meu carro, mesmo que não tenha o melhor acerto assim...

    uso o carro no dia a dia, então não sei se uma fueltech 1fi seria a melhor solução, apesar de eu ter lido o manual inteiro dela e achado duka*****

    então, pensei aqui, troquei uns emails com o altemir (da www.hardwarecar.com.br) que fabrica gerenciadores e modulos flex, e ele me disse q é viável fazer isso...

    o q eu faria: colocaria um modulo flex, que me daria a regulagem do ponto inicial, podendo aumenta-lo em fase aspirada, rendendo melhor... (tenho sentido meu carro muito xoxo em baixa, e aponto 2 razões: bicos q foram abertos demais pra uma conversao, e falta de ponto...)

    resolvido o problema da regulagem de ponto em baixa, eu usaria o gerenciador digital turbo link deles, pra comandar meu bico extra e atrasar o ponto de ignição... e com esse gerenciador comandando o extra, e atraso de ponto, e ainda por cima subindo meu corte de giro e congelando o map, eu acho q ficaria legal o setup, pra um carro de rua, haja visto q esses 2 aparelhos são piggyback, e vem com o conector pra se eu precisar tira-los, apenas tirar e plugar la, voltando tudo ao original...

    aaah, esse gerenciador tbm da um incremento de tempo de abertura nos meus bicos da linha, sendo assim, eu poderia trocar esses meus muito abertos por alguns originais mesmo, ou até reabertos, mas menores, e tendo o controle disso pelo gerenciador tbm...

    pra quem tiver curiosidade, o gerenciador turbo link é este primeiro da lista: http://www.hardwarecar.com.br/gerenciadores.htm

    e o modulo flex é este daqui: http://www.hardwarecar.com.br/interface.htm

    o que acham??? é muita gambiarra???

    o q eu curti é q dessa forma continuarei usando dos recursos e estrategias da minha injeção de fábrica, q convenhamos, não h? nada mais bem acertado q ela….

    ps: compro estes aparelhos a preão de revenda....

    abraços

    1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      Fahrell
      escreveu em última edição por
      #2

      vc não tem como adiantar ponto com piggyback…. vc não pode antecipar algo que não foi gerado ainda, no caso, o disparo da bobina pela central...

      tem como adiantar o ponto inicial sim, fisicamente na roda fúnica ou equivalente, enganando sua central... uso isso no meu carro mas no corsa não sei bem... mas existe um limite para isso, pois vc estará mudando toda a fase da injeção/ignição do seu carro... na prática, com valores normais como os 6 a 7 graus que se adianta normalmente numa conversao pra álcool, não tem problema nenhum, já que a variação será mínima...

      não tem nada de gambiarra no uso de gerenciadores pra pulsar bico extra e atrasar o ponto...

      apenas lembro que é muito mais eficiente, barato e seguro aumentar a vazão dos bicos fisicamente, e não usar esses flex ou aumento de pulso por gerenciador...

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        Rix
        escreveu em última edição por
        #3

        fahrell, se não tem como adiantar o ponto com piggyback, como fucniona variador de ponto de carro é g?s?

        tem uns que são até ajust?veis…

        []s

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
          D Offline
          daniel_fabricio
          escreveu em última edição por
          #4

          tem um modelo completo do hardware que atrasa ponto e já converte

          adiantar ponto dá para adiantar usando um emulador de carro a g?s…

          mas se o motor é turbo e vai ter atraso a parte, provavelmente os sistemas vão dar conflito

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            PrEsA
            escreveu em última edição por
            #5

            tem como fazer sim….

            em um carro com bobina unica, vc quer um aumento de (por exemplo) 8o?? atrase a ignicão em 720-8=712o. , hehhehehe engenharia de gambis rules....

            ahh... antes q alguem diga q o parametro da ignicao vai ficar atrasada, isto é 1 ciclo em 80 q temos pro segundo.... logo nao se teria problemas...

            aliais o problema q podem existir é em relacao a ruidos e interferencias, que eu nao faco ideia em como se resolver com filtros e afins...

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fahrell
              escreveu em última edição por
              #6

              fahrell, se não tem como adiantar o ponto com piggyback, como fucniona variador de ponto de carro é g?s?

              tem uns que são até ajust?veis…

              []s

              [snapback]457466[/snapback]

              boa pergunta… na minha matem?tica não consigo prever a ignição antes mesmo dela ocorrer pela central... mas... alem disso um variador de avanço desses de g?s custa os olhos da cara...

              quem saca profundamente desses variadores, poderia explicar se ele adianta mesmo o ponto inicial ??

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #7

                um dia um menino viu um pequeno buraco na rua e avisou seu pai… seu pai recomendou que ele desviasse do buraco e avisou um guarda de transito que desviou o transito de toda a vizinhan?a, invertendo as mãos das ruas e fazendo uma confusão, ao ouvir as reclamações dos moradores o prefeito num discurso inflamado disse que a solução seria contruir uma ponte sobre o bairro bem antes de onde o buraco estava e saindo bem depois de onde o buraco poderia sair.

                o menino de saco cheio de ouvir idéias mirabolantes pegou uma po e encheu de terra o buraco....

                moral da história: não gaste mais no molho que em toda a salada...

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  um dia um menino viu um pequeno buraco na rua e avisou seu pai… seu pai recomendou que ele desviasse do buraco e avisou um guarda de transito que desviou o transito de toda a vizinhan?a, invertendo as mãos das ruas e fazendo uma confusão, ao ouvir as reclamações dos moradores o prefeito num discurso inflamado disse que a solução seria contruir uma ponte sobre o bairro bem antes de onde o buraco estava e saindo bem depois de onde o buraco poderia sair.

                  o menino de saco cheio de ouvir idéias mirabolantes pegou uma po e encheu de terra o buraco....

                  moral da história: não gaste mais no molho que em toda a salada...

                  [snapback]457667[/snapback]

                  hahahaha boa. se entendi a par?bola: faça o chip

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    na verdade nem é uma propaganda disfar?ada, é que a pegunta dele é recorrente aqui na oficina….

                    usa o aparelho flex pra converter pra alcool

                    usa um variador de avanço pra dar mais ponto

                    usa um gerenciador com atraso para qdo a pressão entrar atrasar e enriquecer.

                    no fim tem tant coisa pendurada no sistema de injeção que vc num sabe mais o que está acontecendo... o variador de avanço é igual ao atrasador de ponto...a injeção acha que está num valor ou seja dependendo do carro onde não se pode ver o ponto direto na polia ou no volante vc num tem idéia de qto terá de ponto...

                    e gasta mais doque a solução caseira: chip (converte e coloca ponto em baixa tirando de alta) e suplementrar do mais barato que controla só combustivel

                    qdo o carro tá acertado num tem o que mexer mais... num tem enriquece hoje e empobrece amanhã usa mais ponto qui e tira al?... acerto é acerto... no máximo uma merreca a mais de combustivel se o gerenciador não sabe a temperatura do ar que influencia direto em qto combustável ?e necessário.

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      na verdade nem é uma propaganda disfar?ada, é que a pegunta dele é recorrente aqui na oficina….[snapback]457675[/snapback]

                      não vi como propaganda, mas sim, como sendo a solução mais viável economicamente e segura até agora.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        marcioap
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        over, uma perguntinha(deposi de tantas que ja te fiz rsrs)

                        tem como num carro, deixar a parte de alimentação toda original, apenas fazer un chip pra ponto que eu possa variar a presão? tipo, usar un map positivo, que quanto mais presão vem, mais ele atraza, fazendo correção por temperatura e rotação tambein? se sim, usando o map possitivo, como ficaria a fase aspro?

                        1 Resposta Última resposta
                        • O Offline
                          O Offline
                          overspeed
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          claro marcio…ali?s é exatamente o que acontece qdo se usa map positivo.... se colca mais pressão ele atrasa conforme esta vai subindo

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            stry_mh2o
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            coloca soh o turbo link e os bicos originais e seja feliz, aumenta a conversão,vai ate ficar economico

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
                              T Offline
                              Tshiii
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              moral da história: não gaste mais no molho que em toda a salada…

                              [snapback]457667[/snapback]

                              ?, mas é o molho q faz a salada ficar gostosa ;)

                              na verdade nem é uma propaganda disfar?ada, é que a pegunta dele é recorrente aqui na oficina….

                              usa o aparelho flex pra converter pra alcool

                              usa um variador de avanço pra dar mais ponto

                              usa um gerenciador com atraso para qdo a pressão entrar atrasar e enriquecer.

                              no fim tem tant coisa pendurada no sistema de injeção que vc num sabe mais o que está acontecendo... o variador de avanço é igual ao atrasador de ponto...a injeção acha que está num valor ou seja dependendo do carro onde não se pode ver o ponto direto na polia ou no volante vc num tem idéia de qto terá de ponto...

                              e gasta mais doque a solução caseira: chip (converte e coloca ponto em baixa tirando de alta) e suplementrar do mais barato que controla só combustivel

                              qdo o carro tá acertado num tem o que mexer mais... num tem enriquece hoje e empobrece amanhã usa mais ponto qui e tira al?... acerto é acerto... no máximo uma merreca a mais de combustivel se o gerenciador não sabe a temperatura do ar que influencia direto em qto combustável ?e necessário.

                              [snapback]457675[/snapback]

                              ?, eu tbm não gosto muito dessa solução… qto mais pudermos ser simples, melhor...

                              mas é q tbm não gosto dessa historia q muito ouão falar: ter um carro acertado pra arrancar ou pra segurar final…

                              eu kero os 2 no mesmo carro... e acredito q com o gerenciador eu teria isso... se fosse segurar final, eu tirava ponto, engordava... se fosse arrancar, eu secava e dava-lhe ponto... maaaas né... é o q vc disse... aí já implicaria no uso de um scanner pra saber qto ta vindo de ponto, etc e tal... vai complicando cada vez mais...

                              ? que pra falar a verdade, eu não sei bem o q kero... eu comecei rodando com 0.7... dps 0.8.. ai deu medo, tirei o parafuso deixando 0.5... dps me enxi o saco, voltei 0.7... dps 0.8... dps subiu sozinho pra 1 kg... e é asism q eu tenho rodado atualmente... aaah, e nessas variações, sempre tive um booster la pra ligar, e q eu ligava... atualmente esse booster deve ta dando mais de 1.4... nunca olhei pra pressão qdo to com ele ligado...

                              ai eu me pergunto: se eu tivesse feito chip logo q montei... como ficaria o acerto do chip nessa mudança toda de pressão (e consequentemente mistura) q eu vou fazendo??

                              meu his eu ja apaguei tudo e comecei do zero umas 2x... meu carro ta montado desde julho/05, eu tenho pisado todo dia, sem dá...

                              over, uma perguntinha(deposi de tantas que ja te fiz rsrs)

                              tem como num carro, deixar a parte de alimentação toda original, apenas fazer un chip pra ponto que eu possa variar a presão? tipo, usar un map positivo, que quanto mais presão vem, mais ele atraza, fazendo correção por temperatura e rotação tambein? se sim, usando o map possitivo, como ficaria a fase aspro?

                              [snapback]457725[/snapback]

                              olha, vou arriscar responder essa:

                              tem como fazer sim, e fica do mesmo jeito a fase aspro.. o map é o mesmo q vc jah usa, dando os mesmos valores nas situações normais de uso… só q pondo um map positivo, ele tbm vai ler e interpretar as situa?oes anormais, como turbo soprando

                              1 Resposta Última resposta
                              • T Offline
                                T Offline
                                Tshiii
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                ps: a hardware tbm está pra lançar um modulo de injeção e ignição…

                                pelo visto ta na moda isso, daqui a pouco eu to lançando o meu tbm... rs

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
                                  O Offline
                                  overspeed
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  luiz, sem mudar muito configuração de motor (turbina, taxa, comando, coletor, etc) não sai muita coisa entre vc fazer o acerto que permita usar o carro numa prova de arrancada, andar de final e no dia a dia…

                                  o que sempre digo é que se vc está competindo vc briga por qualquer cv que seja possível... no seu caso o carro não tem pretensões de ser top five numa prova de arrancada profissional correto é não tem o que h? de ponta em termos de equipamento como cabeçote com fluxo feito, coletor em aão inox, turbina hibrida então se vc usar um acerto conservador tira lá digamos 200cv com x de pressão...se usar um acerto mais agressivo num chega a tirar nem 10cv a mais (5%) ... pra rua ou brincar espor?dicamente numa arrancada vc nem sente a diferença... mas se estivesse com digamos 600cv como já se tem em alguns carros de arrancada se tiver se tiver 30cv a mais pode ser o décimo de segundo que separa o quinto do primeiro lugar...

                                  por isso que carro de rua na minha concepção tem que ser na ordem:

                                  • confiável

                                  • agradável (liso, sem buraco, lienar)

                                  • potente

                                  porque se for fazer o mais potente possível num ganha mais de 5%, mas pode por a perder totalmente os itens anteriores...

                                  agora um carro de rua, mas que é usado apenas e tão somente pra diversão (carro que vc só sai de final de semana, pra acelerar mesmo e se precisar fica a semana toda fazendo alteração pra melhorar um pentelhinho) pode se dar ao luxo de ignorar o segundo item e até mesmo o terceiro em aprtes...

                                  um carro estritamente de competição vc esquece tudo e pensa só em cruzar a linha de chegada o mais rápido possível... obvio que ninguem vai propositalmente fazer um carro que precise abrir o motor a cada puxada... mas os americanos dizem que um bom motor de arrancada num deve durar mais do que 3 treinos e uma prova (ou seja ir umas 6 ou 7 vezes até o fim dos 400mts)...mas lá a coisa é diferente e vc abre o motor e troca bielas forjadas com x horas de uso...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
                                    T Offline
                                    Tshiii
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    ?, até q a diferença num é taaaantaaa…. eu tiro ela no bra?o... kkkkk

                                    e essas mudanças frequentes de pressão q eu fico fazendo??

                                    inclusive booster??

                                    no chip da pra fazer um acerto legal considerando isso, ou é preciso map positivo??

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
                                      O Offline
                                      overspeed
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      de 0,7 pra 1bar o acerto muda pouco… mas é claro se for map normal tem que ser feito pensando na pior hipotese que é 1bar, se usar map positivo aí pode mudar a vontade porque a injeção vai atrasando qdo mais pressão entrar...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • ? Offline
                                        ? Offline
                                        Visitante
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        conheão um cara que deixou o módulo de injeção sob o console, e ele tinha uns 3 chips com programação diferente. bastava trocar qdo fosse necessário . ouvi falar de gente q monta um equema de soquete duplo, com dois chips chaveados.

                                        no caso do tshii, o q iria deixar satisfeito seria ele mesmo ter em casa um programa + gravador/apagador de eprom.

                                        comigo tb seria assim no caso dele.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
                                          R Offline
                                          Ricardo
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          se usar map positivo aí pode mudar a vontade porque a injeção vai atrasando qdo mais pressão entrar…

                                          conversando com o paulo prado outro dia, ele me disse que, com o kit que ele vende de chip + bicos + map (pra ap mi, no caso), dava pra ficar brincando desde 0,1 até 1,4 bar sem mexer em nada.

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários