Tipos de gasolina
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mais para vc.
álcool x gasolina
como está em alta aqui a conversão de motores a gasolina para usar álcool como combustável, resolvi escrever este artigo para que se possa ter uma noção dos problemas que podem ocorrer nesta transformação. acho que a melhor forma de fazer isto é explicar as diferenças entre os combust?veis e o que isto pode acarretar no comportamento de um motor ciclo otto. assim, quem quiser converter o motor pode te uma idéia dos problemas que podem ocorrer e por que eles ocorrem.
a gasolina:
a gasolina não é uma subst?ncia pura: é uma mistura de centenas de hidrocarbonetos que tám entre 3 a 12 carbonos, proveniente de uma faixa da destilação do petróleo. h? componentes mais leves e mais pesados na gasolina. conforme o tempo passa, os mais leves se evaporam, deixando apenas os mais pesados. por isso se diz que a gasolina ficou velha ou estragou . em aproximadamente 2 meses, a gasolina muda sua composição por causa da evaporação dos componentes leves, sobrando os mais pesados, que costumam ter octanagem menor. por isto é que a gasolina velha pode causar batidas de pino no motor. normalmente, quanto maior o número de carbonos na cadeia (mais pesada a mol?cula), menor é a octanagem: por isto o querosene e outros solventes, se misturados é gasolina, fazem o motor bater pino . estes componentes mais pesados também tám uma vaporização mais difácil. quando expostos ao calor em estado láquido, vão se degradando e formam a conhecida borra de gasolina. a gasolina vendida no brasil tem, por lei, 22% de álcool et?lico em volume na sua composição, para reduzir a emissão de poluentes. outra coisa que não se fala (não sei por que…) é que a gasolina, por conter hidrocarbonetos arom?ticos (como o benzeno) na sua composição, é cancer?gena, especialmente se inalada em excesso. com certeza não h? estudos sobre isto (não interessa que haja...), mas a incid?ncia de c?ncer entre os frentistas, que trabalham expostos aos vapores da gasolina, provavelmente é muito mais alta do que no resto da população.
o álcool:
o álcool, ao contrário da gasolina, é uma subst?ncia pura (etanol), embora seja encontrado nos postos como sendo uma mistura de 95% de etanol e 5% de água, em volume. é uma mol?cula cuja f?rmula é c2h5oh. por ter oxig?nio na composição, a mol?cula ganha uma polaridade que faz com que o álcool seja láquido é temperatura ambiente (o etano, c2h6 é um g?s) pela maior coesão entre as mol?culas. é um combustável que não deixa borras, sendo bem mais limpo que a gasolina, ao contrário do que se pensava nos primeiros anos do proálcool. tem a desvantagem de ser mais corrosivo no estado láquido que a gasolina, o que demanda um tratamento anticorrosivo nos metais que tám contato com o álcool em sua fase láquida, normalmente atravṍs de um revestimento com um metal que não reaja com ele, como o néquel, usado para revestir o zamak dos carburadores.
as diferenças entre os combust?veis:
-poder calor?fico (capacidade de gerar energia)
o álcool, por conter oxig?nio na mol?cula, tem um poder calor?fico menor que o da gasolina, uma vez que o oxig?nio (34,7% do peso molecular do etanol é oxig?nio) aumenta o peso molecular, mas não produz energia. isto explica a menor km/l de um motor a álcool em relação ao mesmo motor a gasolina. o álcool hidratado (95%) produz a energia de 20,05 mj/litro, enquanto a nossa alcoosolina (22% de álcool) produz 27,57 mj/l. por aí já se vê que a 1 litro de gasolina produz 37,5% mais energia do que 1 litro de álcool: da?, em um motor com o mesmo rendimento térmico, um motor a gasolina que fizesse 10 km/l iria fazer 7,27 km/l de álcool.
proporção estequiom?trica:
o álcool tem proporção estequiom?trica de 8,4:1 (8,4 partes de ar para cada parte de álcool) em massa, enquanto a gasolina tem 13,5:1. para a mesma massa de ar, é utilizado 60% a mais de massa de álcool. em volume, é necessário mais 43% de álcool do que de gasolina. por isto, bicos para álcool tem que ter uma vazão em torno de 50% maior do que bicos para gasolina. uma coisa interessante que decorre disto é a seguinte: apesar de a gasolina fornecer mais 37,5% de energia, o fato de ser necessário 43% a mais de álcool para a mistura faz com que um motor ganhe em torno de 5% de torque e potência só de passar a queimar álcool.
octanagem
o álcool tem um maior poder antidetonante do que a gasolina. enquanto a gasolina comum tem 85 octanas, o álcool tem o equivalente a 110 octanas. isto significa que ele consegue suportar maior compressão sem explodir espontaneamente. isto faz com que um motor a álcool possa ter uma taxa de compressão maior do que um motor a gasolina. enquanto as taxas para gasolina variam entre 9 e 10,5:1, as taxas para álcool ficam entre 12 e 13,5:1. como o rendimento térmico de um motor (rendimento térmico é quantos % da energia do combustável é transformada em movimento pelo motor) aumenta conforme aumenta sua taxa de compressão, os motores a álcool tendem a ter um rendimento térmico maior do que um motor a gasolina, compensando parte do menor poder calor?fico. assim, nosso motor não faria apenas 7,27 km/l, faria algo entre 7,5 e 8 km/l, devido ao melhor aproveitamento da energia do combustável. a velocidade da chama do álcool é menor, demandando maiores avanços de ignição.
calor de vaporização
o álcool tem um calor de vaporização de 0,744 mj/l, enquanto a gasolina tem 0,325mj/l. isto quer dizer que o álcool necessita de mais do que o dobro de energia para se vaporizar. esta vaporização acontece dentro do coletor de admissão, nos carros carburados e com injeção monoponto. a energia para vaporizar é conseguida atravṍs do calor do motor, que também aquece o coletor. porém, ao se vaporizar, o combustável diminui a temperatura do coletor, pois está roubando energia. não é difácil concluir que o álcool rouba mais que o dobro de energia, diminuindo muito mais a temperatura do coletor. se a temperatura cair muito, o combustável não se vaporiza mais e caminha em estado láquido pelo coletor, causando uma sóbita falta de combustável na mistura, fazendo o motor falhar. para evitar isto, faz-se passar água do radiador pelo
coletor de admissão, para aquec?-lo. este aquecimento é muito mais necessário em um motor a álcool, pela sua maior demanda de energia para vaporizar-se.
ponto de fulgor
uma explosão é uma reação em cadeia. quando uma mol?cula de combustável reage com o oxig?nio presente no ar, ela gera energia, que faz com que a mol?cula vizinha também reaja e por aí vai. o ponto de fulgor é a temperatura a partir da qual pode haver uma quantidade suficiente de combustável vaporizado a ponto de gerar uma reação em cadeia. bem, o ponto de fulgor do álcool é 13?c. isto significa que não é possível haver combustão do álcool abaixo desta temperatura. isto explica por que
? necessário usar gasolina para a partida a frio em motores a álcool em temperaturas baixas. o ponto de fulgor da gasolina pura é de aproximadamente -40?c.
estas 2 propriedades acima decorrem do oxig?nio presente na mol?cula do álcool, que a polariza. isto faz com que a força de coesão entre as mol?culas seja maior do que as da gasolina, que se mantém láquida pelo maior peso de suas mol?culas, apolares em sua grande maioria. a menor atração molecular da gasolina é que faz com que esta tenha menores calor de vaporização e ponto de fulgor.
resumo:
pelas razões explicadas acima, podemos concluir que, para fazer um motor a gasolina funcionar com álcool, precisam ser feitas as seguintes mudanças:
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taxa de compressão (para aproveitar a maior octanagem)
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proporção de combustável (43% maior, por causa da relação estequiom?trica)
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curva de avanço de ignição (menor velocidade de chama)
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aquecimento do coletor em coletores ?midos (carb. e monoponto) (maior calor de vaporização)
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sistema de partida a frio (alto ponto de fulgor)
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niquelamento do carburador (em carros carburados)
o item 1 pode ser conseguido atravṍs da utilização de pistões mais cabe?udos ou rebaixamento do cabeçote. e os itens 2 e 3 são feitos remapeando o chip de injeção ou troca de gicles/distribuidor.
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(…)
resumo:
pelas razões explicadas acima, podemos concluir que, para fazer um motor a gasolina funcionar com álcool, precisam ser feitas as seguintes mudanças:
1) taxa de compressão (para aproveitar a maior octanagem)
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proporção de combustável (43% maior, por causa da relação estequiom?trica)
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curva de avanço de ignição (menor velocidade de chama)
4) aquecimento do coletor em coletores ?midos (carb. e monoponto) (maior calor de vaporização)
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sistema de partida a frio (alto ponto de fulgor)
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niquelamento do carburador (em carros carburados)
o item 1 pode ser conseguido atravṍs da utilização de pistões mais cabe?udos ou rebaixamento do cabeçote. e os itens 2 e 3 são feitos remapeando o chip de injeção ou troca de gicles/distribuidor.
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são desejaveis mas nao absolutamente necessarios…
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esqueci o quote: fabio lima: são desejaveis mas nao absolutamente necessarios…
principalmente em turbos apos comecar a pressurizar e/ou acima de marcha lenta... quando a turbulencia empurra a mistura vaporizada goela adentro do motor, tem nem tempo de condensar em parede gelada de coletor nenhum
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vinicius, vc ta ficando traumatizado com o tec-tec do seu carro
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ihhh carol, acho que estou ficando mesmo. se bem que com a podium, o barulho quase desapareceu… só aparece um pouco quando o motor tá frio.
vcar foi ate no site da petrobras pra da uma lidinha =p
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huahuhauhauha… mais ou menos por aí mesmo.
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vcar o celtinha ta com barulho de bate?ao de valvula??????
acho que os vhc tem esse problema cronico…pegou gasolina ruim bate e bate feio mesmo.
tu tem que ver o corsa sedan q tem aqui na minha rua, parece uma maquina de costura.
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vcar o celtinha ta com barulho de bate?ao de valvula??????
acho que os vhc tem esse problema cronico…pegou gasolina ruim bate e bate feio mesmo.
tu tem que ver o corsa sedan q tem aqui na minha rua, parece uma maquina de costura.
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? mais ou menos por aí mesmo cara… mas aí eu coloquei a podium e o barulho diminuiu muiiiito.
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octane booster da stp tb ajuda.
vc deve ter um problema de gasolina velha igual eu no meu santana.
ando quase nada com ele, ai fiquei um tempo no alcool, ai coloquei gasolina e fico sem grilar, ai fico velha já parece que vai grilar denovo.
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eu comprei um aditivo da stp, mas não é o octane booster não… acho que é o gas treatment. vou esperar a gasolina do tanque acabar, pra encher com comum, colocar o aditivo e fazer as comparações.
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pena ser caro o octane, aqui o mais barato que achei foi por r$16,00 o frasquinho.
o preto sai por 14 e o vermelho 12.
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esse frasco preto eu comprei pra colocar no carro do meu pai… conjuguei com a troca do filtro de combustável o resultado foi muito bom...
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alguem sabe qnts octanas tem a podium?? uma coisa que gosto de fazer é misturar um pouquinho de podium no alcool, fica legal.