Trabalho na suspensão passat antigo
-
opa amigos,
estou aqui porque sinto a necessidade de melhorar o rendimento da suspensão do meu carro (passat 82 4 portas).
o que acontece. antes do turbo era muito bom, mas sinto que depois do kit e a cavalaria extra, parece que está precisando de uns toques.
hoje o carro tem:
*molas gnv traseiras com 2 elos aprox cortados
*amortecedores simples nakata traseiros (acho eles macios demais, mas são os originais)
a traseira sicneramente acho que não tem necessidade de mexer, está bem firme e não tao desconfortavel.
o problema que estou tendo na traseira , nao sei se é burrice do mecanico ou azar mesmo, são aquelas buchas do facão do passat. estava ruim, troquei, durou 1 mes de 1 lado, comprei denovo, troquei ambos os lados denovo, nao tem 6meses está batendo dos dois lados novamente. não sei se é de baixa qualidade mesmo ou se é o mecanico (a minha que tirei a 1 ano quase era original de fábrica , desde 82 lá e não batia). vai entender. e olha que fazia pega pra cassete com esse carro, cansei de rodar com ela.
enfim…
na frente que o bicho pega.
comprei buchas pu para estabilizadora (ainda não coloquei), estou com as originais (que por sinal tao saindo do suporte o.o)
vou comprar buchas pu para balanças.
e o x da questao qual amortecedor dianteiro coloco?
*pensei em por do santanna (nao sei se dá)... devido maior carga.
*vi hoje uns legais da castor (nao sei se rola)....
*me disseram para por do fiat 147 que cabe no passat , nao sei, mas sao duros abeça....
dicas????
e por fim. vale apena por uma mola esportiva ou deixo a minha quieta la no lugar mesmo?
vale apena por uma pu também no facao do passaté único cassete que bate no meu carro sao essas malditas buchas de facao que (quase ninguem troca) por ser chato pra cassete.
só para info: pneus 195/50/15 e a barra estabilizadora já é do modelo mais grosso.
-
vou passar a receita da dianteira do golf q deve estar com 80%~100% a mais da potencia original…..
amortecedor dianteiro feitos com a haste encurtada pra 1 elo a menos da mola, e 30% a mais de carga, tentei de todas as formas por a mola original sem cortar nada, mas não tinha quem fizesse a infeliz entrar, então acabei por cortar 0,5 elo pra entrar, em altura pouco modificou em relação ao original, mas o carro parece um porrete de firme, tem uma pressão enorme da mola q já entra com muita "pre" carga, e mais a carga do amortecedor....
antes dessa novela eu tinha uma suspensão de rosca q parecia firme, até o kit entrar e destracionar de terceira....
-
concordo com sem controle, tem que faça amortecedores com a carga que quiser, use amortecedores mais pesados,baixe os pratos e corte a aste do amortecedor e monte com molas originais sem corte, vai ficar baixo e bem firme mas não duro igual carro socado…
-
po eis o o problema.
o passat original ja parece uma perereca de tão alto, eu tenho cortado do meu 1elo e meio se não em falha a memoria, mas nunca socou, bateu ou ficou desconfortavel.
sinceramente nem penso em mudar a altura que está hoje a dianteira, mas queria saber se tem algum benefício a mola esportiva (geralmente via nego usar só em carro que kika e o meu nunca fez isso).
po 30% de carga a mais só? caraca eu vi um maluco que tava querendo por 150% a mais porque mandaram ele por huahaukahukahaukhaukhakua
eu pensei em torno de 50% se mandasse fazer. esses castor são bons?
carro antigo é um problema, conforme fica velho coisas boas saem de linha e começam a ficar somente aquelas 'quebra galho' ou original. o meu carro ja tem mais peso porque tem ar (nao existe amortecedor para passat ar), ai entrou o peso da turbina e apetrechos, mais potencia, pronto… fedeu,
-
então não sei se a carga foi o fator determinante, mas fazer o amortecedor pra 1 elo a menos, e so conseguir fazer a mola entrar já bem comprimida com 0,5 elo a menos, imagina so, em vez de fazer q nem o pessoal q corta a mola, eu comprimi na violência pra chegar na altura q precisava…então a mola já ficou naquele ponto q ela quer estender a todo custo, não tem quem faça ela comprimir mais, no máximo estender os poucos cms q o amortecedor ainda tem de curso, q sobraram pelo peso do carro....vamos dizer, ao invés de dar fim de curso batendo pra baixo, ta mais perto de dar fim de curso pra cima kkkkk
-
só não entendo como funciona esse negócio de já pré-carga da mola, isso pra mim não existe, no máximo com suspensão de rosca, pois realmente vai ter uma pré-carga na mola quando se monta ela no amortecedor, porém quando se coloca o carro no chão a carga final vai ser a mesma com o amortecedor de haste encutarda ou não, pois o que vai determinar essa carga é o peso do carro que tá atuando em cima das molas.
-
não se a mola ja estiver comprimida, se com 100 kg a mola baixa 50 mm, se vc comprimir a mola na marra em 50 mm e colocar 100kg em cima ela não mexe!!
-
exatamente isso, pq ela já esta comprimida praticamente ao ponto máximo de compressão dela…..
vamos pensar q a mola tem 30cm de comprimento solta....
no amortecedor montado ela fica com 27cm de comprimento e na mão vc já não move ela por nada, imagina cortar a haste do amortecedor e agora ao invés de montada ter 27cm ela fica tão comprimida q fica com 20cm de comprimento.....não foi tirado mola, ela foi comprimida pra chegar nesse tamanho, ela já esta praticamente no ponto máximo normal de compressão dela, ela so tem um movimento agora estender....
enquanto o pessoal corta mola pra baixar e fica faltando mola no carro, vamos dizer q a haste do amortecedor foi cortada, e a mola sofreu uma redução na marra pra ser alocada nesse novo espaço, baixa o carro (pq a mola foi obrigatoriamente reduzida pra entrar no amortecedor), mas sobra mola....
-
caraca, … huahaua.. po eu sempre ouvi que forcar a mola assim era ruim. voce pos uma pre carga tanto na mola quanto no amortecedor uhauahuahua
É isso ai... mas lembrando que ofato de cortar a mola também deixa ela um pouco mais rígida na maioria dos casos, pois geralmente os ultimos elos sao os mais macios. ai cortando tira eles.
-
não sei a que ponto, talvez algumas molas, há só não exagere no corte da aste pra não ficar batendo o amortecedor em fim de curso!!! ou coloca mais lbs no amortecedor!!!
-
pessoal, mas não adianta nada isso tudo se quando bota o carro no chão a mola é mais comprimida ainda, não tem como existir essa pré-carga, só e a mola já ficasse tão comprimida que quando baixasse o carro no chão do elevador a mola não comprimisse mais nada, no máximo que isso serve é pro conjunto não se abrir demais. eu acho!
-
não sei até onde a pratica difere da realidade, aqui o carro nem abaixa e muito menos levanta
e ficou super duro mesmo, é abismal a diferença de andar nele e em outro carro qq original….
-
eu sinceramente nao sei, mas sei desse problema de final de curso do amortecedor.
alguem sabe se esses castor sao bonsó to pensando em nem diminuir percurso dele, só por uma pre carga.
porque acho que as buchas de pu ja vao dar uma diferenca, creio eu.
o meu a traseira que é assim como do sem controle. o carro passa numa ondulação ta igual quase de pista, da um kick zinho e para.
-
não meu velho, se seu carro baixa 20 cm quando baixa o elevador, e vc prença a mola em 10 cm,ele passa a baixar só 10cm a hr que baixa o elevador, claro que o calculo não é esse é só exemplo!! se tirar um palmo de mola não significa que o carro vai ficar um palmo mais baixo né!!!
-
não sei porque mas também discordo da "pré-carga" da mola, a não ser que essa carga seja tão grande que ao colocar o carro no chão a mola não seja mais "comprimida" pelo peso do carro.
um breve exemplo do meu pensamento com valores hipotéticos:
a haste tem 30cm
a mola 35mm
o peso do carro sobre a mola faz com que ela se comprima 10cm
agora vamos lá..
pra mola "entrar" no amortecedor ela tem que ser comprimida 5cm
como a mola se comprime 10cm ao colocar o peso do carro sobre ela, mas ela teve "pré-carga" de 5cm pelo amortecedor, ela será comprimida mais 5cm quando colocar o carro no chão.
resumo: no fim ao se colocar o peso do carro sobre a mola, ela ficara no final, comprimida em 10cm, independente da "pré-carga".
se já tivesse uma "pré-carga" de 8cm, sobraria só pra 2cm pra ela, quando colocasse o carro no chão…
no meu ponto de vista o "encurtamento" da haste só faz com que se altere o funcionamento do amortecedor, e não influencia na mola, mas é claro que tem que haver a tal "pré-carga" para que a mola não fique solta, quando se levanta o carro por ex
ou até por motivos de montagem como "comprimento da mola x comprimento da haste do amortecedor x etc"
-
kkk so vendo e andando pra tirarem uma conclusão real mesmo
30% não é carga de amortecedor pra travar a suspensão do carro, e o molejo q ele tem ao empurrar pra baixo é minimo
-
por experiencia própria…. uma época comprei os famosos amortecedores para rebaixado e tal....e apenas te mandam um amortecedor porcamente recondicionado, o ideal é levar numa empresa de suspensão e mandar preparar, pode ser até os seus mesmos, se não me engano eles colocam óleo mais grosso no amortecedor.
-
exatamente isso q fiz com os meus, levei na recondicionadora, expliquei o q queria, e a minha ideia, disseram q era tranquilo fazer….não sei se já tinham alguma experiência com suspensão pra turbo, mas creio q sim, pq desde q me entendo por gente estão no mesmo local.....
deve ser igual bengala de moto pra endurecer, colocam óleo mais grosso ou até um pouco a mais ;)