Ap bi-turbo
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biturbo em 4 cilindros?? pow….
absolutamente inviável heim?
h? fluxo pra tanto?
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não entendi porque absolutamente inviável ??? vou postar as fotos das turbinas e do coletor e da? vc me diz se é inviável… aqui no fórum existe uma matéria sobre umgol giii biturbo sequencial com 2 x .50, será que h? fluxo pra tanto??? eu só quero duas t2 .48/.47
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não entendi porque absolutamente inviável ??? vou postar as fotos das turbinas e do coletor e da? vc me diz se é inviável… aqui no fórum existe uma matéria sobre umgol giii biturbo sequencial com 2 x .50, será que h? fluxo pra tanto??? eu só quero duas t2 .48/.47
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essa gt22 .47 .48 tá começando a encher em 3000rpm no meu miooooo
já dapra tirar alguma conclusão…..hehehe
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essa gt22 usa eixo de 46mm e turbina .47 é isso?
será que uma apl240 com turbina .36 enche em 1.0?
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gt22? .48 38mm / .47 38mm
olha cara, acho que sim hein…
mas lá nuns 4000rpm só...
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não entendi porque absolutamente inviável ??? vou postar as fotos das turbinas e do coletor e da? vc me diz se é inviável… aqui no fórum existe uma matéria sobre umgol giii biturbo sequencial com 2 x .50, será que h? fluxo pra tanto??? eu só quero duas t2 .48/.47
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blz
bom, a teoria diz que uma turbina axial não gosta de receber energia na forma pulsada, ela perde efici?ncia quando trabalha assim. a teoria diz ainda que o mínimo para um bom rendimento do sistema é ligar 3 cilindros em uma turbina.
mas na prática vemos motores de 1 cilindro turbinados que aparentemente funcionam… eu nunca testei na prática para saber, mas se fosse fazer isso no seu lugar venderia os dois chaveirinhos e utilizaria um turbo maior... não é a toa que 99% no mínimo das aplicações existentes em 4 cilindros tám 1 turbocompressor apenas.
justificaria se fosse para usar 2 compressores em série, tenho vontade de tentar alguma coisa nesse sentido um dia... quem sabe.. :
abraço
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? disso que eu to falando… fluxo pulsante demais pra manter uma efici?ncia adequada...
não sei tbm até onde 2 turbos sequenciais valeriam a pena, uma menor e outra maior logo na sequência, o primeiro caracol sofreria com a trava aerodin?mica da segunda turbina já esta estaria limitada ao fluxo máximo da primeira e por ae vai.... por mais que elas empurrem o ar, vai haver um ponto (ou mais) em que se estrangula ou sub-utiliza uma das turbinas... talvez a todo momento.
o que eu penso realmente sobre o assunto ?:
se é taum bom assim, pq é que não é utilizado em larga escala?
custo? pouco provóvel...
dificuldade de acerto?
materiais das turbinas?
eu num sei...
? possível de ser feito? provavelmente...
agora, se fika bom como um turbo bem dimensionado com um escapamento bem feito, e um conjunto bem equalizado, eu acho pouco provóvel...
vale pelo desafio... pelo fato do eu fiz , por superar as dificuldades de realizar um projeto deste tipo, pelo esforão e dedicação de quem projeta um treco desses...
ou pra aparecer, que, na minha opinião, é o caso da marea com 2 turbos animalescos, mas que provavelmente não suporta nem 15 minutos de pauleira... é mais pra mostrar os cromados do que funcional... se é que akilo funciona...
não adianta vc querer reinventar o guarda-chuva... vc pode mudar o formato do cabo, a cor do tecido, o tamanho, mas ele nunca vai mudar como funciona, nem a estrutura b?sica de como é feito...
ou vc já viu guarda-chuvas com mecanismo absolutamente diferente do trivial ? existir até existe... mas pq não é produzido em larga escala?
pq é que vc não usa 2, 3 guarda chuva ao mesmo tempo? é complicado de manusear? funciona? vira uma cabana mas naum seria melhor tu pegar um só? maior?
hehehe
a ultima parte é uma brincadeira minha... naum tá querendo agredir nem ofender ninguém... afinal de contas, vai que vc sabe uma maneira de utilizar os dois guarda chuva de um modo que eu nao? afinal de contas, o mundo tá cheio de projetos jogados em gavetas e que caem no esquecimento por conta de putos-po-atr?z como eu, que não tem peito o suficiente de tentar algo tão diferente.
mas é isso ae. se já fizeram e se é possível, pq não tentar melhorar?
seal
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oq ue derrepente seria interessante, seria um sistema tipo aquele que foi postado uns dias atrás com dois turbos, no caso, onde a wastgate de uma turbina liberasse os gases pra segunda e talz…..
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oq ue derrepente seria interessante, seria um sistema tipo aquele que foi postado uns dias atrás com dois turbos, no caso, onde a wastgate de uma turbina liberasse os gases pra segunda e talz…..
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entaum, como é este sistema?? e minha opinião sobre o sistema em série, acho que não é tão eficaz, pois uma turbina pequena iria travar todo o sistema, e mesmo uma turbina grande na sequência não iria melhorar muito, como usar uma .48 mono no coletor e após uma com área 1.4, esta segunda iria ficar limitada pela .48 e todo sistema iria ficar ppreso. se eu estiver errado me corrijam, ok
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entaum, como é este sistema?? e minha opinião sobre o sistema em série, acho que não é tão eficaz, pois uma turbina pequena iria travar todo o sistema, e mesmo uma turbina grande na sequência não iria melhorar muito, como usar uma .48 mono no coletor e após uma com área 1.4, esta segunda iria ficar limitada pela .48 e todo sistema iria ficar ppreso. se eu estiver errado me corrijam, ok
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? o que eu penso tbm…
partes m?veis demais, resist?ncia demais a passagem dos gazes... peso do conjunto demais...
sei lá...
mas o eskema da westgate eu nunca havia pensado....
mas tbm naum consigo enchergar como ele funcionaria, com clareza...
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pessoal nem lá muito o topico, mais não seria o caso de colocar uma turbina grande no coletor, e na saida dessa turbina uma turbina menor e entre as duas turbinas uma wg bem grande, grande mesmo.
ai a pequena entraria sedo e quando entra-se ja abriria a wg que deixaria livre a saida de turbina grande que faria a festa en alta, ambas soprando no mesmo colotor de admição. ai neste caso, a wg que está entre as duas turbinas, teria que ter uma capacidade de desviar o gas do escape super grande pra não atrapalhar a entrada da outra turbina
só que não vejo necessidade de duas turbinas, ja que é possivel fazer uma .50 pegar super cedo sem estrangular en alta, bastando pra isso acerto, logico que si pendurar a turbina no escape e meter alcool pra dentro não vai ficar bom, tem que acertar a mistura e o ponto.
alguem ai pode me dizer a vantagen en ter duas t2 no lugar de uma .50? o fluxo de ar das duas t2 não sei si vai ser maior que a da .50 e si for por pegada, entra o velho e bom acerto.
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pessoal nem lá muito o topico, mais não seria o caso de colocar uma turbina grande no coletor, e na saida dessa turbina uma turbina menor e entre as duas turbinas uma wg bem grande, grande mesmo.
ai a pequena entraria sedo e quando entra-se ja abriria a wg que deixaria livre a saida de turbina grande que faria a festa en alta, ambas soprando no mesmo colotor de admição. ai neste caso, a wg que está entre as duas turbinas, teria que ter uma capacidade de desviar o gas do escape super grande pra não atrapalhar a entrada da outra turbina
só que não vejo necessidade de duas turbinas, ja que é possivel fazer uma .50 pegar super cedo sem estrangular en alta, bastando pra isso acerto, logico que si pendurar a turbina no escape e meter alcool pra dentro não vai ficar bom, tem que acertar a mistura e o ponto.
alguem ai pode me dizer a vantagen en ter duas t2 no lugar de uma .50? o fluxo de ar das duas t2 não sei si vai ser maior que a da .50 e si for por pegada, entra o velho e bom acerto.
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eu tenho uma .50/.84 aqui parada precisando de retífica e aparentemente as duas t2 teriam muito mais fluxo que a .50, mas não seria a quastão da pegada e sim de que eu gostei do sistema biturbo do carro do bambam, mas não consegui entar em contato com ele ainda pra ver como é o carro na real… por enquanto estou pesquisando pra ver no que dá...
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peguei em outro fórum algumas fotos do bi-turbo do bambam
na parte quente o ar passa em uma depois em outra, na parte fria o ar passa pelas frias e se unem antes do intercooler e depois vão para a borboleta.
fonte: hotcampinas.com
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ps.1 num bi turbo as pressoes nao se somam.
ps.2 num bi-turbo a descarga é dividida para as 2 turbinas, a admi?ao é unica.
ps.3 tem um voyage branco aki, 4 cil, bi-turbo, fltd, q funciona e mto bem, e esta a venda. quem quiser saber ou interessar, procurem a motor forte de bh.
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seguinte:
se teu carro e meio tuning (sem ofender) e/ou pretende mostrar pra galera as vantagens de se ter um bi-turbo vai fundo.
os sistemas sequenciais são usados até hoje nos porsche de rua bi-turbo, e agora com tgv.
já o sistema de 2 em 2 cilindros seria facilmente superado em simplicidade, custo e eficiencia por um bom turbo unico e bem dimensionado.
ps: não era o tonhão da powerplus que corria com um gol quadrado uns 300 anos atrás e que já usava 2 turbinas pra botar ponico na galera ? ?
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lembro duma resposta dada pelo daniel de canoas-rs q faz o motor pro amboni…ele disse
qq esses loko querem com 2 turbos, nao acertam os carros nem com 1
fiquei queto neh...vai discutir co rapaiz
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depois do que andei vendo a respeito do golf do pi? da gerdau que ele fez, pra arrancada, desconsiderei um pouco esse magrão ai hein…..bah