Pistões pwt - basta
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vai pagar qto neles? paguei r$ 900 e alguma coisa nesses pistoes que pelo o que me falaram é a mesma forja dos je, ja vem com pino forjado e trava. achei que valeu muito a pena.
abs
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je é de briga , tive e recomendo. pena q é tão caro =(
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10 decimos de folga. uso 1.5 no po e pretendo montar o booster para 2 bar.
os meus eu tenho total certeza das folgas pq sou chato pra kct, quando o bloco voltou da retifica eu tirei todas as medidas para ver se tava realmente ok.
minha nooosssa senhora, então é por isso que tá batendo tanto tá montado com 1 mm de folga rsrsrs
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vai pagar qto neles? paguei r$ 900 e alguma coisa nesses pistoes que pelo o que me falaram é a mesma forja dos je, ja vem com pino forjado e trava. achei que valeu muito a pena.
abs
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to pagando 700 reais nos iapel.
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minha nooosssa senhora, então é por isso que tá batendo tanto tá montado com 1 mm de folga rsrsrs
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desculpe hehehe…
1 decimo
10 centesimos
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to pagando 700 reais nos iapel.
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eu, to falando eu, nao ficaria na duvida em colocar mais r$ 200 pra pegar um pistao acredito que superior aos iapel, ate porque vc nao esta com o carro parado, pode esperar mais um tempinho pra comprar esses que falei, caso precise, logico.
mas ai é contigo.
abs
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gili, se fossem je de verdade eu certamente pagaria 200 extras mas como não são prefiro ir nos di papel mesmo q já conheão e sei q não vou ficar encucado depois heheheh…
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….ai quando entro num tunel ou ando colado numa mureta (como em estrada) o maldito barulho vai me deixando louco ao longo do percurso.
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sei bem como é isso hehehe uso os pt 83,5mm no meu carro e é nessas horas que fico louco
mas tirando esse inconveniente nao tenho do que reclamar… como o carro é apenas p/ brincar... sempre levei em conta o custo beneficio e até agora estou satisfeito com os powertech.
sem falar que ja parei em sinaleira e o pessoal ficou olhando achando q tinha alguma coisa quebrada no motor hehehehe
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anderson, lá na oficina tem um golzinha que o cara quiz colocar os pwt, e é orivel mesmo o barulho, eu nem diria motor diesel, e sim de traineira, é muito alto aqueles pistões mas muito mesmo, eu se tivesse aquele barulho ficaria com cagaão de acelerar o carro
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gili, se fossem je de verdade eu certamente pagaria 200 extras mas como não são prefiro ir nos di papel mesmo q já conheão e sei q não vou ficar encucado depois heheheh…
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com certeza cara… se vai ficar mais tranquilo nao tem duvida
forte abra
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nossa.
pessoal ta fazendo alguma coisa errada na folga então.
não bate tanto assim.
o evandro uma vez tinha postado umas dicas pra montar os powertech pra não baterem.
se ele vir esse tópico é capaza de falar de novo.
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o fluff dá umaprocurada neste forum ai eu pretendia comprar pwt mas agora estou até com receio
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? horrivel esse barulho, já vi amigo usar dele, sem contar q no dele subia oleo direto.
eu to com um jogo de iapel, meu preparador viu e ainda disse q daria uma folga extra, ai retruquei falando q o iapel já vem com a folga contida nele, e depois de ver o relato ai de q já grudou iapel no cilindro, acho q vou deixar um tiquinho a mais de folga mesmo.
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será que nimguem que mora em curitiba nãoconhece ng da powertech e pedir para ele dar uma passada no forum para esclarecer duvidas ?
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seria uma boa mesmo:
ai galera que perguntou sobre colocar os pwt sem bater:
quote(golzin mi @ aug 14 2005, 09:18 pm)
só pra saber… os pistões powertech ainda estão com a fama de dilatarem muito, exigindo uma folga grande e assim ficar batendo?
esta pergunta é excelente. mas a folga do pistão é muito mais uma mera estratégia de venda do que uma realidade em termos de performance. a lenda da folga e do barulho esta diretamente relacionada a montagem e o tradicional erro na preparação do bloco, bielas e pistoes, que infelizmente poucos no pa?s sabem como fazer corretamente. já vi motores com pistões forjados baterem como motores a diesel com defeito, tudo errado.
eu instalo pistoes com até 0,12 de folga sem apresentar qualquer tipo de ru?do, mesmo a frio. para conseguir o sucesso na instalação dos pistoes forjados, sejam eles de qualquer marca ou modelo devemos respeitar alguns paramentros, regras e tomar alguns cuidados, entre eles o uso do torque plate, examinar a dilatação dos pistoes em agua com 80 graus de temperatura, usinar o bloco com o plate e virabrequim torqueados a temperatura minima de 60 graus, e principalmente a posição do pino no proprio pistão e em relação ao angulo de ataque do virabrequim. sabe quem faz isso com um pistão forjado? menos de 0,1% dos preparadores.
um motor que utiliza x pressão de turbo em x tipo de utilização deve ter sua folga de x, e não de y, como se isso fosse um padrão ou regra fixa para qualquer tipo de preparação. na verdade, o que vem descrito no manual de um pistão é em relação a folga minima em uma utilização normal . o que vai determinar a folga correta e o sucesso na utilização do pistão é saber a dilatação, saber medir o pistão , ter ferramentas de alta precisão e calcular a expansão do psitão em relação ao que você pretende gerar de potencia. pressões mais altas e motores de super rendimento devem por obrigação possuir folgas maiores, pois a expansão varia de acordo com a temperatura de trabalho do bloco e camara de combust?o.
a liga determina a dilatação, e um pistão 0,06 de dilatação possui uma infima vantagem em ralação a expansão se o bloco for erroneamente preparado em relação a um pistão que exige 0,10 de folga, o que muito ocorre por ai.
não confunda folga correta com desempenho, se pensassemos assim os pistões wiseco que utilizam entre 0,09 a 0,14 de folga em motores com preparações nervosas não seriam bons, mas são os melhores pistões do planeta. o que realmente comanda, é quem faz a preparação, este exemplo é uma das gigantescas diferenças entre o preparador pro e o pseudo-preparador.
atualmente os pistoes powertech possuem folgas que variam entre 0,09 a 0,12, dependendo do uso e modelo do pistão. eu utilizo este pistão no focus com 0,11 de folga, e em mais de 70% dos motores que prepararo, sem nunca ter um unico problema com os mesmos. é claro que tudo é checado antes, já peguei pistões de marcas famosas com diferenças no posicionamento do pino, o que fatalmente iria prender o pistão se eu o tivesse montado sem fazer a checagem antes. ou tro fator importante é saber se os colos do pino na biela estão 100% centrados, qualquer deslocamento faz o pistão raspar na parede da camisa.
dica 1
a vantagem do torque plate:
bom, para quem não sabe o torque plate nada mais é que uma placa que simula o cabeçote instalado. a vantagem da utilização da peça na hora de abrir os cilindros é que com a placa voce tem todas as tensões fixadas. se um bloco vai para a usinagem sem o torque plate a medida da camisa é uma sem a peça, e quando voce coloca e torqueia o cabeçote as camisas fecham na parte superior, ocasionamente prendendo o pistão e ou o deixando com folga excessiva quando o pistão esta em ponto morto inferior, causando barulho.
dica 2
posicionamento do pino:
alguns pistões possuem como suas caracteristicas o pino deslocado em relação ao centro do pistão, (? por isso que existem as setas nas cabeças dos pistões), esta caracteristica deve ser atentamente percebida durante a instalação dos pistoes, pois a parte menor deve ficar do lado oposto a descida do virabrequim, se motar errado o barulho é enorme e o rendimento do motor é péssimo.
dica 3
dilatação do pistão e do bloco:
antes de usinar o bloco para receber o pistão peque um micrometro e tire as medidas, depois coloque-os em agua quente a uma temperatura de 80 graus, tire as medidadas novamente (saia e cabeça). aque?a o bloco a uma temperatura de 80 graus (forno) e tire as medidas em 3 pontos da camisa, pms, centro e pmi (saia). com os dados marcados é simples fazer o ajuste perfeito.
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eu já tinha lido isso…
olha, acho muuuuuuito dificil, quase impossivel de acreditar que os pwt não batem nada na montagem q ele fez. mais facil crer q alguma coisa certamente deu errado na montagem dele que na da maioria do povo.
o cara que monta meu motor é um coroa que fornecia motores para formula-v e formula-ford, o cara já foi dono de equipe e já deu porrada ate na vw na epoca do campeonato de marcas, quando ele (com equipe dele, particular) ainda usava md e a vw já corria de ap. é gente que realmente saca de todos os macetes e não monta motor no escuro não, o coroa tem mais ferramentas que uma loja de ferramentas e faz uso de todas para tirar tudo que é medida e torque de tudo.
e ainda assim, meus pwt batem (como bate o da maioria ) isso me faz crer q é mais possivel ter ocorrido erro na montagem dos motores q não batem nada usando os pwt.