Pistões pwt - basta
-
depois que vi um motor (ap 1.9) quebrar todas as paredes entre os cilindros, passei a entender o pq dessas camisas.
[snapback]474476[/snapback]
conta mais
-
a uns anos atras eu consultei o dono da romaq (ronaldo, rodrigo, ro alguma coisa) e o cara foi super gente fina…
ele disse que a camisa eh tao dura que o ideal eh eu dizer exatamente como quero as medidas, pq senao o cara da retifica vai ficar com raiva de mim por gastar a ferramenta do torno e da brunidora (nao sei como escreve)
detalhe...
tanto faz se a camisa eh de ap ou de ferrari... tando na medida possivel pra ele, eh o mesmo preco... ao contrario da maioria dos fabricantes de pistoes que cobram de acordo com o fregues (carro) e a demanda de mercado...
-
conta mais
[snapback]474481[/snapback]
foi um golzinho feito na rr, o dono é daqueles bem exigentes, que não aceita nada a menos do que o equipamento deve render.
foi pra rua logo de cara com 2 bar e girando quase 10 mil (weber, comando 296, cabeçote feito, etc)
o dono deve ter subido a pressão pros 3 bar desejados inicialmente.
ai misturou agua no oleo, acharam q era junta, mas qdo tiraram o cabeçote…tava la as paredes trincadas entre os cilindros.
sei la qto de potência tinha o motor, mas certamente mais do q os cilindros suportam.
pode ter sido um caso isolado, de bloco fadigado, ja q o carro ja rodava diariamente mais de 200 kms por dia (o cara usa o carro pra trabalhar em sp e mora aqui em santos) antes de forjar, e ja era 1.9 antes, qdo tinha sido feito no mack.
-
tem gente la da equipe usando as camisas romaq.
deu uma diferença boa na suavidade do motor e o negócio é duro pra caralho.
[snapback]474498[/snapback]
uma perguntinha aki.
abrindo o bloco e colocando essas camisas romaq não dá problema na refrigeração nem nada, talvez não tenha nada a ver né mais sei lá
e sobre a pergutna de antes, alguem sabe algo, si o pino do 1.8 é centrado ou si é descentrado pra algum lado.
-
não… vc vai encamisar como encamisaria normalmente um bloco.
só vai dar problema se o cara fizer cagada.
e ja vi nego rachar bloco pq encamisou errado.
[snapback]474504[/snapback]
mais seria essa a minha duvida, encamizar un motor seja com camisa romaq ou seja com original, tem o risco de aquecer maisó ou fica como un original denovo. hehe.
-
então gente, como eu disse antes aqui mesmo nesse topico, eu uso as camisas forjadas (da romaq).
uso pq já tinha os pistões forjados na epoca e o bloco era uma medida acima, ai para não ter q comprar outro bloco eu comprei camisas forjadas da romaq. não tive problema algum com elas e realmente são bem mais duras q o material do bloco, ate para comer na retifica da mais trabalho. ate agora estou aprovando 100%.
quanto a dilatação, acredito q deva ser menor, mas tambem acredito que o fabricante dos pistões devem informar a folga com base na dilatação do pistão e não bloco, pq aifinal de contas, um mesmo modelo de pistão pode ter varias diferentes aplicações.
-
então gente, como eu disse antes aqui mesmo nesse topico, eu uso as camisas forjadas (da romaq).
uso pq já tinha os pistões forjados na epoca e o bloco era uma medida acima, ai para não ter q comprar outro bloco eu comprei camisas forjadas da romaq. não tive problema algum com elas e realmente são bem mais duras q o material do bloco, ate para comer na retifica da mais trabalho. ate agora estou aprovando 100%.
quanto a dilatação, acredito q deva ser menor, mas tambem acredito que o fabricante dos pistões devem informar a folga com base na dilatação do pistão e não bloco, pq aifinal de contas, um mesmo modelo de pistão pode ter varias diferentes aplicações.
[snapback]474551[/snapback]
quanto tu pago nas camisasó mas se elas dilatam diferentemente das camisas normais ae a golfa fica totalmente diferente neh é nao te disseram nada sobre isso quando tu compro elas ?
-
tava pensando aki si as camisas dilatan elas dilatam abrindo ou fechando? por que tava pensando aki e acho que dilatan fechando, e si for assim, elas sendo mais duras, vão dilatar menos que original, ou seja, vão fecahr menos, e com isso, ficar mais folga entre o pistão e o bloco, pode ser por isso o problema da barulheira do motor do andersom, a power tech mandou deixar 11 levando en conta que as camisas original dilatarian bastante, ai com o uso dessas da romaq que dilatan menos acredito eu por ser mais dura, a falgo apos motor quente com dilatação de pistão e camisa fica muito grande e consecuentemente tome batida..
eu não abriria as camisas antes de falar diretamente com a iapel na argentina ou un representante deles ai no brasil pra ver sobre isso, talvez pelo fato das camisas dilataren diferentemente das originais, pode ser que precise mais ou menos folga.
vlw. abraços.
-
eu não abriria as camisas antes de falar diretamente com a iapel na argentina ou un representante deles ai no brasil pra ver sobre isso,
vlw. abraços.
[snapback]474593[/snapback]
represntante no brasil tive pessimas experiencias… compramos um jogo de pistoes sob medida pra um omega 3.0, ja que eles anunciam que fazem qualquer pistao
pagamos a metade, quase 3 mil reais de um total de 5 e tralala mil reais ( nao me lembro)
depois de 6 (seis) meses de ligacoes cobrando os pistoes o sr. sergio da iapel, tem a cara de pau de dizer que nao vai mais fazer os pistoes, que eh uma medida estranha, que a fabrica ta ocupada, etc etc...que se a gente quizesse tinha la um jogo de pistoes de opala que dariam certinho (aumentaria absurdamente a distancia do topo do pistao ate o topo do cabecote, ficaria hiper destaxado)
e como a gente insistiu pra receber os pistoes, que eles faziam tudo e tal... ele cancelou a compra e devolveu o dinheiro...
no final o resultado foi melhor... o dono do omega achou uma concessionaria la na casa de chapeu que tinha uma caixa lacradinha direto da opel, de uma parte de forca completa... bloco, pistoes, bielas, bronzinas, pinos, vira, etc etc etc quase pelos mesmos 5 mil e pouco dos forjados iapel
casos parecidos ja me foram relatados... daqui do forum mesmo...
-
a proposito alguem aqui usa essas tais camisas forjadas?
ja ouvi boatos q diminuem mesmo o atrito mas nada sobre a dilatacao, e tambem nao vi ninguem com coragem pra testar, athe vi os precos pra golf era coisa de 400-500 reais… se deixa o bloco indestrutivel ateh seria bom negocio
alguem sabe de algo real dessas camisas?
[snapback]474466[/snapback]
meu amigo (preparador) sórgio comprou um jogo na romaq pra bloco de golf longo. não sei se ele inventou alguma medida, mas…...........achei as camisas meio finas no dia de levar pra retifica.
a medida interna já tinha sido feita de modo que a folga dos pistões já estava pronta. (0,12) foi tudo instalado direitinho e cheio das frescuras abituais .
nas primeiras voltas com pressão de gente grande (2,5kg num turbo-a) o motor começou a dar umas falhadase misturar os láquidos.
as camisas haviam quebrado todas............algumas mais que as outras.
pode ter sido um caso isolado, mas ficou a má impressão e o prejuizo das camisas e do bloco novo que teve que ser comprado.
represntante no brasil tive pessimas experiencias… compramos um jogo de pistoes sob medida pra um omega 3.0, ja que eles anunciam que fazem qualquer pistao
pagamos a metade, quase 3 mil reais de um total de 5 e tralala mil reais ( nao me lembro)
depois de 6 (seis) meses de ligacoes cobrando os pistoes o sr. sergio da iapel, tem a cara de pau de dizer que nao vai mais fazer os pistoes, que eh uma medida estranha, que a fabrica ta ocupada, etc etc...que se a gente quizesse tinha la um jogo de pistoes de opala que dariam certinho (aumentaria absurdamente a distancia do topo do pistao ate o topo do cabecote, ficaria hiper destaxado)
e como a gente insistiu pra receber os pistoes, que eles faziam tudo e tal... ele cancelou a compra e devolveu o dinheiro...
no final o resultado foi melhor... o dono do omega achou uma concessionaria la na casa de chapeu que tinha uma caixa lacradinha direto da opel, de uma parte de forca completa... bloco, pistoes, bielas, bronzinas, pinos, vira, etc etc etc quase pelos mesmos 5 mil e pouco dos forjados iapel
casos parecidos ja me foram relatados... daqui do forum mesmo...
[snapback]474597[/snapback]
pois é…..............certa vez compramos um jogo de pistões pra astra gsi, motor muito comum na argentina.........tc2000 e talz........eram medida 86,5mm e mais baratos que os originais.......até ai, tudo bem.
quando chegaram, as bielas não entravam pra colocar o pino
tivemos que retrabalhar a biela e o bloco.........e quando liguei pro sórgio, ele disse que isso não existia, que tinha alguma coisa errada e nem sei mais o que....
f?la sório.........por isso que a iapel tá do jeito que tá....................
-
meu amigo (preparador) sórgio comprou um jogo na romaq pra bloco de golf longo. não sei se ele inventou alguma medida, mas…...........achei as camisas meio finas no dia de levar pra retifica.
a medida interna já tinha sido feita de modo que a folga dos pistões já estava pronta. (0,12) foi tudo instalado direitinho e cheio das frescuras abituais .
nas primeiras voltas com pressão de gente grande (2,5kg num turbo-a) o motor começou a dar umas falhadase misturar os láquidos.
as camisas haviam quebrado todas............algumas mais que as outras.
pode ter sido um caso isolado, mas ficou a má impressão e o prejuizo das camisas e do bloco novo que teve que ser comprado.
pois é.................certa vez compramos um jogo de pistões pra astra gsi, motor muito comum na argentina.........tc2000 e talz........eram medida 86,5mm e mais baratos que os originais.......até ai, tudo bem.
quando chegaram, as bielas não entravam pra colocar o pino
tivemos que retrabalhar a biela e o bloco.........e quando liguei pro sórgio, ele disse que isso não existia, que tinha alguma coisa errada e nem sei mais o que....
f?la sório.........por isso que a iapel tá do jeito que tá....................
[snapback]474755[/snapback]
isso q eu precisava ouvir, eu sabia q era mt coisa pra ser verdade…
ei, vcs ficaram no preju por causa dessas camisasó ja to achando q o negocio eh meio tabajara mesmo