Menor curso e maior biela…
-
r/l alto faz com que vc esfregue mais o pistão nas parees do cilindro, isso causa vibração, esta vibração se traduz em perda de rendimento em giros mais altos e diminuição da vida útil do pistão e cilindro (ovalização).
a gm no c18ne adotou pistões e anéis de baixo atrito o que ajudou muito (embora não resolva 100%), to usando um dstes no meu celta e pros néveis de uso que tenho dá bem conta do recado… tendo muitas vezes ido aos 6.000 de quinta (uns 200km/h reais) de maneira bem vigorosa... o que prova que muita da recamação que se faz desse motor (de não ter força em giro alto) é mais fruto da aplicação (carros pesados e de grande área frontal como stilo e meriva) que realmente do motor (não que ele seja um primor realmente, mas tem seus méritos principalmente em torque).
obvio que vc sente mais o motor acima dos 4.000rpm que num fiasa 1.0, ap600..mas é algo aceitável...pelo menos pra mim...
-
ka, acabei de medir. pistão mahle, 81,5 mm de di?metro, original de ap mi (1a retífica, na verdade).
medi do mesmo jeito que vc, da parte interna do pino até a face superior do pistão, e… deu esses mesmos 26mm...
a cava desse je seu é muito funda?
[snapback]475697[/snapback]
a diferença dos pistões 1.8 e 2.0 me pareceu muito pequena se comparado a diferença de curso do vira.
não lembro (idade avan?ada é fogo…) se na conta se deve ou não dividir por 2 o curso antes de fzr a comparação direta.
o pistão q vc mediu tem calo na borda?
sim, esse je é com cava bem funda.
-
a diferença dos pistões 1.8 e 2.0 me pareceu muito pequena se comparado a diferença de curso do vira.
não lembro (idade avan?ada é fogo…) se na conta se deve ou não dividir por 2 o curso antes de fzr a comparação direta.
o pistão q vc mediu tem calo na borda?
sim, esse je é com cava bem funda.
[snapback]475701[/snapback]
tm q dividir sim… pq por ex. 86,4 é o diametro da circunferencia executada pelo vira, sendo apenas 43,2 o raio, o q realmente interessa.
-
não, medi só ate a face do pistao mesmo, o calo deve ter + ou - 1 mm a mais.
[snapback]475718[/snapback]
+
tm q dividir sim… pq por ex. 86,4 é o diametro da circunferencia executada pelo vira, sendo apenas 43,2 o raio, o q realmente interessa.
[snapback]475724[/snapback]
ta ai. o q sobra na conta é a luz.
-
r/l alto faz com que vc esfregue mais o pistão nas parees do cilindro, isso causa vibração, esta vibração se traduz em perda de rendimento em giros mais altos e diminuição da vida útil do pistão e cilindro (ovalização).
a gm no c18ne adotou pistões e anéis de baixo atrito o que ajudou muito (embora não resolva 100%), to usando um dstes no meu celta e pros néveis de uso que tenho dá bem conta do recado… tendo muitas vezes ido aos 6.000 de quinta (uns 200km/h reais) de maneira bem vigorosa... o que prova que muita da recamação que se faz desse motor (de não ter força em giro alto) é mais fruto da aplicação (carros pesados e de grande área frontal como stilo e meriva) que realmente do motor (não que ele seja um primor realmente, mas tem seus méritos principalmente em torque).
obvio que vc sente mais o motor acima dos 4.000rpm que num fiasa 1.0, ap600..mas é algo aceitável...pelo menos pra mim...
[snapback]475700[/snapback]
entao.. talves eu naum tenha como perceber se eu naum fizer o exemplo que o amigo falou ali atras… eu dirigir meu carro que tem alto r/l e logo em seguida dirigir um astra 1.8 familia 2 que tem baixo r/l...
mais hj eu sai com o carro e resolvi faze um teste... em 2 marcha e terceira... acima dos 3500 até o corte de giro em 6700rpm.. pra mim pelo menos foi perfeitamente aceitavel... sei la... naum tive onde testar em 4 e quinta.
? igual vc falou... naum tem como o carro naum ser meio lento .. pois trata-se de um carro bem pesado e com um motor fraco de 103cv...
mas assim...
vc disse que tem esse mesmo motor no seu celta? oque tem nele? é original ?
abraços
-
ahhh e em segunda e terceira de 3500 até o corte… naum vibra tanto assim como falam naum...
-
ahhh e em segunda e terceira de 3500 até o corte… naum vibra tanto assim como falam naum...
[snapback]475744[/snapback]
pega outro motor pra ver a diferenca
primeira vez q peguei uma montana me asustei achando q tinha alguma coisa amarrando o motor
eh q vc se acostumou mesmo
-
entao… antes eu tinha um mondeo zetec 2.0 16v de 140cv... o bixao andava d++
so que sao 40cv de diferença e 2.0 16v x 100cv 1.8 8v... diferença tem que ter mesmo...
mas preciso dirigir um outro 1.8 8v pra ver a diferença...
-
mas o seguinte… estamos falando de motores originais...
vamos continuar falando de original e imaginar a situação:
por ex... tenho 2 motor originais em um mesmo carro mesma situação mesmo tudo. os 2 motores sao 1.8 so que o motor 1 tem r/l acima de 0,3 e o motor 2 tem r/l abaixo de 0,3.
vamos supor que os dois estejam em 3000 rpm e vao até o corte de 6700 rpm.
o motor que tem menor r/l chegaria primeiro nesse corte de giro ???????
mephisto:
meu pai tinha uma strada adventure 1.8 8v... que tem o mesmo motor do stilo e o mesmo motor da montana.
realmente na strada eu sentia muito isso acima dos 4000 rpm... muito mesmo... parecia que tinha uma ancora amarrando o carro. mais no stilo eu naum sinto isso.
uma vez tinha um colega que tinha um gol gt 1.8 e tal.. aspro.. comando.. cabeçote baixo... carburador preparado.. e tal.
e a strada é originalzinha.. carro de servião mesmo.
colocamos do lado uma vez nos 400m. na arrancada a stradinha deu um pulo na frente... abriu quase 1 carro... so que passaram 100m e o golzao cresceu e me levou por 1 carro de diferença...
a stradinha tinha muita arrancada.. mais parecia que em altos giros ela morria. mais no stilo eu naum sinto muito isso... sei la.