Menor curso e maior biela…
-
nessa ele diminuiu o r/l pra 0,314…
agora, sera que compensa menor r/l com menor cilindrada?
[snapback]475531[/snapback]
? entao.. pq eu tenho esses dados aqui:
cilindrada ? di?metro ? curso ? bielas é relação r/l
1.389 cm3 é 77,6 mm ? 73,4 mm é 129,75 mm é 0,282
1.598 cm3 é 79 mm é 81,5 mm é 129,75 mm é 0,314
1.796 cm3 é 80,5 mm ? 88,2 mm é 129,75 mm é 0,339
apartir desses dados… por ex.. se eu pego um vira de 1.4 que tem curso de 73,4 e bielas de 129,75... segundo os dados eu teria uma r/l de 0,282. bom certo?
so que meu motor 1.8 tem curso de 88,2 e bielas de 129,75 e r/l de 0,339. horrivel por sinal.
? possivel eu pegar um vira de 1.4 que tem 73,4 e colocar umas bielas mais longar para poder ter uma r/l melhor (abaixo de 0,3...) e manter a cilindrada de 1.8?? sera que o vira é o mesmo, somente mudando o curso?
? possivel é
abraços
-
entao ka, pelas contas que fiz, deu:
ap 2.0
curso 92,8 mm
biela 144 mm
total 236,4 mm
ap 1.8
curso 86,4 mm
biela 144 mm
total 230,4 mm
oque eu sugeri:
curso: 77,4 mm
biela 159 mm
total 236,4 mm
mas calculando a cilindrada, nesse conjunto que sugeri, daria 1.7(1695cm?)
e veio a questao, se compensa term menor r/l e menor cilindrada, ou maior cilindrada e maior r/l ?
[snapback]475535[/snapback]
seria interessante alguem medir pistões de 1.8 originais, ja q esse forjado q medi aqui pode ser um pouco mais baixo.
qto a pergunta, é como eu disse ai em cima, prefiro motor com f?lego, com força a todo instande do que um motor que só abre em alta.
-
seria interessante alguem medir pistões de 1.8 originais, ja q esse forjado q medi aqui pode ser um pouco mais baixo.
qto a pergunta, é como eu disse ai em cima, prefiro motor com f?lego, com força a todo instande do que um motor que só abre em alta.
[snapback]475537[/snapback]
no caso de um turbo com esse 1.7, nao seria bom, pois ele teria menor vibração, assim conseguindo manter um giro mais alto que um 2.0 ??
sao penas duvidas que surgiram, nao vao me esculachar hein..hehehehe
-
entao voltando ao meu motor… ja que estamos intercalando duas situações...
o meu ?:
1.8:
88,2 mm curso
129,75 mm biela
219,95 total
0,339 r/l original
146,55
se eu pegasse um vira de 1.4 que tem 73,4 mm ficaria:
73,4 mm curso
146,55 mm biela
219,95
tem alguma biela de 146,55mm ?
outra coisa... como é feito o calculo da cilindrada ???
se eu pegasse um vira de 73,4 de curso de biela de 144 eu teria um total de 217,4... eu poderia estar aumentando a cilindrada pra 1.9 por ex ???
abraços
-
ja que naum posso modificar o post… esquece o post anterior e veja esse:
1.8: (original)
88,2 mm curso
129,75 mm biela
219,95 total
0,339 r/l original
146,55
se eu pegasse um vira de 1.4 que tem 73,4 mm ficaria:
73,4 mm curso
146,55 mm biela
219,95
eu teria uma r/l de 0,250 .. ficaria otimo ne?
tem alguma biela de 146,55mm ?
outra coisa... como é feito o calculo da cilindrada ???
se eu pegasse um vira de 73,4 de curso de biela de 144 eu teria um total de 217,4... eu ficaria com um r/l de 0,254 (otimo tb ne?) eu poderia estar aumentando a cilindrada pra 1.9 por ex ???
abraços
-
pelo que vi, nos gm, tem bielas de 148 e 145…
veja aqui: http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/rl-4.htm
cilindrada é asim:
3,1416 x (diametro de pistao)? x curso do vira
isso pra motor 4 cil…e usar as medidas em cm
-
no caso de um turbo com esse 1.7, nao seria bom, pois ele teria menor vibração, assim conseguindo manter um giro mais alto que um 2.0 ??
sao penas duvidas que surgiram, nao vao me esculachar hein..hehehehe
[snapback]475538[/snapback]
num 2.0 bem montadinho + bloco alto (ja q estamos falando de r/l o mais baixo possivel) vc gira 10.000 sem voar nada e com muita força em baixa, ja com um 1.7 desse vc giraria mais, porem com bem menos força em baixa. ambos com turbo.
preocupações desse naipe com r/l são úteis em motores de circuito, onde se usa giro alt?ssimo em todas as marchas por vaaaaaarias e varias vzs seguidas, situação impossivel de acontecer em carro pra rua.
da pra ter um motor torcudo e suficientemente girador (sem ficar indo no limite extremo, 8/8.500 rpm ta bom né?) tendo como base um 2.0 mesmo.
off: não façam comparações diretas entre 2.0 ap e 2.0 gm, ambos são super diferentes na relação di?metro x curso. um é super quadrado e o outro é quadrado.
a tend?ncia é o vw ter mais torque e o gm ter mais giro.
-
hum… entao meus calculos sobre cilindrida estao errados... vou rever...
-
num 2.0 bem montadinho + bloco alto (ja q estamos falando de r/l o mais baixo possivel) vc gira 10.000 sem voar nada e com muita força em baixa, ja com um 1.7 desse vc giraria mais, porem com bem menos força em baixa. ambos com turbo.
preocupações desse naipe com r/l são úteis em motores de circuito, onde se usa giro alt?ssimo em todas as marchas por vaaaaaarias e varias vzs seguidas, situação impossivel de acontecer em carro pra rua.
da pra ter um motor torcudo e suficientemente girador (sem ficar indo no limite extremo, 8/8.500 rpm ta bom né?) tendo como base um 2.0 mesmo.
off: não façam comparações diretas entre 2.0 ap e 2.0 gm, ambos são super diferentes na relação di?metro x curso. um é super quadrado e o outro é quadrado.
a tend?ncia é o vw ter mais torque e o gm ter mais giro.
[snapback]475546[/snapback]
certo..ta sanada a duvida ka
-
bom galera é o seguinte…
visto que a r/l do meu carro é alta.. 0,339 eu gostaria de melhorar este numero.
eu gostaria de manter 1.8 de cilindrada, e gostaria de saber o que pode ser feito pra melhor essa r/l.
as infos do meu carro original são. pistao de 80,5mm... curso de 88,2mm e biela de 129,75mm. isso da 1.8 de cilindrada.
por ex... eu somei 88,2 (curso) + 129,75 (biela) = 217,95mm
agora, se eu manter esse vira com esse curso e por ex.. colocar uma biela maior, logico que esse valor de 217 iria aumentar.
a medida do pistao original é de 80,5mm. eu naum sei a medida do topo do pistao até o pino. mas se eu descontar esse valor que eu aumentei da biela na relação topo/pino do pistao, eu poderia fazer isso e manter os 217,95 e manter a cilindrada de 1.8 ??
por ex.. o astra tem um motor 1.8 que é o mesmo do meu... so que o curso é de 79,5mm e biela de 143mm resultando numa r/l de 0,277
79,5 + 143 = 222,5mm
agora, essa diferença de 222,5mm e 217,95mm é de 4,55mm... essa diferença pode ser descontada no pistao ?
como eu poderia alterar isso sem diminuir a cilindrada do carro ?
duvida cruel
abraços
-
http://www.preparados.com.br/forum/index.p…pic=20639&st=40
se ajudar, tem bastante coisa sobre 1.7
kleber
-
bom galera é o seguinte…
visto que a r/l do meu carro é alta.. 0,339 eu gostaria de melhorar este numero.
eu gostaria de manter 1.8 de cilindrada, e gostaria de saber o que pode ser feito pra melhor essa r/l.
as infos do meu carro original são. pistao de 80,5mm... curso de 88,2mm e biela de 129,75mm. isso da 1.8 de cilindrada.
por ex... eu somei 88,2 (curso) + 129,75 (biela) = 217,95mm
agora, se eu manter esse vira com esse curso e por ex.. colocar uma biela maior, logico que esse valor de 217 iria aumentar.
a medida do pistao original é de 80,5mm. eu naum sei a medida do topo do pistao até o pino. mas se eu descontar esse valor que eu aumentei da biela na relação topo/pino do pistao, eu poderia fazer isso e manter os 217,95 e manter a cilindrada de 1.8 ??
por ex.. o astra tem um motor 1.8 que é o mesmo do meu... so que o curso é de 79,5mm e biela de 143mm resultando numa r/l de 0,277
79,5 + 143 = 222,5mm
agora, essa diferença de 222,5mm e 217,95mm é de 4,55mm... essa diferença pode ser descontada no pistao ?
como eu poderia alterar isso sem diminuir a cilindrada do carro ?
duvida cruel
abraços
[snapback]475554[/snapback]
velho nese teu motor n tem o q fazer
tu pode tapar um buraco abrindo outro
esse motor eh pra ser torcudo mesmo, bielinha de 126mm n tem o q fazer
no teu caso ao meu ver soh trocando o bloco mesmo pra usar outras bielas
acho sofrivel o comportamento desse motor acima de 4 mil, parece um fusca antigao mal regulado faz barulho e n sai do lugar
-
ka, acabei de medir. pistão mahle, 81,5 mm de di?metro, original de ap mi (1a retífica, na verdade).
medi do mesmo jeito que vc, da parte interna do pino até a face superior do pistão, e… deu esses mesmos 26mm...
a cava desse je seu é muito funda?
-
r/l alto faz com que vc esfregue mais o pistão nas parees do cilindro, isso causa vibração, esta vibração se traduz em perda de rendimento em giros mais altos e diminuição da vida útil do pistão e cilindro (ovalização).
a gm no c18ne adotou pistões e anéis de baixo atrito o que ajudou muito (embora não resolva 100%), to usando um dstes no meu celta e pros néveis de uso que tenho dá bem conta do recado… tendo muitas vezes ido aos 6.000 de quinta (uns 200km/h reais) de maneira bem vigorosa... o que prova que muita da recamação que se faz desse motor (de não ter força em giro alto) é mais fruto da aplicação (carros pesados e de grande área frontal como stilo e meriva) que realmente do motor (não que ele seja um primor realmente, mas tem seus méritos principalmente em torque).
obvio que vc sente mais o motor acima dos 4.000rpm que num fiasa 1.0, ap600..mas é algo aceitável...pelo menos pra mim...
-
ka, acabei de medir. pistão mahle, 81,5 mm de di?metro, original de ap mi (1a retífica, na verdade).
medi do mesmo jeito que vc, da parte interna do pino até a face superior do pistão, e… deu esses mesmos 26mm...
a cava desse je seu é muito funda?
[snapback]475697[/snapback]
a diferença dos pistões 1.8 e 2.0 me pareceu muito pequena se comparado a diferença de curso do vira.
não lembro (idade avan?ada é fogo…) se na conta se deve ou não dividir por 2 o curso antes de fzr a comparação direta.
o pistão q vc mediu tem calo na borda?
sim, esse je é com cava bem funda.