Bi-turbo
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ateh agora nao entendih pq o ar pressurizado de uma turbina tah na boca da outra…
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nao entendeu?
por que vc ta falando uma turbina estar ligada a 3 cilindros e por conta disso o esforão do compressor ser dividido por 2
quando na verdade estamos falando de bi-turbo, onde cada turbina vai girar o compressor o suficiente para que a soma da vasao dos compressores atinja a pressao/vasão desejada, dai a wastgate abre e relaxa o compressor… por isso que eh dividido por 2, entendeu?
ou seja:
caso 1: uma turbina grande com um compressor de k16 para alimentar a vazao de um 3000cc @ 7000 rpm
caso 2: duas turbinas pequenas ligadas a 3 cilindros (para que elas seja giradas de formas identidas) com 2 compresosres idendicos (k16) pra se encarregar de alimentar o motor de 3000cc @ 7000 rpm
qual caso vc acha que o compressor estara trabalhando da forma ideal?e que ambos os casos o compresosr eh de uma k16.
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eu não estou afirmando, estou só questionando o que vc disse
mas tudo bem, eu já entendi e vi que você apenas se complicou todo na hora de explicar algo simples…
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eu não estou afirmando, estou só questionando o que vc disse
mas tudo bem, eu já entendi e vi que você apenas se complicou todo na hora de explicar algo simples…
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parece eu heheheh
mas resumindo esse topico todo.
tem 3 maneiras de montar um bi-turbo?
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mandei p/ imageshack o diagrama acima:
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tem alguma duvida sobre o sistema acima ?
ele é bem simples e não é sequencial: 1 filtro de ar pras 2 turbinas, que por acaso parecem ser do mesmo tamanho, ligadas em cada 3 cilindros.
detalhe que a pressão da valvula de prioridade e aliviada da admissão do filtro. não tem barulho de espirro e ajuda no spool-up dos turbos.
e os coletores de escape tem uma espocie de ligação que deve ser pra equalizar as pressões dos gases.
o que notei al? foi que, devido aos controles (solenoides, pressostatos e borboletas) de admissão e escape, a turbina 1 funciona direto e a 2 gira mas com menor rotação devido ao by-bass do escape e consequentemente o motor recebe menos ar dela, até pq tem uma borboleta na admissão que restringe esse fluxo também.
a medida que o giro sobe, os controles de escaqpe equalizam os gases entre as 2 turbinas e a borboleta (by-pass) da admissão se abre, recebendo todo o ar produzido pelas 2 turbinas.
resumindo: a turbina 1 funciona desde 0~8000 rpm com pressão máxima de 0,5 bar e a turbina 2 vai sendo regulada para entrar linearmente na medida que sobe o giro e o motor precisa de mais volume de ar e pressão.
não sei se estou 100% certo nem se precisava escrever isso tudo….... mas espero ter ajudado..................
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gostaria de saber porque apagaram meu post nesse tópico??????????
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gostaria de saber porque apagaram meu post nesse tópico??????????
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nenhum moderador tem autorização para apagar posts, no máximo se coloca o post em forma invisivel caso seja necessário por ir contra alguma das regras.
verifiquei e não existe nenhum post invisável nesse tópico.