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Palio 16v - partida a quente

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    F Offline
    Fabio Lima
    escreveu em última edição por
    #1

    boa tarde pessoal,

    ano passado peguei um palio 97 1.6 16v e desde então um problema tem me incomodado com ele ( já vi no primeiro dia ): a partida a quente. o curioso que o problema só se apresenta andando na estrada por mais de uma hora, quando vc desliga ele a quente, se tentar dar a partida novamente o motor gira muito pesado, as vezes o motor de partida não consegue nem girar ele. esse problema é comum nesse motor, muitos palios, sienas, bravas, mareas e stradas  apresentam. só esperar 20 minutos que pega normalmente. não é junta de cabeçote pois troco o óleo cada 5000km, que sai limpinho, só sujo de fuligem de gasolina. muito menos água, pq não some nada de agua do reservatório.

    oque já foi feito:

    conferi ponto dos comandos

    limpeza terminal da bateria

    desmonte e verificação do motor de partida

    tudo em ordem.

    tentei desligar a bobina para verificar se não era ponto avançado, continuou pesado.

    alguém tem alguma ideia? aparentemente acontece quando o motor de partida aquece ( neste motor, o motor de partida está na frente e o escape do outro lado, na parede corta fogo ). o motor de partida do linea 1.9 16v serve nele?

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    • M Offline
      M Offline
      Milan
      escreveu em última edição por
      #2

      É só quente ou quente e andando em estrada? se for andando em cidade quente dá isso?¿

      então assim, se é só quente, é porque algo quando esquenta dilata e com isso trava alguma coisa.

      tenta virar o motor com a chave de boca quando isso acontecer e verifica se a virada com chave fica pesada.

      se ficar é algum problema de aperto e folga, vi isso uma vez num monza, apertaram muito e quando esquentava parecia que a bateria estava nas últimas.

      se virando com a boca fica leve e com o arranque e bobina desligada (como vc citou) está pesado. pode ser 3 coisas básicas .

      1- bateria com amperagem muito abaixo do original (dificil isso acontecer, mas uma bateria quente tem menos forca que uma fria, e se ela tiver com o plastico envolta ela sua e piora a situacao).

      2- aterramentos do arranque e bateria ou zinabre nessas partes. geralmente esses problemas de zinabre pioram no quente.

      3-arranque… e fiacao... tem que verificar o quanto de corrente sai para acionar o arranque (eletricista ve).... estando tudo em ordem é bem possível que sejam buchas e estes detalhes que quando quente, estao dilatando e travando o acionamento.

      faz essee teste da chave de boca e fala aqui que resultado deu.

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      • F Offline
        F Offline
        Fabio Lima
        escreveu em última edição por
        #3

        não, não é só quente, mas quando anda mais de uma hora.

        essa geração de palio desliga imediatamente a ventoinha do radiador quando vc desliga a chave, com isso as vezes desligo e quando vou ligar a temperatura está acima da metade do mostrador, mesmo assim ele pega se não tiver rodado muito tempo.

        a bateria original dele é de 60amperes, mas a corrente de descarga rápida que tem que ser de 250 amperes segundo o manual. como lá tá uma bateria genérica, to pensando em colocar um bosh ou moura modelo original e ver se melhora.

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        • A Offline
          A Offline
          AnD_20V
          escreveu em última edição por
          #4

          não sei nada desse motor, mas ele não tem sensor de temperatura (logicamente excluindo o cebolão)? nos vag 1.8t qdo esse sensor da pau acontece exatamente o que vc descreveu

          o bendito:

          img1_sensor%20tempera%20%20%202.jpg

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          • M Offline
            M Offline
            Milan
            escreveu em última edição por
            #5

            ai, ja tem um palpite.

            mas skyper…f ez o teste girando o motor com chave? se ele roda normalmente e nao roda mesmo sem ignicao é algo com a forca na virada do arranque mesmo.

            ja vi exatamente uma palio com isso e eram zinabre nos contatos e aterramentos.

            mas ve isso primeiro.

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            • R Offline
              R Offline
              Ricardo1.8mi
              escreveu em última edição por
              #6

              https://www.youtube.com/watch?v=3xtgnjpjmuk

              cara nesse vídeo o cara fala que da a partida facil e depois de quente não.. talvez tenha algo a ver…

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              • _ Offline
                _ Offline
                _NandoO_
                escreveu em última edição por
                #7

                já tive esse problema e o problema era a bateria do carro, acredite, troquei a do meu palio fiasa pela do siena do meu pai e no siena não apresentava esse problema e parou de dar no meu fiasa com a bateria do siena.

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                • M Offline
                  M Offline
                  maurício
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  troque o cabo positivo do arranque.

                  tive esse problema por 2 anos no meu, quando troquei o cabo resolveu.

                  abraço

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio Lima
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    obrigado a todos pelas respostas… problema que toda vez que acontece é em lugares que não dá para ficar mexendo no carro.

                    curiosamente o problema raramente acontece quando antes estava andando com o ar condicionado ligado, talvez porque a ventoinha liga muito mais.

                    já estava pensando mesmo nesse caso do cabo, vou ver se acho na concessionaria um original e vou trocar.

                    a bateria, esses dias esqueci o radio ligado, ficou desde as 8:00 até as 18:30 ligado, mesmo assim o carro pegou normal, então acho que não é bateria fraca.

                    o cebolão é do modelo de 2 velocidades, tá em ordem, as 2 velocidades funcionando normalmente. pressão de combustivel também está em ordem, não perde pressão com o motor desligado.

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      Milan
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      lega essa chave e gira com a mao po rs.

                      tipo mas se girar normal é isso mesmo que o amigo disse, algum cabo danificados ou contatos mal fixados (por zinabre opr ex).

                      isso costuma tirar a forca quente mesmo. já tive uma palio com esses problemas aqui e era os cabos.

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
                        B Offline
                        biriba
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        estava com exatamente o mesmo problema. troquei a bateria, e passei a materia para o cofre do motor resolveu.

                        usava bateria no porta malas.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio Lima
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          valeu biriba. vou dar um grau nos cabos e botar uma bateria boa ver se melhora.

                          1 Resposta Última resposta

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