Ponto…
-
bom , se bem que tanto um ponto fora de fase quanto uma pré ignição causada por pontos quentes teoricamente causem a batida de pino .
mas independentemente do nome que se dá , são duas coisas diferentes . o importante é eliminar tanto uma quanto outra .
abraços .
-
? isso aí… so uma importante ressalva... apesar de já ter lido em alguns livros de teoria de motores de combustao interna essa afirmação, é muito mais plausável acreditar numa outra afirmação que diz que o barulho propriamente dito é causado pela vibração da saia do pistao na camisa do cilindro... vibracao essa causada pela detonacao... mas diretamente o choque das detonacoes nao causa o barulho... digamos que seja o in?cio do processo....
se assim fosse, o twin spark da alfa seria uma barulheira so, pelo choque das explosoes das duas frentes de chama das duas velas...
lembrando que no twinspark, as centelhas ocorrem em momentos precisos pra nao fazer o pistao vibrar...
[snapback]512797[/snapback]
só pra constar: twin spark é só propaganda….ahuahuaha
naum existe duas frentes de chama
esse lance ai é só pra normas de poluição e talz, na real o sistema funciona como se fosse um wastspark normal....
-
twin spark é um troão esquisito mesmo… vc olhando de frente pro motor snme é assim
bobina 1 pulsa a vela principal do cilindro 1 e 4
bobina 2 pulsa a vela principal do cilindro 2 e 3
(ou seja wasted spark até aqui)
bobina 3 pulsa a vela secund?ria do cilindro 3 e 2
bobina 4 pulsa a vela secund?ria do cilindro 4 e 1
(ou seja novamente wasted spark)
? um sistema esquisito mesmo... nunca achei nenhuma literatura técnica boa a respeito disso...
-
twin spark é um troão esquisito mesmo… vc olhando de frente pro motor snme é assim
bobina 1 pulsa a vela principal do cilindro 1 e 4
bobina 2 pulsa a vela principal do cilindro 2 e 3
(ou seja wasted spark até aqui)
bobina 3 pulsa a vela secund?ria do cilindro 3 e 2
bobina 4 pulsa a vela secund?ria do cilindro 4 e 1
(ou seja novamente wasted spark)
? um sistema esquisito mesmo... nunca achei nenhuma literatura técnica boa a respeito disso...
[snapback]513025[/snapback]
bom, sistema todo voltado a economia e bla bla bla
eu só naum entendo pq fizeram deste jeito se poderiam ter usado relamente as duas velas por cilindro, vai entender…
unico relato de uso original disso é dos porches, mas dai nem vi muito a respeito e quem fala mais disso é o cm.....hehehehe
-
que eu saiba, posso ta enganado, o lance do twin spark eh para uma bobina pulsar um cilindro a cada 2 voltas, ou seja, mais tempo para a recarga dela…
cd tem 8 velas mais so pulsa uma a cada cilco...
-
que eu saiba o twin spark da faisca na vela principal dos cilindros 1 e 4, 2 e 3, normal wasted spark, entao 32 graus do vira depois da faisca principal normal, da faisca na velinha secundaria, que é pequenininha…
resumindo é wasted spark normal nas 2 velas, soh que da na primeira e 32 graus depois na segunda, pra queimar o restinho de mistura...
-
que eu saiba o twin spark da faisca na vela principal dos cilindros 1 e 4, 2 e 3, normal wasted spark, entao 32 graus do vira depois da faisca principal normal, da faisca na velinha secundaria, que é pequenininha…
resumindo é wasted spark normal nas 2 velas, soh que da na primeira e 32 graus depois na segunda, pra queimar o restinho de mistura...
[snapback]513150[/snapback]
32 graus??
-
32 graus??
[snapback]513164[/snapback]
sim, 32 graus do vira, uma faisca atras da outra, primeiro na vela grande depois na pequena… foi o que o x?x? disse
nao sei se sao 32 ou 36, que eu me lembre ele disse 32 graus do vira depois vem a segunda faisca...
-
sim, iniciar a queima em 2 pontos tera uma queima mais rapida que em 1 ponto, assim como aumentar o gap das velas e etc… mas na alfa nao é assim. pode ver que sao bobinas separadas, e é uma vela normal e uma pequenininha por cilindro... barato sinistro mesmo...
-
nos motores de dragster se usam twin spark…..............com as duas velas disparando ao mesmo tempo..................
pq só uma não dá conta de inflamar a mistura
ps: dáem uma olhada no hemi-tfx-ogro da assinatura do jesus
abraço.
[snapback]513353[/snapback]
sem contar q do meio pro final da reta ja nem tem mais eletrodo nas velas.
-
nos motores de dragster se usam twin spark…..............com as duas velas disparando ao mesmo tempo..................
pq só uma não dá conta de inflamar a mistura
ps: dáem uma olhada no hemi-tfx-ogro da assinatura do jesus
abraço.
[snapback]513353[/snapback]
sendo assim vc acredita en qual versão, que batida de pino é o barulho do choque das ondas ou da saia do pistão batendo na camisa?
por que si choque das ondas causase esse barulho, esse motor ai ficaria grilando até na lenta, por que cada vela iniciaria a queima de un lugar diferente e en un momento dado as duas se encontrarian causando esse barulho. concorda?
ps: usei teu post mais a pergunta é pra todos.
-
marcio, se detonação fosse a batida a saia iria ficar marcada e num fica…pelo menos eu nunca vê ...
e num bate em qualquer situação porque depende da pressão dentro da c?mara que varia de acordo com o enchimento (rendimento volum?trico) se vc tivesse um motor te?rico onde o ponto fosse fixo e fosse aumentando a taxa ou o valor do ponto a tend?ncia seria ocorrer detonação primeiro onde fosse o regime de máximo enchimento entendeu ?
-
sendo assim vc acredita en qual versão, que batida de pino é o barulho do choque das ondas ou da saia do pistão batendo na camisa?
por que si choque das ondas causase esse barulho, esse motor ai ficaria grilando até na lenta, por que cada vela iniciaria a queima de un lugar diferente e en un momento dado as duas se encontrarian causando esse barulho. concorda?
ps: usei teu post mais a pergunta é pra todos.
[snapback]513548[/snapback]
kra, o barulhinho é o som da explosao descontrolada que é transmitido pelo motor. se fosse saia, o motor estaria batendo saia direto se nao bate saia, nao vai ser a explosao que vai fazer bater, a nao ser que o pistao se flexionasse e desencostasse um lado do bloco… mas isso nao acontece senao quebraria a saia.
da uma pesquisada que vc vai ver que essa explicacao esta em muitos lugares, mesma coisa escrita de maneiras diferentes, por pessoas diferentes, nao é copy-paste.
o barulho só acontece quando a queima é irregular, partindo da vela e de outro ponto em seguida. no funcionamento normal de um motor, a explosao tem um sentido, por isso nao existe o barulho. quando bate pino, o sentido nao esta certo pq a queima nao parte nem da vela nem no momento certo.
nao lembro onde eu vi, mas tinha os graficos de pressao na camara quando acontece batida de pino... era o seguinte, vc via claramente a explosao normal acontecendo, pois forma uma curva com a parabola grande, e depois de acabada a primeira explosao, acontecia outa explosao com um pico, quase sem parabola, fazia só um risquinho na vertical no grafico. dai o barulho agudo da batida de pino, e nao existir barulho no funcionamento normal. no funcionamento normal, a explosao é macia , e na batida de pino ela é muito rapida, o que causa o som. nesse exemplo, o kra falava claramente que acontecia uma segunda explosao descontrolada, e que essa era a batida de pino. esse texto que eu passei aqui nao diz dessa maneira, da a entender que acontecem 2 explosoes mais ou menos ao mesmo tempo porem partindo de pontos diferentes. dai o porque de quanto mais se avancar o ponto, mais chance de bater pino pq alem do calor e tal, vc tem mais tempo pra acontecer essa segunda explosao na camara.
dai o kra dizia que um grante fator pra se diminuir a chance de batida de pino é a construcao da camara. dai a chamada camara de combustao rapida . quanto mais rapida a combustao, menos avanco de poto é usado, e menos risco de bater pino tb. ele dava um exemplo dum motor acho que da ford que é o mais lento do mundo, e por isso o mais complicado com relacao a batida de pino.
essa explicacao era em ingles, acho que é daquele livro que todo mundo aqui leu ou deveria ler.
ah, o twin spark da alfa acho que serve pra diminuir a poluicao, e pra controlar essa segunda explosao, forcando ela a acontecer de forma ordenada, diminuindo a chance de bater pino.
-
melhor, é uma implosão mesmo….huahauhauah
-
apeasar das folgas de saia /pistao serem bem cr?ticas, ainda se tem flexibilidade no conjunto…
repito que tem muito mais fundamento o som em só vir das saias batendo nas camisas por causa da explosão desordenada de frentes de chama diferentes da detonação (ou batida de pino)
vejam o caso de um motor a diesel... a explosao lá é praticamente uma batida de pino proposital, com altissimos valores de compressao e nem por isso a gente escuta som de batida de pino...
-
po, barulho do diesel é diferente… batida de pino eh agudo, o barulho do diesel nao eh agudo...
aeeee achei alguma coisa
se vc imaginar o som, a partir dessas 2 ondas , da pra perceber que o som é bem diferente...
http://www.eric-gorr.com/images/fuel_b1.jpg
http://www.eric-gorr.com/images/fuel_b2.jpg
tiradas desta pagina, agora a mesma explicacao em ingles acho que da mais credibilidade pra se dizer que o barulhinho nao eh saia do pistao batendo nao…
-
-
o nome correto é detonação (porque detona antes do tempo), os apelidos são batida de pino e grilando
detonação a grosso modo ocorre porque a mistura explode em duas frenbtes de chama, qdo as duas se chocam promove o barulho…
[snapback]512704[/snapback]
ignição sem ação da vela de ignição se chama auto-ignição .
o resto é apelido popular como grilar, bater pino, detonação…todos se referem ao mesmo indesejável acontecimento.
o termo detonação se inclui nos apelidos mesmo não sendo totalmente correto, pois pode ser com ou sem a faisca da vela. mesmo com tudo certinho no motor, qdo a vela solta a faisca a mistura explode, detona. num jeito mais nerd, explosão é o resultado de uma detonação. e o detonador pode ser a centelha da vela, pode ser um ponto quente ou mesmo mais taxa do que o poder anti-detonante do combustivel suporta.
se for querer arrumar um termo ao po da letra, vai recair em auto-ignição, onde se tem uma explosão mesmo sem o acionamento do mecanismo de ignição.