Para o pessoal de ctba, e geral.
-
god?o, vai se danar, hahaha…
[snapback]502185[/snapback]
vai trabalhar vagabundo
tamo ligado nas parada maaaaaaaaaano
[snapback]502280[/snapback]
? nois jaum
-
eu imaginei uma travessa fina, com uma espuma igualmente fina indo do para-choque até o fim do cambio, tomando toda a extensão lateral do cofre.
[snapback]502609[/snapback]
assoalho fechado estilo porsche e ferrari ????….......... hehehehehe
será que não vai atrapalhar a performance do carro ? ?
-
-
lembrando que vai ser fechado só a parte da frente e que, depois dela, o ar pode causar uma turbulencia maior do que se não tivesse nada.
assoalho de ferrari e porsche e fechado por completo, menos um pedaão do cambio, por motivo de refrigeração deste.
mas tem que testar.
? tipo neguinho que abre tampa de saveiro achando que vai diminuir a turbulencia e até criar um efeito aerof?lio ….......huahauhauhaa..........
na verdade piora e muito a turbulencia..............mas deixa pra lá...
abraços.
-
lembrando que ferrari e porsche tem o assoalho inteiro fechado não só pela aerodin?mica, mas também para o chamado efeito solo que é para segurar o carro preso no ch?o.
quanto a tampa traseira da saveiro usamos ela aberta (eu uso) não para diminuir turbulencia, mas porque se ela estiver fechada e você não tiver uma capota marótima, a tampa simplesmente freia o carro.
e não foi achismo não, já fizemos vêrias medições aqui em curitiba com saveiro e pickup corsa e dá diferença de tempo sim, com a tampa abaixada.
já quanto ao efeito aerof?lio, nunca ouvi ninguém falar, e se alguém te falou, devia ter bebido algo.
seria legal antes de afirmar algo desta maneira, ter certeza.
-
santoantonio tá na mesma, fruf…
baixou de 11,000 (turbo-a) ou 11,600 (turbo- ou passou a mais de 190km/h no final da reta, santoantonio na próxima etapa.
se baixar esses tempos ou passar dessa velocidade nos treinos, não conta.
eu ainda não corri atrás, mas também não escapo de ter que usar na quarta etapa.
-
mais vai ser lindo de ver, 75% dos carros com santoantonio, vcs vão ver como isso vai acabar chamando atenção da média… querendo ou não, por um lado, tem gente q não leva a serio pq acha muito perigoso carros originais (chassis) passando de 200km/h, e por isso, não apoia...
e desculpem minha boca, pq lembro de ter reclamado justamente disso no final do ano passado, ai vieram no comeão do ano, com regulamento novo e essa benfeitoria do santoantonio... hehehehe
-
lembrando que ferrari e porsche tem o assoalho inteiro fechado não só pela aerodin?mica, mas também para o chamado efeito solo que é para segurar o carro preso no ch?o.
quanto a tampa traseira da saveiro usamos ela aberta (eu uso) não para diminuir turbulencia, mas porque se ela estiver fechada e você não tiver uma capota marótima, a tampa simplesmente freia o carro.
e não foi achismo não, já fizemos vêrias medições aqui em curitiba com saveiro e pickup corsa e dá diferença de tempo sim, com a tampa abaixada.
já quanto ao efeito aerof?lio, nunca ouvi ninguém falar, e se alguém te falou, devia ter bebido algo.
seria legal antes de afirmar algo desta maneira, ter certeza.[snapback]503835[/snapback]
marcelo, é o seguinte:
eu conversei com uma pessoa de detro da vw que me afirmou que foram feitos alguns testes com pick-ups em tunel de vento e ele me esclareceu algumas coisas:
-
com a tampa fechada, o ar que entra primeiro na ca?amba, fica parado lá, criando uma espocie de colchão de ar com baixa turbulencia, que faz o ar seguinte passar por cima rápido e sem frear o carro como pode se imaginar ao olhar a ca?amba.
-
já com a tampa aberta, esse primeiro ar passa pela ca?amba, pela tampa e desce atrás do carro, criando uma zona de alta turbulencia, o que, isso sim, freia e desestabiliza a traseira.
e este efeito piora a medida que a velocidade sobe…..principalmente acima 200km/h.
quanto aos seus testes ..........vc ja mediu o tempo com a ca?amba coberta ???
mas não vale loninha marótima: faça um tampão de fibra ou madeira bem liso e rente é carroceria............marque o tempo e depois me fala........
ah......só um toque que vale pra muita gente aqui:
não é pq fulano corre em curitiba ou ciclano tem carro turbo faz 10 anos que isso torna-os donos da verdade.
eu sei que tem muito neguinho que afirma uma coisa só pq ouvou dizer ou o primo do cunhado da vizinha do papagaio disse que tem e é bom .
mas com certeza eu não me encaixo nesse quadro.
abraços,
thiago.
-
-
marcelo, é o seguinte:
eu conversei com uma pessoa de detro da vw que me afirmou que foram feitos alguns testes com pick-ups em tunel de vento e ele me esclareceu algumas coisas:
-
com a tampa fechada, o ar que entra primeiro na ca?amba, fica parado lá, criando uma espocie de colchão de ar com baixa turbulencia, que faz o ar seguinte passar por cima rápido e sem frear o carro como pode se imaginar ao olhar a ca?amba.
-
já com a tampa aberta, esse primeiro ar passa pela ca?amba, pela tampa e desce atrás do carro, criando uma zona de alta turbulencia, o que, isso sim, freia e desestabiliza a traseira.
e este efeito piora a medida que a velocidade sobe…..principalmente acima 200km/h.
quanto aos seus testes ..........vc ja mediu o tempo com a ca?amba coberta ???
mas não vale loninha marótima: faça um tampão de fibra ou madeira bem liso e rente é carroceria............marque o tempo e depois me fala........
ah......só um toque que vale pra muita gente aqui:
não é pq fulano corre em curitiba ou ciclano tem carro turbo faz 10 anos que isso torna-os donos da verdade.
eu sei que tem muito neguinho que afirma uma coisa só pq ouvou dizer ou o primo do cunhado da vizinha do papagaio disse que tem e é bom .
mas com certeza eu não me encaixo nesse quadro.
abraços,
thiago.
[snapback]505379[/snapback]
opa…
os meus testes eu e minha equipe mesmo fizemos, todos cronometrados e planilhados em 402mts... com a tampa aberta, os tempos foram sempre mais baixos (se tiver como anexar a planilha aqui, eu anexo)... acho que não pode ter sido coincid?ncia em 36 medições com o mesmo piloto sempre acontecer de baixar a tampa e baixar o tempo...
dae, eu sou obrigado a acreditar no que eu vi e testei... e não no que você ouviou alguém de dentro da vw dizer. quem é essa pessoa? onde estão os dados publicados deste teste que fizeram? a vw se interessaria em fazer esse tipo de teste para pickupo pickup para eles é para carregar carga.
até que você me mostre os dados deste teste... prefiro acreditar nos meus dados.
-
-
tudo bem marcelo, se seus testes de cron?metro tão dando resultado melhor do que os testes de engenheiros automotivos em tánel de vento….............mérito pra vc
e se vc está feliz assim: parabéns de novo
agora como parece que vc não leu meu post direito, ou não quis entender, paciência..........só vou repetir aqui meu desafio :
faça um tampão de fibra ou madeira bem liso e rente é carroceria….........marque o tempo e depois me fala........
abraço.
-
tudo bem marcelo, se seus testes de cron?metro tão dando resultado melhor do que os testes de engenheiros automotivos em tánel de vento….............mérito pra vc
e se vc está feliz assim: parabéns de novo
[snapback]507000[/snapback]
ah pare né thiago… então ele tem q deixar o tampão fechado, virar tempo mais alto e se contentar com isso só pq vc diz(e ainda não provou a ninguém) que testaram em tánel de vento e conseguiram melhor aerodinamica...
quem sabe se ele fizer um tampão rígido ai sim vai melhorar, pelo q vc mesmo falou...
vc deve saber, mas vou lembrar, que mesmo usando um tunel de vento, não tem teste melhor do que cronometro e pista....
abraço...
-
meu deus…....como nego aqui tem dificuldade de interpretar texto........
pessoal aqui costuma passar no vestibular ? ? ........
vamos lá: vou desenhar pra vcs:
1- eu não disse que o marcelo nem seus testes estavam errados e nem que era melhor andar de tampa fechada: eu apenas disse que tampa aberta não era a melhor configuração, expliquei o porque e dei uma opinião de como eu acho ideal. só isso.
2- se lerem bem meu post, vão ver que, inclusive, eu cito que o efeito da turbulencia na ca?amba é pior acima de 200km/h….........velocidade esta que ocorre por pouq?issimos segundos numa arrancada de um turbo a ou b.
(a proposito: a saveiro chega nessa velocidade ??? )
então, comentei a tátulo de informação pra que pudesse ser discutido uma forma de melhorar.......agora, se abrir a tampa tá bom pra vcs........ e se estão ganhando tudo quanto é arrancada.......quem sou eu pra tentar ajudar, né ? ?
abraços e vão desculpando qualquer coisa aí..........
-
beleza, vamos continuar a discussão com nível e embasamento.
então, thiagoiano… sim, eu tenho projeto já pronto para fechar a carroceria inteira com um tampão em fibra, mas isso somente depois que eu colocar o santoantonio (que vai ter 6 pontos de amarração, dentro da cabine e um x ligando as duas torres traseiras), desta forma estarei amarrando o carro todo e farei a capota para não ficar aparecendo os tubos e também para fechar o carro.
agora, o mauricio tem razão no que falou também. enquanto o carro está do jeito que está, eu prefiro confiar em meus dados do que confiar numa pessoa que nem conheão (não desmerecendo você, mas não o conheão mesmo), que afirma que falou com um engenheiro da vw que fez testes com pickups em tunel de vento... dessas conversas vejo de monte pelos f?runs da vida. mas a nossa equipe leva esse esporte muito a sório, eu levo muito a sório. sempre buscamos inovar, mas nunca em fulano disse que... o que vale para nés são números.
mas eu jamais faria essa de colocar um tampoo, gastar uma grana só para aceitar um desafio seu. não ganho nada com isso... vou fazer sim, mas tudo a seu tempo, como sempre fazemos, seguindo nosso cronograma.
até lá, enquanto não é fechada a carroceria, afirmo sim que com a tampa abaixada o tempo é menor.
ah, se a saveiro passa de 200 km/h? interprete essas parciais minhas, da primeira etapa:
saveiro
reação 0,083
i1 - 60 pos 2,231
i2 - 100m 5,492
i3 - 200m 8,074
kph (i3) 162,401
i4 - 300m 10,177
e.t. 12,098
(reação+e.t.) 12,181
kph 217,223
-
beleza, vamos continuar a discussão com nível e embasamento.
então, thiagoiano… sim, eu tenho projeto já pronto para fechar a carroceria inteira com um tampão em fibra, mas isso somente depois que eu colocar o santoantonio (que vai ter 6 pontos de amarração, dentro da cabine e um x ligando as duas torres traseiras), desta forma estarei amarrando o carro todo e farei a capota para não ficar aparecendo os tubos e também para fechar o carro.
agora, o mauricio tem razão no que falou também. enquanto o carro está do jeito que está, eu prefiro confiar em meus dados do que confiar numa pessoa que nem conheão (não desmerecendo você, mas não o conheão mesmo), que afirma que falou com um engenheiro da vw que fez testes com pickups em tunel de vento… dessas conversas vejo de monte pelos f?runs da vida. mas a nossa equipe leva esse esporte muito a sório, eu levo muito a sório. sempre buscamos inovar, mas nunca em fulano disse que… o que vale para nés são números.
mas eu jamais faria essa de colocar um tampoo, gastar uma grana só para aceitar um desafio seu. não ganho nada com isso... vou fazer sim, mas tudo a seu tempo, como sempre fazemos, seguindo nosso cronograma.
até lá, enquanto não é fechada a carroceria, afirmo sim que com a tampa abaixada o tempo é menor.
ah, se a saveiro passa de 200 km/h? interprete essas parciais minhas, da primeira etapa:
**saveiro
reação 0,083
i1 - 60 pos 2,231
i2 - 100m 5,492
i3 - 200m 8,074
kph (i3) 162,401
i4 - 300m 10,177
e.t. 12,098
(reação+e.t.) 12,181
kph 217,223**[snapback]507252[/snapback]
então marcelo, só pra encerrar esse assunto:
eu nunca falei que conversei com um engenheiro da vw que (ele mesmo) fez um teste de tunel de vento (que nem sei se existe no brasil) com uma saveiro.
o que eu falei foi, que uma pessoa de dentro da vw viu uns testes de pick-ups em tunel de vento e os resultados que ele comentou comigo eu postei aqui:
-
-
e eu nunca duvidei dos seus testes nem falei que vc estava errado…........apenas coloquei dados (que eu acho) interessantes para serem analisados e dei uma opinião de como eu acho que seria o ideal, mas vc não precisa confiar nem acreditar em mim...................mas também não deveria duvidar da capacidade nem do conhecimento de ninguém.
de qualquer forma, parabéns pelo seu carro e pelas belas parciais. tomara que quando vc fizer o santo-ant?nio e cobrir a carroceria (o regulamento permite os canos é mostra e a tampa de fibra??? ) você consiga tração para melhorar as 2 primeiras parciais e entrar na casa dos 11s.
abraço.
-
-
acredito que com a tampa fechada, a turbulencia criada atrás do carro seja maior do que com ela aberta…
[snapback]507610[/snapback]
mas só no caso de não ter capota na parte de tras, que é o que acontece hoje com o marcelo. por isso ele corre com a tampa aberta.