Pir?metro full temp by odg
-
discorda? então beleza, agora me diz o que adianta saber que um cilindro ta mais pobre que o outro ja que vc não tem com corrigir a mistura só dele ou nos cilindros das pontas com um carburador montado no meio do coletor…
[snapback]506504[/snapback]
equalizando o fluxo no coletor de admiss
-
eu estava vendo aki a autometer anãou um piro/hall da linha cobalt, lindo pra variar, mas o preão us$ 380
[snapback]506494[/snapback]
esse aí não é o hall p/ sonda widebandá porque o para narrowband não custa nem 100 dolares.
e já vem com a sonda wideband.
-
agora tem uma coisa hein, nao é nada facil colocar os 4 termopares no coletor de escape hein. a precisao do termopar aumenta quanto mais comprido for a vareta. pra colocar nos tubos antes deles se juntarem, a vareta do sensor vai ter que ser curta. se nao me engano, a resiluz fabrica sob encomenda o sensor do jeito que vc quiser. vai ter que usar o barato de rosquear pequeno, pq os tubos do coletor sao finos. tem que ver muito bem, fazer um negocio direito que vc consiga colocar no coletor sem bater ou entortar a vareta.
o mais dificil num pirometro é organizar os fios, nao ter emendas, chegar com os fios no circuito direitinho. qualquer cagadinha influencia na medicao. é usado um cabo especial que tem que ir direto até o equipamento que vai medir.
pesquisa o preco só do termopar zippo, to de colocar isso no gerenciador faz tempo, só nao procurei o sensor até hj.
-
mandei um email pra resiluz, vamo ve se respondem…
mas barato nao sai viu, só o ci pra trabalhar com o sensor, custa quase 50 reais... entao só isso ja sairia 200 reais... fora os sensores...
o ci que ja é calibradinho e tudo pra trabalhar com termopar é esse
-
tenho um exemplar do livro 4 stroke performance tuning , e ele menciona que a correção de mistura entre os cilindros de um carro carburado é possível de ser feita sim, atravṍs da parte do combustável que condensa e escorre para dentro dos cilindros pela parte de baixo dos dutos. nunca fiz isso, mas eis o que foi mencionado no livro:
nos cilindros com mistura mais rica, uma pequena barragem impedindo uma parte mínima desse fluxo de combutivel pela parte de baixo vai ajudar a diminuir a mistura, e nos cilindros com mistura mais pobre, um canal que colete uma parte desse combustivel do fundo do coletor e direcione para aquele duto ajudar? a aumentar a proporção da mistura.
-
nem tudo o que se imagina é possivel de ser posto em pratica e é capaz de funcionar.
esse esquema descrito foi o mais impraticável que ja tive not?cia até hoje.
a ideia é boa, desde que se tenha certeza de que existe de fato combustivel liquido/poulverizado e que seja suficiente pra suprir a falta de combustivel pulverizado em algum cilindro vizinho. isso são só hipoteses, teoria.
e mais: tem ainda que saber se esse combustivel que foi desviado não vai fzr falta e gerar mais problemas ainda.
agora imagina pegar um coletor de ap, feito em aluminio fundido, tudo apertado por dentro e por fora, e ainda fzr esse esquema.
sem chance.
equalizar fluxo de ar num coletor é facil e qualquer pessoa com mais de 1 neur?nio é capaz de fazer, agora, equalizar fluxo de combustivel pulverizado por um carburador, onde se depende do vêcuo criado pelo movimento descendente de cada pistão durante cada ciclo… me desculpe mas a vida não é tão simples como se imagina.
só acredito vendo isso funcionando e sendo medido numa bancada de fluxo com um 2e da vida montado em cima do coletor.
-
nem tudo o que se imagina é possivel de ser posto em pratica e é capaz de funcionar.
a ideia é boa, desde que se tenha certeza de que existe de fato combustivel liquido/poulverizado e que seja suficiente pra suprir a falta de combustivel pulverizado em algum cilindro vizinho. isso são só hipoteses, teoria.
e mais: tem ainda que saber se esse combustivel que foi desviado não vai fzr falta e gerar mais problemas ainda.
agora imagina pegar um coletor de ap, feito em aluminio fundido, tudo apertado por dentro e por fora, e ainda fzr esse esquema.
sem chance.
equalizar fluxo de ar num coletor é facil e qualquer pessoa com mais de 1 neur?nio é capaz de fazer, agora, equalizar fluxo de combustivel pulverizado por um carburador, onde se depende do vêcuo criado pelo movimento descendente de cada pistão durante cada ciclo… me desculpe mas a vida não é tão simples como se imagina.
só acredito vendo isso funcionando e sendo medido numa bancada de fluxo com um 2e da vida montado em cima do coletor.
[snapback]506783[/snapback]
mais ai fiquei intrigado com uma coisa, digamos q un determinado preparador ta acertando o motor dele, ai tira as velas e 1? cilindro ok, 2? ok 3? ok e o 4? a vela ta branca sendo q as outras estavan cor de tijolo.
o que o cara vai fazer? enriquecer a mistura no geral digamos assim e deixar os outros 3 cilindros que astavan bem alimentados gordo só pra alimentar bem aquele cilindro? ou isso não acontece. ah, considerante que a parte de ignição esteja 100% ok.
-
mais ai fiquei intrigado com uma coisa, digamos q un determinado preparador ta acertando o motor dele, ai tira as velas e 1? cilindro ok, 2? ok 3? ok e o 4? a vela ta branca sendo q as outras estavan cor de tijolo.
o que o cara vai fazer? enriquecer a mistura no geral digamos assim e deixar os outros 3 cilindros que astavan bem alimentados gordo só pra alimentar bem aquele cilindro? ou isso não acontece. ah, considerante que a parte de ignição esteja 100% ok.
[snapback]506819[/snapback]
se for num motor mpfi o cara aumenta um pouco a vazão daquele bico e resolve o problema. ja num carburado (com carburador central como é mais comum, não estamos falando de 4 borboletas) o cara vai ter que enrriquecer o carburador pra conseguir alimentar mais aquele tal cilindro. ele vai perder rendimento global em troca de melhorar a mistura naquele cilindro.
isso é muito comum em motor de opala 6 cilindros. os cilindros do meio recebem bem mais combustivel do que os dois da ponta.
e no opala tem espaço pra fzr aquele coletor que bolei aqui, aquele te tinha te falado antes.
esse problema nunca mais iria existir se usar meu coletor
-
sem chance.
[snapback]506783[/snapback]
eu tive um coletor de ap adaptado para weber, que veio ferrado e sempre derretia o pistão numero 1. foi foda, eu sempre olhando o pirometro, sonda e tal… ai na hora de puxar para valer a merda do pistão derretia tão rapido que nem dava tempo de tirar as velas para olhar. andando numa boa não se notava, mas ai as velas tambem não deduravam o defeito. na epoca fui ate burro, pq analizei o coletor e não imaginei que pudesse ser problema dele, já que era ate bem acabadinho e muito igual a outro que eu já tinha tido.
bom... com isso, quero dizer que acho possivel sim um ajuste de direcionamento de combustivel dentro da admissão. claro q entendo que em uma admissão original de 2 e 3+e fica meio complicado e é ate desnecessario, mas numa admissão como era essa minha (com flange soldada), vale a pena o esfor?o, já que o acesso é bem mais simples.
outra coisa, tem gente que corta aqueles pininhos (q ajudam a emulsificar o combustivel e que fica naquela peça que vai no fundo da admissão) e depois nota que a mistura dos cilindros numero 1 e 4 ficam pobres ou seja, isso ai já da mais uma possibilidade para acerto.
-
eu tive um coletor de ap adaptado para weber, que veio ferrado e sempre derretia o pistão numero 1. foi foda, eu sempre olhando o pirometro, sonda e tal… ai na hora de puxar para valer a merda do pistão derretia tão rapido que nem dava tempo de tirar as velas para olhar. andando numa boa não se notava, mas ai as velas tambem não deduravam o defeito. na epoca fui ate burro, pq analizei o coletor e não imaginei que pudesse ser problema dele, já que era ate bem acabadinho e muito igual a outro que eu já tinha tido.
bom... com isso, quero dizer que acho possivel sim um ajuste de direcionamento de combustivel dentro da admissão. claro q entendo que em uma admissão original de 2 e 3+e fica meio complicado e é ate desnecessario, mas numa admissão como era essa minha (com flange soldada), vale a pena o esfor?o, já que o acesso é bem mais simples.
outra coisa, tem gente que corta aqueles pininhos (q ajudam a emulsificar o combustivel e que fica naquela peça que vai no fundo da admissão) e depois nota que a mistura dos cilindros numero 1 e 4 ficam pobres ou seja, isso ai já da mais uma possibilidade para acerto.
[snapback]506875[/snapback]
sempre me questionei com esses lance dos pininhos….tem realemnte algum ganho tirando eles???
-
esse aí não é o hall p/ sonda widebandá porque o para narrowband não custa nem 100 dolares.
e já vem com a sonda wideband.
[snapback]506681[/snapback]
bom, o assunto era pirometro, mas já que mudou para hallmeter banda larga (q da o fator lambda), recomendo o da aem, que custa 270 dolares e já vem com sonda.
agora vai uma pergunta:
se vcs tiverem pirometro e tambem tiverem uma aparelhagem com sonda wb, como fariam para acertar o motor?
pq imagino que se vc tiver uma leitura de pirometro, então é pq a mistura esta sempre legal não ?? nesse caso a sonda wide entraria somente como um acerto mais fino para poder deixar a mistura ideial (no fio da navalha) ??? o meu medo seria acertar o carro com sonda wide e ver o pirometro marcando temps muito altas, oq nem acho dificil de acontecer, já que a maioria dos usuarios de turbo, andam com o carro mais gordo que o teoricamente necessario para não ter dores de cabeça.
-
[snapback]506875[/snapback]
vc teve um coletor que veio com defeito. não da pra pensar num defeito numa peça pra depois tirar esse defeito e estar achando que fez uma melhoria no coletor.
não confundam as coisas.
quanto aos pininhos, nenhum dos carros que tive com motor ap tinha esses pininhos e nem por isso os cilindros das pontas tinham velas mais claras. e não andavam com carburação gorda não, andavam sempre afiados.
-
sempre me questionei com esses lance dos pininhos….tem realemnte algum ganho tirando eles???
[snapback]506876[/snapback]
não sei,
tem gente que fala que deixando sem os pininhos o fluxo melhora… tem gente q é contra eu só sei é que já vi que se deixar sem aquilo, realmente o 1 e o 4 ficam com mistura mais pobre. em todo caso, meu preparador que tem grande experiencia com carburadores de pista, corta e angula aqueles pinhos de forma a diminuir o tamanho deles pela metade. adianta? sei lá... mas nunca me deu dor de cabeça.
-
não sei,
tem gente que fala que deixando sem os pininhos o fluxo melhora… tem gente q é contra eu só sei é que já vi que se deixar sem aquilo, realmente o 1 e o 4 ficam com mistura mais pobre. em todo caso, meu preparador que tem grande experiencia com carburadores de pista, corta e angula aqueles pinhos de forma a diminuir o tamanho deles pela metade. adianta? sei lá... mas nunca me deu dor de cabeça.
[snapback]506883[/snapback]
claro que aumenta, anderson. não me diz que vcs fazem polimentos em tudo o que é canto pro ar passar mais lisamente , e deixam aquele trambolho (os pinos) no meio do caminho?
emba?ado…
e se vc viu carro com cilindros das pontas com mistura pobre é pq tava faltando comida pra esse motor render...ja tava abaixo do que é um motor afiado, tava pobre mesmo.
-
vc teve um coletor que veio com defeito. não da pra pensar num defeito numa peça pra depois tirar esse defeito e estar achando que fez uma melhoria no coletor.
não confundam as coisas.
vc é que esta confundido. quem falou em em corrigir o coletor defeituoso?
eu só estava dizendo que em virtude da constatação desse problema, pude notar que sim, existe meios para modificar o caminho da mistura dentro da amissão, podentro direcionar mais ou menos para determinado cilindro. como fazer eu não sei, tenho ideias mas nunca fiz para saber se vai dar certo. de qualquer forma, afirmar que não é possivel é ate brincadeira nesse meio né?
quanto aos pininhos, nenhum dos carros que tive com motor ap tinha esses pininhos e nem por isso os cilindros das pontas tinham velas mais claras. e não andavam com carburação gorda não, andavam sempre afiados.
[snapback]506881[/snapback]
conheão muita gente que anda sem os pininhos e não se queixa. só escrevi oq constatei em alguns carros.
-
se for num motor mpfi o cara aumenta um pouco a vazão daquele bico e resolve o problema. ja num carburado (com carburador central como é mais comum, não estamos falando de 4 borboletas) o cara vai ter que enrriquecer o carburador pra conseguir alimentar mais aquele tal cilindro. ele vai perder rendimento global em troca de melhorar a mistura naquele cilindro.
isso é muito comum em motor de opala 6 cilindros. os cilindros do meio recebem bem mais combustivel do que os dois da ponta.
e no opala tem espaço pra fzr aquele coletor que bolei aqui, aquele te tinha te falado antes.
esse problema nunca mais iria existir se usar meu coletor
[snapback]506825[/snapback]
mais teu coletor é pra mistura ou pra ar??? pois pelo que entendi tem diferença né, si for un coletor pra ar pouco importaria ja que quem define a quantidade de mistura é o bico lá perto do cabeçote, agora si for coletor pra mistura, a coisa muda n