Comando original para vw a ar
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iaeee galera
recentemente fui perguntado por um amigo qual comando de válvulas seria o mais apropriado para uma receita b?sica de preparação para vw a ar 1.600, para render uns 100 cv no álcool.
a ?receita? prevó carburas originais com borboletas aumentadas de 32 para 34 mm, com 2 filtros tipo marmita na boca. cabeçotes rebaixados para chegar a 12,0:1 de taxa, com um trabalinho b?sico nos dutos e sedes para acomodar válvulas 38x34. ignição eletrúnica com bobina de gol mi e velas grau 8. escape 4x1 dimensionado (não sei as medidas). a questão ?: que comando usar? pesquisei sobre os comandos originais vw, e descobri que a graduação mais alta é do comando que equipava a variant ll, sp2 e outros motores a álcool a partir de 1.976, que possui aproximadamente 257? de duração (o outro mais forte é o que equipava os itamar e as kombi, que tem mais ou menos 250?). queria saber se alguém possui mais dados sobre está peça, como o lobe, levante, nome/número para compra etc. só por comentar, postei essa dúvida no fórum fuscafloripa e nem o chico biela soube responder se souberem, ajudem ai.
valeu.
air na veia
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iaeee galera
já que estamos falando de comando (ou melhor estou falando… rsrsrs), eu consegui uma lista de comandos de válvulas da marca gringa engle para motores vw a ar. pode ajudar alguém ai que queira adquirir os mesmos. pena que as medidas de lift são em polegadas. falando em lift, qual a diferença de ?liftá e ?cam liftá citados na tabela? tem algo a ver com valor normal e o valor a 0,050?? ali?s, uma coisa bem interessante é a tabela mostrar o valor de duração também a 0,050? (1,27mm), que pode diferenciar totalmente comandos com a mesma duração, lobe e levante total e que possuam comportamentos totalmente distintos graças a diferença de valor a 0,050? de folga. pena que não sejam todas as marcas que disponibilizem esses valores, ou muitas vezes até disponibilizem mas em outras medidas, como 1,00mm (cerca de 0,039?).
engle high performance camshafts
ms with grinds for 1.1 or 1.25 ratio rockers
application ........ ..........................engle p/n.......... lift .......... duration ..........cam lift..........dur. @ .050..........lobe cent.
street/dune buggy..... .................. w 100.......... .420 .......... 276.......... .383 .......... 236.......... 108
hot street/off road ..... .................w 110.......... .430 .......... 284.......... .392 .......... 247.......... 108
hot street/off road comp. ...........w 120.......... .435 .......... 294.......... .397 .......... 253.......... 108
drag/off road comp......... .......... w 125.......... .460 .......... 301.......... .418 .......... 262.......... 108
drag/off road comp...... ..............w 130 .......... .460 .......... 308.......... .419 .......... 267.......... 108
comp. drag/off road .... .............w 140.......... .465 .......... 313.......... .424 .......... 274.......... 108
cams with high lift grinds for 1.1 ratio rockers
application ................... ...................engle p/n . ..........lift. .............. duration . ..........cam lift . ........dur. @ .050. ......lobe cent.
small disp/off road comp. ..............vz 14 . ...............462 . ..............274. .............. .420 . .............. 242. .............. 108
med.disp/off road comp. . .............vz 15. .............. .478 . .............. 279. .............. .435 . .............. 250. .............. 108
midget/crc.trk./off road . ..............vz 25. .............. .470 . .............. 286. .............. .429 . .............. 256. .............. 108
comp.drag only/off road. ..............vz 30 . ..............507 . .............. 298. .............. .461 . .............. 262. .............. 108
comp.drag only/off road . .............vz 35 . ..............490 . .............. 309. .............. .448 . .............. 278. .............. 108
cams with high lift grinds for 1.4 to 1.5 ratio rockers
application . .............. .............. .......engle p/n . ............. lift. .............. duration . .............cam lift . ..........dur. @ .050. ........ lobe cent.
med.disp/off road comp. . .............. fk 7 . .............. .500 . .............. 288. .............. .357 . .............. 244. .............. 108
street/strip/large disp eng . .............. fk 8. .............. .534 . .............. 298. .............. .382 . .............. 258. .............. 108
comp.drag/off road . .............. .............. fk 10 . .............. .539 . .............. 310. .............. .385 . .............. 266. .............. 108.
med. disp/off road comp. . .............. fk 65 . .............. .478 . .............. 280. .............. .342 . .............. 236. .............. 108
comp.drag/off road. ............ ................ fk 87.............. .561 . .............. 320. .............. .401 . .............. 276. .............. 108
comp.drag only/off road . .............. fk 89 . .............. .582 . .............. 328. .............. .416 . .............. 282. .............. 108
comp.drag only/off road . .............. fk 97 . .............. .622 . .............. 328. .............. .443 . .............. 287. .............. 108
comp.drag only/off road . .............. fk 98 . .............. .624 . .............. 332. .............. .446 . .............. 291. .............. 108
turbo grind cams for 1.1 only ratio rockers
application . ................................engle p/n . ...........lift . ..............duration. ..............cam lift . ..............dur. @ .050 . ......lobe cent.
street/strip/ low comp eng. ........tcs 10. ..........430 / .420 . ...........284 / 276 . .........392 / .383 . ..........247 / 236. .............. 112/112
comp.drag only/lg.disp.eng.. ...tcs 20 . .........435 / .430 . ..........294 / 284 . ..........397 / .392 . ..........253 / 247. .............. 112/112
comp.drag only/lg.disp.eng.....tcs 30. ...........460 / .460 . ..........308 / 301 . ...........419 / .418 ...........267 / 262. .............. 112/112
espero que ajude alguém.
falou.
air na veia
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sempre é melhor considerar os valores de duração com 1 mm ou 1,27 mm (0,50 ), pois reproduzem melhor as características reais de respiração que o comando tem.. considerar esse levante mínimo pra fazer a marcação dos pontos de abertura e fechamento das válvulas é mais realista, pois sabe-se que abaixo disso o fluxo na pratica é muito baixo…
e os dois levantes são um considerando a multiplicação do balancim (1:1, 1:25, 1:4, etc) e outro o levante no came do comando(cam).
então o comando de .383 de levante no came do eixo, com balancim que multiplica 1:1 levanta efetivamente na válvula .420 ... (.383x1.1=421 )...
o de .357 no came, com balanceiro de 1.4 levanta na válvula .500 ...
e assim por diante... isso acontece porque o balanceiro é fabricado com o pino deslocado, assim consegue-se multiplicar o levante do comando... tem isso em muitos motores... sacou?
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100 cv no 1600cc?
nao é dificil e tao pouco impossivel.
eu usei um 1600 muito parecido com o que voce pretende montar. rendia cerca de 100 cv @ 6000 rpm com o comando engle w-110. esse comando é muito bom para o uso nas ruas, pois apesar da lenta embaralhar um pouco, nao torna o motor dificil de usar no transito urbano.
outro comando que é tesao pra caralho é o vz-25. estou usando esse dai atualmente. tem um pico de torque maior que o w-110 e gira cerca de 6500 rpm. o torque comeca a aparecer em 3000 rpm. porem, ele mata no consumo. como w-110 eu fazia 8,5km/l de alcool na estrada. com o vz-25 tenho feito 7 e uns quebradinhos.
se voce quiser usar comando original, use o da variant ii ou sp2. fora esses, o demais sao muito mansos, pois os vw a ar priorizam muito torque em baixa rotacao (o pico de torque acontece aos 2000 rpm).
um abraco.
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100 cv no 1600cc?
nao é dificil e tao pouco impossivel.
eu usei um 1600 muito parecido com o que voce pretende montar. rendia cerca de 100 cv @ 6000 rpm com o comando engle w-110. esse comando é muito bom para o uso nas ruas, pois apesar da lenta embaralhar um pouco, nao torna o motor dificil de usar no transito urbano.
outro comando que é tesao pra caralho é o vz-25. estou usando esse dai atualmente. tem um pico de torque maior que o w-110 e gira cerca de 6500 rpm. o torque comeca a aparecer em 3000 rpm. porem, ele mata no consumo. como w-110 eu fazia 8,5km/l de alcool na estrada. com o vz-25 tenho feito 7 e uns quebradinhos.
se voce quiser usar comando original, use o da variant ii ou sp2. fora esses, o demais sao muito mansos, pois os vw a ar priorizam muito torque em baixa rotacao (o pico de torque acontece aos 2000 rpm).
um abraco.
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mais detalhes por favor
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o comando de variant 2 tem a mesma graduação do original a gasolina . mas tem alterações no came de escape que elevam um pouco a rotação de potência máxima , é assim?trico . dos ach?veis originais , o melhor é o dos vw a ar álcool que tem 257? , do gol a ar ou do fusca itamar .
mas pra esse nível de potência eu não recomendaria alterações nas válvulas , pois são complicadas e onerosas . um trabalho de dutos e c?maras dá um ?timo resultado e traduz em mais efici?ncia . além disso , de nada vale ter válvulas monstruosas se não se remover os gargalos dos dutos …
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lembrando que o das kombi injetada alcool , tem também 257? . mas esses comandos são adiantados em 5? e previlegiam mais ainda o torque em baixa , fazendo a rotação maxima cair mais ainda .
esses comandos são os que tem o prefixo 2ag .
abraços .
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sempre é melhor considerar os valores de duração com 1 mm ou 1,27 mm (0,50 ), pois reproduzem melhor as características reais de respiração que o comando tem.. considerar esse levante mínimo pra fazer a marcação dos pontos de abertura e fechamento das válvulas é mais realista, pois sabe-se que abaixo disso o fluxo na pratica é muito baixo…
e os dois levantes são um considerando a multiplicação do balancim (1:1, 1:25, 1:4, etc) e outro o levante no came do comando(cam).
então o comando de .383 de levante no came do eixo, com balancim que multiplica 1:1 levanta efetivamente na válvula .420 ... (.383x1.1=421 )...
o de .357 no came, com balanceiro de 1.4 levanta na válvula .500 ...
e assim por diante... isso acontece porque o balanceiro é fabricado com o pino deslocado, assim consegue-se multiplicar o levante do comando... tem isso em muitos motores... sacou?
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iaee
obrigado tiagones, entendi sim, valeu.
falou.
air na veia
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iaeee
obrigado a todos que opinar?o.
quanto aos comandos engle, acredito que seja sim uma boa opção, mas não no caso do motor citado, que seria pra uso di?rio. além do que, o preão do engle é elevado em comparação ao original vw. ali?s, só por curiosidade, quanto está saindo mais ou menos os comandos citadosó
e quanto as vêvulas de maior di?metro, não seria um desperdicio pois como eu citei, os cabeçotes receberiam sim um trabalinho (polimento e alargamentodos dutos e troca das sedes). e se as válvulas não forem trocadas, dá pra atingir os 100 cvó por que se der, melhora ainda .
falou
air na veia
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o comando de variant 2 tem a mesma graduação do original a gasolina . mas tem alterações no came de escape que elevam um pouco a rotação de potência máxima , é assim?trico . dos ach?veis originais , o melhor é o dos vw a ar álcool que tem 257? , do gol a ar ou do fusca itamar .
mas pra esse nível de potência eu não recomendaria alterações nas válvulas , pois são complicadas e onerosas . um trabalho de dutos e c?maras dá um ?timo resultado e traduz em mais efici?ncia . além disso , de nada vale ter válvulas monstruosas se não se remover os gargalos dos dutos …
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lembrando que o das kombi injetada alcool , tem também 257? . mas esses comandos são adiantados em 5? e previlegiam mais ainda o torque em baixa , fazendo a rotação maxima cair mais ainda .
esses comandos são os que tem o prefixo 2ag .
abraços .
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iaeee
tem certeza que o eixo da kombi injetada a álcool e o do fusca itamar possuem 257?? pelo que vi em alguns lugares onde pesquisei esses comandos são diferente dos que equipam a variant ii (bv), sp2 (bl), e os motores das letras bk; bm; bx; bp e bv (a partir de 1976) e que tem 257?. o fusca itamar e a kombi, assim como nos motores mais antigos da fam?lia 1.600 - z? do caix?o, variant i, tl etc - (bf; bh; ba; bb; bd; bv; bj; by; bz; bg; ua; bn; ug; uh; uf; uj e uk) são equipados com um comando de aproximadamente 250?. também achei estranho, por isso estou perguntando, já que é sempre bom checar as informações.
falou.
air na veia
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com os federal mogul por r$ 230,00 nem precisa perder tempo com comando original…...
se vc tá procurando um 49g pra fusca não vai achar.
faz o que a galera aí de cima tá falando que vc vai ser feliz..... só fusk?ro de responsa........hehehehee....
abraço.
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…
se vc tá procurando um 49g pra fusca não vai achar
....
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tem uma forma de se conseguir um quase 49g para o fusca. dificil, talvez trabalhoso e nao sei se vale a pena, mas aqui vai.
comando do sp2 ou da variant ii que, como disseram tem 257 graus de duracao.
os balanceiros originais do fusca/brasilia/variat etc tem relacao de 1,1:1, ou seja se o comando levanta o tucho em 7mm, o balanceiro vai erguer a valvula em 7,7mm.
os sp2 tinham balanceiros originais com relacao 1,25:1, portanto para um comando que erguesse os mesmos 7 mm a valvula seria erguida em 8,75mm.
essa seria a unica forma, ao meu ver de dar um comportamento mais nervoso ao motor usando comando original.
ahh, aquelas dicas de reforma de camara de combustao que o chico biela já cansou de postar em todos os forums é muito bem vinda. fiz nos meus cabecotes e vale muito a pena.
[]s
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iaeee
valeu pela ajuda galera, e vendo pelo lado de que os federal mogul custão s? r$230,00, realmente vale a pena o investimento, já que um eixo original novo não deve sair por menos de r$150. o que eu mais temo é marcha lenta irregular e consumo, porque esse motor deveria ser um street light, só pra não ser tão manco, mas como existem experiencias boas, vale a pena arriscar.
falou.
air na veia
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eu ando com o vz-25 na rua. sem grandes problemas com marcha lenta. apenas acho beberrao demais.
com relacao ao w-120, eu andava com um tcs-20 que é w-120 na admissao e w-110 no escape. nao tinha problemas com marcha lenta e tao pouco com consumo. era um comando de turbo.
[]s