Tempra turbo sprint
-
pessoal pra quem curte tempra e praqueles que eu tinha prometido algumas dessas fotos (reparem nas datas, juro que que nao postei antes pq não deu no jeito) aqui estao algumas fotos do projetinho:
abaixo, algumas fotos do visual do carro, já quase pronto:
aqui a foto da suspensão original, que vai se transformando…
… até virar isso:
aqui no dina, espantosos 100 cv nas rodas…
e aqui o que vem pela frente:
que tal essa última? dá medo ou não? (risos)
mas agente dá um toque nele tb, tá tudo programado
abração
-
parte 1 visual:
muito bonito esse tempra apesar de que as vx1 me lembram rodas de golf (todo golf em bh tem vx1….) cairam mto bem o simbolo novo/velho da fiat no carro ficou mto de bom gosto, e esse spoilerzinho ficou mto bonito, me lembrou um pouquissimo as m3/m5....
parte 2 suspensão:
tenho que comentar mesmo? acho que as fotos dizem por só só....
parte 3 dinamometro:
ahhh quero um dina em bh porr@ btw, cofre limpinho do motor hein....????
espero mais fotos do projeto e como ele vai
abração, parabéns por mais um projeto impecável
-
parte 1 visual:
muito bonito esse tempra apesar de que as vx1 me lembram rodas de golf (todo golf em bh tem vx1….) cairam mto bem o simbolo novo/velho da fiat no carro ficou mto de bom gosto, e esse spoilerzinho ficou mto bonito, me lembrou um pouquissimo as m3/m5....
parte 2 suspensão:
tenho que comentar mesmo? acho que as fotos dizem por só só....
parte 3 dinamometro:
ahhh quero um dina em bh porr@ btw, cofre limpinho do motor hein....????
espero mais fotos do projeto e como ele vai
abração, parabéns por mais um projeto impecável
[snapback]222348[/snapback]
legal
agradecemos os logios e atualizarei o tpc sempre que eu tiver fotos, tempo, boa vontade e disposição… brincadeira assim qu der, posto outras fotos, do escape. e tb do motor, qdo ele estiver sendo feito.
ab?
-
o que vai ser feito nesse carro? qual será a proposta dele?
[snapback]222358[/snapback]
já foram feitas muitas coisas nesse carro, como os detalhes aerodin?micos, com um pequeno spoiler frontal para diminuir a passagem de ar sob o carro e um discreto spoiler traseiro para eliminar o original, (que na opinião do pessoal aqui se parecia mt com uma caixa de sapatos) e que melhora a estabilidade em altas velocidades. a suspensão foi toda retrabalhada, como vc viu na fotos e as molas fortam trocadas por outras com maior rate. as buchas de suspensão são feitas em duropene, inclusive as da barra estabilizadora. foi confeccionado por mim um escape completo m 2,5 polegadas, utilizando aão 1020 na seção inicial e inox 316 na seção final, com dois abafadores raceway, sendo um confeccionado por encomenda com design exclusivo do termina final. no interior, tem pedaleiras e volante momo, manopla sprint e alguns outros detalhes de acabamento, executados aqui mesmo. a pintura foi quase toda refeita com ppg e nos freios foram colocados discos zero km, pastilhas ferodo racing e o láquido de freio é dot 5.1. basicamente só está faltando o motor mesmo…
e no motor, o projeto está de acordo com o resto do conjunto. nada chamatvo demais, que permita utilização diária o carro no padrão gran turismo, ou seja, capaz de viagens, uso civil e amistoso e 100% de confiabilidade.
em termos práticos trata-se de upgrade no turbo, upgrade no intercooler, nova pressurização metálica, upgrade no sistema de admissão de ar, bem como melhoria do fluxo do cabeçote com traalho específico para turbo e as devidas correções no combustável e curva de ignição, mantendo a injeção original, porém aprimorando o sistema de alimentação, além de uma convrsão para o nosso amado combustável vegetal, o que inclui naturalmente modificações no cofre, com a adição da partida é frio e possivelmente um sistema de admissão de ar quente enquanto frio. estuda-se um ligeiro aumento de taxa de compressão e o uso de pistões forjados, mas nada determinado ainda.
mais especificamente, estima-se algo em torno dos 200 cv nas rodas ou um pouco mais que isso. o motor vem para casar com o restante do conjunto, harmoniosamente, sem exageros. uma vez terminado, o dono tem que saber que pode impingir ao carro um castigo mais severo do que ele poderia aplicar é um original, tendo certeza de que nada de ruim vai acontecer.
mais potência pode ser facilmente extra?da com menos modificações, mas se existe uma regra de ouro em termos de performance para uso di?rio, é que menos é mais .
abração
-
a? vicente, quero andar no carro depois pra ver como ficou o ch?o, ao meu ver, o principal defeito desse carro
abraços
[snapback]222370[/snapback]
o chão já tá pronto, falta ainda uma barrinha de amarração nas torres, mas o resultado já é bem positivo. a suspensao não é macia, é esportiva de verdade, mas não h? aspereza na condução diaria e a melhor definição, em minha opini?, não seria duro e sim firme .
a tração melhorou muito. durante o acerto das válvulas dos amortecedores e de pressão de molas, evoluiu um tanto nesse sentido, ficando a configuração ideal mais macia do que o calculado. assim obteve-se o melhor compromisso em tração saindo da imobilidade e também em ader?ncia da roda interna ao aplicar-se o torque na sa?da de cuvas.
o cr?tico do tempra, em minha opinião, nao é a ader?ncia lateral e nem a falta de equil?brio entre os eixos mas sim o pronunciado rolling de caroceria.
contudo, não mexemos nas estabilizadoras apenas fizemos buchas que trabalham menos para a estabilizadora dianteira. o cr?tico foi determinar o rate correto das molas e o consequente rebound ideal, até em função do novo conjunto de rolagem.
nada no mundo é perfeito mas em relação é um tempra original, que eu na verdade nem considero ruim de curvas, houve muita mudança.
abraço
-
show em vicentão…
a asa traseira ficou show, voce quem desenvolveu? quanto morre em uma desta??
esta suspensão ao descer bastante nao pega no pneu??
minha roda tmb é 17 tala 7 off-set 37 e o pneu fica a no max 2 cm do amortecedor... quanto morre pra fazer a suspensao se eu te mandar as minhas que é fixa, 7 cm + baixo e 20% mais rigida nos 2 sentidos?
voce faz camber plate??? os tiozinhos daqui enfiam a faca pra fazer cambagem aqui na cidade:(
man, curti muito o caramba, ta faltando um talentinho na estetica do motor masssss isto se resolve...
abração
victor hugo
rs... este topico foi pra mim.uhauauha
-
show em vicentão…
a asa traseira ficou show, voce quem desenvolveu? quanto morre em uma desta??
esta suspensão ao descer bastante nao pega no pneu??
minha roda tmb é 17 tala 7 off-set 37 e o pneu fica a no max 2 cm do amortecedor... quanto morre pra fazer a suspensao se eu te mandar as minhas que é fixa, 7 cm + baixo e 20% mais rigida nos 2 sentidos?
voce faz camber plate??? os tiozinhos daqui enfiam a faca pra fazer cambagem aqui na cidade:(
man, curti muito o caramba, ta faltando um talentinho na estetica do motor masssss isto se resolve...
abração
victor hugo
rs... este topico foi pra mim.uhauauha
[snapback]222439[/snapback]
não curto mt falar de preço…
a rosca permite que se baixe a suspensao até chegar ao pneu, nessa altura que está, com essas molas que estáo, os pratos não podem descer mais. com essas molas, o carro está o mais baixo possível.
se vc quiser, podemos estudar um kit de suspensão é seu gosto, sem vc mandar os amortecedores pra c?, até pq, provavelmente pouco deles se aproveitaria.
camber plate pro tempra não é mt difácil e pelo que eu tenho de experiencia por aqui, 20% mais rígida nos dois sentidos, não apresentou um resultado mt bom não... em carros com mais pressão de mola (o que é necessário) as calibragens variaram em termos de cerca de 0 é 20% é mais na compressão e 50 até 100% mais na distensão. nenhum tempra nas mais variadas configurações apresentou bons resultados com aumento de pressão igual nos dois sentidos, surgindo problemas de estabilidade na frente com pouca pressão na compressão e problemas de frenagem e tração com excesso pressão de compressão e tb rate do conjunto.
se vc realmente atingir os 350 hp que vc pretende, uma suspensão assim, de acordo com as experiencias que tive aqui, vai oferecer um resultado prec?rio em termos de tração e até estabilidade.
abraço
-
dá uma olhadinha no meu post nesse tópico, onde tem umas fotos de outros amortecedores q fabricamos:
http://forum.preparados.com.br/index.phpos…opic=11125&st=0
ab?
-
estou babando aqui…
eu gosto de tt/tts, acho um carro excelente, principalmente para o granturismo como vc disse....
essa suspensão, hein... :babando:...
p.s.: semana que vem eu pego o vêim...vou começar a restauração dele...qdo for montar o chão do carro, aguarde por mensagens minhas tem um diabinho soprando na minha orelha falando pra eu montar um carro old skool a lá eurotuner magazine (entenda-se rollcage, 2 lugares, forração interna normal, motor forte) e se bobear até camber plate vai entrar na jogada....
-
opa… mais um que vai acompanhar a evolucao desse tópico atentamente...
vicente, depois eu te passo +- o que jah fiz no meu carro... acho que vamos trocar muitas ideias... principalmente na suspensao que nao mexi nada ainda...
no meu entender cehgarei aos 350 hp que o victor tb quer chegar da ultima vez que passei no dinamometro so faltavam 124 hp pra chegar nos 350 o caminho eh muito longo ainda...
-
-
entendi, seria um pequeno incremento no carro original, corrigindo falhas que não se teve como fazer num carro de produção em escala, devido a custos e a tempo maior dispendido pro mesmo chegar ?s lojas.
só uma duvida: vc disse que o carro esta com 100cvs nas rodas. pretende dobrar a potência somente com alguns pequenos ajustes?
-
eu tenho visto esse tempra ao vivo, e estorvei o vicente com algumas visitas e perguntas de leigo… bem quando ele estava matutando em cima dos amortecedores...
trabalho fantástico que só vendo ao vivo para ter noção do nível
parabens vicente
[snapback]222510[/snapback]
ah, estorvou pouco… pode continuar a aparecer de vez em qdo... mas só de vez em qdo hein
ahahahaha
brincadeira
abra?
-
opa… mais um que vai acompanhar a evolucao desse tópico atentamente...
vicente, depois eu te passo +- o que jah fiz no meu carro... acho que vamos trocar muitas ideias... principalmente na suspensao que nao mexi nada ainda...
no meu entender cehgarei aos 350 hp que o victor tb quer chegar da ultima vez que passei no dinamometro so faltavam 124 hp pra chegar nos 350 o caminho eh muito longo ainda...
[snapback]222491[/snapback]
legal
hospedei essas fotos pra todos os curiosos, mas principalmente pros meus amigos tempreiros aqui do fórum, que já deviam estar achando que eu era o maior contador de lorotas, sempre prometendo e nunca postando…
pois é, chegar nos 350 hp me parece ser uma coisa bem razoável. nesse carro, a proposta é outra, o uso que se quer dar é outro. não se precisa de 350 hp pra ter um carro de menos de 1300 kg com performance apresentável. veja por exemplo o s3 e o tt, com 225 cv, o subaru wrx tb na mesma zona, golf r32, focus rs e tantos outros carros que oferecem desempenho muito bom e ficam na casa de 200 e poucos cv.
pra arrancar na rua, 200 hp é pouco, mas pra comeão de conversa, arrancar na rua é ilegal. e nem o tempra é um carro ideal para esse fim. o tempra turbo e o stile, em minha opinião se enquadram muito perfeitamente em um conceito que aos poucos está chegando ao mundo de performance do brasil, que é o conceito gt , ou seja, de carros realmente utiliz?veis. eles são carros com um bom acabamento interno, bom (e pesado) revestimento ac?stico amenidades elétricas, computador de bordo, dh, alguns possuem ar digital, mas todos possuem ar condicionado, ou seja, um nível de conforto bastante aceitável, principalmente se considerado o custo do carro atualmente.
além do fato que sendo turbo de fábrica, pode-se andar sem preocupações com a lei.
depenar um carro desses pra arrancar ou pra transformar em um carro de circuito, é um negócio meio despropositado em minha opinião, pq o pacote dele é muito bom, e pq se vc quer arrancar é sório, vc tem de se livrar de todo o peso inútil.
assim, me parece uma escolha mt lágica pra quem quer um bom carro, confortável, potente e confiável para curtir viagens, para poder usar no fim de semana, pra sair com a patroa sem ouvir reclamações sobre ard?ncia nos olhos por causa dos vapores de metanol...
um carro pra curtir como carro, com c , mai?sculo, mas sem o preão (com p mai?sculo) de um esportivo moderno.
então, qdo vc parte do princ?pio, o conceito é outro. a transmissão desse carro dificilmente vai aguentar o torque dos 350 hp numa boa , em qquer condição de uso, ou seja, vai ter que levar o carro, pra não moer. a aerodin?mica desse carro não é propicia para o uso em altas velocidades e se um tempra com 200 hp bate 238 km/h reais, é justo se supor que um tempra com 350 hp leve o carro perto dos 300 por hora. alguns carros, principalmente os de origem alem?, exibem uma clara preocupação com a aerodin?mica e com a força de lift, mas o tempra não está apto pra tanta velocidade, sem algumas alterações aerodin?micas muito bem pensadas e executadas. os freios originais são bons, mas nem de longe param um carro de 1300 kg numa velocidade tão alta e qdo vc carcar o po, seu láquido dot5 vai virar soda limonada e suas pastilhas vão se transformar em espelhos de camel?...
os cal?os de motor não estão aptos pra tanto torque, o sistema de arrefecimento tb teria de ser revisto para ficar no mesmo nível de confiabilidade, e assim por diante.
as modificações para vc ter um tempra com 350 hp e confiabilidade de original seriam tão extensas, que em minha opinião não velem é pena. e inevitavelmente a dirigibilidade será um tanto prejudicada, como em qquer carro desse tipo que recebe mais q o dobro de sua potência original.
aidéia de ter 350 hp num tempra seduz? certamente mas será que sobrevive ao teste da praticidade? a resposta vai depender do quanto o dono do carro se sujeita é certas coisas pra poder ter isso.
o legal desse conceito de fazer as coisas com mais po no chão é que o resultado final agrada é qualquer motorista, o consumo fica dentro de limites satisfatérios para a proposta, a dirigibilidade fica muito boa, as vezes superior ao que era original e você tem um carro que não é birrento, que pode ser usado como vc usaria um esportivo original de alta potência.
essas características permitem que vc curta o carro em sua totalidade, não apenas no sóbado é noite.
mas é como eu falei, cada macaco no seu galho. eu tb as vezes sonho com um turbo vermelho, engaiolado, suspensão full race totalmente ajustável, com dois bancos concha, cinto 4 pontos, escape de 3 polegadas, injeção regulável, cabeçote 16v, girando 8500 e enrugando o asfalto com 400 cv nas rodas. só não sei o que eu faria com um carro assim, mas que seria legal, seria
mas pessoas de verdade precisam de carros de verdade. mais de 100 cv litro não é pouca coisa qdo vc quer dirigibilidade e confiabilidade acima do original. e tem tb o detalhe do custo-benefício...
sobre a suspensão, vc sabe, tamos aí
abraço