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    Turbo a gasolina

    Mecânica e Preparação
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    • F
      Fabio Lima última edição por

      galera, andei pensando em alternativas pro meu carro tipo o tpc q fiz aspirado, vender o kit, botar injeção e tal. o que tá deverasmente me irritando é o consumo de 6km/l na estrada e dirigibilidade a frio.

      bom, antes de tomar medidas mais drasticas vou pegar e fazer meu carro rodar na gasolina. tenho um 2e alcool aki meio corridão que quebrou o suporte da boia, blz, compro outra tampa de gasolina, fico rodando com os venturis 21-25 ( pequenos que vão me dar uma economia a mais em baixa ) e 0,5 bar de pressao. pelomenos vou ter uma lenta lisa e alguns cv a mais, coisa q no aspirado nm vo conseguir. alguem ai tem turbo na gasolina? antes, original meu gol com 8,5 de taxa e tldz gasolina fazia 13km/l na estrada. q faça 12 nesse setup, pra min já vai estar de boa. ponto 12-15 e avanço a vacuo sem intercooler, 9,3 aprox de taxa. mto risco?

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • Q
        quarteto última edição por

        pra esse setup q seu motor tem e com essa pressão q vc vai rodar acho q vira sem grandes riscos…

        o lance q vc tem q ver é como ficará o consumo de gasolina qdo tiver andando com a turbina dando pressão...

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • F
          Fabio Lima última edição por

          na aut power 56 tem um cara q fez um teste confrontando gasolina x alcool x gnv no motor turbo.

          foi o seguinte ( na ordem de maior pra menor ):

          potencia: alc, gnv, gas

          tork: alc, gnv, gas

          consumo alc, gas ( mto menor ), gnv ( bem menos ainda )

          temp. escape: gas, gnv, alc

          torque: alc, gnv, gas

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • F
            Flavio Cruz última edição por

            bixo… falai aew o carro ideal que vc ker...

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • F
              Flavio Cruz última edição por

              ah.. 6.5 km/l de alcool eh consumo alto ai na sua cidade?

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • F
                Fabio Lima última edição por

                na estrada esta 6,5km/l andando a 100 km/h

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • F
                  Flavio Cruz última edição por

                  na estrada esta 6,5km/l andando a 100 km/h

                  [snapback]509315[/snapback]

                  emagrecer o burra e por bico(s) extras esta fora de cojitação?

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • M
                    marcioap última edição por

                    cara, pensa comigo aqui. hehe

                    consumo na estrada de digamos 12km/l tirando os 45% que o motor a alcool pede a mais fican 6.6km/l ou seja, si teu carro ta fazendo 6km/l dá uma leve emagrecidinha, não sei si tu ja usa econostato, caso não, comece a usar.

                    mais uma coisa é fato que carro a alcool sempre vai gastar mais que un a gasolina, e é na casa de 35 a 45%

                    meu carro no alcool depois de uns ajuster e tal, usando amplificador de ignição e tal, consegui fazer 7.8km/l indo pra cascavel andando dentro da lei.

                    porem na cidade não tem jeito, é de 3 a 4km/l

                    agora, turbo na gasolina é algo que eu mesmo pretendo experimentar, só que antes de começar vou baixar a taxa pra 8.5 ou menos.

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • E
                      Extreme Fast última edição por

                      cara, pensa comigo aqui. hehe

                      consumo na estrada de digamos 12km/l tirando os 45% que o motor a alcool pede a mais fican 6.6km/l ou seja, si teu carro ta fazendo 6km/l dá uma leve emagrecidinha, não sei si tu ja usa econostato, caso não, comece a usar.

                      mais uma coisa é fato que carro a alcool sempre vai gastar mais que un a gasolina, e é na casa de 35 a 45%

                      meu carro no alcool depois de uns ajuster e tal, usando amplificador de ignição e tal, consegui fazer 7.8km/l indo pra cascavel andando dentro da lei.

                      porem na cidade não tem jeito, é de 3 a 4km/l

                      agora, turbo na gasolina é algo que eu mesmo pretendo experimentar, só que antes de começar vou baixar a taxa pra 8.5 ou menos.

                      [snapback]509353[/snapback]

                      motor a alcool normalmente consome 30% a mais que a gasolina, não 45%

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • L
                        Lucas Schneider última edição por

                        motor a alcool normalmente consome 30% a mais que a gasolina, não 45%

                        [snapback]509476[/snapback]

                        soma o gasto em combusitvel pra ligar,mais o tempo pra aquecer, ?ia que chega nesses 45%…hauhauhauahuahauhauha

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • M
                          marcioap última edição por

                          motor a alcool normalmente consome 30% a mais que a gasolina, não 45%

                          [snapback]509476[/snapback]

                          eu to falando de valores reais considerando o nosso alcool como ele é e não como deveria ser. ah e tamben me refiro a motores turbo, não vai comparar un gasolina original com un alcool original onde tamben a diferença é maior que 30% ficando dos 35 aos 45%

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • E
                            Extreme Fast última edição por

                            não vejo o pq da diferença em ser turbo ou não, na fase aspirada depois de acertado o ponto certinho é capaz de ficar mais economico que o normal, considerando mesmo combustivel.

                            e do mesmo jeito que o alcool num eh nenhuma maravilha, a gasolina tb naum, entaum fica elas por elas.

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • M
                              marcioap última edição por

                              não vejo o pq da diferença em ser turbo ou não, na fase aspirada depois de acertado o ponto certinho é capaz de ficar mais economico que o normal, considerando mesmo combustivel.

                              e do mesmo jeito que o alcool num eh nenhuma maravilha, a gasolina tb naum, entaum fica elas por elas.

                              [snapback]509497[/snapback]

                              cara, eu to falando de coisas que acontece na vida real e não en papel.

                              pega un carro e coloca bicos 30% maior e vê si dá mistura correta na sonda, não dá.

                              eu fiz e não deu.

                              agora, ponto, taxa logico que tudo influi, mais mesmo assim, 30% é muito pouco.

                              ah, e carro turbo ao meu ver consome un pouco mais que aspirado, por que a turbina ta sempre soprando e mandando mais ar pra dentro do motor. agora, si o motorista souber aproveitar isso, consegue usar o carro gastando menos que antes.

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • F
                                Fabio Lima última edição por

                                soma o gasto em combusitvel pra ligar,mais o tempo pra aquecer, ?ia que chega nesses 45%…hauhauhauahuahauhauha

                                [snapback]509482[/snapback]

                                fora o aborrecimento de esperar esquentar, andar com o carro cheio de buracos qdo tá frio.

                                sobre o consumo eu penso assim: poderia abaixar esse consumo colocando um 2ezinho a alcool original ( com afogador e td ) pq o 3e nao tem geito, tem que alimentar forte o primeiro estagio nao por dar falta, isso seria o de menos facilmente resolvivel nos econostatos mas pq o 2? estagio é mto grande o venturi e se tiver a mistura no pelo qdo ele abre, dá um abismo de carburação. tipo mas ainda pelo q vejo por ai, mesmo com 2e nenhum turbo a alcool tem consumo bom… pq sera, pcausa da taxa? o tal do arzinho deveria ajudar diminuir o consumo, nao aumentar mais ainda.

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • L
                                  Lucas Schneider última edição por

                                  pega un carro e coloca bicos 30% maior e vê si dá mistura correta na sonda, não dá.

                                  eu fiz e não deu.

                                  agora, ponto, taxa logico que tudo influi, mais mesmo assim, 30% é muito pouco.

                                  [snapback]509505[/snapback]

                                  como vc fez pra medir essa abertura do bico/vazão em 30%???

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • ?
                                    Visitante última edição por

                                    cara, eu to falando de coisas que acontece na vida real e não en papel.

                                    pega un carro e coloca bicos 30% maior e vê si dá mistura correta na sonda, não dá.

                                    eu fiz e não deu.

                                    [snapback]509505[/snapback]

                                    se tiver com taxa pra alcool é diferente.

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • F
                                      Flavio Cruz última edição por

                                      so nao confundam consumo de carro a alcool com taca de 8 e taca de 12…

                                      12 é muito mais economico...

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • E
                                        Extreme Fast última edição por

                                        cara, eu to falando de coisas que acontece na vida real e não en papel.

                                        pega un carro e coloca bicos 30% maior e vê si dá mistura correta na sonda, não dá.

                                        eu fiz e não deu.

                                        agora, ponto, taxa logico que tudo influi, mais mesmo assim, 30% é muito pouco.

                                        ah, e carro turbo ao meu ver consome un pouco mais que aspirado, por que a turbina ta sempre soprando e mandando mais ar pra dentro do motor. agora, si o motorista souber aproveitar isso, consegue usar o carro gastando menos que antes.

                                        [snapback]509505[/snapback]

                                        não to falando em teoria e sim em prática, não é pq no seu motor os 30% não alimentaram que em todos os outros vai ser assim tb. já 2 motores identicos com consumo bem diferentes andando na boa…

                                        se o seu carro só conseguiu andar alimentando a fase aspirada com 45% a mais eu fico até triste pq um carro injetado fazer menos de 6km/l sem entrar a turbina é desanimador.

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                        • M
                                          marcioap última edição por

                                          como vc fez pra medir essa abertura do bico/vazão em 30%???

                                          [snapback]509529[/snapback]

                                          primeiro medi a vazão do bico original, depois com a mesma regulagen na maquina medi o outro, com isso deu pra ver a diferença en ml e buscar a % de diferença.

                                          se tiver com taxa pra alcool é diferente.

                                          [snapback]509532[/snapback]

                                          sim carol, mais até carro a alcool original de fabrica, tem bico maior e a pulsação é diferente. tudo pra mandar mais combustivel.

                                          inclusive tava olhando agora mesmo uma tabela de bicos que tenho aqui, e o ipw43 do santana 1.8 quando na gasolina tem 28ml e no alcool tem 40ml de injeção maxima, ou seja 45% a mais. claro que ai entra tento de pulsação, mais a maioria dos carros usa cuase 100% do bico no fim de giro.

                                          não to falando em teoria e sim em prática, não é pq no seu motor os 30% não alimentaram que em todos os outros vai ser assim tb. já 2 motores identicos com consumo bem diferentes andando na boa…

                                          se o seu carro só conseguiu andar alimentando a fase aspirada com 45% a mais eu fico até triste pq um carro injetado fazer menos de 6km/l sem entrar a turbina é desanimador.

                                          [snapback]509559[/snapback]

                                          colega, não te esquece que apenas tamo discutindo un assunto, nada pessoal ein.

                                          seguinte, não é que meu motor pediu os 45% e sim varios outros que mechi por aqui. e de muitos amigos e conhecidos que fizerom da mesma maneira que eu pra converter pra alcool, colocando bicos maiores e avan?ando o ponto. e todos precisarom de 35% a 45% a mais de combustivel para que o motor responda normalmente.

                                          não vamos comparar agora por ej un 1.8 mi gasolina com un 1.8 mi alcool original, por que ai entra o tema que a ka falou de taxa né.

                                          eu e o dono do post tamo mechendo com carro original a gasolina convertido pra alcool onde a taxa é baixa devido ao turbo.

                                          vamos usar un ej pra coisa ficar mais simples. o carro que sitei pra ka, santana 1.8 a alcool, como ja falei, a tabela que tenho pode não estar 100% correta, mais é confiavel por min e tamben tem outros exemplos onde o bico do mesmo carro com diferende apenas de combustivel o do alcool é maior na proporção de 35 a 45%, como ja falei, entra ai o tema da pulsação que a central manda, mais nem uma fabrica coloca bicos maiores deixando sobra, a maioria dos carro que vejo e mexo usan cuase ou até 100% de pulsação dos bicos perto do corte de giro, e tem casos que até antes o bico ja ta 100%.

                                          e tem casos onde colocando 30% a mais como vc falou o carro vai tranquilo, mais pra min isso nunca aconteceu. eu mesmo gostaria que meu carro com 30% a mais en relação aos originais rendese normal e não quebrase por falta.

                                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                          • S
                                            SGFrank última edição por

                                            l? na am?rica (usa) só se turbina a gasolina.

                                            até mesmo por q lá não tem alcool em bombas nas ruas.

                                            só querosene, diesel e gasosa, sendo essa última 88, 91 ou 93oct.

                                            até 1.3 bar, a turma nem mexe na taxa nem nada.

                                            acima disso, em civics, por exemplo, destaxa-se pra uns 8,5:1 a 9:1 e manda pressão até no máximo 2bar. acima disso, por lá, nas ruas é rarissimooooooo.

                                            isso bem acertado, tudo nos conformes, nunca vê quebrar nada e como ja disse … todo mundo lá é 100% na gasosa (nas ruas, lágico). nem preciso dizer se os carros por lá andam bem.

                                            uma diferença que vejo é que por lá ... quase todo mundo (eu diria 98%) dos turbos de rua tem intercooler. é como se fosse parte de kit b?sico.

                                            eu mesmo, tá pensando em turbinar o goleta aqui nesses dias e como tá na gasosa e já tenho intercooler ... vai ser coisa + ou - assim:

                                            1.8 mi gasolina, rodando no alcool

                                            taxa original

                                            intercooler

                                            1 bico extra

                                            pressão 0.9~1 bar

                                            deve dar uns 190~200 cvs ou tá doido?

                                            o consumo, não creio que vê mudar muito do original da parte aspro não.

                                            hj, faz 10 na cidade na gasosa ... no alcool, espero uns 7 a 8. sem pisar, e sem pressão .... na m?nha, claro.

                                            ou estou sonhando e pirei de vez?

                                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
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