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Turbo a gasolina

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Fabio Lima
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    #1

    galera, andei pensando em alternativas pro meu carro tipo o tpc q fiz aspirado, vender o kit, botar injeção e tal. o que tá deverasmente me irritando é o consumo de 6km/l na estrada e dirigibilidade a frio.

    bom, antes de tomar medidas mais drasticas vou pegar e fazer meu carro rodar na gasolina. tenho um 2e alcool aki meio corridão que quebrou o suporte da boia, blz, compro outra tampa de gasolina, fico rodando com os venturis 21-25 ( pequenos que vão me dar uma economia a mais em baixa ) e 0,5 bar de pressao. pelomenos vou ter uma lenta lisa e alguns cv a mais, coisa q no aspirado nm vo conseguir. alguem ai tem turbo na gasolina? antes, original meu gol com 8,5 de taxa e tldz gasolina fazia 13km/l na estrada. q faça 12 nesse setup, pra min já vai estar de boa. ponto 12-15 e avanço a vacuo sem intercooler, 9,3 aprox de taxa. mto risco?

    1 Resposta Última resposta
    • Q Offline
      Q Offline
      quarteto
      escreveu em última edição por
      #2

      pra esse setup q seu motor tem e com essa pressão q vc vai rodar acho q vira sem grandes riscos…

      o lance q vc tem q ver é como ficará o consumo de gasolina qdo tiver andando com a turbina dando pressão...

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
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        Fabio Lima
        escreveu em última edição por
        #3

        na aut power 56 tem um cara q fez um teste confrontando gasolina x alcool x gnv no motor turbo.

        foi o seguinte ( na ordem de maior pra menor ):

        potencia: alc, gnv, gas

        tork: alc, gnv, gas

        consumo alc, gas ( mto menor ), gnv ( bem menos ainda )

        temp. escape: gas, gnv, alc

        torque: alc, gnv, gas

        1 Resposta Última resposta
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          Flavio Cruz
          escreveu em última edição por
          #4

          bixo… falai aew o carro ideal que vc ker...

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
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            Flavio Cruz
            escreveu em última edição por
            #5

            ah.. 6.5 km/l de alcool eh consumo alto ai na sua cidade?

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
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              Fabio Lima
              escreveu em última edição por
              #6

              na estrada esta 6,5km/l andando a 100 km/h

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Flavio Cruz
                escreveu em última edição por
                #7

                na estrada esta 6,5km/l andando a 100 km/h

                [snapback]509315[/snapback]

                emagrecer o burra e por bico(s) extras esta fora de cojitação?

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  marcioap
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  cara, pensa comigo aqui. hehe

                  consumo na estrada de digamos 12km/l tirando os 45% que o motor a alcool pede a mais fican 6.6km/l ou seja, si teu carro ta fazendo 6km/l dá uma leve emagrecidinha, não sei si tu ja usa econostato, caso não, comece a usar.

                  mais uma coisa é fato que carro a alcool sempre vai gastar mais que un a gasolina, e é na casa de 35 a 45%

                  meu carro no alcool depois de uns ajuster e tal, usando amplificador de ignição e tal, consegui fazer 7.8km/l indo pra cascavel andando dentro da lei.

                  porem na cidade não tem jeito, é de 3 a 4km/l

                  agora, turbo na gasolina é algo que eu mesmo pretendo experimentar, só que antes de começar vou baixar a taxa pra 8.5 ou menos.

                  1 Resposta Última resposta
                  • E Offline
                    E Offline
                    Extreme Fast
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    cara, pensa comigo aqui. hehe

                    consumo na estrada de digamos 12km/l tirando os 45% que o motor a alcool pede a mais fican 6.6km/l ou seja, si teu carro ta fazendo 6km/l dá uma leve emagrecidinha, não sei si tu ja usa econostato, caso não, comece a usar.

                    mais uma coisa é fato que carro a alcool sempre vai gastar mais que un a gasolina, e é na casa de 35 a 45%

                    meu carro no alcool depois de uns ajuster e tal, usando amplificador de ignição e tal, consegui fazer 7.8km/l indo pra cascavel andando dentro da lei.

                    porem na cidade não tem jeito, é de 3 a 4km/l

                    agora, turbo na gasolina é algo que eu mesmo pretendo experimentar, só que antes de começar vou baixar a taxa pra 8.5 ou menos.

                    [snapback]509353[/snapback]

                    motor a alcool normalmente consome 30% a mais que a gasolina, não 45%

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      Lucas Schneider
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      motor a alcool normalmente consome 30% a mais que a gasolina, não 45%

                      [snapback]509476[/snapback]

                      soma o gasto em combusitvel pra ligar,mais o tempo pra aquecer, ?ia que chega nesses 45%…hauhauhauahuahauhauha

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        marcioap
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        motor a alcool normalmente consome 30% a mais que a gasolina, não 45%

                        [snapback]509476[/snapback]

                        eu to falando de valores reais considerando o nosso alcool como ele é e não como deveria ser. ah e tamben me refiro a motores turbo, não vai comparar un gasolina original com un alcool original onde tamben a diferença é maior que 30% ficando dos 35 aos 45%

                        1 Resposta Última resposta
                        • E Offline
                          E Offline
                          Extreme Fast
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          não vejo o pq da diferença em ser turbo ou não, na fase aspirada depois de acertado o ponto certinho é capaz de ficar mais economico que o normal, considerando mesmo combustivel.

                          e do mesmo jeito que o alcool num eh nenhuma maravilha, a gasolina tb naum, entaum fica elas por elas.

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            marcioap
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            não vejo o pq da diferença em ser turbo ou não, na fase aspirada depois de acertado o ponto certinho é capaz de ficar mais economico que o normal, considerando mesmo combustivel.

                            e do mesmo jeito que o alcool num eh nenhuma maravilha, a gasolina tb naum, entaum fica elas por elas.

                            [snapback]509497[/snapback]

                            cara, eu to falando de coisas que acontece na vida real e não en papel.

                            pega un carro e coloca bicos 30% maior e vê si dá mistura correta na sonda, não dá.

                            eu fiz e não deu.

                            agora, ponto, taxa logico que tudo influi, mais mesmo assim, 30% é muito pouco.

                            ah, e carro turbo ao meu ver consome un pouco mais que aspirado, por que a turbina ta sempre soprando e mandando mais ar pra dentro do motor. agora, si o motorista souber aproveitar isso, consegue usar o carro gastando menos que antes.

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fabio Lima
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              soma o gasto em combusitvel pra ligar,mais o tempo pra aquecer, ?ia que chega nesses 45%…hauhauhauahuahauhauha

                              [snapback]509482[/snapback]

                              fora o aborrecimento de esperar esquentar, andar com o carro cheio de buracos qdo tá frio.

                              sobre o consumo eu penso assim: poderia abaixar esse consumo colocando um 2ezinho a alcool original ( com afogador e td ) pq o 3e nao tem geito, tem que alimentar forte o primeiro estagio nao por dar falta, isso seria o de menos facilmente resolvivel nos econostatos mas pq o 2? estagio é mto grande o venturi e se tiver a mistura no pelo qdo ele abre, dá um abismo de carburação. tipo mas ainda pelo q vejo por ai, mesmo com 2e nenhum turbo a alcool tem consumo bom… pq sera, pcausa da taxa? o tal do arzinho deveria ajudar diminuir o consumo, nao aumentar mais ainda.

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
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                                Lucas Schneider
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                pega un carro e coloca bicos 30% maior e vê si dá mistura correta na sonda, não dá.

                                eu fiz e não deu.

                                agora, ponto, taxa logico que tudo influi, mais mesmo assim, 30% é muito pouco.

                                [snapback]509505[/snapback]

                                como vc fez pra medir essa abertura do bico/vazão em 30%???

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  cara, eu to falando de coisas que acontece na vida real e não en papel.

                                  pega un carro e coloca bicos 30% maior e vê si dá mistura correta na sonda, não dá.

                                  eu fiz e não deu.

                                  [snapback]509505[/snapback]

                                  se tiver com taxa pra alcool é diferente.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    Flavio Cruz
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    so nao confundam consumo de carro a alcool com taca de 8 e taca de 12…

                                    12 é muito mais economico...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • E Offline
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                                      #18

                                      cara, eu to falando de coisas que acontece na vida real e não en papel.

                                      pega un carro e coloca bicos 30% maior e vê si dá mistura correta na sonda, não dá.

                                      eu fiz e não deu.

                                      agora, ponto, taxa logico que tudo influi, mais mesmo assim, 30% é muito pouco.

                                      ah, e carro turbo ao meu ver consome un pouco mais que aspirado, por que a turbina ta sempre soprando e mandando mais ar pra dentro do motor. agora, si o motorista souber aproveitar isso, consegue usar o carro gastando menos que antes.

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                                      não to falando em teoria e sim em prática, não é pq no seu motor os 30% não alimentaram que em todos os outros vai ser assim tb. já 2 motores identicos com consumo bem diferentes andando na boa…

                                      se o seu carro só conseguiu andar alimentando a fase aspirada com 45% a mais eu fico até triste pq um carro injetado fazer menos de 6km/l sem entrar a turbina é desanimador.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        marcioap
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        como vc fez pra medir essa abertura do bico/vazão em 30%???

                                        [snapback]509529[/snapback]

                                        primeiro medi a vazão do bico original, depois com a mesma regulagen na maquina medi o outro, com isso deu pra ver a diferença en ml e buscar a % de diferença.

                                        se tiver com taxa pra alcool é diferente.

                                        [snapback]509532[/snapback]

                                        sim carol, mais até carro a alcool original de fabrica, tem bico maior e a pulsação é diferente. tudo pra mandar mais combustivel.

                                        inclusive tava olhando agora mesmo uma tabela de bicos que tenho aqui, e o ipw43 do santana 1.8 quando na gasolina tem 28ml e no alcool tem 40ml de injeção maxima, ou seja 45% a mais. claro que ai entra tento de pulsação, mais a maioria dos carros usa cuase 100% do bico no fim de giro.

                                        não to falando em teoria e sim em prática, não é pq no seu motor os 30% não alimentaram que em todos os outros vai ser assim tb. já 2 motores identicos com consumo bem diferentes andando na boa…

                                        se o seu carro só conseguiu andar alimentando a fase aspirada com 45% a mais eu fico até triste pq um carro injetado fazer menos de 6km/l sem entrar a turbina é desanimador.

                                        [snapback]509559[/snapback]

                                        colega, não te esquece que apenas tamo discutindo un assunto, nada pessoal ein.

                                        seguinte, não é que meu motor pediu os 45% e sim varios outros que mechi por aqui. e de muitos amigos e conhecidos que fizerom da mesma maneira que eu pra converter pra alcool, colocando bicos maiores e avan?ando o ponto. e todos precisarom de 35% a 45% a mais de combustivel para que o motor responda normalmente.

                                        não vamos comparar agora por ej un 1.8 mi gasolina com un 1.8 mi alcool original, por que ai entra o tema que a ka falou de taxa né.

                                        eu e o dono do post tamo mechendo com carro original a gasolina convertido pra alcool onde a taxa é baixa devido ao turbo.

                                        vamos usar un ej pra coisa ficar mais simples. o carro que sitei pra ka, santana 1.8 a alcool, como ja falei, a tabela que tenho pode não estar 100% correta, mais é confiavel por min e tamben tem outros exemplos onde o bico do mesmo carro com diferende apenas de combustivel o do alcool é maior na proporção de 35 a 45%, como ja falei, entra ai o tema da pulsação que a central manda, mais nem uma fabrica coloca bicos maiores deixando sobra, a maioria dos carro que vejo e mexo usan cuase ou até 100% de pulsação dos bicos perto do corte de giro, e tem casos que até antes o bico ja ta 100%.

                                        e tem casos onde colocando 30% a mais como vc falou o carro vai tranquilo, mais pra min isso nunca aconteceu. eu mesmo gostaria que meu carro com 30% a mais en relação aos originais rendese normal e não quebrase por falta.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
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                                          SGFrank
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          l? na am?rica (usa) só se turbina a gasolina.

                                          até mesmo por q lá não tem alcool em bombas nas ruas.

                                          só querosene, diesel e gasosa, sendo essa última 88, 91 ou 93oct.

                                          até 1.3 bar, a turma nem mexe na taxa nem nada.

                                          acima disso, em civics, por exemplo, destaxa-se pra uns 8,5:1 a 9:1 e manda pressão até no máximo 2bar. acima disso, por lá, nas ruas é rarissimooooooo.

                                          isso bem acertado, tudo nos conformes, nunca vê quebrar nada e como ja disse … todo mundo lá é 100% na gasosa (nas ruas, lágico). nem preciso dizer se os carros por lá andam bem.

                                          uma diferença que vejo é que por lá ... quase todo mundo (eu diria 98%) dos turbos de rua tem intercooler. é como se fosse parte de kit b?sico.

                                          eu mesmo, tá pensando em turbinar o goleta aqui nesses dias e como tá na gasosa e já tenho intercooler ... vai ser coisa + ou - assim:

                                          1.8 mi gasolina, rodando no alcool

                                          taxa original

                                          intercooler

                                          1 bico extra

                                          pressão 0.9~1 bar

                                          deve dar uns 190~200 cvs ou tá doido?

                                          o consumo, não creio que vê mudar muito do original da parte aspro não.

                                          hj, faz 10 na cidade na gasosa ... no alcool, espero uns 7 a 8. sem pisar, e sem pressão .... na m?nha, claro.

                                          ou estou sonhando e pirei de vez?

                                          1 Resposta Última resposta

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