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    Qual a temperatura de trabalho do óleo???

    Mecânica e Preparação
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    • Z
      ZOEGA última edição por

      oopa galera

      gostaria de saber qual a temperatura e pressão de trabalho do oleo nos vw ap.

      quem puder postar aí pra ajudar, eu agrade?o.

      temperatura e pressão, em marcha lenta, com o carro quente e depois de uma puxada.

      não esque?am de dizer se é turbo/aspro ou original.

      valeu galera

      abraços.

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • R
        RodrigoLóke última edição por

        eu tmb tenho interesse nessa informação…..

        zoega.....como você colocou o sensor de temperatura de óleo........e aonde vc o colocou ?

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • Z
          ZOEGA última edição por

          zoega…..como você colocou o sensor de temperatura de óleo........e aonde vc o colocou ?

          [snapback]510661[/snapback]

          não tenho sensor de temperatura do oleo no meu carro. só quero sanar uma duvida em relação é pressão de trabalho do oleo. :bravo:

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • F
            fusca84 última edição por

            nos vw a ar a temperatura do oleo ideal é na casa dos 90 a 95 graus. acima disso, comeca a ter perda excessiva de pressao de oleo. nos aps deve ser por ai tambem.

            segundo o departamento tecnico da ipiranga, os oleos minerais 20w50 api sj, mantem sua acao lubrificante inalterada até os 119 graus celsius.

            zoega, com relacao a pressao do oleo, para motor turbo, o ideal é que fique entre 2 bar nas baixas rotacoes (até uns 2000 rpm) e que nao passe de 6 bar nas altas.

            no fusca a pressao de trabalho com a temperatura do motor estabilizada (despois de uns 30~40 km de estrada a 110 km/h) fica em 3,5 bar (isso com o motor virando 3250 rpm). quando estica as marchas, que a rotacao cresce, chego a ter picos de 4,5 bar.

            acredito que isso já possa te dar uma base.

            um abraco.

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • Z
              ZOEGA última edição por

              pois é, nos ap eu acho que essa pressão é menor mesmo…

              nesse catalogo de bombas de oleo da brosol dá pra ver, que nos vw ap 1600/1800/2000 (88-atual) dá 2,0 bar a 2000rpm, é 80?c ou seja, a 900 rpm, com a turbina esquentando o oleo, depois de uma puxada (o oleo deve estar a uns 110?c) a pressão cai bastante ficando perto de 1,0bar o que é pressão normal que eu mais vejo em carros turbo (varia de 0,9 a 1,5 kg em ml).

              http://www.affinia.com.br/teste/brosol/pdf…_press_oleo.pdf

              fusca 84, nos vw a ar será que por causa do radiador o oleo não trabalha mais frio do que nos apo??

              essa temperatura de 90-95?c que vc comentou é em motor original ou turbo?

              valeu abraço.

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • G
                Glauco última edição por

                andando em um passat pointer depois de uns espanques espetava os 120? ..só num sei ate quando ia aguentar ou aguentou….. :bravo:

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • Z
                  ZOEGA última edição por

                  andando em um passat pointer depois de uns espanques espetava os 120? ..só num sei ate quando ia aguentar ou aguentou….. :bravo:

                  [snapback]510772[/snapback]

                  turbo?

                  e a pressão de oleo?

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • F
                    Fahrell última edição por

                    amanha dou umas esticadas com o tempra e posto aqui…

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • F
                      fusca84 última edição por

                      pois é, nos ap eu acho que essa pressão é menor mesmo…

                      ...

                      fusca 84, nos vw a ar será que por causa do radiador o oleo não trabalha mais frio do que nos apo??

                      essa temperatura de 90-95?c que vc comentou é em motor original ou turbo?

                      valeu abraço.

                      [snapback]510765[/snapback]

                      a pressao de oleo nos ap s, no meu entendimento, nao deveria ser menor, pois é um motor que tem maior capacidade de refrigeracao.

                      os a ar nao trabalham mais frios nao. o oleo é responsável por boa parte da refrigeracao do motor. lembre-se que em motores a ar preparados, diminuimos consideravelmente a polia do virabrequim. polia menos no vira, menos rotacao no ventilador que empurra ar para o motor.

                      os 90~95 graus eu consigo no motor turbo, andando de forma civilizada, como citei anteriormente 110 km/h constantes. se apertar e comecar a andar a 170, 180 a temperatura do oleo chega nos 110 graus e a pressao do oleo cai para uns 2,5 bar quando volta aos 110 km/h.

                      []s

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • W
                        wagnerls última edição por

                        so pra complementar a info do fusca84, no meu a pressao quando frio e em ml fica em 4kg e andando ate esquentar fica nisso.

                        depois de quente, com a temp na casa dos 80 graus, fica 0,3kg na ml e andando numas 2k rpm fica em 2kg, pisando com vontade fica nos 3,5 kg e temp chega ate as 110 graus.

                        se eu pisar muito mesmo, por pra torar o motor, a pressao na ml chega a miseros 0,1 kg, depois vai aumentando conforme a temp baixa.

                        abracos

                        wagner luis

                        :bravo:

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • G
                          Gustavo última edição por

                          mesmo em um motor refrigerado a agua o oleo eh responsavel por 60% da refrigeracao do motor, mas como eu jah procurei eh isso dae mesmo, o bom eh ficar dentro dessa faixa de 85 a 95 graus, podendo ir a extremos como 110 graus em uma rotacao muito elevada, vale ler oq esta escrito na lata de oleo pra saber suas expecificacoes e dae ver qto o carro tah de temp do oleo, pode-se usar uma termopar com um multimetro automotivo tbein pra saber como esta a temp.

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • R
                            RodrigoLóke última edição por

                            alguém sabe aonde instalar o sensor de temp. de óleo (aquele sensor dos relógios da cronomac) ?

                            abraço.

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • G
                              GusWRC última edição por

                              não sei a pressão, mas a temp no meu carro era de 100oc, e qdo dava uns cacetes ia até uns 120o.

                              qdo coloquei o radiador de óleo, essa temp ficou em 80o, com picos de no máximo 100o qdo judiava mesmo.

                              motor aspirado.

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • E
                                edsonmassao última edição por

                                guswrc, qual radiador de óleo vc está usando? algum gen?rico ou específico?

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • R
                                  RodrigoLóke última edição por

                                  alguem sabe aonde colocar o sensor de temp do óleo (cronomac) é pleaseeeeeeee ;) :ppteam:

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • G
                                    Gustavo última edição por

                                    eu acho q eh no carter, mas vamos ver ae.

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • F
                                      fusca84 última edição por

                                      eu meão a temperatura do oleo no carter. faz um furo, solde uma porca por dentro do carter com a mesma rosca do sensor e é isso.

                                      []s

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • R
                                        RodrigoLóke última edição por

                                        eu meão a temperatura do oleo no carter. faz um furo, solde uma porca por dentro do carter com a mesma rosca do sensor e é isso.

                                        []s

                                        [snapback]511754[/snapback]

                                        agora sim….... :ppteam:

                                        vai ficar para o futuro então.......não to afim de tirar meu carter fora hehehe

                                        valeu........obrigado..... ;)

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                        • G
                                          GusWRC última edição por

                                          guswrc, qual radiador de óleo vc está usando?  algum gen?rico ou específico?

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                                          uso akele simples, de parachoque como chamam.

                                          rodrigo, o sensor no meu carro originalmente é colocado no suporte do filtro de óleo.

                                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                          • R
                                            RodrigoLóke última edição por

                                            uso akele simples, de parachoque como chamam.

                                            rodrigo, o sensor no meu carro originalmente é colocado no suporte do filtro de óleo.

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                                            eu acredito que no meu caso, vai ser necessário furar o carter, pois é um ford maverick….....acredito que não tenha essa rosca no meu suporte original.

                                            vou verificar, mas é quase certo que não existe.

                                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
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