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Qual a temperatura de trabalho do óleo???

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  • Z Offline
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    ZOEGA
    escreveu em última edição por
    #1

    oopa galera

    gostaria de saber qual a temperatura e pressão de trabalho do oleo nos vw ap.

    quem puder postar aí pra ajudar, eu agrade?o.

    temperatura e pressão, em marcha lenta, com o carro quente e depois de uma puxada.

    não esque?am de dizer se é turbo/aspro ou original.

    valeu galera

    abraços.

    1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      RodrigoLóke
      escreveu em última edição por
      #2

      eu tmb tenho interesse nessa informação…..

      zoega.....como você colocou o sensor de temperatura de óleo........e aonde vc o colocou ?

      1 Resposta Última resposta
      • Z Offline
        Z Offline
        ZOEGA
        escreveu em última edição por
        #3

        zoega…..como você colocou o sensor de temperatura de óleo........e aonde vc o colocou ?

        [snapback]510661[/snapback]

        não tenho sensor de temperatura do oleo no meu carro. só quero sanar uma duvida em relação é pressão de trabalho do oleo. :bravo:

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          fusca84
          escreveu em última edição por
          #4

          nos vw a ar a temperatura do oleo ideal é na casa dos 90 a 95 graus. acima disso, comeca a ter perda excessiva de pressao de oleo. nos aps deve ser por ai tambem.

          segundo o departamento tecnico da ipiranga, os oleos minerais 20w50 api sj, mantem sua acao lubrificante inalterada até os 119 graus celsius.

          zoega, com relacao a pressao do oleo, para motor turbo, o ideal é que fique entre 2 bar nas baixas rotacoes (até uns 2000 rpm) e que nao passe de 6 bar nas altas.

          no fusca a pressao de trabalho com a temperatura do motor estabilizada (despois de uns 30~40 km de estrada a 110 km/h) fica em 3,5 bar (isso com o motor virando 3250 rpm). quando estica as marchas, que a rotacao cresce, chego a ter picos de 4,5 bar.

          acredito que isso já possa te dar uma base.

          um abraco.

          1 Resposta Última resposta
          • Z Offline
            Z Offline
            ZOEGA
            escreveu em última edição por
            #5

            pois é, nos ap eu acho que essa pressão é menor mesmo…

            nesse catalogo de bombas de oleo da brosol dá pra ver, que nos vw ap 1600/1800/2000 (88-atual) dá 2,0 bar a 2000rpm, é 80?c ou seja, a 900 rpm, com a turbina esquentando o oleo, depois de uma puxada (o oleo deve estar a uns 110?c) a pressão cai bastante ficando perto de 1,0bar o que é pressão normal que eu mais vejo em carros turbo (varia de 0,9 a 1,5 kg em ml).

            http://www.affinia.com.br/teste/brosol/pdf…_press_oleo.pdf

            fusca 84, nos vw a ar será que por causa do radiador o oleo não trabalha mais frio do que nos apo??

            essa temperatura de 90-95?c que vc comentou é em motor original ou turbo?

            valeu abraço.

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              Glauco
              escreveu em última edição por
              #6

              andando em um passat pointer depois de uns espanques espetava os 120? ..só num sei ate quando ia aguentar ou aguentou….. :bravo:

              1 Resposta Última resposta
              • Z Offline
                Z Offline
                ZOEGA
                escreveu em última edição por
                #7

                andando em um passat pointer depois de uns espanques espetava os 120? ..só num sei ate quando ia aguentar ou aguentou….. :bravo:

                [snapback]510772[/snapback]

                turbo?

                e a pressão de oleo?

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fahrell
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  amanha dou umas esticadas com o tempra e posto aqui…

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    fusca84
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    pois é, nos ap eu acho que essa pressão é menor mesmo…

                    ...

                    fusca 84, nos vw a ar será que por causa do radiador o oleo não trabalha mais frio do que nos apo??

                    essa temperatura de 90-95?c que vc comentou é em motor original ou turbo?

                    valeu abraço.

                    [snapback]510765[/snapback]

                    a pressao de oleo nos ap s, no meu entendimento, nao deveria ser menor, pois é um motor que tem maior capacidade de refrigeracao.

                    os a ar nao trabalham mais frios nao. o oleo é responsável por boa parte da refrigeracao do motor. lembre-se que em motores a ar preparados, diminuimos consideravelmente a polia do virabrequim. polia menos no vira, menos rotacao no ventilador que empurra ar para o motor.

                    os 90~95 graus eu consigo no motor turbo, andando de forma civilizada, como citei anteriormente 110 km/h constantes. se apertar e comecar a andar a 170, 180 a temperatura do oleo chega nos 110 graus e a pressao do oleo cai para uns 2,5 bar quando volta aos 110 km/h.

                    []s

                    1 Resposta Última resposta
                    • W Offline
                      W Offline
                      wagnerls
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      so pra complementar a info do fusca84, no meu a pressao quando frio e em ml fica em 4kg e andando ate esquentar fica nisso.

                      depois de quente, com a temp na casa dos 80 graus, fica 0,3kg na ml e andando numas 2k rpm fica em 2kg, pisando com vontade fica nos 3,5 kg e temp chega ate as 110 graus.

                      se eu pisar muito mesmo, por pra torar o motor, a pressao na ml chega a miseros 0,1 kg, depois vai aumentando conforme a temp baixa.

                      abracos

                      wagner luis

                      :bravo:

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gustavo
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        mesmo em um motor refrigerado a agua o oleo eh responsavel por 60% da refrigeracao do motor, mas como eu jah procurei eh isso dae mesmo, o bom eh ficar dentro dessa faixa de 85 a 95 graus, podendo ir a extremos como 110 graus em uma rotacao muito elevada, vale ler oq esta escrito na lata de oleo pra saber suas expecificacoes e dae ver qto o carro tah de temp do oleo, pode-se usar uma termopar com um multimetro automotivo tbein pra saber como esta a temp.

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          RodrigoLóke
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          alguém sabe aonde instalar o sensor de temp. de óleo (aquele sensor dos relógios da cronomac) ?

                          abraço.

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            GusWRC
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            não sei a pressão, mas a temp no meu carro era de 100oc, e qdo dava uns cacetes ia até uns 120o.

                            qdo coloquei o radiador de óleo, essa temp ficou em 80o, com picos de no máximo 100o qdo judiava mesmo.

                            motor aspirado.

                            1 Resposta Última resposta
                            • E Offline
                              E Offline
                              edsonmassao
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              guswrc, qual radiador de óleo vc está usando? algum gen?rico ou específico?

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                RodrigoLóke
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                alguem sabe aonde colocar o sensor de temp do óleo (cronomac) é pleaseeeeeeee ;) :ppteam:

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  Gustavo
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  eu acho q eh no carter, mas vamos ver ae.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    fusca84
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    eu meão a temperatura do oleo no carter. faz um furo, solde uma porca por dentro do carter com a mesma rosca do sensor e é isso.

                                    []s

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
                                      R Offline
                                      RodrigoLóke
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      eu meão a temperatura do oleo no carter. faz um furo, solde uma porca por dentro do carter com a mesma rosca do sensor e é isso.

                                      []s

                                      [snapback]511754[/snapback]

                                      agora sim….... :ppteam:

                                      vai ficar para o futuro então.......não to afim de tirar meu carter fora hehehe

                                      valeu........obrigado..... ;)

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        GusWRC
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        guswrc, qual radiador de óleo vc está usando?  algum gen?rico ou específico?

                                        [snapback]511657[/snapback]

                                        uso akele simples, de parachoque como chamam.

                                        rodrigo, o sensor no meu carro originalmente é colocado no suporte do filtro de óleo.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          uso akele simples, de parachoque como chamam.

                                          rodrigo, o sensor no meu carro originalmente é colocado no suporte do filtro de óleo.

                                          [snapback]512174[/snapback]

                                          eu acredito que no meu caso, vai ser necessário furar o carter, pois é um ford maverick….....acredito que não tenha essa rosca no meu suporte original.

                                          vou verificar, mas é quase certo que não existe.

                                          1 Resposta Última resposta

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