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Chevette 1.6 para 1.7

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    DuDu_Civic
    escreveu em última edição por
    #4

    pra galera que quiser buscar outras informações

    extremamente útil

    http://catalogo.mahle.com.br/catalogos/piston/welcome.do

    []s

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      Visitante
      escreveu em última edição por
      #5

      dudu, pistão de gm não é um ?cone em resist?ncia nem se comparado com pistão de ap. cuidado.

      1 Resposta Última resposta
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        PedroBuchabqui
        escreveu em última edição por
        #6

        dudu, o que o pessoal usa é pistão de monza 1.8 mesmo, mas tem que ser fase 2, posterior a 86. este que vc postou é fase 1, e a altura de compressão é bem maior.

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
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          DuDu_Civic
          escreveu em última edição por
          #7

          dudu, pistão de gm não é um ?cone em resist?ncia nem se comparado com pistão de ap. cuidado.

          [snapback]515016[/snapback]

          oi tia

          a questão que foi levantada pelo meu preparador, num é comparar o pistão de ap com o de gm, é o fato da canaleta do mesmo ser mais fina q a do pistão do chevette, enfim, baseado nisso ele teria mais facilidade pra quebrar se utilizado no motor de chevette

          tendeu? :humpft:

          tá aqui fazendo os calculos, já já posto coisa nova aqui pra galera discutir

          depois de pronto bem que podia virar um hot topic hein to tentando detalhar ao máximo

          []s

          1 Resposta Última resposta
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            daniel
            escreveu em última edição por
            #8

            qdo eu tinha cheva monteio com o 86mm

            mas foi um trampo arrumar junta

            eu montaria com o 84,8mm

            e tem este lance mesmo do fase 1 e fase 2 serem diferentes a altur dos pinos

            1 Resposta Última resposta
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              DuDu_Civic
              escreveu em última edição por
              #9

              dudu, o que o pessoal usa é pistão de monza 1.8 mesmo, mas tem que ser fase 2, posterior a 86. este que vc postou é fase 1, e a altura de compressão é bem maior.

              [snapback]515034[/snapback]

              pistão monza 1.8 fase 2

              segue as specs do 1.8 fase 2 hehehehehe

              []s

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
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                Andre Silva
                escreveu em última edição por
                #10

                em ap, quando se quer transformar um 1.8 num 1.9, o ideal é os pistões de 84,8mm mas, nesses casos, o bloco tem que ser rebaixado um pouco (não sei o quanto)…então, o pistão de monza 1.8 fase ii é mais baixo que o de ap 1.8...

                vc colocou o curso do vira mas qual o tamanho das bielas...???

                vc sabe qual o r/l...???

                seu carro é aspirado ou turbo...???

                galera,

                vou tentar adiantar um assunto de meu interesse, até pq desmontei meu motor h? pouco tempo, ainda não tirei os pistões, mas se eu tiver quebrado canaleta vai ser pra onde eu vou partir, o aumento de cilindrada do meu motor de chevette

                pesquisei pelo fórum mas não achei muita informação concreta sobre esse assunto

                a questão é a seguinte, existem diversas formas de aumentar a cilindrada desse carro, vamos por partes:

                dados atuais do meu motor:

                pistão 82 mm - atualmente pistão std de 1.6 dl q é cavado

                curso 75,7 mm

                cilindrada 1599 cm?

                bloco e eixo std de 1.6

                a espessura da parede da camisa é de 5 mm te?ricamente (corrijam se eu estiver errado) eu tenho 10mm de medida de pistão até encostar no bloco, mas é lágico q isso é inviável né

                receita 1: pistão de ap 2.0 gasolina carburado

                pistão 83 ou 83,5 mm

                cilindrada vai para 1638 cm? com 83mm e 1658 cm? com 83,5mm (1.7)

                altura com o bloco: 1 mm abaixo do bloco (precisa rebaixar??)

                trabalhos: retifica do bloco e embuchamento de biela

                vantagem: destaxa mais o motor, pistões mais leves e preão dos pistões

                desvantagem: dizem que a canaleta dos aps é bem mais fr?gil que as dos pistões do chevette, que não compensa se não for forjado

                receita 2: pistão de monza 1.8 fam?lia 1 gasolina

                pistão 84,8 mm

                cilindrada vai para 1710 cm? (1.7)

                altura com o bloco: opiniões divergem, uns dizem q fica mais alto, outros mais baixo, quero a ajuda de vcs aqui, oq vcs sabem sobre???

                trabalhos: retifica do bloco

                vantagem: maior cilindrada, pistão teoricamente mais resistente q os demais

                desvantagem: a possibilidade de plainagem dos pistões, ou a possibilidade de ter q rebaixar muito o bloco, taxa de compressão mais alta caso haja plainagem dos pistões

                receita 3: pistão de monza 2.0 fam?lia 2 gasolina

                pistão 86 mm

                cilindrada vai para 1759 cm? (1.8)

                altura com o bloco: mais alto que o bloco, alguém sabe quantos mm é mais?

                trabalhos: retifica do bloco, rebaixar e abrir as camisas

                vantagem: maior cilindrada

                desvantagem: taxa mais alta

                e aí galera? vamos discutir sobre esses assuntos?

                ajudem o amigo é melhor o miolo do humilde chevettinho dele

                []s

                [snapback]514917[/snapback]

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                • D Offline
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                  DuDu_Civic
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  carro é turbo, não sei o tamanho das bielas, consequentemente nem o r/l

                  []s

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
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                    DuDu_Civic
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    enfim, fiz uns calculos e aqui está os resultados

                    pistão do dl

                    diametro: 82 mm

                    diametro do pino: 23 mm

                    altura do centro do pino ao topo do pistão: 33,23 mm

                    resultado: fica rente ao bloco (digamos assim, pq tem a folga etc)

                    pistão ap 2.0

                    diametro: 83 mm ou 83,5 mm

                    diametro do pino: 20 mm (precisa embuxar as bielas)

                    altura centro-topo: 29,30 mm

                    resultado: 4 mm abaixo do bloco

                    pistão gm 1.8 fase 1

                    diametro: 84,8 mm

                    diametro do pino: 23 mm

                    altura centro-topo: 40 mm

                    resultado: tem que tornear 7mm do pistão = pistões retos

                    pistão gm 1.8 fase 2

                    diametro: 84,8 mm

                    diametro do pino: 21 mm (precisa embuxar as bielas)

                    altura centro-topo: 33,25

                    resultado: 0,02 mm acima do bloco, será q tem problema??

                    pistão gm 2.0 fase 2

                    diametro: 86 mm

                    diametro do pino: 21 mm (precisa embuxar as bielas)

                    altura centro-topo: 30 mm

                    resultado: 3,25 mm abaixo do bloco (possivelmente rebaixar o bloco)

                    enfim, acho q seria interessante o pistão gm 1.8 fase 2

                    oq vcs me dizem?

                    []s

                    1 Resposta Última resposta
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                      DuDu_Civic
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      só pra constar

                      considerando bielas de mesma medida

                      curso do 1.6 = 75,7 mm

                      curso do 1.4 = 66,2 mm

                      temos 9,5 mm de diferença, ou seja, q ele fica mais baixo

                      altura centro-topo

                      • pistão do 1.6: 33,3 mm

                      • pistão do 1.4: 38,0 mm

                      temos 4,7 mm a mais de altura que o outro pistão

                      9,5 - 4,7 = 4,8 mm

                      enfim, baseado nisso, digo que o bloco de 1.4 é 4,8 mm mais baixo originalmente que o bloco de 1.6

                      alguém confirma?

                      []s

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
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                        Lucas Schneider
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        resultado: 0,02 mm acima do bloco, será q tem problema??

                        [snapback]515124[/snapback]

                        pistão do celta vhc fica a 0.3mm acima do bloco….hehehe

                        1 Resposta Última resposta
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                          dj hugo
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          brow, eu jah vi usar pistão do monza fase 1.8 fase um e ficar com 128 cv aspirado com comando 288, um cabura weber de motor cht e uma 4 x 1

                          1 Resposta Última resposta
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                            DuDu_Civic
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            galera,

                            pra constar, medi a biela do meu chevette

                            tem 117 mm

                            do centro do pino ao centro de onde vai no eixo

                            []s

                            1 Resposta Última resposta
                            • D Offline
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                              DuDu_Civic
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              baseado no minha medição da biela (que pode não ser tão exata)

                              r/l = ( curso / 2 ) / biela

                              r/l = (75,7 / 2) / 117 = 0,32

                              um pouco ?spero mesmo, achei uns outros cálculos legais sobre velocidade média dos pistões

                              giro_____curso____velocidade (m/s)

                              1000_____75,7_____2,52

                              1500_____75,7_____3,79

                              2000_____75,7_____5,05

                              2500_____75,7_____6,31

                              3000_____75,7_____7,57

                              3500_____75,7_____8,83

                              4000_____75,7_____10,09

                              4500_____75,7_____11,36

                              5000_____75,7_____12,62

                              5500_____75,7_____13,88

                              6000_____75,7_____15,14

                              6500_____75,7_____16,40

                              7000_____75,7_____17,66

                              7500_____75,7_____18,93

                              7928_____75,7_____20,00

                              8000_____75,7_____20,19

                              até onde entendi, a velocidade dos pistões para evitar desgaste excessivo não pode ultrapassar 20 m/s, ou seja, tenho um curso bom pra meu motor ser virador?

                              []s

                              1 Resposta Última resposta
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                                escreveu em última edição por
                                #18

                                galera,

                                nas minhas andan?as e conversan?as peguei vêrias opiniões

                                a questão é a seguinte:

                                segundo a pessoa que preparou inicialmente meu carro, pq quem ta metendo a cara sou eu (tudo eu q to fazendo na minha garagem) mesmo os outros 3 pistões estando inteiros, pode ter rolado microfissuras q não compensariam mante-los, pq até com baixa pressão eles iam acabar abrindo o bico

                                ou seja, pra fazer direito troca-se os 4

                                pensando nisso, eu trocaria pelos gm 1.8 fase 2, ia pra 1.7

                                mas o trabalho de desmontar tudo, retifica, dinheiro gasto com os trabalhos é mais etc, será q não compensa comprar logo os pistões forjados e lançar lá???

                                1. será q eu consigo pistões de chevette forjados???

                                2. se conseguir, mesmo assim precisarei de retifica??? mesmo com medidas std ??

                                3. oq compensa mais??

                                se bobear eu vou é comprar outro jogo std da mahle e bola pra frente

                                falem ae

                                []s

                                1 Resposta Última resposta
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                                  escreveu em última edição por
                                  #19

                                  e ae gente, me ajudem com idéias, eu to viajando aqui na maionese com idéias mirabolantes e formulas de professor pardar

                                  descobri que a iasa fabrica pistões 82 mm com pino deslocado, q dá pra usar na boa no meu bloco… pistão pra montar ap 1.9

                                  82 mm - 20 mm pino - 32,30 de altura do pino ao topo

                                  só q entrei em contato com o sórgio da beepturbo e segundo ele esse jogo de pistões quase não vende, ou seja tá em falta..

                                  iasa é uma boa marca de pistão forjado?

                                  iapel, ross, wiseco, je, probe tem pistões com essas medidas da iasa tb ??

                                  que marcas de pistões forjados vcs recomendam?

                                  []s

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • L Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #20

                                    e ae gente, me ajudem com idéias, eu to viajando aqui na maionese com idéias mirabolantes e formulas de professor pardar

                                    descobri que a iasa fabrica pistões 82 mm com pino deslocado, q dá pra usar na boa no meu bloco… pistão pra montar ap 1.9

                                    82 mm - 20 mm pino - 32,30 de altura do pino ao topo

                                    só q entrei em contato com o sórgio da beepturbo e segundo ele esse jogo de pistões quase não vende, ou seja tá em falta..

                                    iasa é uma boa marca de pistão forjado?

                                    iapel, ross, wiseco, je, probe tem pistões com essas medidas da iasa tb ??

                                    que marcas de pistões forjados vcs recomendam?

                                    []s

                                    [snapback]516102[/snapback]

                                    cac? usa iasa e recomanda …tira tuas conclusões....hehehe

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • T Offline
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                                      #21

                                      iasa fornece pra tc2000 também, inclusive pro berta…hehee tire mais conclusões...hehe

                                      por acaso sou revendedor iasa, consigo qualquer pistão inclusive medidas especiais, só que demora uns 20 dias pelo menos....

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                                      • D Offline
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                                        #22

                                        cac? usa iasa e recomanda …tira tuas conclusões....hehehe

                                        [snapback]516109[/snapback]

                                        hummm, bom saber

                                        o problema é q não to achando quem tenha pra vender esse jogo de pistões

                                        consegui o contato da iapel, to vendo se eles tem na medida q eu quero pra me enviar… lá se vão 900 reais hiuahiuahiuhaiuhai

                                        eu li isso em algum lugar, q iapel tem forma unica sei lá, e que tem nível de inspeção muito rigido melhor q iasa, e que é forjado com prensa dupla de 500 tonelada etc, enqto o iasa forja em 250 toneladas

                                        procede?

                                        []s

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #23

                                          iasa fornece pra tc2000 também, inclusive pro berta…hehee tire mais conclusões...hehe

                                          por acaso sou revendedor iasa, consigo qualquer pistão inclusive medidas especiais, só que demora uns 20 dias pelo menos....

                                          [snapback]516133[/snapback]

                                          esquenta a cabeça não

                                          eu quero esse jogo de pistões

                                          código b4-au19-101-8200-n22

                                          ap 1.9 turbo 82mm - 32,30 ac - 20mm pino

                                          esse fica lindo no meu humilde bloco de chevette

                                          qual valor q tu consegue?

                                          pra qdo q tu consegue?

                                          []s

                                          1 Resposta Última resposta

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