Chevette 1.6 para 1.7
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em ap, quando se quer transformar um 1.8 num 1.9, o ideal é os pistões de 84,8mm mas, nesses casos, o bloco tem que ser rebaixado um pouco (não sei o quanto)…então, o pistão de monza 1.8 fase ii é mais baixo que o de ap 1.8...
vc colocou o curso do vira mas qual o tamanho das bielas...???
vc sabe qual o r/l...???
seu carro é aspirado ou turbo...???
galera,
vou tentar adiantar um assunto de meu interesse, até pq desmontei meu motor h? pouco tempo, ainda não tirei os pistões, mas se eu tiver quebrado canaleta vai ser pra onde eu vou partir, o aumento de cilindrada do meu motor de chevette
pesquisei pelo fórum mas não achei muita informação concreta sobre esse assunto
a questão é a seguinte, existem diversas formas de aumentar a cilindrada desse carro, vamos por partes:
dados atuais do meu motor:
pistão 82 mm - atualmente pistão std de 1.6 dl q é cavado
curso 75,7 mm
cilindrada 1599 cm?
bloco e eixo std de 1.6
a espessura da parede da camisa é de 5 mm te?ricamente (corrijam se eu estiver errado) eu tenho 10mm de medida de pistão até encostar no bloco, mas é lágico q isso é inviável né
receita 1: pistão de ap 2.0 gasolina carburado
pistão 83 ou 83,5 mm
cilindrada vai para 1638 cm? com 83mm e 1658 cm? com 83,5mm (1.7)
altura com o bloco: 1 mm abaixo do bloco (precisa rebaixar??)
trabalhos: retifica do bloco e embuchamento de biela
vantagem: destaxa mais o motor, pistões mais leves e preão dos pistões
desvantagem: dizem que a canaleta dos aps é bem mais fr?gil que as dos pistões do chevette, que não compensa se não for forjado
receita 2: pistão de monza 1.8 fam?lia 1 gasolina
pistão 84,8 mm
cilindrada vai para 1710 cm? (1.7)
altura com o bloco: opiniões divergem, uns dizem q fica mais alto, outros mais baixo, quero a ajuda de vcs aqui, oq vcs sabem sobre???
trabalhos: retifica do bloco
vantagem: maior cilindrada, pistão teoricamente mais resistente q os demais
desvantagem: a possibilidade de plainagem dos pistões, ou a possibilidade de ter q rebaixar muito o bloco, taxa de compressão mais alta caso haja plainagem dos pistões
receita 3: pistão de monza 2.0 fam?lia 2 gasolina
pistão 86 mm
cilindrada vai para 1759 cm? (1.8)
altura com o bloco: mais alto que o bloco, alguém sabe quantos mm é mais?
trabalhos: retifica do bloco, rebaixar e abrir as camisas
vantagem: maior cilindrada
desvantagem: taxa mais alta
e aí galera? vamos discutir sobre esses assuntos?
ajudem o amigo é melhor o miolo do humilde chevettinho dele
[]s
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carro é turbo, não sei o tamanho das bielas, consequentemente nem o r/l
[]s
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enfim, fiz uns calculos e aqui está os resultados
pistão do dl
diametro: 82 mm
diametro do pino: 23 mm
altura do centro do pino ao topo do pistão: 33,23 mm
resultado: fica rente ao bloco (digamos assim, pq tem a folga etc)
pistão ap 2.0
diametro: 83 mm ou 83,5 mm
diametro do pino: 20 mm (precisa embuxar as bielas)
altura centro-topo: 29,30 mm
resultado: 4 mm abaixo do bloco
pistão gm 1.8 fase 1
diametro: 84,8 mm
diametro do pino: 23 mm
altura centro-topo: 40 mm
resultado: tem que tornear 7mm do pistão = pistões retos
pistão gm 1.8 fase 2
diametro: 84,8 mm
diametro do pino: 21 mm (precisa embuxar as bielas)
altura centro-topo: 33,25
resultado: 0,02 mm acima do bloco, será q tem problema??
pistão gm 2.0 fase 2
diametro: 86 mm
diametro do pino: 21 mm (precisa embuxar as bielas)
altura centro-topo: 30 mm
resultado: 3,25 mm abaixo do bloco (possivelmente rebaixar o bloco)
enfim, acho q seria interessante o pistão gm 1.8 fase 2
oq vcs me dizem?
[]s
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só pra constar
considerando bielas de mesma medida
curso do 1.6 = 75,7 mm
curso do 1.4 = 66,2 mm
temos 9,5 mm de diferença, ou seja, q ele fica mais baixo
altura centro-topo
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pistão do 1.6: 33,3 mm
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pistão do 1.4: 38,0 mm
temos 4,7 mm a mais de altura que o outro pistão
9,5 - 4,7 = 4,8 mm
enfim, baseado nisso, digo que o bloco de 1.4 é 4,8 mm mais baixo originalmente que o bloco de 1.6
alguém confirma?
[]s
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resultado: 0,02 mm acima do bloco, será q tem problema??
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pistão do celta vhc fica a 0.3mm acima do bloco….hehehe
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galera,
pra constar, medi a biela do meu chevette
tem 117 mm
do centro do pino ao centro de onde vai no eixo
[]s
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baseado no minha medição da biela (que pode não ser tão exata)
r/l = ( curso / 2 ) / biela
r/l = (75,7 / 2) / 117 = 0,32
um pouco ?spero mesmo, achei uns outros cálculos legais sobre velocidade média dos pistões
giro_____curso____velocidade (m/s)
1000_____75,7_____2,52
1500_____75,7_____3,79
2000_____75,7_____5,05
2500_____75,7_____6,31
3000_____75,7_____7,57
3500_____75,7_____8,83
4000_____75,7_____10,09
4500_____75,7_____11,36
5000_____75,7_____12,62
5500_____75,7_____13,88
6000_____75,7_____15,14
6500_____75,7_____16,40
7000_____75,7_____17,66
7500_____75,7_____18,93
7928_____75,7_____20,00
8000_____75,7_____20,19
até onde entendi, a velocidade dos pistões para evitar desgaste excessivo não pode ultrapassar 20 m/s, ou seja, tenho um curso bom pra meu motor ser virador?
[]s
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galera,
nas minhas andan?as e conversan?as peguei vêrias opiniões
a questão é a seguinte:
segundo a pessoa que preparou inicialmente meu carro, pq quem ta metendo a cara sou eu (tudo eu q to fazendo na minha garagem) mesmo os outros 3 pistões estando inteiros, pode ter rolado microfissuras q não compensariam mante-los, pq até com baixa pressão eles iam acabar abrindo o bico
ou seja, pra fazer direito troca-se os 4
pensando nisso, eu trocaria pelos gm 1.8 fase 2, ia pra 1.7
mas o trabalho de desmontar tudo, retifica, dinheiro gasto com os trabalhos é mais etc, será q não compensa comprar logo os pistões forjados e lançar lá???
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será q eu consigo pistões de chevette forjados???
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se conseguir, mesmo assim precisarei de retifica??? mesmo com medidas std ??
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oq compensa mais??
se bobear eu vou é comprar outro jogo std da mahle e bola pra frente
falem ae
[]s
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e ae gente, me ajudem com idéias, eu to viajando aqui na maionese com idéias mirabolantes e formulas de professor pardar
descobri que a iasa fabrica pistões 82 mm com pino deslocado, q dá pra usar na boa no meu bloco… pistão pra montar ap 1.9
82 mm - 20 mm pino - 32,30 de altura do pino ao topo
só q entrei em contato com o sórgio da beepturbo e segundo ele esse jogo de pistões quase não vende, ou seja tá em falta..
iasa é uma boa marca de pistão forjado?
iapel, ross, wiseco, je, probe tem pistões com essas medidas da iasa tb ??
que marcas de pistões forjados vcs recomendam?
[]s
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e ae gente, me ajudem com idéias, eu to viajando aqui na maionese com idéias mirabolantes e formulas de professor pardar
descobri que a iasa fabrica pistões 82 mm com pino deslocado, q dá pra usar na boa no meu bloco… pistão pra montar ap 1.9
82 mm - 20 mm pino - 32,30 de altura do pino ao topo
só q entrei em contato com o sórgio da beepturbo e segundo ele esse jogo de pistões quase não vende, ou seja tá em falta..
iasa é uma boa marca de pistão forjado?
iapel, ross, wiseco, je, probe tem pistões com essas medidas da iasa tb ??
que marcas de pistões forjados vcs recomendam?
[]s
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cac? usa iasa e recomanda …tira tuas conclusões....hehehe
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cac? usa iasa e recomanda …tira tuas conclusões....hehehe
[snapback]516109[/snapback]
hummm, bom saber
o problema é q não to achando quem tenha pra vender esse jogo de pistões
consegui o contato da iapel, to vendo se eles tem na medida q eu quero pra me enviar… lá se vão 900 reais hiuahiuahiuhaiuhai
eu li isso em algum lugar, q iapel tem forma unica sei lá, e que tem nível de inspeção muito rigido melhor q iasa, e que é forjado com prensa dupla de 500 tonelada etc, enqto o iasa forja em 250 toneladas
procede?
[]s
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iasa fornece pra tc2000 também, inclusive pro berta…hehee tire mais conclusões...hehe
por acaso sou revendedor iasa, consigo qualquer pistão inclusive medidas especiais, só que demora uns 20 dias pelo menos....
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esquenta a cabeça não
eu quero esse jogo de pistões
código b4-au19-101-8200-n22
ap 1.9 turbo 82mm - 32,30 ac - 20mm pino
esse fica lindo no meu humilde bloco de chevette
qual valor q tu consegue?
pra qdo q tu consegue?
[]s
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hummm, bom saber
o problema é q não to achando quem tenha pra vender esse jogo de pistões
consegui o contato da iapel, to vendo se eles tem na medida q eu quero pra me enviar… lá se vão 900 reais hiuahiuahiuhaiuhai
eu li isso em algum lugar, q iapel tem forma unica sei lá, e que tem nível de inspeção muito rigido melhor q iasa, e que é forjado com prensa dupla de 500 tonelada etc, enqto o iasa forja em 250 toneladas
procede?
[]s
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99% de chances de ter sido num post do copymen né? hehehe
vi isso tmb, mas sei lá, tem como confirmar o que um stelionatario como ele diz?
seria bem interessante os sites do fabricantes especificarem esses lance…
pq em termos de custo, acho que iasa e iapel tão no mesmo patamar...
eu pelo menos ainda naum vi ninguém reclamar de iapel e nem de iasa...
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pistões comprados com pinos forjados
comprei iapel
82 mm diametro pistão
20 mm diametro pino
32,30 mm altura centro pino-topo
r$ 1.000,00
espero que valha a pena
vamos ver no q vai dar haiuhaiuuahiuhaiua
[]s
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e dalhe 2 quilos denovo
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será q agora aguenta???
eu mesmo já criei um certo preconceito haiuhaiuhiauhiuah
turbina limão e pressão alta
mas fazer oq, mais pra frente a gente muda a baga?a
[]s tia
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agora é ter cuidado com as bielas
[snapback]516407[/snapback]
fato
pelo menos são mais curtas, 117 mm
deve aguentar um pouco mais, masssss… vou usar moderamente quero que dure esse motor agora
[]s