Duvida sobre taxa
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estranho…
to com um 4x1 com sonda e fica mostrando sempre rico e já tá com giglagem pouca coisa menor q a original... o comportamento tb é de mistura rica...
tava usando acima da giglagem original e tava horrivel, hj abaixei da original e já tá bem melhor, mas continua rico pelo multimetro...
[snapback]517234[/snapback]
3e de santana mesmo ou é de opala?
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estranho…
to com um 4x1 com sonda e fica mostrando sempre rico e já tá com giglagem pouca coisa menor q a original... o comportamento tb é de mistura rica...
tava usando acima da giglagem original e tava horrivel, hj abaixei da original e já tá bem melhor, mas continua rico pelo multimetro...
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se aumentou a taxa , poderia até diminuir o combustável pois diminuiu o volume da camara e tende a aspirar um pouquinho menos de ar . se a sonda mostrou que enriqueceu , pode empobrecer .
mas , qual é a leitura de sonda que tem hoje ?
sds
gustavo
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no gnv se eu adianto o ponto fica uma maravilha, perfeito, sobe liso, forte…. mas ai não posso andar no alcool... isso com 15 graus +/-
ai atraso pra +/- 9 graus e posso andar muito bem no alcool em rotação um pouco mais elevada, na saida ele embola um pouco... mas antes de chegar a uns 5 mil ele dá uma travada, se eu mantenho o po ele volta e trava de novo e por ai vai... isso melhorou um pouco hj depois q eu mexi, mas ainda continua...
no gnv com o ponto em 9 ele fica ruim de saida mas é só esticar um pouco mais as marchas q fica bom... to usando um ps tb, acredito q com um pv ou mesmo um px melhoraria bastante o gnv com ponto atrasado...
[snapback]517238[/snapback]
opa , no gnv , se usar uma ignição forte (acima de 350mj) , vai andar bem mais e não precisa mexer em ponto .
sds
gustavo
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3e de santana mesmo ou é de opala?
[snapback]517248[/snapback]
eu usava parte de cima de santana e de baixo de opala, 25 / 29… foi uma dificuldade conseguir lenta, qto mais andar, mas consegui... mexia de c?, mexia de lá e não conseguia chegar na giglagem correta... ai arrumei uma parte de baixo de monza, 3e, 23 / 27, coloquei com giglagem um pouco maior e aconteceu o q falei no post acima...
akuba… cata um variador de avanço pra carburados... deve resolver tua vida cara... agora nao entendi o lance do ponto.. quais os efeitos no alcool?
[snapback]517250[/snapback]
l? na oficina tem bem um variador de bobina largado , meu patrao tá me devendo um dinheiro, vo ve se ele me arruma, mas meu problema mesmo tá sendo bura, e não ponto..
se aumentou a taxa , poderia até diminuir o combustável pois diminuiu o volume da camara e tende a aspirar um pouquinho menos de ar . se a sonda mostrou que enriqueceu , pode empobrecer .
mas , qual é a leitura de sonda que tem hoje ?
sds
gustavo
[snapback]517273[/snapback]
eu penso assim tb, mas teve umas 3 pessoas q me falaram q tem q aumentar a giglagem, mas se diminui o espaço
me foi passado q entre 600 e 900 mv tá bom no multimetro… mas sempre fica na faixa de 900 e qto piso até passa disso... tenho medo de regular com menos q isso... não sei até qto posso deixar no multimetro...
percebo q qdo to acelerando e ele embola, o multimetro mostra na faixa de 920 a 950... qdo chega a acima disso embola demais... depois dispara...
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se aumentou a taxa , poderia até diminuir o combustável pois diminuiu o volume da camara e tende a aspirar um pouquinho menos de ar .
[snapback]517273[/snapback]
teoricamente sim gustavo, mas na real não é bem assim que funciona.
se fosse de acordo com a teoria, qdo vc turbina um motor deveria então baixar a giglagem, ja que o compressor aumenta a taxa din?mica e tb sobraria menos espaço pro alcool, da mesma forma de quando vc reduz o volume das c?maras ao aumentar a taxa rebaixando o cabeçote.
ah, e o motor não vai aspirar menos ar.
menos volume de ar aspirado = menor preenchimento volum?trico = menos rendimento.
a aspiração não se altera em nada, não esque?a q quem comanda a aspiração é (alem da borboleta) a abertura das valvulas de admissão e o movimento de descida do pistão.
o menor volume nas c?maras vai apenas comprimir mais aquele volume de mistura admitido e gerar uma explosão mais poderosa justamente pq a mistura foi mais comprimida antes de explodir.
eu usava parte de cima de santana e de baixo de opala, 25 / 29… foi uma dificuldade conseguir lenta, qto mais andar, mas consegui... mexia de c?, mexia de lá e não conseguia chegar na giglagem correta... ai arrumei uma parte de baixo de monza, 3e, 23 / 27, coloquei com giglagem um pouco maior e aconteceu o q falei no post acima...
[snapback]517318[/snapback]
ai que ta, com essa mistura entre carburadores de motores diferentes vc não tem como saber qual é a giglagem correta apenas olhando na tabela da brosol.
se fosse um 3e original de santana, sim, ai vc poderia ir na tabela e ver qual a giglagem adequada pra um motor ap 2.0 original.
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teoricamente sim gustavo, mas na real não é bem assim que funciona.
fala ka , por isso disse poderia até diminuir o comb , mas a maioria esmagadora dos taxados(na casa de 15:1) que fazemos , mostram um ligeiro enriquecimento na sonda . mas é tão pouco que as ies conseguem corrigir .
se fosse de acordo com a teoria, qdo vc turbina um motor deveria então baixar a giglagem, ja que o compressor aumenta a taxa din?mica e tb sobraria menos espaço pro alcool, da mesma forma de quando vc reduz o volume das c?maras ao aumentar a taxa rebaixando o cabeçote.
não , não é a mesma coisa . diminuir o espaço e colocar mais ar pra dentro são coisas diferentes , apesar de ambos resultarem em mais taxa . se colocou forçadamente pra dentro um comburente, precisa manter o afr correto do combustável utilizado , o que num motor taxado , não é o caso , pois não admite nem uma grama a mais de ar .
ah, e o motor não vai aspirar menos ar.
menos volume de ar aspirado = menor preenchimento volum?trico = menos rendimento.
opa , isso só é certo na mesma taxa de compressão .
a aspiração não se altera em nada, não esque?a q quem comanda a aspiração é (alem da borboleta) a abertura das valvulas de admissão e o movimento de descida do pistão.
tudo isso é relativo a capacidade volum?trica do motor , certo ?
o menor volume nas c?maras vai apenas comprimir mais aquele volume de mistura admitido e gerar uma explosão mais poderosa justamente pq a mistura foi mais comprimida antes de explodir.
isso ai
sds
gustavo
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eu penso assim tb, mas teve umas 3 pessoas q me falaram q tem q aumentar a giglagem, mas se diminui o espaço
até a sonda te mostrou isso
me foi passado q entre 600 e 900 mv tá bom no multimetro…
em wot , como é um carburado 900mv tá de bom tamanho , mas eu tentaria ficar em 870 a 880mv em wot .
mas sempre fica na faixa de 900 e qto piso até passa disso... tenho medo de regular com menos q isso... não sei até qto posso deixar no multimetro...
acima de 860mv , ta tranquilo , mas lebre-se que a distribuição de misutura num carburado não é como num injetado multipoint , então deixar com 880mv por exemplo não seria má idéia , mesmo 900mv não está ruim .
percebo q qdo to acelerando e ele embola, o multimetro mostra na faixa de 920 a 950...
se essa leitura for próximo ou dentro da faixa vermelha , o que acho dificil de ser, não seria muito problema . mas acredito que seja em médias e baixas rotações , ai pode ter certeza que ta lavando os cilindros e deve ter combustivel não queimado sendo jogado fora , mas não sei se consegue corrigir só nessa situação .
qdo chega a acima disso embola demais... depois dispara...
nem me fale , acima de 950mv de sonda deve estar com uns 30% a mais de combustável que o necessário .
sds
gustavo
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teoricamente sim gustavo, mas na real não é bem assim que funciona.
fala ka , por isso disse poderia até diminuir o comb , mas a maioria esmagadora dos taxados(na casa de 15:1) que fazemos , mostram um ligeiro enriquecimento na sonda . mas é tão pouco que as ies conseguem corrigir .
se fosse de acordo com a teoria, qdo vc turbina um motor deveria então baixar a giglagem, ja que o compressor aumenta a taxa din?mica e tb sobraria menos espaço pro alcool, da mesma forma de quando vc reduz o volume das c?maras ao aumentar a taxa rebaixando o cabeçote.
não , não é a mesma coisa . diminuir o espaço e colocar mais ar pra dentro são coisas diferentes , apesar de ambos resultarem em mais taxa . se colocou forçadamente pra dentro um comburente, precisa manter o afr correto do combustável utilizado , o que num motor taxado , não é o caso , pois não admite nem uma grama a mais de ar .
ah, e o motor não vai aspirar menos ar.
menos volume de ar aspirado = menor preenchimento volum?trico = menos rendimento.
opa , isso só é certo na mesma taxa de compressão .
a aspiração não se altera em nada, não esque?a q quem comanda a aspiração é (alem da borboleta) a abertura das valvulas de admissão e o movimento de descida do pistão.
tudo isso é relativo a capacidade volum?trica do motor , certo ?
o menor volume nas c?maras vai apenas comprimir mais aquele volume de mistura admitido e gerar uma explosão mais poderosa justamente pq a mistura foi mais comprimida antes de explodir.
isso ai
sds
gustavo
[snapback]517427[/snapback]
exato gustavo, tb acho que não é a mesma coisa, por isso vou contra essa teoria.