Quebrouuuuuu…. mais uma vez...
-
olha, li teu post todo lost e ja passei por algo parecido, torrei 2 pistoes em um motor com 10,5:1 + 0,9. um foi canaleta e o outro falta.
ao ver tua foto vejo que ficou muito parecido com o que quebrei por falta.
notei tambem que em todos os momentos voce cita que o carro estava com 880 ~ 900mv de sonda, o que na minha opniao é inconclusivo e até irrelevante. 900mv = qual fator lambda é bati cabeça com o pessoal da mte do brasil por um tempo pois nao conseguia fazer com que a sonda batesse mais que 910mv. ahhh mais ta saturado e ela nao le mesmo . negativo, a sonda é q nao consegue ler. depois com o auxilio de uma lc-1 e regulando a injeção por fator lambda é q fui perceber que essas sondas originais sao cegas, e pior elas vao ler 880 ~ 900mv com voce tendo um fator lambda 0,95 ou 0,7. voce tem dados de temperatura de ar na borboleta é teu ic é eficiente mesmo é quanto de ponto voce usa com estes 1,2 é eu particularmente vejo tua quebra como o overspeed falou, uma conjuntura de fatores, mas q foram agravadas por uma possivel falta.
[snapback]519887[/snapback]
? o que eu sempre falei… sonda narrow num tem obrigação nenhuma de ser precisa fora de lambda = 1, passou um pouco disso já num mostra um valor que necessáriamente é correto (ou falso)
? que nem vc olhar pra alguem com uma luneta ou microsc?pio, se o cara estiver a 1.000m e vc olhar de microsc?pio (narrow) até pode se ligar que está na orientação correta, mas nunca vai ter certeza do que tá vendo porque limita muito o campo de visão, já com luneta vc nunca conseguiria enxergar um cara a 1cm.
lost
vc tá raciocinando bem...só que analisando de forma simples (? falta ou não é falta, é ponto ou não é ponto)... chega uma hora em que os fen?menos começam a se misturar, por exemplo todo mundo fala que canaleta quebra por excesso de ponto, só que as vezes é mistura pobre... a mistura rica diminui a tend?ncia a detonar, então vc enriquece e coloca mais ponto e num existe detonação... digamos que um bico fique com menos vazão devido a sujeira, aquele cilindro pode ficar pobre (mas ainda no limite de rico) a ponto de não mais coibir a detonação (mas ainda sendo mistura rica).
saca ?...uma combinação de coisas... outro exemplo, qto mais quente mais tende a detonar, qto mais combustável mais vc esfria a c?mara, se vc diminui o nivel de combustável, mas ainda dentro de msitura rica pode subir a temperatura a ponto de ter detonação...
tudo isso se relaciona com o fato de o mais provóvel de quebrar um motor é a plena carga e em retomada (num quer dizer que num quebra em outras condições) mas não são conclusões definitivas...
as vezes não é nem questão de mistura pobre ou ponto em excesso, apenas que o motor não consegue refrigerar aquela enorme variação de calor gerado em pontos especificos da c?mara, como por exemplo na borda do pistão (sendo com jato de óleo ou não) e chega uma hora em que o material do pistão sobre algum tipo de deformação gerando um ponto quente, aí o processo se torna vicioso, qto mais quente o ponto se torna mais recebe calor da mistura não tendo tempo pra resfriar como numa puxada simples de 1? a 5? marcha.
se te serve de consolo já teve bastante gente aqui que veio ma oficina do mano com carro turbo original sem chip ou alteração com motor quebrado... marea turbo eu conheão uns 3 casos de gente que usou cupinizadamente e teve algum problema de motor (pistão) e se for falar de coletor e carca?a quente trincada aí eu extendo mais ainda o numero de pessoas.
hoje mesmo tem um golf turbo aqui que foi montado em outra oficina refazendo uma parte dos serviços, ele fez upgrade porque quebrou a turbina com o motor original com 35k km, trocou e colocou outra, passou pouca km (ele num soube dizer) e apareceu um pistão trincado... mas o cara é artista de cupinização...fui dar uma volta com ele na imigrantes e fazia tempo que eu num me assustava com alguem e tinha que pedir pro cara manerar... foi cortando animal no transito pra chegar na imigrantes, ?ra giro pra cima de 5.000 o tempo todo...
a? chegamos de volta e o irmão dele (mais novo) me disse que ele anda o tempo todo assim.... e qdo pega estrada vai segurando de final ou retomando o caminho todo.... aí nem porsche aguenta o tranco, que dir? um golf turbo mesmo sedno original...
-
outra coisa que comentei com ele é o fato dos pistoes nao serem 100% iguais. alguem sempre é mais fraco, ou por material fadigado ou por proximidade é volante do motor ou qq outro fator.
over, voce que tem mais pratica seria possivel tal cituação: o motivo de os outros nao terem torrado foi o fato de que um so tirou tanta compressão do sistema que ficou inviável continuar tendo ou dando carga pro motor ?
-
sim é outra verdade… os pistões tem variação na produção...ainda mais qdo não são os de fabrica (infelzimente o controle de qualidade da fabrica é muito mais exigente que os de reposição, qdo deveria ser igual a todos)...ainda tem mais da outra vez que quebrou usou de lote diferente ou trocou todos é (já muda a liga e portanto vc não garante que sejam iguais)
sim ninguem garante que se vc pudesse hipot?ticamente continuar rodando a plena carga os outros não iriam se quebrar (ou mesmo se iriam) - o que eu acho improvóvel.
-
galera, bastante info e tal, mas continuo batendo na tecla que derreter um, denovo o mesmo que trincou ja da ultima vez, e nao fazer absolutamente nada nos outros, nao pode ser nem ponto nem acerto senao estraga mais de 1 sei disso por experiencia com esse motor galera quando quebrou a biela la que mandou o outro motor pro espaço, todos os pistoes tinha alguma trinca(fissura, nao canaleta solta). e na primeira quebra do carro, 2 trincaram e 2 nao. resultando em 8 pistoes que tenho guardados soh 2 nao tem trinca
nao acredito em tanta variacao de material, tambem nao acredito em tanta variacao dos pistoes. esse motor trabalha com pouquissimas folgas, e só uma empresa fabrica os pistoes que é a mahle. duvido que na fabrica existem pecas distinhas pra montagem e reposicao. mesmo assim, se tiver variacao nao seria ao ponto de 1 derreter e os outros nem terem uma fissurinha
pra mim, aquele bico esta cansado, e quando foi muito exigido deixou de abrir, lembrando que estava trabalhando com mais de 4 bar de pressao diferencial e sao bicos de 13 ohms meu dosador ta bixado e a pressao as vezes sobe pra 4.5
soh o bico tendo deixado de pulsar, e o cilindro ter recebido combustivel apenas do suplementar pra derreter desse jeito sem que fizesse nada nos outros bicos.
falo de 900mv de sonda, pq ando muito com 850, tinha forçado pra chegar em 900 tinha pouco tempo, poxa, foram 20 mil km desde a ultima quebra exatamente do mesmo cilindro… quando eh acerto no geral, por exemplo se 850 da minha sonda permitisse esquentar muito, nao iria rodar tanto
over, pode reparar que quem faz chip e quebra, nao quebra muitos dias depois de ter feito. o do zippo é um bom exemplo. quando ele fez o chip do capeta la, quebrou logo em seguida. errou quebrou, nao dura 500 mil km pra depois quebrar por causa do acerto...
ja o bico cansar... eh outra historia...
comentem por favor... desculpem a cabeça dura, mas é que nao consigo deixar de raciocinar...
-
lost,
o que estamos dizendo é que nada garante que os outros tbm não fossem quebrar
ok, 4,5bar de pressão diferencial é coisa pacas, e ok, pode ser que o bico tenha diminu?do a vazão um pouquinho… o negócio é que vc anda no limite, nestes casos algo realmente vai primeiro... mas não quer dizer que é o único culpado, é apenas o fusável do sistema...
agora é uma verdade...se o cara exagera em ponto ou pressão ou tira combustável em vez de colocar a quebra num demora muito mesmo naum... e o zippo é realmente um exemplo disso... eu devo ter até guardado o programa que tava no carro dele pra mostrar pra alguns clientes que as vezes pouca alteração nas linhas promove grandes alterações indesejadas no motor
tem nego que me acompanha fazendo o chip e acha que eu levanto pouco as curvinhas... num tem noção de que as vezes um bit que vc altera muda completamente o comportamento porque envolve um fator multiplicante ou um limitador de algumas coisa (torque, maf, amp, etc)
-
?… heheheh cada um com sua ideia, e o motor que quebra eh o meu
bom, vamo ve se minha teoria ta certa se nao tiver, vai quebrar denovo.. o que eu vou fazer eh apenas trocar os 4 bicos. e 1.2 de pressao denovo
segundo os calculos de pme, comparando com a configuracao antiga com a t2, posso chegar nos 240cv com tudo original. lembrando que os 212 cv com a t2, tinha 29 de pme a 5200 e agora com os mesmos 212 cv se for a 6000 rpm como foram os 195, seriam 25 de pme... pra chegar nos mesmos 29 que o motor aguentava, precisa de 245 cv @ 6000 rpm
o foda eh que eu acho que o intercooler baixou um pouco o regime de potencia maxima e aumentou o torque...
tem nada pra acrescentar nao thiago? qual eh a sua opiniao?
-
o foda eh que eu acho que o intercooler baixou um pouco o regime de potencia maxima e aumentou o torque…
[snapback]520154[/snapback]
deixa eu me meter no assunto . já adianto que não estou inteirado de toda sua maratona , mas li esse tópico todo , e se eu falar alguma coisa sem saber do caso , por favor me corrija . você tá usando 1,2kg a alcool no motor fire 1.3 16v todo original , com seu gerenciador e bico extra e sem atraso de ponto ?
você tá com o vêcuo do regulador de pressão de combustável ligado ou ta com pressão fixa em 4 bar ?
eu não sei como seu gerenciador alimenta e nem onde estão seus bicos extras , mas acredito que só quebraria como quebrou se o bico daquele cilindro falhasse , só por ter aquela diferença não deveria quebrar .
sds
gustavo
-
deixa eu me meter no assunto . já adianto que não estou inteirado de toda sua maratona , mas li esse tópico todo , e se eu falar alguma coisa sem saber do caso , por favor me corrija . você tá usando 1,2kg a alcool no motor fire 1.3 16v todo original , com seu gerenciador e bico extra e sem atraso de ponto ?
você tá com o vêcuo do regulador de pressão de combustável ligado ou ta com pressão fixa em 4 bar ?
eu não sei como seu gerenciador alimenta e nem onde estão seus bicos extras , mas acredito que só quebraria como quebrou se o bico daquele cilindro falhasse , só por ter aquela diferença não deveria quebrar .
sds
gustavo
[snapback]520203[/snapback]
tambem acho, do contrario já teria quebrado a muito tempo mistura pobre não tem erro, derrete pistão na primeira acelerada forte
-
você tá com o vêcuo do regulador de pressão de combustável ligado ou ta? com pressão fixa em 4 bar ?
sds
gustavo
[snapback]520203[/snapback]
po kra, pq se meter no assunto ? demorou pra comentar alguma coisa motor é motor po, é tudo igual
exato, 1.2kg no 1.3 16v alcool 10,2 de taxa original, meu gerenciador, sem ponto por enquanto.
uso hpi pra dosar a pressao do combustivel, mas uso uma valvula de hidrovacuo pra nao permitir que o vacuo chegue no dosador, soh permitindo que a pressao chegue. ele ta regulado pra manter a pressao diferencial. esse carro usa pressao de combustivel fixa originalmente.
o gerenciador alimenta dando 1 pulso nos suplementares por ciclo de admissao (180 graus), que agora sao 2 iwp500(verde). o gerenciador possui controle de corrente, nao precisando usar resistencias pra baixar a corrente (o que torna o bico mais lento pra abrir e joga fora tempo de injecao muito valioso), com 0.65ms ja tem combustivel saindo.
entao, é isso que eu penso tb… o bico do terceiro cilindro falhou. quando ta mal acertado, quebra na lata. andei 24 mil km com sonda em 850-900 sem problema algum, inclusive forcando do mesmo jeito, no mesmo lugar, ai denovo, do nada, quebra o mesmo cilindro da ultima vez, e dessa vez derrete nao só trinca. e nao faz absolutamente nada nos outros... com 900 de sonda?
eu sei que 900 de sonda nao eh parametro, mas pra mim, nao eh parametro se ficar comparando entre 1 carro e outro. mas no mesmo carro, se vc tem um acerto, roda, força, moe, e com esse valor de sonda o motor nao quebra, sem uma trinquinha em canaleta (que eh fragil pra caramba), nao é possivel que seja esse o problema. pra mim a vazao menor exatamente naquele cilindro nao eh o problema. isso só indica que aquele bico ta com algum problema, e que o problema deve piorar quando força... pode ateh ser problema no chicote, vai saber...
concordo anderson... mistura pobre eh pisou quebrou... nao tem segunda chance... po kra, eu ando 100km com esse carro todo dia e sempre que possivel, se ta livre e tal, eu piso mesmo pq confio no acerto... essa confian?a eu vou pegando devagar... to é 3 meses aumentando a pressao devagar e andando bastante com a nova pressao antes de aumentar denovo... quando montei tava com 0.6, tava com problema na ignicao... problema resolvido comecei a aumentar devagar ateh chegar nos 1.2 que ja andei muito tempo e com a t2, que essa pressao vinha mais cedo, aumentando a pme pra vc ter ideia, com a t2 deu 33k de torque a 4200 rpm pra dar 212 cv a 5200, 1 bar. com a k16 deu 26k de torque a 4600(subiu o regime de torque maximo) e 195 cv a 6000 rpm com 1 bar (tambem subiu o regime de potencia maxima) com isso a pme caiu de 29 pra 25...
-
bom lost,
na intenção de ajuda-lo, ta ai o telefone da maff (49)33224526
mail:
no anuncio tem pistão para o fire 1.0/1.3/1.4 - 700,00
kleber
-
boa sorte, e que venha os novos bicos….
kleber
-
foda eh que ta dificil os bicos… queria originais.. tinha o codigo dum bico que na tabela dava 40% mais vazao... mas o pit da pap ta dizendo que nao e tal e que o unico bico que ele sabe que serve no meu caso eh sei la de que carro flex ai.... mas ai da 90%... merda viu...
-
eu colocaria pistão original mesmo, se derreteu então não foi fadiga, gastar com forjado vai ser pior, pq vai derreter novamente e é mais caro.
vai aposta nos bicos mesmo né lostá eu faria isso. ah… já li tudo mas esqueci e não quero ler tudo novamente, então me diga, como estava a vela desse cilindro?
-
http://s15.photobucket.com/albums/a389/rvi…ganch=imganch15
elas tao na sequencia… na esquerda primeiro cilindro, e na direita quarto. a vela do pistao que derreteu entao eh a segunda da direita pra esquerda.
pois eh, mesmo porque nesse caso, pra derreter desse jeito, se fosse forjado teria agarrado no bloco e estourado o motor inteiro
o lance eh que nao pode ter essas falhas na alimentacao... por isso vou investir rapido no pirometro individual por cilindro...
ja encomendei o termopar, mas ao invez de 58 reais cada, vai sair 92... o de 58 era pra ateh 700c... pra 1250 c eh esse de 92 reais...
deus do ceu preciso montar o ponto tb pqp preguiça maldita a plaquinha ta aqui e ja ta com processador com todos os componentes que precisa pra ele funcionar... falta o resto que sao o circuito de entrada que pega o sinal original da injecao e o circuito de saida que aciona a bobina se pondo no lugar da injecao... sao alguns resistores, diodos e transistores... nada d+...
foda eh que eu tenho ideia d+ e faco d-... pensei tudo como fazer um barato pra ler a posicao do vira pela roda fonica(claro que soh funcionaria em carro que tem ela), e comparando com o momento da faisca do primeiro cilindro... daria pra te dar o ponto exato em tempo real dentro do carro, sem pistola
util nao? pq eu nao fiz ainda? pq sou um lerdo do caramba...