Fiat 147 racing 1982.
-
1300 aspirado com 200cv é super impraticável.
[snapback]524816[/snapback]
seria de um grande hero?smo atingir os 100% de eficiencia volum?trica real = 130cv . algo realmente profissional e de competição .
200cv é devaneio absoluto . e tenho dito .
abraão .
-
po marqueti… o kra falou 200 cv aspirado... turbo nao conta...
meu motor (1,25 litro) em sp com 1 bar de turbo = 2,58l
200cv / 2,58l = 77 cv/l longe de ter 100cv/l, ou mais longe ainda de ter 153cv/l que seria o caso de um 1,3 com 200cv.
se bem que quando se poe um motor pra girar 10, 11 mil rpm, aparece cv q nem nao sei o que. uma preparacao de praticamente nada de torque em baixa, tudo em alta, tudo aliviado, roletado, comando mega ultra bravo e tudo mais, ateh pode ser possivel, mas eh carro pra pista mesmo, tipo f1 , impossivel de andar na rua... carro que pra sair do lugar, teria que girar 5000-6000 rpm... tipo motor de moto puxando o carro...
-
1.3 8v aspirado com mais de 200cvsó isso ta parecendo coisa da f?-powa e não da om…
[snapback]524717[/snapback]
ta louco
era um turbo forjado com 250cvs tenho a revista
giro la na casa dos 8k…era só para pista...
-
ah , agora esclarecido .
abraão .
-
fil? o 147, lembrei de um que saiu na oficina mecânica com esse 1300 rendendo mais de 200cv, não me lembro o ano que ja faz muiiito tempo.
curti a idéia da injeção, tecnologia bem vinda
[snapback]524703[/snapback]
eu quiz dizer que tinha o mesmo motor 1.3, mas não disse que tava aspro
-
ai galera, como faão pra colocar o sensor ks no bloco do 1.3 fiasa?
ele vai ter eficiencia mesmo?
-
ai galera, como faão pra colocar o sensor ks no bloco do 1.3 fiasa?
ele vai ter eficiencia mesmo?
[snapback]525136[/snapback]
fazendo a rosca no mesmo local onde originalmente tem ks num bloco mais novo e dando o torque correto, sim… vai ter eficiencia...
a rosca não precisa ser profunda e tomar cuidado pra não abrir nenhuma galeria de oleo ou agua... só o suficiente pra rosquear um parafusinho qualquer pra segurar o sensor ks
-
fazendo a rosca no mesmo local onde originalmente tem ks num bloco mais novo e dando o torque correto, sim… vai ter eficiencia...
a rosca não precisa ser profunda e tomar cuidado pra não abrir nenhuma galeria de oleo ou agua... só o suficiente pra rosquear um parafusinho qualquer pra segurar o sensor ks
[snapback]525160[/snapback]
veleu fera.
-
ale, a indeco tem uns comenadinhos pra fiasa…..deve ter coisa boa por lá q te sirva pra ajudar a respirar ainda melhor....se fosse vc pegava o comando com o maior tempo de escape possível...? sempre bem vindo pra turbo....
pra um módulo de ie dar conta de um fiasa 1.3 vai ser um trampo beeem pesado.....não existe um fiasa 1.3 ie pra vc usar de base ..vai praticamente partir do zero pra determinar ti, ponto, etc....
eu ainda ficaria com o bura....ali?s eu acharia legal ter um placa preta e depois de conseguir a plaquinha eu encarava o caracol....
pensa no sistema de freios do tempra....segura tranquilão com a mesma margem de segurança e folga tano um tempra 16v como um palio com 160-170cvs se vc pensar numa relação peso/potência do motor/área de atrito
-
ser?, amarchetrti, que é um trampo desse tamanho com a ie? será que nenhum hermano argentino não mandaria uma c?pia de um bin?rio de uma 1g7 de 1300cc argentino pra só adaptar o ti e o ponto? pq a grande dificuldade que eu vejo nisso é refazer o faseamento dos bicos de injeção… que nem deve ser tão enrolado, já que isso é feito pela roda fúnica...
sem dizer que uam ie oferece um ajuste mais fino da alimentação do que um bura (l?gico, se a programação for bem feita, se não num tem cristo que ag?ente...)
[]s
-
nisso eu concordo com vc…..agora é sair é ca?a de um hermano ..ou uma hermana
eu pensei assim por q fiquei meio traumatizado com remapeamento...sofr? uns 2 meses até conseguir alguém que me fizesse algo decente (o junior)
mas ainda tem um probleminha que ninguém sabe ainda o que é pra acertar a ml...coincidiu com o último remap, mas tem tanta coisa pra atrapalhar q não dá pra saber q katzu que é
-
ale, a indeco tem uns comenadinhos pra fiasa…..deve ter coisa boa por lá q te sirva pra ajudar a respirar ainda melhor....se fosse vc pegava o comando com o maior tempo de escape possível...? sempre bem vindo pra turbo....
pra um módulo de ie dar conta de um fiasa 1.3 vai ser um trampo beeem pesado.....não existe um fiasa 1.3 ie pra vc usar de base ..vai praticamente partir do zero pra determinar ti, ponto, etc....
eu ainda ficaria com o bura....ali?s eu acharia legal ter um placa preta e depois de conseguir a plaquinha eu encarava o caracol....
pensa no sistema de freios do tempra....segura tranquilão com a mesma margem de segurança e folga tano um tempra 16v como um palio com 160-170cvs se vc pensar numa relação peso/potência do motor/área de atrito
[snapback]525260[/snapback]
bem, nao tenho conhecimento em turbos, mas gostaria de saber de vcs se realmente um carro que vai trabalhar turbo necessita de trabalho no cabeçote ou comando diferentes, gostaria de saber pois, se ele vai ser sobrealimentado, nao seria melhor aumentar um pouco a pressao do que usar cabeçote e comando preparado?
só duvida mesmo.
-
tudo q vem a mais é bem vindo…
em turbo é interessante vc ajudar ao máximo a exaust?o..a admissão o caracol se encarrega...
por isso a dica de usar cabeçote dos 1.5 após 2001 q as válvulas de escape são 2mm maiores
um comandinho assim?trico com um bom tempo pra escape seria bem vindo....
vc poderia conseguir a mesma potência usando um naquinho de pressão a menos (coisa pequena, mas já é um help a mais contra detonação por reduzi r a taxa efetiva)
eu penso em fiasa 1.3 e 1.0 já me vêm automaticamente na cabeça...bota esta tralha pra girar q aí que tá o tesão dele....
mais rpm com a turbina empurrando, vai tornar este fiasinha um verdadeiro tesão de se dirigir....
-
em turbo é interessante vc ajudar ao máximo a exaust?o..a admissão o caracol se encarrega...
por isso a dica de usar cabeçote dos 1.5 após 2001 q as válvulas de escape são 2mm maiores
vc poderia conseguir a mesma potência usando um naquinho de pressão a menos (coisa pequena, mas já é um help a mais contra detonação por reduzi r a taxa efetiva)
eu penso em fiasa 1.3 e 1.0 já me vêm automaticamente na cabeça...bota esta tralha pra girar q aí que tá o tesão dele....
mais rpm com a turbina empurrando, vai tornar este fiasinha um verdadeiro tesão de se dirigir....
[snapback]525310[/snapback]
isso que eu queria saber, vc tá falando em melhorar a exaustao e nao a adimissao, pois o caracol da alegria se encarrega disso.
-
bem, nao tenho conhecimento em turbos, mas gostaria de saber de vcs se realmente um carro que vai trabalhar turbo necessita de trabalho no cabeçote ou comando diferentes, gostaria de saber pois, se ele vai ser sobrealimentado, nao seria melhor aumentar um pouco a pressao do que usar cabeçote e comando preparado?
só duvida mesmo.
[snapback]525304[/snapback]
vc está correto… é isso mesmo...
a admissão antes da turbina ( captação do ar do ambiente ) tem que ser a mais livre e mais fria possivel... e o escape depois da turbina tem que ser o mais livre possível...
já no meio entre a turbina e o cilindro... influi muito pouco retrabalhos aí... desde que não tenha nada errado visivelmente...
falo por experiencia pratica... já fiz muita coisa no meu carro, dessas coisas, as que menos influenciaram foi exatamente a pressurização de inox maior, e o trabalho de cabecote e coletor de admissao... o comando do tempra é se não me engano, 240graus com 10 de levante, se fossemos seguir o que a maioria dos preparadores ensinam que mais graus é melhor , meu carro não andaria nem com gol mil...
já no cano de escape... quando passei de 2,25 original com dois silenciosos pra 2,5 com um turbao de 2,5 no final, ja melhorou... quando fiz inteiro de 3 melhorou mais ainda, juntamente com a parte quente maior, ficou absurdo... o carro nao para mais de encher...
minha admissao antes da turbina está prejudicada ainda... capto ar restrito pelo mas e pela tubulação que dá voltas e voltas antes de entrar na turbina... e pego um pouco do ar quente de tras do radiador...
minha sugestáo:
se concentre no escape e na captacao do ar pra turbina, cabecote, se for mexer, só em deixa-lo zerado e perfeito original já é grande coisa... no maximo trabalhar os dutos de admissao... escape em turbo é furada... angulo de escape em valvula de carro turbo é pedir pra vazar compressão... vc fragiliza o contato justamente onde esquenta mais num turbo...
fora isso, uma i.e. o mais proximo possivel de uma compativel com o motor (vc saca de i.e. original então acredito que vai tirar de letra essa adaptação e sem recorrer a mexer no chip e arrumar dor de cabeça é toa)
uma boa sobrealimentacao de combustivel, linha generosa, bicos bem dimensionados, extra, e gerenciador que atrase o ponto... depois parta para uma ignicao melhor incluindo ai, velas, cabos e um modulo amplificador...
ah, importante... antes de fechar o motor, balancear o conjunto... vira, volante, plato, na maquina... se puder, aliviar o conjunto tb... mas cuidado pra fazer isso bem feito, pra nao fragilizar as peças... folgas de pistoes, mancais etc... com precisão... mas isso vc já deve tirar de letra
ka vc tem umas fotos de um vira aliviado lindo não tem é manda ai o link...
-
[snapback]525310[/snapback]
isso aí…
pesar os pros e contras e tacar pra frente
-
vc está correto… é isso mesmo...
a admissão antes da turbina ( captação do ar do ambiente ) tem que ser a mais livre e mais fria possivel... e o escape depois da turbina tem que ser o mais livre possível...
já no meio entre a turbina e o cilindro... influi muito pouco retrabalhos aí... desde que não tenha nada errado visivelmente...
falo por experiencia pratica... já fiz muita coisa no meu carro, dessas coisas, as que menos influenciaram foi exatamente a pressurização de inox maior, e o trabalho de cabecote e coletor de admissao... o comando do tempra é se não me engano, 240graus com 10 de levante, se fossemos seguir o que a maioria dos preparadores ensinam que mais graus é melhor , meu carro não andaria nem com gol mil...
já no cano de escape... quando passei de 2,25 original com dois silenciosos pra 2,5 com um turbao de 2,5 no final, ja melhorou... quando fiz inteiro de 3 melhorou mais ainda, juntamente com a parte quente maior, ficou absurdo... o carro nao para mais de encher...
minha admissao antes da turbina está prejudicada ainda... capto ar restrito pelo mas e pela tubulação que dá voltas e voltas antes de entrar na turbina... e pego um pouco do ar quente de tras do radiador...
minha sugestáo:
se concentre no escape e na captacao do ar pra turbina, cabecote, se for mexer, só em deixa-lo zerado e perfeito original já é grande coisa... no maximo trabalhar os dutos de admissao... escape em turbo é furada... angulo de escape em valvula de carro turbo é pedir pra vazar compressão... vc fragiliza o contato justamente onde esquenta mais num turbo...
fora isso, uma i.e. o mais proximo possivel de uma compativel com o motor (vc saca de i.e. original então acredito que vai tirar de letra essa adaptação e sem recorrer a mexer no chip e arrumar dor de cabeça é toa)
uma boa sobrealimentacao de combustivel, linha generosa, bicos bem dimensionados, extra, e gerenciador que atrase o ponto... depois parta para uma ignicao melhor incluindo ai, velas, cabos e um modulo amplificador...
ah, importante... antes de fechar o motor, balancear o conjunto... vira, volante, plato, na maquina... se puder, aliviar o conjunto tb... mas cuidado pra fazer isso bem feito, pra nao fragilizar as peças... folgas de pistoes, mancais etc... com precisão... mas isso vc já deve tirar de letra
ka vc tem umas fotos de um vira aliviado lindo não tem é manda ai o link...
[snapback]525461[/snapback]
boa, valeu mesmo.
-
eu acho melhor trabalhar o cabeçote original do que trocar…
aproveita monta umas valvulas maiores no original com a grana que ia gastar comprando outro e investe tb nas molas e tuchos...deixando no jeito pra girar 9k sem medo...
de resto acredito que o modulo do 1.5 sirva sem problemas...acho que deixando o dosador na pressão original fique gordo + aí vc regula a inicial mais baixa e fica bom...alias se quizer um dosador bom e da linha original usa o do tempra 16v(aquele com regulagem...)
-
acabei de dar o lan?e, valeu
[snapback]524694[/snapback]
-
aeeee….
topico deveras interessante
meu 147 esta na uti... tah aguardando funeca + pintura...
jah to com um motor fiasao 1300 na ponta da agulha... pra pega-lo (o original eh 1050)... uma injecao do palio 1.0 a alcool (neh zippo?)... vai faltar soh o cambio 5 marchas... e a kkk k16..
ae alexandre... tenho equipamento (eu e o lost) pra remapeamento de chip,.. se vc quiser posso te dar uma mao pra acertar o remap pra esse motor... ai qndo for montar o meu 147,.. vc me dah umas dicas ae .. jha q vc jah vai ter passao por isso...