Motores turbo da f1 dos anos 80
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em ciclo otto nunca.
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conheci dois rapazes a uns anos, e ambos tinham carros sem valvula de alivio. os dois com motor forjado virando a pressão q o compressor conseguisse mandar, sempre pouco acima de 3 bar.
fiquei , e ainda me convidaram pra conhecer uns amigos deles qq dia (ir pra sbc), q tb andavam no mesmo estilo.
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ai pelo visto é pequena pq usa duas dessas.
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eh, mais gera 1200hp esse motor.. ou seja, 600 cvs tem que passar por ali
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e efici?ncia naum conta nada nisso ai???? hehehe
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e efici?ncia naum conta nada nisso ai???? hehehe
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como assim? mais eficiente que 1200 cavalos???
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como assim? mais eficiente que 1200 cavalos???
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creio que ele tenha se referido a eficiencia volum?trica de um motor que tem capacidade para girar 13k rpm , ainda que naturalmente aspirado . claro que conta bastante , é uma soma de fatores .
abraão .
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creio que ele tenha se referido a eficiencia volum?trica de um motor que tem capacidade para girar 13k rpm , ainda que naturalmente aspirado . claro que conta bastante , é uma soma de fatores .
abraão .
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eu já acho q ali era um projeto turbo 100%. não acredito que esses motores fossem eficientes com baixas pressões. em um motor de 1,5 litros que suporta mais de 4 bar de pressão por mais de duas horas de corrida, acho q o desenvolvimento foi todo voltado para durabilidade dos materias.
e claro, para ser eficiente trabalhando com altas pressões.
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ai pelo visto é pequena pq usa duas dessas.
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usa 2 e é 0,75l o volume q cada bancada desloca…
bem diferente do q a gente tem por aqui, 4 cilindros com cilindrada variando de 1.6 a 2 litros e qdo muito beliscando os 10k rpm....
fora q, como todo mundo tá careca de saber por aqui, tamanho de caixa não quer dizer muita coisa...vai saber o q tem de rotor e eixo ali dentro
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usa 2 e é 0,75l o volume q cada bancada desloca…
bem diferente do q a gente tem por aqui, 4 cilindros com cilindrada variando de 1.6 a 2 litros e qdo muito beliscando os 10k rpm....
fora q, como todo mundo tá careca de saber por aqui, tamanho de caixa não quer dizer muita coisa...vai saber o q tem de rotor e eixo ali dentro
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e o eixo nessa foto parece ser mesmo bem gigantinho
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nessa foto ae … alguem reparou na turbininha que esta ao fundo?
com relação é parte quente desta t. ai .. nem de perto é parecida com uma t2. eu olho para a minha todo santo dia e nem de perto é parecida ...
não é nenhuma area 14 ... mas tb nao esta perto de uma t2 não
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poutz .. puta rotorzao ali …. deve ter um projeto que permite um fluxo absurdo ali ...se voce tem um projeto legal do rotor da turbina voce consegue fazer com que a eficiencia maxima dele se de a muito mais rpm no eixo ...
quando se tem menos passo na pa da turbina , menos inclina?ao ... voce consegue rodar mais sem a força gerada pelos gases ser inibida pela força de resistencia que as pos tem com o ar ... tipo o arrasto eh menor fazendo com que o fluxo seja bem mais rapido ...
estas turbinas provavelmente sao projetadas pra rodar com eficiencia maxima entre uns 7 a 13 mil rpm no motor... e nao para acordar tao legal em baixa .. entao tendo se um caracol pequeno com um bom projeto de rotores voce consegue ter menos espaço tomado pelas turbinas menor peso de materiais e a mesma eficiencia ...tendo em vista que a durabilidade de uma turbina dessas nao deve ser muito maior q 1 corrida
eu to xutando mais pelo que parece pra mim seria isso ... um tipo de turbina projetado pra rodar a tais condi?oes mesmo com um caracol pequeno ...
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poutz .. puta rotorzao ali …. deve ter um projeto que permite um fluxo absurdo ali ...se voce tem um projeto legal do rotor da turbina voce consegue fazer com que a eficiencia maxima dele se de a muito mais rpm no eixo ...
quando se tem menos passo na pa da turbina , menos inclina?ao ... voce consegue rodar mais sem a força gerada pelos gases ser inibida pela força de resistencia que as pos tem com o ar ... tipo o arrasto eh menor fazendo com que o fluxo seja bem mais rapido ...
estas turbinas provavelmente sao projetadas pra rodar com eficiencia maxima entre uns 7 a 13 mil rpm no motor... e nao para acordar tao legal em baixa .. entao tendo se um caracol pequeno com um bom projeto de rotores voce consegue ter menos espaço tomado pelas turbinas menor peso de materiais e a mesma eficiencia ...tendo em vista que a durabilidade de uma turbina dessas nao deve ser muito maior q 1 corrida
eu to xutando mais pelo que parece pra mim seria isso ... um tipo de turbina projetado pra rodar a tais condi?oes mesmo com um caracol pequeno ...
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bem isso, em conjunto tb com materiais bizarros no eixo e rotor…
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boa pergunta… que djabos é aquilo ali é o que aciona aquilo ?
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bomba d agua… é centrifuga e vai direto pro bloco... só pode ser isso...
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nesse vêdeo da para ver ate o manometro de pressão (trabalhando) da lotus jps
http://www.youtube.com/watch?v=-iqcjlqntd8…ated&search=jps
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meu deus os kras eram corajosos hein? pqp, o carro eh muito magrela, nao passa segurança nenhuma sei la, sinistro…
achei feia a tocada do mansell... (com relacao a trocas de marcha e reduzidas)
eh impressao minha ou o carro dele ta zoado? pq a galera passa tao forte?
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meu deus os kras eram corajosos hein? pqp, o carro eh muito magrela, nao passa segurança nenhuma sei la, sinistro…
achei feia a tocada do mansell… (com relacao a trocas de marcha e reduzidas)
eh impressao minha ou o carro dele ta zoado? pq a galera passa tao forte?
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o mansell era conhecido por ser meio ogro no trato com o carro. mas a tocada dele, por mais feia que fosse, não deixava de ser eficiente.