Água do radiador
-
aproveitando o assunto como tenho aquele probliminha do motor levantar e aproveitando que meu carro está sem caixa retirei o meu capo e levei num lanterneiro em petropolis para afzer a bolha do gti ontem é noite. tá é na serra do rio na volta a temperartura do motor ficou travada lá em baixo, aí eu já naum entendi o porque da temp. ficar baixa se a valvula deveria estar fechada.
engrassado né tipo a valvula fechou entauma aagua naum deveria circular e deixar sempre no normal, quando acabou a serra a temp. voltou ao normal. será que o vento era taum frio que até o motor ficou gelado?
[snapback]525719[/snapback]
sua valvula tá travada aberta.
-
alexandre, chique esse negócio, hein ??? nunca tinha visto
vou dar uma olhada p/ ver se encontro alguém q/ tenha isso….
inssurection, até pensei nessa coisa de bolha... mas, na minha cabeça, a água sempre circulava, independente da temperatura.... rs.... outra q/ aprendi... rs...
ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??
valeu pelas dicas, galerinha
[snapback]525537[/snapback]
hehehe, minha oficina é pequena e simples na aparencia, mas invisto muito em equipamentos e conhecimento, isso ajuda muito no dia a dia.
-
o aditivo é somente para nao deixar oxidar… a agua fara melhor a transferencia de calor... so o aditivo vai ferrar seu sistema todo... impraticavel ... depois de seco ele forma uma pelicula... tipo uma mancha com uma casquinha... ele é so um anti oxidante
-
q eu saiba, a agua é mais eficiente pra fzr a troca de calor do q qualquer aditivo.
[snapback]525876[/snapback]
exato… tanto que se usa muito na gringol?ndia um segundo aditivo chamado water wetter, que diminui a tensão superficial da agua + aditivo ou do aditivo puro... aproximando da água pura...
no meu computador quando usava watercooler, usava aditivo pra não ficar suja a água de lodo e não oxidar o sistema e perdia eficiencia quando colocava muito aditivo... aí, quando botava umas 3 gotinhas de detergente, o negócio melhorava e muito a troca de calor... pena que não dá pra usar o detergente no carro
alias... o water wetter é exatamente isso... um detergente que não faz espuma...
-
o aditivo é somente para nao deixar oxidar… a agua fara melhor a transferencia de calor... so o aditivo vai ferrar seu sistema todo... impraticavel ... depois de seco ele forma uma pelicula... tipo uma mancha com uma casquinha... ele é so um anti oxidante
[snapback]526060[/snapback]
o melhor é usar o aditivo diluido na propor?ao recomendada pelo fabricante, hoje em dia existem aditivos diluidos em agua desmineralizada.
-
e óleo solável?? resolve alguma coisa?
[snapback]526200[/snapback]
a ideia seria trocar a agua por oleo fazendo virar um sistema de radiador de oleo?
se for isso acho q as mangueiras sofreram um grande desgaste
-
eu sempre tive o h?bito de lavar meu radiador….
solto a mangueira inferior do radiador e fico com a mangueira deixando circular água pra ir limpando as cracas (não use prerssão)..
só q como bem lembraram.....não vai lavar a água do bloco...a termost?tica vai manter a água do bloco isolada ( a não ser q vc não tenha termost?tica)
no final da contas vai ficar alguma coisa lá dentro....
as m?quinas fazem bem o trabalho, mas não dão a lavada q a água corrente faz....
não use aqueles bardahl rad clean q aquelas tralhas só servem pra ferrar selo do motor (flush de radiador)....
use água desmineralizada q é melhor pq não atrapalha a leitura do sensor de temo da água (não é um term?metro, é uma resist?ncia)
a josta é q hoje eu estou com água de torneira mesmo no sistema...e depois de trocentos anos eu pedá pra trocarem minha termost?tica pq pra soltar a da minha bomba de água é uma verdadeira luta...
e logo logo vou ter q trocar água do sistema tudo de novo pq eu tenho uma mangueira barriguda q não vai demorar muito tempo pra rachar
se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente...depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...
dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina
aditivo em excesso é igual veneno, ataca selo e cabeçote, principalmente se for de alumínio
-
se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente…depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...
dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina
[snapback]526234[/snapback]
uhnnn….
solto a mangueira, deixo o motor trabalhando.... qdo. fizer o rod?zio da água, solta a mangueira de novo e repete tudo...
? isso ???
q/ coisa chata de se fazer... hahahahahahahahaha...
valeu todo mundo
ah... esse negócio de água desmineralizada... onde encontro isso ???
o meu só anda c/ água de torneira... nunca me deu problemas, é não ser a água ficar barrenta....
será q/ o interior do motor tá todo enferrujado ???
-
hehehe, minha oficina é pequena e simples na aparencia, mas invisto muito em equipamentos e conhecimento, isso ajuda muito no dia a dia.
[snapback]525738[/snapback]
e por um acaso a sua oficina e a high torque?
-
senhores, fui fazer o procedimento de limpeza no radiador do citroen zx e acho q estou com problemas, pois meu ar condicionado parou de gelar e o ar quente tb não esquenta, sem falar na temp q antes era de metade da escala e agora chega a 3/4 da escala
o q fiz foi simplesmente soltar a mangueira q vem do cabeçote e vai pro radiador, soltei na parte onde ela é fixada no radiador, na img abaixo é o ponto 3 é direita:
http://img135.imageshack.us/my.phpoimage=sangriauq9.jpg
nos outros pontos nem mexi, com o motor ligado, mangueira solta e tampa do radiador idem fui jogando água da torneira no radiador, e depois de mais ou menos meia hora parei tudo, montei a mangueira de volta e completei o nivel com 2 litros de aditivo…
agora o carro trabalha a 3/4 da escala (metade da escala 90 graus e fim de escala 120 graus), com ac sem gelar e ar quente sem esquentar
será q deu entrada de ar no sistema? como posso eliminar isso?
-
e por um acaso a sua oficina e a high torque?
[snapback]527358[/snapback]
isso garoto, high torque mesmo.
-
eu sempre tive o h?bito de lavar meu radiador….
solto a mangueira inferior do radiador e fico com a mangueira deixando circular água pra ir limpando as cracas (não use prerssão)..
só q como bem lembraram.....não vai lavar a água do bloco...a termost?tica vai manter a água do bloco isolada ( a não ser q vc não tenha termost?tica)
no final da contas vai ficar alguma coisa lá dentro....
as m?quinas fazem bem o trabalho, mas não dão a lavada q a água corrente faz....
não use aqueles bardahl rad clean q aquelas tralhas só servem pra ferrar selo do motor (flush de radiador)....
use água desmineralizada q é melhor pq não atrapalha a leitura do sensor de temo da água (não é um term?metro, é uma resist?ncia)
a josta é q hoje eu estou com água de torneira mesmo no sistema...e depois de trocentos anos eu pedá pra trocarem minha termost?tica pq pra soltar a da minha bomba de água é uma verdadeira luta...
e logo logo vou ter q trocar água do sistema tudo de novo pq eu tenho uma mangueira barriguda q não vai demorar muito tempo pra rachar
se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente...depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...
aditivo em excesso é igual veneno, ataca selo e cabeçote, principalmente se for de alumínio
[snapback]526234[/snapback]
marchetti, a maquina lava com agua corrente sim.
esse negocio de limpar em casa é bem perigoso, temperatura alta, pressao e etc…
outra coisa, vc nao tem no?ao do tanto de vez que se tem que fazer o procedimento com sistemas muito sujos.
-
a ideia seria trocar a agua por oleo fazendo virar um sistema de radiador de oleo?
se for isso acho q as mangueiras sofreram um grande desgaste
[snapback]526224[/snapback]
nao.
oleo soluvel é um oleo para ser diluido em agua. a agua fica branquinha, parecendo leite.
[]s
-
nao.
oleo soluvel é um oleo para ser diluido em agua. a agua fica branquinha, parecendo leite.
[]s
[snapback]528404[/snapback]
mas o óleo reduz dr?sticamente a transfer?ncia de calor do láquido… seria uma perda de rendimento ainda maior que a que acontece com o aditivo etilinoglicol...
haja watter wetter pra melhorar isso
-
mas o óleo reduz dr?sticamente a transfer?ncia de calor do láquido… seria uma perda de rendimento ainda maior que a que acontece com o aditivo etilinoglicol...
[snapback]528405[/snapback]
isso ai, hoje em dia nem uso aditivos a base de monoetilenoglicol, eu uso a base de polimeros.
-
a água em si é um excelente trocador de calor. muito diferente do ar por exemplo.
os aditivos servem para reduzir o ponto de ebulição e congelamento.
ou seja, a água ferve a 100 graus, com os aditivos o ponto de ebulição desce um pouco e assim o motor não sofre tanto com a temperatura.
mesmo ocorre com o ponto de congelamento que passa de zero para menos 5 por exemplo.
-
[snapback]528405[/snapback]
essa era a minha duvida. se era possivel usar o oleo soluvel no sistema.
isso ai, hoje em dia nem uso aditivos a base de monoetilenoglicol, eu uso a base de polimeros.
alexandre, me diz o nome desses produtos a base de polimero que sao melhores que o monoetilenoglicol e qual a proporcao deles na agua.
estou a procura de um anti-congelante, algo para eu poder usar a agua tranquilamente a -5 ou -10 graus.
vou usar isso numa geladeira industrial para refrigerar um molde de uma maquina injetora que tenho. quanto mais fria essa agua, mais producao (teoricamente) eu consigo.
[]s
-
essa era a minha duvida. se era possivel usar o oleo soluvel no sistema.
alexandre, me diz o nome desses produtos a base de polimero que sao melhores que o monoetilenoglicol e qual a proporcao deles na agua.
estou a procura de um anti-congelante, algo para eu poder usar a agua tranquilamente a -5 ou -10 graus.
vou usar isso numa geladeira industrial para refrigerar um molde de uma maquina injetora que tenho. quanto mais fria essa agua, mais producao (teoricamente) eu consigo.
[]s
[snapback]528461[/snapback]
eu uso da radiex, muito bom, com apenas um litro vc consegue protejer um sistema de até 6 litros de agua.